Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO

4 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Empty [Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO

Mensagem por Spin Sex 12 Ago 2011 - 17:44

Eu de novo xD, desta vez trazendo um tutorial de como calcular IVs com auxilio do Pokémon Online, já que o cálculo de IVs não é algo tão simples de se fazer. O objetivo aqui não é de saber o que são IVs (se não sabe, consulte este tópico) e nem de informar como conseguir IVs (para isso, consulte este aqui). O objetivo aqui é simplesmente calcular.

Avisos
Antes de começar, para calcular os IVs, primeiramente você precisa saber o que são IVs (a vá), além de saber o que são EVs e o que são natures e como cada um desses fatores influenciam o seu pokémon. Se não faz ideia do que estou falando, recomendo que pare de ler aqui e primeiro tente entender cada um desses parâmetros, caso contrário, não vai entender nada daqui para frente.
O método de cálculo proposto neste guia é com o auxílio do simulador Pokémon Online, já que neste é possível controlar livremente os IVs. Se conhece ou deseja usar outro método, cálculadora ou se por algum motivo não quer usar o PO, este guia não cobre e nem tem como objetivo cobrir outros métodos, que não o do PO. Pode não ser o método mais simples, mais rápido ou mais prático de se calcular, mas com certeza é o mais preciso e com menor possibilidade de erro e portanto o melhor para um tutorial...
É recomendado também que esteja familiarizado com o PO.

Pré-requisitos
No jogo você vai precisar das seguintes informações:
- EVs do seu pokémon. Sem eles não é possível determinar os IVs. Um pokémon que nunca batalhou tem 0 (zero) EVs em cada atributo.
- A nature do seu pokémon. Um pouco mais fácil de determinar, pois pode ser facilmente vizualizada no summary do seu pokémon.
- Alguns Rare Candy. Se o seu pokémon for acima do lv50, uns 5 ou 6 devem ser suficientes. Se o seu pokémon for lv1, tenha uns 25 no mínimo. Não faz parte deste guia encontrar Rare Candy, mas em BW você consegue um todo domingo no Royal Unova.
- Saber o Hidden Power do seu pokémon pode ajudar, apesar de não ser obrigatório.
Além disso, você vai precisar de um computador com o simulador Pokémon Online instalado. Para mais detalhes, acesse http://www.pokemon-online.eu/

Limitações
Quanto menor o lv do seu pokémon, maior a variação de IVs possível, por isso quanto menor o lv do seu pokémon, mas impreciso será o cálculo.

Atributos do pokémon
Antes de cálcular os IVs, precisamos de um pokémon para ter os IVs calculados. Como eu disse anteriormente, quanto maior o lv do pokémon, mas fácil cálcular os IVs, por isso para este guia, vou usar o Volcarona do Relic Castle como exemplo, já que ele se encontra no lv70. Vou capturar ele agora mesmo para usar de exemplo no guia, então eu mesmo não sei os IVs de ante mão. Como vou capturar apenas para o exemplo, vou usar uma Master Ball e não vou salvar o jogo após isso, a menos que por brincadeira do destino ele tenha 31 IVs em tudo hehe.
Volcanora capturado. Como acabei de capturar, todos seus EVs são iguais a zero. Caso queira calcular os IVs de um pokémon já treinado, terá que saber seus EVs ou então usar berries para resetar seus EVs a zero. Como faz isso não faz parte deste guia. Acabei de ver nature no Summary e é Quirck, que é neutra e não aumenta nem diminui nenhum atributo. Os atributos deste Volcarona são os seguintes:

Lv 70 / HP: 208 / Attack: 105 / Defense: 99 / Special Attack: 204 / Special Defense: 154 / Speed: 159

Essas informações serão úteis mais para frente. Além disso, no Summary tem uma frase que diz Likes to
fight
. Com essa frase, é possível saber logo de cara que:
1) O atributo com IV mais alto é o Attack
2) Os IVs de Attack terminam em 3 ou 8 (isto é 3, 8, 13, 18, 23 ou 28). Muito provavelmente, mas não necessariamente é 23 ou 28. Vamos descobrir mais tarde.

Passando para o PO
Agora é hora de abrir o Pokémon Online. Vou em Team Builder, seleciono a aba "Team" e escolho o Volcarona como meu pokémon. No Team Builder, temos opção para colocar a Nature, os EVs, os IVs e o LV do pokémon. Iremos utilizar apenas esses campos. Se a opção de LV e IV não aparecer, logo abaixo da imagem do pokémon, há um campo escrito "Advanced". Clicando lá e tem duas opções: "Side Window" e "New Window". Selecione a opção "Side Window". A aba de IVs deve aparecer.
O que vamos fazer agora? Simples. Primeiramente, deixa-se os IVs como estão: todos 31. Em seguida, coloca-se a nature, no caso Quirck; os EVs, no caso zero em tudo e o Lv, no caso 70. Com isso, o Volcanora no PO tem os seguintes atributos:

Lv70 / HP: 220 / Attack: 110 / Defense: 117 / Special Attack: 215 / Special Defense: 173 / Speed: 166

Mas esses atributos são diferentes dos do Volcarona do jogo. Wtf, esse simulador de me*** está errado.

Tentativa e erro
Os stats do Volcarona do simulador não batem com o do jogo. Isso significa que o Volcarona do jogo não tem 31 IVs em todos os atributos. Então vamos mexer nos IVs um a um até que os dois Volcaronas tenham os mesmos atributos. Começando pelo HP, veja o que acontece se os IVs de HP forem gradativamente diminuidos:

31 IVs - HP 220 / 30 IVs - HP 220 / 29 IVs - HP 219 / 28 IVs - HP 218 / 27 IVs - HP 217 / 26 IVs - HP 217 / 25 IVs - HP 216 / 24 IVs - HP 215
23 IVs - HP 215 / 22 IVs - HP 214 / 21 IVs - HP 213 / 20 IVs - HP 213 / 19 IVs - HP 212 / 18 IVs - HP 211 / 17 IVs - HP 210 / 16 IVs - HP 210
15 IVs - HP 209 / 14 IVs - HP 208 / 13 IVs - HP 208 / 12 IVs - HP 207 / 11 IVs - HP 206 / 10 IVs - HP 206 / 9 IVs - HP 205 / 8 IVs - HP 204
7 IVs - HP 203 / 6 IVs - HP 203 / 5 IVs - HP 202 / 4 IVs - HP 201 / 3 IVs - HP 201 / 2 IVs - HP 200 / 1 IVs - HP 199 / 0 IVs - HP 199

Destaque para os IVs iguais a 13 e 14. Em ambos os casos o HP bate com o Volcarona do jogo: 208. Acho que já sabem o que significa: o Volcarona tem 13 ou 14 IVs em HP. Mas é 13 ou é 14? Veja bem .... não tem como saber ... voltando alguns tópicos:
"Quanto menor o lv do seu pokémon, maior a variação de IVs possível, por isso quanto menor o lv do seu pokémon, mas impreciso será o cálculo."
Eis a imprecisão: é 13 ou 14, mas não tem como ter certeza qual deles. Quanto menor o lv, maior esta imprecisão. No lv 100, cada valor de IV tem seu atributo correspondente (obviamente, quanto maior melhor). Para se ter uma noção, se fosse possível ter este mesmo Volcarona no lv1, ele teria 12 de HP. Com 12 de HP, os IVs poderiam ser tanto 0, como 29, ou qualquer outro valor entre 0-29. Portanto estar em dúvida entre 2 valores é um grande avanço.
Há um meio de ter certeza se é 13 ou 14, mas por hora, vamos ver o que acontece nos outros atributos, mas antes, vamos nos ater a um detalhe: quanto maior o IV, maior o atributo, sempre. No máximo podemos ver que IVs seguidos podem ter atributos iguais, mas um IV menor nunca terá valores maiores que um IV maior. Isto basicamente significa que se eu encontrar o IV correspondente ao atributo que eu tenho somado um ponto e o IV correspondente ao atributo menos 1 ponto, eu tenho a faixa de IVs. Traduzindo em números, se meu atributo é 208, e eu encontrar os IVs correspondentes para 207 e 209, os IVs entre os correspondentes a esses dois valores são os que eu procuro. Então vamos fazer isso para o Attack:

25 IVs - Atk 106 / 24 IVs - Atk 105 / 23 IVs - Atk 105 / 22 IVs - Atk 104

Eis os resultados. Os IVs de Attack estão entre 23 e 24. A princípio, não teria como saber se é 23 ou 24, mas como este Volcarona Likes to fight, então certamente os IV em Attack é 23. Mas por hora, vamos ignorar esta informação e confirmar os 23 mais tarde. Passando para a Defense:

