Pokémon Mythology
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[PkRPG-System] - Sistema de Jogo Pokémon!

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Mensagem por Doctor em Qui 30 Maio 2013 - 15:29

Introdução:
Eu tinha a idéia de fazer esse conjunto de "Sistemas de RPG Pokémon" para um jogo próprio, porém desisti. Após um tempo resolvi enfim, faze-lo e disponibilizar aqui no fórum para quem quiser fazer um RPG de Pokémon, pois o sistema não é complicado e permite alterações. Se for usa-lo, só me avise e me de os devidos créditos.


Fichas de Pokémons:
Aqui a ficha a ser utilizada para criar Pokémons, o recomendável é que o "Mestre" do RPG tenha as fichas dos pokemons dos jogadores anotadas e atualizadas no Banco de Dados:
Nome: (Nome do pokémon).
Type: (O tipo de Pokémon).
Lv: (Seu level atual).
Exp: ???/??? (Exp atual/ Exp Necessária).
Rare: (Nível de raridade de um Pokémon selvagem).
HP:
ATK:
AGL:
Habilidades:

1: Nome - Potência.
2: Nome - Potência.
3: Nome - Potência.
4: Nome - Potência.
Code da Ficha:

Código:
[b]Nome:[/b] (Nome do pokémon).
[b]Type:[/b] (O tipo de Pokémon).
[b]Lv:[/b] (Seu level atual).
[b]Exp:[/b] ?/??? (Exp atual/ Exp Necessária).
[b]Rare:[/b] (Nível de raridade de um Pokémon selvagem).
[b]HP:[/b]
[b]ATK:[/b]
[b]AGL:[/b]
[spoiler= Habilidades]
1: Nome - Potência.
2: Nome - Potência.
3: Nome - Potência.
4: Nome - Potência.[/spoiler]
Exemplo de Ficha:

Nome: Pikachu.
Type: Elétrico.
Lv: 05.
Exp: 0/500.
Rare: 25%.
HP: 50.
ATK: 10.
AGL: 5.
Habilidades:

1: Investida - 5.
2: Choque de Trovão - 10.
3: ????
4: ????

Observações:


Raridade: A opção "Rare" na ficha, só deverá ser marcada para Pokemons selvagens. Quando de treinadores, deverá ser ignorada.
Habilidades: Cada pokémon possui no máximo 4 habilidades de ataque. O Treinador pode optar de substituir habilidades atuais por novas habilidades durante o jogo.
Pokémons com o Jogador: Cada jogador pode ter com sigo até 6 pokemons. Novos pokemons capturados após essa quantidade são enviados automaticamente para seu BOX. Você pode substituir seus pokemons com os do BOX sempre que quiser no PC dos Centros Pokémon.


Sistema de Batalha:
Atributos e Cálculos:


Estes são os seguintes atributos de Pokémon utilizados nas batalhas:
HP: Pontos de vida, quando zerado o pokémon não poderá batalhar.
ATK: Ataque do pokémon.
AGL: A velocidade de um pokémon, usado para defesa.

Cálculos de Danos:

POT da Habilidade usada + ATK do Pokémon atacante - AGL do pokémon defensor = Danos Totais.
(POT+ATK-AGL = Dano do Golpe).

*Obs: Se a AGL do pokémon defensor for maior ou igual que a soma da POT+ATK do pokémon atacante, significa que o golpe falhou.
*Obs²: A AGL de um pokémon nunca será maior que seu próprio ATK.

A cada turno seu, o jogador só poderá fazer uma ação. Está pode ser atacar, usar um item ou substituir um pokémon (se as regras da batalha permitirem).
Ou seja, se o jogador atacar, não poderá usar itens, se usar itens, não poderá atacar.


Tipos de Batalhas:


Normal: Batalhas comuns, onde vence o treinador que derrotar todos os pokemons usados pelo rival.
*Pk Vs. Pk: Normalmente usados em batalhas de 3x3 ou 6x6, onde o treinador não pode substituir o pokémon e nem utiliza-lo novamente. Ou seja, cada confronto é uma batalha e quem tiver mais vitórias no fim, vence.
*Melhor de 3: Normalmente usado em batalhas 3x3, onde quem derrotar dois pokemons do rival primeiro, vence.
*2P Vs. 2P: Nesse tipo de batalha, deve se seguir uma ordem onde cada treinador terá um número (J1, J2, J3 e J4), onde normalmente uma dupla é J1 e J2 e a outra dupla J3 e J4. A primeira dupla faz suas ações e a segunda dupla faz suas reações e ações, voltando para a primeira dupla.

Regras de Batalhas:


*Batalha Player Vs. NPC:
Antes de iniciar, deve ser definido a quantidade de pokemons a serem usados na batalha (1x1, 2x2, 3x3, 6x6).
Logo em seguida, deve ser definido o tipo de batalha (Normal, Pk Vs. Pk, Melhor de 3).
*Batalha Player Vs. Player:
Antes de iniciar, deve ser definido a quantidade de pokemons a serem usados na batalha (1x1, 2x2, 3x3, 6x6).
Logo em seguida, deve ser definido o tipo de batalha (Normal, Pk Vs. Pk, Melhor de 3).
*Batalha Player Vs. Lider GYM:
Todas as regras da batalha são definidas pelo Lider ou Mestre do Ginásio.
*Batalha 2-Player Vs. 2-NPC:
Nesse caso, o tipo de batalha pode ser 2x2 (cada treinador usará 1 pokémon) ou 4x4 (cada treinador usará 2 pokémons). O Sistema sempre será 2P Vs. 2P.
*Batalha 2-Player Vs. 2-Player:
Nesse caso, o tipo de batalha pode ser 2x2 (cada treinador usará 1 pokémon) ou 4x4 (cada treinador usará 2 pokémons). O Sistema sempre será 2P Vs. 2P.

Observação: Batalhas Oficiais (Ginásios, Ligas, Torneios e outras competições) possuem um narrador ou juiz que define as regras.

Capturar Pokemons:


Para se capturar um pokémon, deve se levar em contra três fatores, "Pokebola usada, Raridade do Pokémon e HP do pokémon".
Ao tentar capturar um pokémon selvagem, você deverá batalhar com ele para deixa-lo mais fraco, ou seja, diminuir seu HP e utilizar alguma Pokebola. A pokebola a ser usada depende do nível de raridade de um Pokémon.


Nível de Raridade e Pokebolas úteis:

*Entre 5% e 25%: Pokemons que podem ser capturados com "Poke-ball".
*Entre 25% e 50%: Pokémons que podem ser capturados com "Great Ball".
*Entre 50% e 80%: Pokemons que podem ser capturados com "Ultra Ball".
*Entre 80% e 100%: Pokémon que só podem ser capturados com "Master Ball". Esses são pokemons lendários.

Experiência e Evolução:

Sistema de Experiência:


Experiência Necessária: A quantidade de experiência que um pokémon precisa para subir de level é "seu level atual X100".
Ex: Pikachu no Lv.5.
Então 5x100= 500 - Ele precisará de 500 de EXP para subir para o Level 6.
Ganhar Experiência: Quando um pokémon vence uma batalha, ele ganha uma certa quantidade de experiência. Essa quantidade é "seu level" multiplicado pelo "level do pokémon derrotado". O resultado será multiplicado por 5.
Ex: Pikachu Lv.5 derrota Pidgey Lv.4.
Então 5x4= 20x5= 100 de EXP.

Evolução:


Todo pokémon possui um Level, alguns evoluem ao atingir certo level. O recomendado é usar os dados dos jogos oficiais para as evoluções.
Ex: http://www.pokemonmythology.org/t10304-todas-as-evolucoes-todas-as-geracoes


Status e Loja Pokémon:
Status:


Estes são os Status básicos, que podem ser causados por algumas habilidades de pokemons:

Veneno:
Algumas habilidades podem envenenar um pokémon, quando isso acontece, o pokémon perdera 10% de seu HP por turno. Fora de batalha, continuará perdendo 10% de seu HP por post.
Paralisia:
Algumas habilidades podem paralizar um pokémon, quando isso acontece, o pokémon não poderá se mexer, não podendo realizar ações na batalha.
Sono:
Algumas habilidades podem adormecer um pokémon, quando isso acontecer, o pokémon não poderá se mexer, não podendo realizar ações. O pokémon volta ao normal no fim da batalha.

Confusão:
Algumas habilidades podem confundir um pokémon, quando isso acontecer, o pokémon ira atacar a si próprio sofrendo 50% dos Danos da habilidade usada. O pokémon volta ao normal no fim da batalha.
Congelar:
Algumas habilidades podem congelar um pokémon, quando isso acontecer, o pokémon não poderá se mexer, não podendo realizar ações durante 3 turnos. O pokémon volta ao normal no fim da batalha.


Loja de Itens Básicos:


Estes são itens básicos a serem vendidos em lojas, você poderá estar mudando os preços se quiser.

Itens:
Poção - 100,00$: Recupera 20 de HP.
Super Poção - 600,00$: Recupera 100 de HP.
Hyper Poção - 1200,00$: Recupera 200 de seu HP.
Antídoto - 100,00$: Deixe o Status de um pokémon envenenado normal.
Anti-Paralisia - 150,00$: Deixe o Status de um pokémon paralisado normal.
Acordar - 150,00$: Deixe o Status de um pokémon adormecido normal.
Pokebolas:
PokeBall - 100,00$: Uma pokebola simples.
Great Ball - 600,00$: Uma pokebola melhorada, sendo mais eficaz.
Ultra Ball - 1200,00$: Uma super pokebola, uma das melhores para se capturar pokemons.

Considerações Finais:
Como disse, estou disponibilizando este sistemas para RPG's de Pokémon, se alguém usar, me avisa e de os devidos créditos.
Deixo abaixo algumas observações para quem for utilizar o sistema:

Obs: Deixo a livre vontade do "Mestre" do RPG a criação das habilidades, sua potência para cada pokémon e os efeitos adcionais causados por elas. E em qual level um pokémon ganhará uma nova habilidade.
Obs²: Também deixo livre para o "Mestre" escolher o que um pokémon ganha ao evoluir, aumento de HP, ATK e AGL, também novas habilidades. Só lembrando que quando um pokémon evolui, a potência de suas habilidades atuais não aumentam.
Obs³: Fica a livre vontade do "Mestre" o efeito das vantagens e desvantagens dos tipos de pokémon.
Ex: Pedra e Terra têm vantagem para Pokemons Elétricos.
Então habilidades elétricas não funcionam contra eles.
Ex²: Elétricos tem vantagens contra Aquáticos.
Então golpes elétricos causaram maiores danos em Aquáticos. Assim como Fogo tem vantagem contra Plantas e Gelo.

Tópico Original: http://www.universofiction.com.br/forum/index.php/topic,5.msg5/topicseen.html#msg5
Fórum: http://www.universofiction.com.br/forum/

Espero que o sistema possa ser útil, qualquer dúvida, só perguntar neste tópico.




Última edição por Doctor em Ter 5 Nov 2013 - 20:55, editado 1 vez(es)
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Mensagem por laser queer em Qui 30 Maio 2013 - 16:01

Ok, ficou muito bom. Cuidarei para que ninguém use o sistema sem antes creditar.

Aliás, muito boa iniciativa. :D
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Mensagem por Colt em Qui 30 Maio 2013 - 16:09

Achei muito bom, muito interessante e vai ajudar muito quem quiser fazer um rpg Pokémon futuramente, Very Happy
Assim como o Malvo não vou deixar alguém usar sem creditar Very Happy
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Mensagem por Jp. em Dom 2 Jun 2013 - 22:30

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