Quanto ao dinheiro, eu não sei, talvez eles ganham pokemesada dos pais via telefone/conta bancária, só que nunca vemos OO: (Quem ja jogou Earthbound sabe do que estou falando.)
Ou também não vemos, mas poderiam ganhar dinheiro com as batalhas de ginásio....
E também, já vimos Ash e sua trupe participarem de torneios cujo prêmio são estoques de comida para um ano (mas que sempre acabam rapidinho). Quem garante que nesses torneios também há prêmios de barra de ouro que valem mais do que dinheiro? O:
Sobre pokemon e comida: Apesar de existirem animais em pokemon, os proprios pokemon servem de alimento e comem outros pokes. Além de pokemon como Tropius ,miltank e chansey podem produzir aliementos (banana, leite e ovos, respectivamente), mas tem pokemon que são comestiveis, por exemplo:
-Cherubi, segundo a pokedex de pokemon DPPt, é docinho e suculento.Tá, ele é uma planta, mas não deixa de servir de alimento. Starlys adoram arrancar pedacinhos dele =P
-Farfetch'd, segundo os jogos e o anime, está em risco de extinção. Por quê? Porque com ele dá pra fazer uma carna das boas (PATO ASSADO QUEM QUER? o/). Magikarp, apesar de ter de monte, também serve de alimento, como no próprio anime mostra.
- Harley, em um episódio, começou a comer lanchinhos de Octilery (tanto que a malvada da May roubou o último, coitado, passou fome ele.). Isso mostra que também se cozinham Octillerys.
-Rabo de Slowpoke são uma especiaria além de saborosa, rara, e um tanto cara. Porque vocês acham que a equipe rocket no GSC/HGSS queriam arrancar todos eles? Além disso, é seu sabor que atrai tanto os shellders.
Isso, além de alguns pokes não serviam de alimento para humanos, mas para outros pokes.
-Apesar de nunca aplicar diretamente no jogo ou no anime, Na pokedex fala que Taillow se Alimenta de Wurmples.
-Gorebyss,segundo a pokedex do Sapphire,quando consegue atrair sua presa, Ele insere sua boca (que é fina) nela e suga todos seus fluidos (Tipo o Cell no Dragon Ball Z).
-Heatmor Se alimenta de Durants, mas isso acho que a maioria já deve ter percebido.