6 IVs - Def 100 / 5 IVs - Def 99 / 4 IVs - Def 98

Opa, os IVs de Def estão entre 4 e 6 (sem incluir 4 e 6). Só existe um número entre eles: 5. Com isso, acabamos de determinar os IVs em Defense, já que este é o único possível, não havendo mais dúvidas. Para terminar, vamos verficar Special Attack, Special Defense e Speed

16 IVs - SpA 205 / 15 IVs - SpA 204 / 14 IVs - SpA 203
5 IVs - SpD 155 / 4 IVs - SpD 154 / 3 IVs - SpD 154 / 2 IVs - Spd 2
22 IVs - Spe 160 / 21 IVs - Spe 159 / 20 IVs - Spe 159 / 19 IVs - Spe 158

Resultado parcial:

HP: 13-14 / Attack: 23-24 / Defense: 5 / Special Attack: 15 / Special Defense: 3-4 / Speed: 20-21

Então 2 stats estão determinados. Faltam 4, apesar da precisão aqui ser boa. Antes de prosseguir, dois fatores importantes poderiam matar a charada agora mesmo: um deles já foi apresentado: a frase Likes to fight. O outro é o Hidden Power. Mas por hora vamos ignorar e seguir para o próximo passo. Abra seu inventário e pegue um item:

Volcanora was elevated to Lv71!
Pausa para o lanche. Hora de um Rare Candy. Por que um Rare Candy? Simples, novo lv, novos stats. Mas e os IVs? Eles continuam os mesmos. Aumentar lv não aumenta os IVs, apenas os stats:

Lv71 / HP: 211 / Attack: 106 / Defense: 100 / Special Attack: 207 / Special Defense: 156 / Speed: 161

E agora, volte um passo. Vamos fazer o mesmo que no item anterior, mas agora, a faixa de busca é menor. Antes de mais nada, lembre-se de usar um "Rare Candy" no simulador também, passando para o lv71.
Começando pelo HP. Primeiramente, conferimos os stats para os IVs de 0 a 31. Agora isso não é mais necessário. Vamos conferir apenas os IVs 13 e 14:

13 IVs - HP 210
14 IVs - HP 211

Bingo. Apenas com 14 IVs o HP bate. Encontramos mais um, vamos ver o Attack:

23 IVs - Atk 106
24 IVs - Atk 107

Acho que encontramos mais um: 23 IVs em Attack. Tá, a gente já sabia, mas confirmando as suspeitas anteriores. Já que estamos confirmando, vamos conferir a Def:

4 IVs - Def 100
5 IVs - Def 100

OMG, pode ser tanto 4 ou 5. E agora? Simpes, é 5. Aumentar lv não altera os IVs (nada altera, uma vez nascido/capturado com os IVs, vai ter eles para sempre). Se no lv70 já era certeza que os IVs em Def eram 5, no lv71 continuam sendo. 4 seria uma possibilidade se no lv70 os atributos batessem, mas como não batem, 4 está eliminado. Vamos então conferir o Special Attack, mas já sabemos que é 15:

15 IVs - SpA 207

Tudo certo aqui. Se não batesse, o cálculo estaria errado. Mas como bateu, vamos ao próximo:

3 IVs - SpD 156
4 IVs - SpD 156

[insira um palavrão aqui]. A dúvida se mantém. Desejemos mais sorte para o Speed:

20 IVs - Speed 161
21 IVs - Speed 161

Melhorou um pouco, agora temos 4 atributos determinados. Com um pouco de sorte, no próximo Rare Candy tudo se resolve, mas antes, resultado parcial:

HP: 14 / Attack: 23 / Defense: 5 / Special Attack: 15 / Special Defense: 3-4 / Speed: 20-21

Volcarona was elevated to Lv72
Level novo, atributos novos:

Lv72 / HP: 214 / Attack: 107 / Defense: 102 / Special Attack: 210 / Special Defense: 159 / Speed: 164

Antes de mais nada, vamos conferir os stats que a gente já sabe:

14 IVs - HP 214
23 IVs - Atk 107
5 IVs - Def 102
15 IVs - SpA 210

Tudo certo, hora de cruzar os dedos e verificar o Sp. Def:

3 IVs - SpD 158
4 IVs - SpD 159

Temos um vencedor, agora só falta Speed:

20 IVs - Spe 163
21 IVs - Spe 164

Isso. Speed tem 21 em IVs. Tudo encontrado, o resultado final da telesena dos IVs é:

HP: 14 / Attack: 23 / Defense: 5 / Special Attack: 15 / Special Defense: 4 / Speed: 21

IVs determinados, vamos resetar o jogo para não gastar preciosos Rare Candy a toa (lembre-se de salvar antes ^^) e no meu caso, não disperdiçar uma Master Ball. Se o jogo foi salvo antes e o jogo for desligado, não se preocupe, os IVs são os mesmos xD. Espero que com isso mais jogadores saibam como .... espera, não acabou ainda...

Nature e Effort Values: como eles influenciam?
Certo, certo. Meu Volcarona é Quirck e sem treinamento em EVs, mas e se ele não fosse Quirck e tivesse EVs, o que aconteceria com os IVs? A resposta é simples: eles seriam exatamente os mesmos, pois assim como o level, Nature e Effort Values (EV) não influenciam em nada os Individual Values (IVs), eles influenciam os atributos. Então supondo que meu Volcarona fosse Adamant e com 252 EVs em Attack, eu teria 163 de Attack no lv70, mas ao variar os IVs, chegariamos aos mesmos 23 em Attack. Por isso é necessário saber (e informar ao PO) sua Nature e seus EVs, pois os stats mudam com eles. Se não souber os EVs, não é possível descobrir os IVs. Contudo é possível resetar os EVs com berries, deixando tudo zero.

Hidden Power altera os IVs
No ínicio deste tutorial, foi dito que era bom conhecer o Hidden Power do pokémon, pois tipo deste ataque pode ser de qualquer tipo no jogo, exceto Normal e advinhem só: os IVs influenciam o tipo do Hidden Power, portanto não é o Hidden Power que determina os IVs, mas os IVs que determinam o Hidden Power. Como consequência, assim como o pokémon nasce/é capturado com determinados IVs, no mesmo momento ele está destinado a ter o mesmo Hidden Power.
Tá e pra que toda essa enrolação com o Hidden Power mesmo? Descobrir o Hidden Power é relativamente simples. Em BW é só ir até Mistralton e falar com o cara no centro pokémon. Ele vai te dizer o tipo do Hidden Power do seu pokémon. No caso do Volcarona é Steel. Tá, mas em que isso ajuda?
Bom, vamos voltar ao resultado parcial no lv70:

HP: 13-14 / Attack: 23-24 / Defense: 5 / Special Attack: 15 / Special Defense: 3-4 / Speed: 20-21

OMG, não tenho Rare Candy e agora? Para o Hidden Power ser do tipo Steel, os IVs precisam obedecer a uma combinação destas Par-Ímpar (ordem: HP/Atk/Def/SpA/SpD/Spe):

1) Ímpar/Ímpar/Ímpar/Ímpar/Par/Ímpar (Apenas SpD com um valor par)
2) Par/Par/Par/Par/Ímpar/Par (Apenas SpD com um valor ímpar)
3) Par/Ímpar/Ímpar/Ímpar/Par/Ímpar (Apenas HP e SpD com um valor par)
4) Ímpar/Par/Par/Par/Ímpar/Par (Apenas HP e SpD com um valor ímpar)

Se os IVs não atenderem a uma dessas combinações, então o Hidden Power precisa ser necessáriamente ser de outro tipo. Se tiver tempo, mas tarde incluo as combinações para os outros 15 tipos. Voltando ao que interessa, como sabemos que a Def e o SpA são ambos ímpares, isto quer dizer que, necessáriamente o Atk e o Spe são ímpares e que o SpD é par. No caso do HP, não tem como saber, já que ele pode ser tanto par quanto ímpar, mas se o Atk precisa ser ímpar, então é 23, já que 24 é ímpar. O mesmo vale para SpD: é 4 porque é par e Spe é 21 porque é ímpar. Isso não resolve 100% dos casos, mas já ajuda bastante.

Pokémons de level baixo (BW apenas)
Quando um pokémon participa do Battle Subway (BW), ele é automaticamente colocado no lv50. O lv50 fornece uma precisão boa, normalmente ficando a dúvida entre 3 valores no máximo para cada atributo. Com isso, participando do Battle Subway e anotando os valores de cada atributo, pode-se ter uma ideia razoável dos IVs de um pokémon, mesmo ele estando apenas no Lv1, um nível em que há muita imprecisão nos IVs. Combinando isso com a frase característica (Likes to fight por exemplo) e o tipo do Hidden Power do seu pokémon, pode-se com um pouco de sorte descobrir os IVs dele.

Finalizando
Agora sim, acabou, espero que com isso mais jogadores saibam como calcular os IVs de seus pokémons.

obs: Não gosto muito de colocar imagens porque elas expiram com o tempo, mas provavelmente vou colocar algumas prints dos menus do PO futuramente.

________________
[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO OyyGf
FC 3DS: 5343-9617-2885
Manda MP pra add.

Esqueci de transferir meu Ditto 6IV do White 2 enquanto o Pokémon Bank estava de graça -.-
Spin
Spin
Membro
Membro

Masculino Idade : 37
Alerta Alerta :
[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Right_bar_bleue

Data de inscrição : 19/04/2011

Frase pessoal : Pokénerds complicando o jogo na velocidade da luz


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Empty Re: [Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO

Mensagem por Habib Dom 4 Mar 2012 - 23:14

Wow! O tutorial ficou ótimo, Spin. Posso dizer que aprendi mais de Pokémon em um fim de semana do que nos anos todos que já joguei (acho que uns 10... ^^').

O tutorial ficou bem simples mesmo, mas tenho que confessar que não sabia nada sobre a influência da frase atribuíada ao PK sobre seus stats. Poderia informar quais os efeitos de outras nature/frases sobre o PK?

________________
Friend Safari: Ground [Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO 323[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO 194[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO 423
Jogando Pokémon X
National Dex: 719


Avatar por Micro
Habib
Habib
Membro
Membro

Masculino Idade : 42
Alerta Alerta :
[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Right_bar_bleue

Data de inscrição : 20/02/2012

Frase pessoal : Hoje é um dia a menos... que venha o Grande Dia!


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Empty Re: [Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO

Mensagem por Spin Dom 4 Mar 2012 - 23:27

Estas informações estão no meu outro tutorial: http://www.pokemonmythology.org/t17988-guiacontrolando-seus-atributos
As natures estão na parte de natures (meio óbvio hehe), enquanto que as frases está na seção de IVs.

________________
[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO OyyGf
FC 3DS: 5343-9617-2885
Manda MP pra add.

Esqueci de transferir meu Ditto 6IV do White 2 enquanto o Pokémon Bank estava de graça -.-
Spin
Spin
Membro
Membro

Masculino Idade : 37
Alerta Alerta :
[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Right_bar_bleue

Data de inscrição : 19/04/2011

Frase pessoal : Pokénerds complicando o jogo na velocidade da luz


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Empty Re: [Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO

Mensagem por Habib Seg 5 Mar 2012 - 0:00

Fiquei vidrado em EVs, IVs e breed por esses dias, pois lembrei que tenho um Fraxure Shyne e tava querendo deixá-lo com bons stasts. O que já vi de outros tópicos e desse tem sido uma boa base.

Por sinal te mandei uma MP (assunto totalmente sul ao do tópico), se puder dar uma sacada, agradeço.

P.S.: estranho que desse tempo todo só eu postei reply aqui...

________________
Friend Safari: Ground [Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO 323[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO 194[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO 423
Jogando Pokémon X
National Dex: 719


Avatar por Micro
Habib
Habib
Membro
Membro

Masculino Idade : 42
Alerta Alerta :
[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Right_bar_bleue

Data de inscrição : 20/02/2012

Frase pessoal : Hoje é um dia a menos... que venha o Grande Dia!


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Empty Re: [Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO

Mensagem por Hiroaki Len Seg 5 Mar 2012 - 8:26

Já tinha calculado assim xD

Mas muito bom tutorial, parabens Very Happy

________________
[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Sasuke_Sign_by_nekonelokun
Hiroaki Len
Hiroaki Len
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Right_bar_bleue

Data de inscrição : 12/02/2012


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Empty Re: [Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO

Mensagem por Yockson Seg 5 Mar 2012 - 14:32

Nunca tinha pensado nisso. Ótimo tutorial.
Yockson
Yockson
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Right_bar_bleue

Data de inscrição : 15/07/2011

Frase pessoal : Life's a Gas, Oh Yeah, Oh Oh Yes


http://sconsoles.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO Empty Re: [Tutorial] Calculando IVs com ajuda do PO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos