Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Aprenda o Competitivo Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Aprenda o Competitivo Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprenda o Competitivo

3 participantes

Ir para baixo

Aprenda o Competitivo Empty Aprenda o Competitivo

Mensagem por Sukiru Qui 9 Out 2014 - 14:11

Aprenda o Competitivo YvYYDWA



Olá pessoas :3 Sou o Sukiru e venho aqui com um tutorial para vos ensinar competitivo, aviso desde já que não sou nenhum profissional mas acho que o conhecimento que tenho é o suficiente para vos ensinar o básico. para que assim todos os membros ao menos saibam o básico acerca do competitivo e assim começar a haver mais membros a participar nos torneios realizados aqui na PM.

Ora bem, este tutorial em principio iria ter varias fases que eram: O que são as tiers? Montar um time. Status e os seus efeitos. E por fim, ensinar um pouco como predicar. Porque predicar não é algo que se pode ensinar a 100%, mas dá para despertar um pequeno conhecimento, pelo menos o predicar básico, porque predicar é algo muito vasto. Bem, vou como já devem ter percebido não vou estar a ensinar o que são EV's, IV's e as fraquezas dos tipos, estou a partir do principio que vocês já sabem isso. E, após dar uma vista de aqui na zona de tutoriais eu vi que já tem um tutorial explicando o que são tiers realizado pelo krono, ou seja essa parte é desnecessária de explicar outra vez, não vale a pena estarmos a fazer um monte de tópicos com o mesmo assunto.

Provavelmente irá existir mais fases, isso está apenas numa fase inicial.

Fase 1: O que são tiers? - Tem aqui um guia feito pelo Krono.

Com isso vamos passar para a fase 2.



Fase 2: Montar um time.

Bem, para montar um time, como somos todos iniciantes, vamos usar o auxilio da smogon dex, que vai nos dar instruções acerca dos sets. Aqui podem ver sets e dicas de todos os pokemons.

Vamos começar a construir o nosso time. Para isso temos que definir uma base. Bem, quais os Pokémon você quer ter no seu time? Eu gostaria de ter um Azumarill e um Charizard-X. São 2 Pokémon que gostaria de ter no meu time, porque são ambos pokemons que gosto bastante, então vamos criar um time com base nesses 2 Pokémon.

Vamos à Smogon Strategy Pokedex e vamos buscar um set do Azumarill.

Azumarill @ Sitrus Berry
Ability: Huge Power
EVs: 92 HP / 252 Atk / 164 Spe
Adamant Nature
- Belly Drum
- Aqua Jet
- Play Rough
- Superpower

Aqui está, já temos um set para o nosso Azumarill, neste caso eu escolhi o set Assault Vest, é um set no qual gosto de jogar e achei interessante. Agora vamos buscar um set para o nosso Mega Charizard.

Charizard @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Fire Punch
- Dragon Claw
- Earthquake

Acabei por optar por este set, porque Outrage e Flare Blitz são 2 moves que são meio "violentos" com grandes sequências, usar o Outrage pode vir trazer sequências graves para o nosso Char X, como trocar para um Ferrothorn a meio, o que vai trazer alguns danos e um possível Thunder Wave entre muitas outras coisas que podem prejudicar o sweep dele. Tal como Flare Blitz, quando não se tem Roost, há um limite de ataque que podemos dar, devido ao recoil que este move tem. Então decidi por uns moves com menos damage, mas menos arriscados como : Fire Punch e Dragon Claw.

Team de momento:

Vamos ver as fraquezas que os nossos Pokémon têm.

Azumarill - Poison, Grass, Eletric.
Charizard-X -  Ground, Rock, Dragon.

Bem, eles meio que já dão um pouco de cover a cada um. Temos Azumarill que dá cover à fraqueza de Dragon que o Charizard têm, e Charizard dá cover às fraquezas de Grass e Eletric para o Azumarill, o que fica a restar? Ground, Rock, Poison.

Outra coisa que precisamos na nossa equipa são Spinners ou Defoggers. O que são Spinners ou Defoggers? O nome diz tudo e são pokemons que utilizam Rapid Spin ou Defog.

No competitivo o move Stealth Rock e o move Spikes são muito usados, estes moves fazem com que toda a vez que entra um novo Pokémon em campo receba um X de dano. E mais tarde na próxima fase vão perceber o porque de eles serem muito usados e o porque do competitivo ter tantos switchs a meio do jogo. Então a única solução que temos contra esses moves que são conhecidos como hazards, são os moves Rapid Spin ou Defog, que retiram Stealth Rock e Spikes do "chão" porque praticamente estes moves jogam rochas e espinhos para o chão assim seguindo uma lógica toda a vez que um Pokémon entra em campo eles pisam essas ditas rochas e espinhos e se magoam, daí perdem HP todas as vezes que entram. O Defog tira todos os hazards do jogo, ou seja os hazards que você no chão do teu adversário e os hazards que o adversário colocou no seu. O Rapid Spin apenas tira os que o adversário colocou no seu campo.

Depois desta pequena explicação vamos procurar um Pokémon que possa usar um destes moves e que deie cover às nossas fraquezas.

Para isso temos o Excadrill, que pode aprender Rapid Spin e caso seja Air Ballon dá cover às 3 fraquezas do nosso time, mas eu não gosto de Air Ballon, e então não acho uma escolha viável. Por isso vou optar por um Latias. Latias, tem Defog e dá cover a Ground e Poison. Podemos deixar o Rock para depois. Vamos lá procurar um set para o Latias.

Latias @ Life Orb
Ability: Levitate
EVs: 72 HP / 184 SpA / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 30 Atk
- Defog
- Draco Meteor
- Psyshock
- Healing Wish

Eu escolhi esse set pois é ideal para e encaixa perfeitamente na minha equipa. Temos o Defog, e 2 STABS, Life Orb para não ficar a perder no damage,  E ainda tem Healing Wish, que ainda faz com que um dos nossos pokemons fique totalmente curado, como fosse um Full Restore, porém sacrifica o usuário. Mas caso o Latias esteja quase a morrer e não vai ter mais nenhum utilidade, este move sacrifica o nosso Latias que não tem mais nada a fazer neste jogo e recupera tudo de um potencial sweeper que esteja com hp baixo ou com algum stat que não permita sweepar.

Bem, agora vamos ver as fraquezas da nossa equipa:

Azumarill - Poison, Grass, Eletric.
Charizard-X -  Ground, Rock, Dragon.
Latias -  Bug, Ghost, Dragon, Ice, Dark, Fairy.

Os que estão riscados são os que já tem algum Pokémon que dê cover. O que nos resta? Fairy, Rock, Ghost.

Não estamos com pressa de dar coverage a todas as fraquezas, temos +3 slots. Azumarill é um bom Revenge Killer, mas vamos usá-lo como sweeper juntamente com Char-X, então vamos precisar de um Revenge Killer com um bom speed ou com Scarf. Eu optei por Terrakion. Ele consegue dar coverage a Rock, e tem STABs do tipo Fighting, o que pode dar contra uma possível Chansey ou Blissey. E também Stone Edge, que pode botar abaixo alguns Talonflames, Dragonites, como muitos outros e tem um bom damage, então vamos lá buscar um set.

Terrakion @ Choice Scarf
Ability: Justified
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Close Combat
- Stone Edge
- Quick Attack
- Poison Jab

Bom set, tem variedade de ataques e Poison Jab para levar alguns Fairys.

Vamos ver as fraquezas agora.


Azumarill - Poison, Grass, Eletric.
Charizard-X -  Ground, Rock, Dragon.
Latias -  Bug, Ghost, Dragon, Ice, Dark, Fairy.
Terrakion - Fight, Ground, Steel, Water, Grass, Psychic, Fairy.

Fraquezas que temos agora:  Ghost, Fairy e Steel. Bem já temos 2 pokemons com fraqueza a Fairy, talvez devemos tratar disso :3

Qual o pokemon que poderia dar coverage a Fairy e Steel? Ferrothorn :3

Ferrothorn @ Leftovers
Ability: Iron Barbs
EVs: 252 HP / 88 Def / 168 SpD
Impish Nature
- Thunder Wave
- Leech Seed
- Power Whip
- Protect

Aqui está o set, Power Whip como um poderoso STAB e precisamos de alguém que leve Quagsire, Leech Seed porque é muito bom e salva de algumas ocasiões mais chatas. Thunder Wave para dar support ao Charizard-X e Azumarill, visto que eles não são Pokémon com um speed muito alto, e nem sempre conseguimos usar Dragon Dance no Charizard.
E dá coverage aquilo que precisamos.

Agora mais uma vez vamos ver as fraquezas:

Azumarill - Poison, Grass, Eletric.
Charizard-X -  Ground, Rock, Dragon.
Latias -  Bug, Ghost, Dragon, Ice, Dark, Fairy.
Terrakion - Fight, Ground, Steel, Water, Grass, Psychic, Fairy.
Ferrothorn - Fire, Fight.

Como viram, agora só resta Ghost. Eu gosto de ter um Healer na equipa e também precisamos de alguém que ponha Stealth Rock em campo. Pois dá sempre jeito um damage extra e é uma grande ajuda para o Char-X. E Healer porque um Thunder Wave no Char-X pode ser realmente chato. Ou então um burn no Azumarill ou no Terrakion. E a Latias não pode estar a sacrificar-se sempre, e para curar apenas um stat. Então, Healer pode dar muito. Acho que todos sabemos qual o Pokémon que estou pensando, né? Very Happy
CHANSEY.

Chansey @ Eviolite
Ability: Natural Cure
EVs: 4 HP / 252 Def / 252 SpD
Bold Nature
- Soft-Boiled
- Heal Bell
- Stealth Rock
- Seismic Toss

Não tenho muito a dizer sobre o set, tem o Stealth Rock que precisavamos e o Heal Bell para support.  Vamos ver as fraquezas?


Azumarill - Poison, Grass, Eletric.
Charizard-X -  Ground, Rock, Dragon.
Latias -  Bug, Ghost, Dragon, Ice, Dark, Fairy.
Terrakion - Fight, Ground, Steel, Water, Grass, Psychic, Fairy.
Ferrothorn - Fire, Fight.
Chansey - Fight.

Tanana! Todas as fraquezas têm alguém que consiga lidar com elas. Temos a nossa equipa completa.

Espero que tenham gostado. Mais tarde virei com a fase 3.

Importable:

________________
        Aprenda o Competitivo AVQxRWd_460sa_v1
Titulos.:


"Não existe perguntas parvas, existe parvos que não fazem perguntas."

                                                          -
Sukiru
Sukiru
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
Aprenda o Competitivo Left_bar_bleue0 / 100 / 10Aprenda o Competitivo Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/09/2014

Frase pessoal : DOUBLE RAINBOW


Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda o Competitivo Empty Re: Aprenda o Competitivo

Mensagem por Sr. Lobo Qui 9 Out 2014 - 15:51

Status Condition
-O que são Status Condition?
São status que prejudicam seu Pokémon em batalha. Dentre eles, existem 5 Status Condition primários e mais alguns secundários. É muito importante ter conhecimento sobre eles pois afetam muito o metagame.

Primários: São aqueles que aparecem junto a barra de HP do seu Pokémon. Não é possível um Pokémon ter 2 Status primários ao mesmo tempo.
Aprenda o Competitivo Pxywikistatus3
Dentre eles estão: Poison, Paralysis, Burn, Sleep e Freeze. Irei explicar o que cada um faz.

Poison: a cada final de turno, seu Pokémon toma dano do Poison. Existem 2 tipos de Poison:o Poison normal, que inflige 1/8 do HP do seu Pokémon a cada turno, e temos o Badly Poison, que já é bem pior. Nesse caso, no primeiro turno o dano será de 1/16 e irá aumentando em 1/16 a cada turno. Exemplo: no turno 2, será 2/16. No turno 3, será 3/16... o máximo de dano que um Pokémon pode tomar de Badly Poison é 50% do HP. O move mais usado para infligir esse status é Toxic, que quando usado por Poison Types não erra nunca. Pokémons do tipo Poison e Steel não podem ser envenenados. 


Paralysis: seu Pokémon tem 25% de ficar paralisado naquele turno, sendo assim, não conseguindo atacar. Como se já não bastasse, seu Pokémon perde 75% de sua Speed. Isso pode ser um problema sério, principalmente para Pokémons Sweepers. Os moves mais usados para infligir esse status são Thunder Wave, Stun Spore e Glare. Pokémons do tipo Electric não podem ser paralisados. Já os Pokémons do tipo Ground não podem ser paralisados por moves do tipo ELECTRIC. Sendo assim, moves do tipo Body Slam, Tri Attack e Glare ainda poderão os deixar paralisados.


Burn: seu Pokémon perde 1/8 do HP a cada turno. Além disso, seu Attack será cortado pela metade. Assim como Paralysis, pode ser um problema sério para Sweepers, mas só se eles forem Physical Sweepers. O move mais usado para infligir esse status é Will-o-Wisp. Pokémons do tipo Fire não podem ser queimados.


Sleep: esse já é um pouco mais raro, mas ainda assim é bem ruim. O seu Pokémon fica impossibilitado de atacar por um período de 1 a 3 turnos. Os moves mais usados para infligir esse status são: Spore, Dark Void e Sleep Powder.


Freeze: e por fim, temos o mais raro e também um dos piores, o Freeze. Quando seu Pokémon fica congelado, ele fica impossibilitado de atacar, porém, diferente do Sleep, ele não tem um turno específico para se curar do Status. Seu Pokémon tem 20% de se curar desse status todo turno, sendo assim ele pode se curar no turno que se congelou, ou até mesmo ficar congelado pro resto da batalha. Pokémons não podem ser congelados em Sunny Day, e quando usam ou são atingidos por moves do tipo Fire, esses se curam do Freeze. Não há moves que inflijam isso diretamente, por isso ele é o status mais raro. Não existe move com mais de 10% de congelar o oponente. E, claro, Pokémons do tipo Ice não podem ficar congelados.




Secundários: esses, diferente dos primários, podem "stackar". Isso significa que um Pokémon pode ter mais de 1 status secundário ao mesmo tempo, junto com 1 primário. Existem muitos status secundários, mas dentre eles irei citar os mais importantes.
Aprenda o Competitivo Pxywikistatus4
Confusion: o seu Pokémon tem 50% de chance de se atacar na confusão a cada turno. Caso seu Pokémon não consiga atacar, ele sofrerá dano. Esse dano é baseado no Attack do Pokémon confuso. Quanto maior o Attack do Pokémon confuso, mais dano ele receberá de confusion. Confusion dura de 1 a 4 turnos, e esses turnos só contam se você atacar. Isso significa que turnos dando recharge, turnos ficando paralisado e coisas do tipo não contam pra confusão. Com o banimento de Swagger, esse status não é tão usado assim, mas ainda pode ser infligido por Confuse Ray, Flatter, etc.


Flinch: esse acontece mais frequentemente. Seu Pokémon fica impossibilitado de atacar, mas só no turno que ele ficou Flinched. O move mais usado para infligir esse status é Fake Out. Também existem outras estratégias envolvendo Flinch, como o ParaFlinch, que é a união de Paralysis e moves que tenham altas chances de deixar o oponente Flinched, como Air Slash e Iron Head.


Seeding: este é mais comuns vindo de Pokémons do tipo Grass mas ainda sim bem chato. Seu Pokémon tem o HP sugado a cada turno. Sendo assim, seu Pokémon perde 1/8 de HP a cada turno e cura o oponente. O único move que pode infligir esse status é Leech Seed. Pokémons do tipo Grass são imunes a este status.


Taunted: bastante usado no competitivo atual, esse status impede o Pokémon afetado de usar moves de Status, obrigando-o assim a atacar. Esse efeito dura 3 turnos. Muito útil para lidar com Walls. O único move que pode infligir esse status é Taunt.



-Ok, já conheço os Status, mas como faço para evitá-los?
A maioria dos Status pode ser curado com Lum Berry. Estes são todos os primários e alguns secundários. Os status primários também podem ser curados através dos moves Heal Bell e Aromatherapy. Por isso é bom sempre ter um Cleric no time.
Sr. Lobo
Sr. Lobo
Membro
Membro

Masculino Idade : 106
Alerta Alerta :
Aprenda o Competitivo Left_bar_bleue0 / 100 / 10Aprenda o Competitivo Right_bar_bleue

Data de inscrição : 27/11/2013

Frase pessoal : nao da


Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda o Competitivo Empty Re: Aprenda o Competitivo

Mensagem por Sukiru Qui 9 Out 2014 - 15:58

Stats Changes


Estou aqui para vos ensinar Buffs e Debuffs de status.

Neste caso, vamos estar a falar dos moves que podem aumentar um certo stat do teu pokemon.

Buffs são os moves que aumentam os teus stats, enquanto Debuffs são os que diminuem.




BUFFS


Exemplos de moves que são considerados buffs:

Sword Dance - aumenta o attack do usuário- +2 estágios
Dragon Dance - Aumenta o attack e o speed do usuário - +1 estágio em cada
Nasty Plot - aumenta o teu special attack - 2+ estágios
Calm Mind - Aumenta o teu special attack e a tua special defense - +1 estágio em cada
Rock Polish - Aumenta o teu speed - +2 estágios
Gear Grind - Aumenta o teu attack e o teu speed - 2+ em speed +1 em attack.
Iron Defense - Aumenta a tua defense - +2 estágios
Cosmic Power - Aumenta a tua special defense e defense - +1 estágio em cada.


Bem como já perceberam os buffs são moves que são usados para aumentar um certo stat do usuário.

Ou seja é um move, logo vamos perder um turno a utiliza-lo. Porém nem sempre isso é uma desvantagem, temos que pensar em quais momentos que isso vai valer a pena ou se vai ser apenas um turno perdido.

Outra coisa acerca dos buffs é que eles só duram enquanto estiveres em campo de batalha. Após saires do campo de batalha irás perder todos os buffs que tinhas nos teus stats.
Tem alguns moves que têm probabilidade de aumentar um stat ao ser usado.
Por exemplo: Charge Beam tem 70% chance de aumentar o sp.attack por um estágio ao ser usado




DEBUFFS

Debuffs, são exatamente iguais aos buffs porém negativos, ou seja, normalmente são ataques usados pelos adversários para baixar algum dos nossos stats. Por outras vezes são certos moves que nós próprios usamos que têm como consequência um debuff.

Exemplos de debuffs:

Charm - diminui o attack do adversário -  -2 estágio
Fake Tears - diminui a special defense do adversário -  -2 estágios
Leer - diminui a defense do adversário -  -1  estágio
Scary Face - diminui o speed do adversário -  -2 estágios
Superpower - diminui o attack e a defense do usuário -  -1 estágio em cada
Close Combat - diminui a special defense e defense do usuário -  -1 estágio cada


Tal como os buffs, eles só duram enquanto você estiver no campo de batalha.
Tem alguns moves que têm chance de diminuir um stat do adversário ao ser usado.
Por exemplo: Moonblast tem 10% de chance de baixar o special attack do adversário por um estágio.

-
Baton Pass



Baton pass é um move que permite passar os buffs/debuffs de um pokemon para outro.

Ou seja, imaginemos que eu estou com um scizor, e uso Sword Dance, o meu Attack seria aumentado por +2 estágios, e depois usar o baton pass, eu posso passar este +2 de estágio no ataque para outro pokemon, ou seja, quando usar o Baton Pass automaticamente vou ter que trocar pokemon,  e o pokemon que eu escolher quando entrar em campo terá +2 de estágio no ataque. Não há um limite de estágios que o Baton Pass pode passar. Porém, também pode passar debuffs.


Aqui podem encontrar um website onde tem todos os moves que dão buff ou debuff.

Aprenda o Competitivo H0xkuaL

Créditos: Bulbapedia e Pokemon Data base


Última edição por Sukiru em Qui 9 Out 2014 - 17:20, editado 8 vez(es)

________________
        Aprenda o Competitivo AVQxRWd_460sa_v1
Titulos.:


"Não existe perguntas parvas, existe parvos que não fazem perguntas."

                                                          -
Sukiru
Sukiru
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
Aprenda o Competitivo Left_bar_bleue0 / 100 / 10Aprenda o Competitivo Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/09/2014

Frase pessoal : DOUBLE RAINBOW


Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda o Competitivo Empty Re: Aprenda o Competitivo

Mensagem por mrdeid Sex 10 Out 2014 - 17:04

Apaguei todos os posts floods. Podem brigar comigo, mas fiz o que eu achava certo. Sukiru, Wolf, quem quiser, por favor, continue o belo trabalho. E fixei o tópico na área também. :3
mrdeid
mrdeid
Membro
Membro

Masculino Idade : 78
Alerta Alerta :
Aprenda o Competitivo Left_bar_bleue0 / 100 / 10Aprenda o Competitivo Right_bar_bleue

Data de inscrição : 01/01/2013

Frase pessoal : ata


Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda o Competitivo Empty Re: Aprenda o Competitivo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos