Olá olá pessoal! Eu tinha decidido entrar no competitivo já faz alguns meses e comecei com uma equipe um pouco fora do comum. Criei um mono poison que servisse tanto para Monotypes quanto para OU e batalhei muitas vezes seguidas, porém ainda não estou satisfeito, então queria uma ajuda.
Scolipede @ Leftovers
Ability: Speed Boost
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Swords Dance
- Substitute
- Baton Pass
- Rock Slide
Entra na partida com Baton Passer. A cada turno, quando possível, uso Swords Dance. No geral, porém, é comum eu, se conseguir, aumentar o Atk em 2x e a Spd em 3,5x ~ 4x, pois uma frequência de ataques super efetivos geralmente me impede de ficar usando Swords Dance e obrigando usar Substitute, até maximizar a speed. Rock Slide serve para surpreender os Talonflames da vida, porém costumo usar somente quando a speed é superior e o atk tenha sido aumentado em 2x, para garantir OHKO...
Tentacruel (F) @ Black Sludge
Ability: Liquid Ooze
EVs: 252 HP / 240 Def / 16 Spe
Bold Nature
- Scald
- Sludge Wave
- Barrier
- Toxic Spikes
Physical Wall. Tentacruel começou a dar ótimos resultados na equipe, pois Barrier o ajuda a mantê-lo no campo e geralmente procuro maximizar a Def, para mantê-lo por mais tempo possível. O principal dever fica por conta de Toxic Spikes, para ocasionar poison, mas prefiro sempre baddly poison. Scald e Sludge Wave como STAB.
Toxicroak (M) @ Focus Sash
Ability: Poison Touch
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 SpD
Adamant Nature
- Knock Off
- Sucker Punch
- Poison Jab
- Brick Break
Geralmente, a estratégia do Baton Pass vem para ele. Porém, como também tenho Nidoking, na equipe, eu alterno. Knock Off, ajuda pois tira o item de suporte do adversário, o que facilita bastante na batalha. Sucker Punch ajuda contra Psychic e Ghosts, levando-os de OHKO ou no segundo turno, graças ao Focus Sash. Poison Jab e Brick Break de STAB.
Nidoking @ Liechi Berry
Ability: Sheer Force
Shiny: Yes
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Adamant Nature
- Shadow Ball
- Earthquake
- Megahorn
- Thunderbolt
Nidoking foi feito para ser extremamente ofensivo. Earthquake e Megahorn ajudam bastante, porém só funcionam corretamente se receberem boost de atk. Shadow Ball e Thunderbolt são opções para surpreender o adversário e causar o maior dano possível antes que ele seja perdido.
Crobat (M) @ Life Orb
Ability: Inner Focus
EVs: 252 HP / 4 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- U-turn
- Brave Bird
- Taunt
- Roost
Serei extremamente sincero, Crobat não está funcionando na equipe. A ideia era aproveitar sua Speed, porém nunca deu certo. Taunt ainda ajudava por impedir aumento de stats do oponente e U-turn para trocar por um Pokémon que possa aguentar o atk e seguir no jogo. Porém, nunca dá certo e é preferível deixá-lo morrer do que botar um Pokémon no seu lugar para levar o dano. Venho considerando seriamente trocá-lo por um Weezing, mas ainda não acertei o moveset.
Imperador (Venusaur-Mega) @ Venusaurite
Ability: Thick Fat
EVs: 252 HP / 4 Atk / 252 Def
Bold Nature
- Giga Drain
- Amnesia
- Leech Seed
- Synthesis
O mega da equipe e que realmente se demonstrou a âncora. Notem que o moveset dele é extremamente defensivo junto aos seus stats. Sempre que entra em campo, a primeira coisa é transformá-lo em Mega e usar Amnesia. Quando maximizo a Sp. Def, Leech Seed entra em campo, para evitar o uso de Synthesis constantemente. Giga Drain como seu único move ofensivo, aliado ao Leech Seed, ajuda a recuperar uma todo o dano repetido. É o único que se demonstrou capaz de travar as outras megas.
Uma das minhas dificuldades é Chansey/Blissey/Jirachi com Wish. Por mais que eu cause poison, aliado de Leech Seed e o maior dano possível, Wish estraga pois recupera o HP inteiro e geralmente demora para causar danos severos em um.
O que eu mudaria: Weezing no lugar de Crobat e Drapion no lugar de Toxicroak.
Gostaria que dissessem o que está bom, o que poderia melhorar e principalmente, como evitar a estratégia Dual Screener com esse time ou o novo time.