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#400 Bibarel Pikalove


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#400 Bibarel Pikalove
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#400 Bibarel

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#400 Bibarel Empty #400 Bibarel

Mensagem por Isr Ter 27 Set 2011 - 16:23

Bibarel
#400 Bibarel 400-m

- Tipo: Water / Normal
- Traits:
- Simple: Golpes que modificam status neste pokémon possuem seu efeito dobrado.
- Unaware: Qualquer mudança no status do oponente é ignorada, exceto em Speed.

- Base stats:

HP: 79
Atack: 85
Defense: 60
Special Atack: 55
Special Defense: 60
Speed: 71
Total: 410

- Localização:
Em D/P, sua pré-evolução, Bidoof, aparece nas seguintes rotas: 201, 202, 203, 204, 205, 208 e 211, além de também no Lake Verity e no Great Marsh. Em Pt, aparece nos mesmo locais, com a diferença de não aparecer no Great Marsh e sim na Eterna Forest. Em HG/SS, Bidoof aparece em muitos locais: Rotas 6, 9, 10, 13, 21, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 30, 31, 32, 35, 42, 43, 44, 45, 47, Ruins of Alph e Mt. Silver (com Sinnoh Sound), enquanto Bibarel não aparece, o unico jeito de se obter um em HGSS é evoluindo um Bidoof ou por trocas. Bibarel, aparece em D/P nas rotas 208, 209, 210 e 212, no Lake Valor, Spring Path, Great Marsh, Lake Acuity e no Lake Verity (com um jogo da geração 3 no Slot 2). Em Pt, não aparece no Lake Verity, na rota 212 e no Spring Path, porém, aparece no Valor Lakefront e no Sendoff Spring. Bidoof evolui para Bibarel no level 15.

- Overview:
Apesar de ter Base Stats horríveis, e ser mais conhecido por ser, talvez, o melhor HM Slave de Pokémon, Bibarel pode fazer algo batalhando, graças à sua ability: Simple. Combine isso com um movepool ótimo e seus base stats não serão tão podres quanto antes. E além disso, em Platinum ganhou um belo presente: Curse. Combinado com sua ability maravilhosa, Simple, Bibarel ganha +2 de Atk e Def em apenas um uso! Com isso, Bibarel pode ser um ótimo pokémon, tanto defensivo quanto ofensivo para seu time.

- Análises:
É apenas um simples Curse...o que há de mal nisso?
- Curse
- Double-edge / Headbutt / Facade / Hyper Fang / Return
- Waterfall / Aqua Tail
- Superpower / Pluck
Antes de mais nada, deixo claro que este moveset não funciona em D/P, pois Bibarel não aprende Curse nele. Primeiro, escolha seus STABs, depois, vem as próximas opções. Superpower garante OHKO em muitos steels por aí, então, pode ser a melhor opção. Já Pluck, cuida de Grass, porém, um STAB Normal depois de Curse já possui capacidade para isso. É um moveset "simples", não há muito a se explicar.

Uma simples carga
- Charge Beam
- Surf
- Ice Beam
- Grass Knot / Shadow Ball / Thunderbolt
Este moveset pode se chamar de quase perfeito. Bibarel não pode usar Nasty Plot (se pudesse...), mas tem acesso à uma coisa quase tão boa quanto um Nasty Plot: Charge Beam. CB tem 70% de chances de aumentar em um nível seu SpAtk. Combine isso com Simple e terá, praticamente, um Nasty Plot que faz dano. Charge Beam em si, depois de um boost já possui uma capacidade ofensiva, então, também pode ser um bom golpe para uso ofensivo. Surf é seu STAB, então não pode faltar. Ice Beam será muito útil, pois além de ter um coverage perfeito com Charge Beam e Surf, irá cuidar de Grass que resistem aos seus outros dois golpes ofensivos e te pegam com um super efetivo. O ultimo slot é o que sobra: Grass Knot é um bom golpe ofensivo, o mesmo para Shadow Ball, já Thunderbolt é caso você não confie muito no Charge Beam para ofensiva.

Abaixando e rolando
- Defense Curl
- Rollout
- Waterfall
- Double-edge / Headbutt / Facade / Hyper Fang / Return
É um moveset bem prático, e seus golpes principais, Rollout e Defense Curl estão disponiveis bem cedo, antes mesmo de evoluir. Defense Curl com Simple o transformará em um Iron Defense, isso pode ser bem útil para resistir à alguns turnos. Logo depois, vem Rollout, com 60 de base power de primeira, e depois, dobrando o power, se o oponente não for mais rápido, pode ser o fim. Os outros dois ultimos slots são STABs, que servem para coverage.

- Outras opções:
Amnesia: É uma opção de suporte, aumentando em 4 níveis seu SpDef. É muito bom, tendo a capacidade de resistir à muitos golpes, porém, não é muito prático in-game.

Super Fang: Esse golpe é muito útil combinado com um STAB. Depois de tirar 50% de HP do oponente, um STAB em seguida por muito bem cuidar do resto. Porém, esse não é o caso de Bibarel. Este golpe não se aproveita de sua ability Simple, e sem os boosts dela, Bibarel não possui capacidade para muitas coisas.

SubPuncher: Substitute + Focus Punch é um combo ótimo e Bibarel tem acesso aos dois golpes. Porém, esse combo não se aproveita de Simple, e como dito acima, sem os boosts dela, Bibarel não possui capacidade para muitas coisas. SubPunch é uma delas.

RestTalk: O mesmo dito acima.

Yawn: Um Hypnosis com efeito atrasado. Se Bibarel conseguir resistir aos turnos necessários, pode ser um bom golpe.

Swift: STAB. É um golpe de move tutor de PtHGSS. Se quiser usar no set Charge Beam, é uma opção, porém, é inútil comparado aos outros golpes no ultimo slot.

Iron Tail: Superpower já faz seu trabalho, mas não deixa de ser uma opção.

Créditos: Bulbapédia


Última edição por Isr em Sab 17 Dez 2011 - 11:41, editado 5 vez(es)
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Mensagem por Spin Qua 28 Set 2011 - 11:29

Lol você esqueceu do set mais importante do Bibabel:

Melhor que Bibarel pra isso não tem!!!
- Rock Smash / Strenght / Cut
- Strenght / Surf
- Cut / Whirlpool
- Rock Climb / Waterfall
The ultimate HM slave. Capaz de aprender 6 dos 8 HMs em DPPt e 7 dos 8 em HGSS. Basicamente pode-se montar um para cavernas com Rock Smash, Strenght e Rock Climb e outro para água com Surf, Whirlpool e Waterfall. Em DPPt, Tropius é um parceiro perfeito para Bibarel, já que ele aprende Fly e Defog, além de outros 3 HMs e desta forma os dois juntos aprendem todos os HMs de DPPt.

Falando sério agora, Curse + Superpower não me parece uma boa ideia, principalmente porque Water + Normal tem um coverage fanstástico na 4ª gen (pelo que me lembro, apenas Empoleon resiste. Uma pena que na 5ª, as duas novas walls Jellicent e Ferrothorn ambos resistem, sendo que o primeiro pode ser imune lol) e por isso um ataque lutador não é obrigatório. Ahh e é sempre bom listar Return como opção de STAB. Os pokémons do seu time raramente tem felicidade baixa.

edit: uma correção: Simple: Golpes que modificam status possuem seu efeito dobrado neste pokémon.
Frescura? Talvez, mas sem este detalhe, pode-se entender que movimentos como Growl usado por Bibarel tenha o efeito dobrado, quando na realidade não tem.

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Mensagem por Isr Qua 28 Set 2011 - 13:26

Concertei o Simple e adicionei o Return. Eu ia colocar o HM slave, mas não coloquei pois pensei que era apenas sets usáveis para lutas. =p

E o Superpower está ali só de filler (e Pluck também lol). Ele não tem muitas opções, e como ele aprende Superpower por level up, é uma opção boa, já que não depende do tutor, como outros pokémons. O seu unico golpe de recuperação é Rest, que é arriscado, pois 2 turnos pode parecer pouco, mas para Bibarel é muito.

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Mensagem por Gaudério Qua 28 Set 2011 - 18:30

sei que não é a área adequada, mas só para adicionar, em BW, o único HM que Bibarel não aprende é Fly

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Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?


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