Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Guia][Básico] EVs na geração V Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Guia][Básico] EVs na geração V Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Guia][Básico] EVs na geração V

3 participantes

Ir para baixo

[Guia][Básico] EVs na geração V Empty [Guia][Básico] EVs na geração V

Mensagem por Newtao Dom 16 Set 2012 - 13:59

O Básico

O que é um "EV"?

EV significa Effort Values, que em português significa Valores de Esforços. Eles determinam quantos pontos de stats seu Pokémon obtém ao subir um Level e seu obtidos cada vez que um Pokémon que garanta EXP (Experience Points, ou Pontos de Experiência). Veja um exemplo:

Derrotar um Patrat garante 1 EV em Atk (Attack ou Ataque) para cada Pokémon participante da batalha;
Derrotar um Frillish garante 1 EV em SpD (Special Defense ou Defesa Especial) para cada Pokémon participante na batalha.

No fim do tópico, você poderá conferir uma lista dos melhores locais para treinar EVs em Pokémon Black & White. Mas vamos focar agora em conhecer as mecânicas de EVs.

Como os EVs afetam os stats?

Para cada 4 EVs obtidos, o stat de seu Pokémon aumenta em 1 ponto. Basicamente, se o seu Tepig derrotar 4 Patrats, o Attack base dele aumentará um ponto (já que cada Patrat derrotado rende 1 EV de Attack).

Os EVs são calculados precisamente como 4 EVs = 1 Ponto no Stat apenas no Lvl. 100. Portanto, você não verá o beneficio completo em um Level inferior a 100.

Existe um limite na quantidade de EVs que eu possa dar a meu Pokémon?

Sim. Você pode dar 510 EVs no total, sendo que cada stat pode receber no total 255 EVs. Isso dá um total de +63 no stat afetado (ao Lvl. 100) se você maximizou os EVs nesse stat. Se você derrotar 255 Patrats com um Tepig, você dará +255 EVs em Attack, e Tepig ganhará um bônus de +63 no seu Attack ao atingir o Lvl. 100.

Você pode ter notado que o número 4 não é divisor de 255, por isso 3 EVs foram desperdiçados. Você está exatamente certo. O melhor número de EVs para distribuir a 1 stat de um Pokémon é 252. Isso será explorado com mais cautela mais tarde.

Quando é o melhor momento para começar um treinamento de EVs em um Pokémon?

O melhor momento para EVTreinar um Pokémon é logo quando você obter o Pokémon, tanto capturado quanto via breeding.

Se você utilizar um Pokémon de breed, você provavelmente não poderá lutar com ele imediatamente. E aí que o item Exp. Share entra. Diferente de EXP, EVs não são divididos entre os Pokémons que batalham.

Usando nosso Tepig novamente, vamos supor que ele está no Lvl. 1 e queremos EVs de ataque nele. Tepig não está preparado para lutar contra Patrats ainda, por isso iremos dar o EXP. Share para ele segurar e então colocamos outro Pokémon como lead da sua equipe. Nós iremos procurar por um Patrat e derrota-lo com um Pokémon de Level mais alto que nosso Tepig (no casso, seria o lead). Ao derrotarmos o Patrat, os dois Pokémons (lead e Tepig) receberão 1 EV de Attack, sem Tepig entrar na batalha.

Simplificando, quando um Pokémon obtém EXP em uma batalha, indiferente do método de obtenção, este Pokémon receberá todos os EVs que o Pokémon derrotado poderá dar.

Isso parece ter um monte de trabalho. Qual o beneficio?

O melhor método de mostrar os benefícios é usar um exemplo. Vou usar dois Volcaronas. Um foi totalmente EVTreinado, e o outro foi usado in-game, batalhando contra Pokémons aleatórios e recebendo diversos EVs. Vamos ver se você sabe qual é qual:

[Guia][Básico] EVs na geração V 637[Guia][Básico] EVs na geração V 637
Stat -- Volcarona A -- Volcarona B
Level -- 60 -- 74
HP -- 182 -- 240
Attack -- 72 -- 122
Defense -- 87 -- 120
Sp. Attack -- 209 -- 233
Sp. Defense -- 134 -- 157
Speed -- 194 -- 205

Se você acha que o Volcarona A é o que foi propriamente EVTreinado, você está absolutamente certo. Foram colocados 252 EVs no Sp. Attack, 252 EVs. na Speed e 4 EVs em HP. A diferença é mais notada na Speed. Apesar de Volcarona A estar 14 Levels mais baixos que Volcarona B, a diferença da Speed é apenas 11.

Os benefícios do Treinamento por EVs é que ele permite você treinar seu Pokémons de alguma maneira que cubra suas necessidades. O Volcarona é um ótimo Special Swepper (um Pokémon que ataca com ataques especiais), por isso, a distribuição vista acima é muito boa.

O Avançado

A regra do 252

Foi mencionado no início do tópico que é inútil colocar mais que 252 EVs em um stat. Eu irei explicar as razões disso.

Cada stat recebe +1 por cada 4 EVs colocados nele. O máximo de EVs que podem ser colocados em um stat é 255.

255 / 4 = 63,75

Obviamente, um stat não pode ter ,75 adicionado a ele. Logo, o jogo arredondada para 63, um número que pode se atingido com 252 EVs. Por isso, você estará gastando 3 EVs se você colocar mais que 252 EVs em um stat. Simples, certo? Ok, agora vamos aplicar o fato que você pode ter 510 EVs por Pokémon:

510 / 4 = 127,5

Por causa que a quantidade máxima de bônus pro EVs que podem ser adicionadas a um stat é 63, você termina com uma possível sobra de 1,5. Novamente, ,5 em um stat não existe, por isso a sobra é arredondada para 1. Por isso, não importando o que você faça, 2 de seus EVs são desperdiçados. Se você verificar o Volcarona de novo, verá que a soma 252 + 252 + 4 tem como resultado 508.

Simplificando tudo, nunca coloque mais que 252 EVs em um stat.

Acelerando o processo de EVTraining

[Guia][Básico] EVs na geração V 498 VS. [Guia][Básico] EVs na geração V 504x252
Vamos ver nosso Tepig novamente. Nós queremos 252 EVs em ataque para ele, mas derrotar 252 Patrats pode ser algo cansativo e demorado. A boa notícia é que existe várias maneiras de acelerar o processo.

1° maneira - Vitaminas

Se você for para o Shopping Mall Nine na Route 9, você poderá achar um vendedor que vende diversas vitaminas vendidas por $9.800 cada. Na descrição delas in-game, é dito "aumenta o [STAT] base". O efeito delas é listado abaixo:
Sprite -- Nome -- Efeito
[Guia][Básico] EVs na geração V Hpup -- HP Up -- + 10 EVs de HP
[Guia][Básico] EVs na geração V Protein -- Protein -- + 10 EVs de Attack
[Guia][Básico] EVs na geração V Iron -- Iron -- + 10 EVs de Defense
[Guia][Básico] EVs na geração V Calcium -- Calcium -- + 10 EVs de Sp. Attack
[Guia][Básico] EVs na geração V Zinc -- Zinc -- + 10 EVs de Sp. Defense
[Guia][Básico] EVs na geração V Carbos -- Carbos -- + 10 EVs de Speed
Também é possível troca-los por 1BP no Battle Subway

Você pode usar esses itens até 10 vezes. Então nós vamos alimentar Tepig com 10 Protein e então Tepig automaticamente obterá 100 EVs em Attack. Agora nós cortamos em 100 os Patrats que devemos derrotar, ficando 152. Vamos buscar mais maneiras para diminuir esse número.
[Guia][Básico] EVs na geração V 498 VS. [Guia][Básico] EVs na geração V 504x152

2° maneira - Power Items

Existem certos items que podem ser segurados por um Pokémon para aumentar os EVs obtidos em cada batalha. Você pode troca-los por 16BP no Battle Subway, já o Macho Brace é obtido em Nimbasa City:

Sprite -- Nome -- Efeito
[Guia][Básico] EVs na geração V Machobrace -- Macho Brace -- Dobra os EVs obtidos na batalha, mas diminui a Speed pela metade.
[Guia][Básico] EVs na geração V Powerweight -- Power Weight -- + 4 EVs de HP após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.
[Guia][Básico] EVs na geração V Powerbracer -- Power Brace -- + 4 EVs de Attack após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.
[Guia][Básico] EVs na geração V Powerbelt -- Power Belt -- + 4 EVs de Defense após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.
[Guia][Básico] EVs na geração V Powerlens -- Power Lens -- + 4 EVs de Sp. Attack após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.
[Guia][Básico] EVs na geração V Powerband -- Power Band -- + 4 EVs de Sp. Defense após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.
[Guia][Básico] EVs na geração V Poweranklet -- Power Anklet -- + 4 EVs de Sp. Defense após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.

Já que queremos treinar nosso Tepig no Attack, vamos equipa-lo com um Power Bracer. Agora se nós irmos batalhar contra um Patrat, nós receberemos 5 EVs de Attack ao invés de 1! Agora nós reduzimos o número de Patrats necessário para apenas 30!

Note o fator "independente do Pokémon derrotado" desses itens: se nós derrotarmos um Frillish, por exemplo, nós ganharemos os 4 EVs de ataque do Power Bracer e mais 1 EV de Sp. Defense do Frillish.
[Guia][Básico] EVs na geração V 498 VS. [Guia][Básico] EVs na geração V 504x30
3° metódo - Wings

Nas Driftveil e Marvelous Bridge, nos ocasionalmente veremos sombras na ponte. Nessas sombras poderão ter Duckletts, Swannas ou itens. Esses itens são os seguintes:

Sprite -- Nome -- Efeito
[Guia][Básico] EVs na geração V Healthwing -- Health Wing -- + 1 EV de HP.
[Guia][Básico] EVs na geração V Musclewing -- Muscle Wing -- + 1 EV de Attack.
[Guia][Básico] EVs na geração V Resistwing -- Resist Wing -- + 1 EV de Defense.
[Guia][Básico] EVs na geração V Geniuswing -- Genius Wing -- + 1 EV de Sp. Attack.
[Guia][Básico] EVs na geração V Cleverwing -- Clever Wing -- + 1 EV de Speed

Diferente de Vitaminas, não existe um limite de uso para Wings. O único ponto fraco delas e que o tempo gasto procurando por elas é enorme.

4° maneira - PokéRus

Você já deve ter ouvido falar do PokéRus, mas existe uma grande chance de você não o ter visto. É um vírus extremamente raro (tem a mesma taxa de aparição de um shiny) que os Pokémons adquirem ao batalhar contra Pokémons selvagens. Se você for sortudo o bastante para encontra-lo, você vera como eles são maravilhosos para EVTreinar.

As enfermeiras que curam seus Pokémons nos PokéCenters te dirão se algum Pokémon seu tem PokéRus. Nos stats de seu Pokémon, aparecerá também uma caixinha lilás escrito "PKRS", o que indica que ele está infectado com Pokérus.

Mas qual a utilidade disso no EVTraining?

O Pokérus duplica os EVs obtidos na batalha e pode ser usado em conjunto com os itens acima. Vamos pegar nosso Tepig. Nos o alimentamos com 10 Proteins, o que faz ele já ter 100 EVs de Attack. Logo após, nós demos o Power Bracer para Tepig segurar, o que faz ele obter 4 EVs de Attack bônus por batalha. Agora vamos dizer que fomos sortudos o suficiente e Tepig foi infectado com o PokéRus. Agora vamos batalhar contra um Patrat (lembrando que Patrats dão 1 EV de Attack).

Se você já estiver fazendo as contas, você verá que Tepig obterá 10 EVs por Patrat derrotado, cortando o número de Patrats que devemos derrotar para meros 15.
[Guia][Básico] EVs na geração V 498 VS. [Guia][Básico] EVs na geração V 504x15

Quandos os EVs forem calculados, posso reseta-los?

Com Black & White, a forma na qual os EVs são calculados foi modificada. Antes era a cada vez que o Pokémon ganhesse um Level, agora é depois de uma batalha. Isso significa que é possível EVTreinar um Pokémon Lvl. 100.
Também é possível diminuir EVs com certas Berries, veja:

Sprite -- Nome -- Efeito
[Guia][Básico] EVs na geração V Pomegberry -- Pomeg Berry -- -10 EVs de HP
[Guia][Básico] EVs na geração V Kelpsyberry -- Kelpsy Berry -- -10 EVs de Attack
[Guia][Básico] EVs na geração V Qualotberry -- Qualot Berry -- -10 EVs de Defense
[Guia][Básico] EVs na geração V Hondewberry -- Hondew Berry -- -10 EVs de Sp. Attack
[Guia][Básico] EVs na geração V Grepaberry -- Grepa Berry -- -10 EVs de Sp. Defense
[Guia][Básico] EVs na geração V Tamatoberry -- Tamato Berry -- -10 EVs de Speed
Essas berries são obtidas apenas no Dream World

Essa tabela diz que diminui os valores em 10, porém, na 4° geração, se o EV estiver acima de 100, este volta para 100. Tendo isso em conta, é necessário 11 Berries para resetar totalmente o EV de certo stat.
Infelizmente, um Black & White, essa Berries não diminuem automaticamente para 100. Por isso, são necessárias 26 Berries para resetar totalmente os EVs de certo stat.

Melhores lugares para EVTreinar em Black & White

Stat -- Local -- Pokémon
HP -- Icirrus City -- Stunkfisk (2)
Attack -- Route 1 -- Patrat (1) e Lillipup (1)
Defense -- Relic Castle -- Yamask (1) e Cofagrigus (2)
Sp. Attack -- Celestial Tower (2F) -- Litwick (1)
Sp. Defense -- Route 17 -- Frillish (1)
Speed -- Route 3 -- Basculin (1)

Dicas

  • Rare Candies são ótimos para usar quando você terminar de EVTreinar seu Pokémon. Pokémons não perdem seus stats ao subir Levels com Rare Candies quando tiverem EVs suficientes;
  • Para checar se seus Pokémons estão com EVs no máximo, você pode falar com uma pessoa em Opelucid City em uma casa ao norte do PokéCenter.
Newtao
Newtao
Membro
Membro

Masculino Idade : 22
Alerta Alerta :
[Guia][Básico] EVs na geração V Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Guia][Básico] EVs na geração V Right_bar_bleue

Data de inscrição : 17/10/2011


Ir para o topo Ir para baixo

[Guia][Básico] EVs na geração V Empty Re: [Guia][Básico] EVs na geração V

Mensagem por Kazz Dom 16 Set 2012 - 15:04

Tópico perfeito, básico, simples e de fácil entendimento.
Muito bom espero que possa fazer um para ADV.

________________
Meu nome Convidado e eu sou bixona:

[Guia][Básico] EVs na geração V R4nOs
Sem nada para fazer, que tal brincar com o Paint?

[Guia][Básico] EVs na geração V YIG1K
Sign by Spore
"Meus premios por Tours:

Fan Área nunca cozinhar pixels em panela tramontina foi tão bom:) Smile
Kazz
Kazz
Membro
Membro

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
[Guia][Básico] EVs na geração V Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Guia][Básico] EVs na geração V Right_bar_bleue

Data de inscrição : 16/02/2012

Frase pessoal : Missão dada é missão cumprida !


Ir para o topo Ir para baixo

[Guia][Básico] EVs na geração V Empty Re: [Guia][Básico] EVs na geração V

Mensagem por Spin Seg 17 Set 2012 - 12:45

Guia tão bom que até o Serebii.net está copiando: http://www.serebii.net/games/evs.shtml

Por favor né... se quiser fazer um guia, ótimo, é disso que o forum precisa. Mas plagiar não. Pegar informações de outros e colocar como se fossem suas não é legal, principalmente sem colocar as fontes. Por este motivo, por mais bem escrito que o tópico esteja, vou fechar, pois não passa de plágio.

~ trancado

________________
[Guia][Básico] EVs na geração V OyyGf
FC 3DS: 5343-9617-2885
Manda MP pra add.

Esqueci de transferir meu Ditto 6IV do White 2 enquanto o Pokémon Bank estava de graça -.-
Spin
Spin
Membro
Membro

Masculino Idade : 38
Alerta Alerta :
[Guia][Básico] EVs na geração V Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Guia][Básico] EVs na geração V Right_bar_bleue

Data de inscrição : 19/04/2011

Frase pessoal : Pokénerds complicando o jogo na velocidade da luz


Ir para o topo Ir para baixo

[Guia][Básico] EVs na geração V Empty Re: [Guia][Básico] EVs na geração V

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos