Pokémon Mythology
Olá, visitante! Vejo que ainda não está conectado ao nosso fórum, faça login.
Espere, você ainda não está cadastrado? D:
Inscreva-se em nosso fórum e venha aproveitar as novidades que estamos preparando pra vocês. Nós teremos o maior prazer em recebê-lo no fórum e se precisar de qualquer ajuda, temos muitos membros e nossa equipe para ajudá-lo! Lembrando que você pode postar sua fanfic, seus desenhos ou edição de imagens, seu vídeo-detonado ou gameplay, participar de um RPG, postar e ler notícias do mundo Pokémon, tirar todas as suas dúvidas sobre todos os jogos de Pokémon, comentar sobre o desenho do momento ou apenas jogar um papo fora. Além de fazer amigos!
Para cadastrar-se clique no botão 'Sign-Up' ou em 'Registrar-se' aqui abaixo. Seja bem vindo!
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Pikalove

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"

Ir em baixo

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Empty Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"

Mensagem por Mikh em Ter 11 Set 2012 - 20:20

(Texto original né: http://hbdia.com/dossie-hbd/retrofuturismo-ou-como-a-galera-do-passado-achava-que-o-futuro-seria/)

Ô, tu já ouviu falar em retrofuturismo?

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Retro3

Retrofuturismo era uma vertente artística pré-contemporânea que tentava imaginar como o futuro seria. Ou seja, desenhos de décadas passadas de como eles achavam que o mítico ANO DOIS MIL seria.

Essa arte não é exclusivamente específica ao ano 2000 “em ponto”, mas você sabe como temos um certo fetiche por anos redondinhos, né? Geralmente o ano 2000 era o alvo dos artistas. Ninguém imaginava como o ano 2003 seria.

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 800px-France_in_XXI_Century._Flying_police

Lá pelo finalzinho do século XIX/começo do século XX, uma cambada de artistas franceses produziu um monte de imagens desse estilo pra pôr em caixas de cigarros lá na terra deles. Olha como eles achavam que o ano 2000 seria:

A aviação começava a aparecer naquela época, e os malucos já achavam que em breve ela dominaria nossa vida. Eles acertaram e erraram ao mesmo tempo, porque 100 anos depois ainda não temos os tão sonhados carros voadores que eles já imaginavam.

(Nem policiais alados, mas talvez seja melhor assim)

Eu acho essas ilustrações [palavra censurada] pra [palavra censurada]. Elas nos dão um pequeno insight sobre como a galera daquela época imaginava o rumo que a tecnologia tomaria — e é engraçado o quão errado eles estavam, ou quão presos aos paradigmas da época eles invariavelmente eram. Por exemplo, nos desenhos os bonequinhos SEMPRE usam a moda da época. Eles aparentemente não conseguiam imaginar outro tipo de vestuário!

Outro exemplo (as imagens todas estão aqui, caso vocês queiram debater nos comentários as que eu não linkei aqui):

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Year-2000-digital-childhood-feature

Nessa ilustração, o artista visualizou um futuro em que você joga livros numa máquina, e ela transporta a informação pra cabeça da meninada através de uns headphones de operador de sonar. Ainda não chegamos lá.

Esta aqui eu achei curiosa porque o conceito não apenas é viável como é praticado atualmente:

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Year-2000-mobile-home-feature

Isso aí é uma casa de veraneio sobre rodas. O artista imagina que pessoas ricas teriam casas móveis que eles poderiam levar por aí pra viajar e tal. O que, como você evidentemente sabe, já existe (e nem é exatamente aquela coisa SUPERFUTURÍSTICA né?).

Lá pelos anos 40-50 o retrofuturismo bombou, alimentado por literatura e cinematografia de ficção científica. Esse período rendeu imagens como esta:

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Retro2

Tente identificar o que essa imagem tem em comum com esta aqui:

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Retro

Ou esta aqui:

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" High

Notou o que há de comum nas três ilustrações? A presença de rodovias (particularmente suspensas) que os gringos chamam de highways ou freeways. E sabe por que usavam esse tipo de estrutura em imagens pra simbolizar o futuro?

Olha como é interessante. Lá por volta do meio do século XX, duas coisas aconteceram simultaneamente: carros começaram a se popularizar, e a população e os centros urbanos começaram a se expandir (em parte por causa da explosão de natalidade conhecida como baby boom). Durante essa época, cidades começaram a se expandir, gerando a cultura dos subúrbios.

Agora, é importante entender que SUBÚRBIO na gringa tem um contexto cultural 100% diferente do que a gente compreende como brasileiros. Aqui fora, o subúrbio são simplesmente áreas relativamente afastadas do centro da cidade, e que são mais apropriados pra habitação familiar. Não existe o contexto de pobreza que nós temos (aliás, é justamente o contrário; morar no típico subúrbio pacato é um símbolo americano de sucesso; faz parte do “american dream”).
Então. Com a explosão de população, os subúrbios começaram a pipocar ao redor das cidades, tornando-as maiores. E com cidades maiores, carros foram se popularizando. E com mais carros nas ruas, estradas com múltiplas faixas e limites de velocidades mais altos tornaram-se necessárias.

Quando o governo precisava vender pra população a necessidade de construir as tais highways, eles tentavam dar essa idéia que esse é o “futuro”. As cidades tão ficando grandes mesmo, o estilo de vida norte-americano está mudando, o negócio mesmo é ir pros subúrbios em mega-estradas! Essa era a idéia que eles vendiam pra população. Avanço = subúrbios = mais carros = maiores estradas. Tá sacando o negócio?

Vemos um pequeno exemplo disso em De Volta para o Futuro, aliás. Lembra quando o Marty volta pra 1955 e, meio desnorteado, tenta ir pro bairro dele? Ele encontra no lugar apenas um lote ainda em construção (ou seja, o subúrbio dele nem existia ainda; a cena reflete que esse conceito é relativamente recente mesmo).
E lembra do que a placa dizia?

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Lyon-estates

A placa diz “LIVE IN THE HOME OF TOMORROW, TODAY”.
Agora pare e pense um pouco em tudo que escrevi até agora nesta merda de site que sinceramente nem eu gosto. Esse slogan não é um simples trocadilho barato com o nome e o tema do filme, não. Essa placa serviu pra encapsular todo o zeitgeist da época.
O sentimento naquela década é que esse era realmente o “way of the future”; era assim inclusive que imobiliárias vendiam as não-atraentes casas nas áreas que viriam a se tornar os subúrbios 10 ou 20 anos mais tarde.

E digo “não-atraentes” porque, se você lembra dessa cena em BTTF, a parada era no meio do NADA.
A arte da placa, inclusive, reflete os elementos clássicos das pinturas do Norman Rockwell, que é considerado O artista desse período. Os temas das artes dele era a glorificação do estilo de vida norte-americano (especialmente o que era trivial e caracterítico da época, olhaí). Por isso, o estilo dele se tornou bastante característico de toda essa era. Quando alguém quer simular arte desse período, eles simplesmente tentam emular os traços e a cor do Rockwell.

É por causa disso tudo que aquelas duas imagens retrofuturística mostram as highways. Nessa época, as highways/freeways foram vendidas ao público como um sinal do progresso, do futuro. E a galera passou a imaginar que, se essas porras são um prenúncio do futuro, no ano 2000 essas porras vão estar por toda parte! Nesse ponto eles meio que acertaram.

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" La

Sabe que outro filme que fala um pouco sobre esse esquema da expansão urbana? Parece zoeira, mas Uma Cilada pra Roger Rabbit. Nesta cena, o vilão (que é justamente o Doutor Brown!) revela que a motivação por trás de toda a parada é que ele queria construir freeways.

E a caracterização dele como vilão é justamente porque teve quem achasse que isso ia destruir os valores da época, acabar com empregos, e expandir as cidades de forma negativa.

Essa volta inteira foi pra explicar pra você por que a turma dos anos 40 e 50 viam essas rodovias imensas como um sinal de que o futuro estava chegando. Nesse aspecto, elas eram os smartphones com conexão à internet da época. Eram o artefato recém-chegado que faziam os entusiastas dizerem “nossa, que época maravilhosa essa que vivemos!”.

Reassista a cena e você verá que assim que o Judge Doom fala sobre freeways, o que ele começa a descrever logo em seguida? A visão dele pro futuro (que era, diga-se de passagem, humorísticamente e precisamente correta). Tá compreendendo melhor a parada?
Highways = futuro. Por isso elas eram presença constante em artes retrofuturistas. A propósito, o fato de que eu explico 3 vezes a mesma coisa é o motivo pelo qual eu só tirava nota baixa em redação na escola.

Por outro lado, a julgar por alguns comentários que recebo, às vezes penso que eu devia explicar a mesma coisa é DEZ vezes, porque alguns de vocês meio que precisam, ein.

Sabe o que isso tudo me faz pensar? Pegue as nossas atuais representações do futuro. Os filmes com interfaces holográficas, andróides, essas coisas. Será que daqui 100 anos essas ilustrações parecerão hilariamente datadas…?
Mikh
Mikh
Membro
Membro

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Left_bar_bleue0 / 100 / 10Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/05/2011

Frase pessoal : You stopped being you.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Empty Re: Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"

Mensagem por Vulc em Ter 11 Set 2012 - 20:59

Só acho que botam, botamos ainda, muitas esperanças em um futuro completamente diferente do que é a nossa realidade. Tentamos imaginar a sociedade da época com as tecnologias mais novas muito mais aprimoradas, a ponto de mudar completamente o cenário em que vivemos. De fato, essa mudança não ocorreria entre anos(exemplo) 2012-2013. No caso, achando que tudo mudaria de um milênio para o outro.

Sério, coisas do tipo futuristas demais(carros voadores, androides) geralmente só saem do papel quando tem alguém com fé, tempo e tecnologia suficiente para o projeto. Hoje acho isso possível, num futuro bem, bem próximo.

Nossa, mó lavagem cerebral que os gringos fizeram pro povo migrar Laughing
Mesmo assim, fez pensar. Bom texto
Vulc
Vulc
Membro
Membro

Masculino Idade : 21
Alerta Alerta :
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Left_bar_bleue0 / 100 / 10Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Right_bar_bleue

Data de inscrição : 13/03/2010

Frase pessoal : I'm still into you


Voltar ao Topo Ir em baixo

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Empty Re: Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"

Mensagem por cocotinha_white124 em Qui 13 Set 2012 - 2:27

Texto muito interessante,faz pensar que talvez daqui a uns 50~60 anos teremos o que imaginamos hoje,mas o que será que eles imaginarão nessa época?Se vermos dessa forma,nossa raça está programada para sempre pensar no amanhã,em vez de no presente,talvez já tivéssemos muitas dessas coisas se eles preferissem construir androides,carros voadores e etc em vez de armas...Mas pensar assim,também é errado,se nos contentássemos com coisas menores,como simples motores mais potentes,novas formas de energia já estaríamos muito mais avançados,é como o Vulcano falou,só falta gente interessada em trabalhar e financiar.
Seriamente,muito bizarras as pessoas usando aquelas asas.
cocotinha_white124
cocotinha_white124
Membro
Membro

Masculino Idade : 20
Alerta Alerta :
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Left_bar_bleue0 / 100 / 10Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Right_bar_bleue

Data de inscrição : 04/02/2012

Frase pessoal : Na ponheta ele é ambidestro - Black


http://andreoli17.deviantart.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Empty Re: Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"

Mensagem por Light Caramel em Qua 26 Set 2012 - 23:17

já viu Kenan & Kel, o episódio Futurama?
eu vi outro dia, é tão ridículo que é engraçado hehe
gostaria que as escolas fossem daquele jeito ali em cima, seria maravilhoso =D
gostei do post
Light Caramel
Light Caramel
Membro
Membro

Masculino Idade : 20
Alerta Alerta :
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Left_bar_bleue0 / 100 / 10Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Right_bar_bleue

Data de inscrição : 06/02/2012

Frase pessoal : 718 Pokémons.Sério que temos que pegar todos?


Voltar ao Topo Ir em baixo

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Empty Re: Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum