Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

+10
Rush
LoKu-kun
Pokaabu
~ Fight
- LeoRiolu
Yumo
-Murilo
TheSniper_
Nothermoraes
Black~
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por Black~ Seg 24 Set 2012 - 21:09

Bom, o trio do Anonymous Writer volta a atacar -q, agora é com o nosso guia de coisas importantes ao escrever uma fic. A cada semana um tema será postado aqui por cada um de nós (se os dois não aparecerem, eu mesmo posto -q) para auxiliar na criação de uma fic. Os temas serão esses:

1 - Construir Main Post
2 - Narrar batalha
3 - Programar um capítulo
4 - Comentar construtivamente
5 - Uso correto de sinais de pontuação (vírgula, ponto, etc)
6 - Fazer descrições diversas (pessoas, lugares, sentimentos)
7 - Construir personagens
8 - Diminuir o excesso de falas

Em strike os que já foram postados

O tema dessa semana será Construir um Main Post, e foi escrito por mim -q

1 - Como construir um main post?

Aqui terá um passo a passo de como elaborar um bom main post.

1.1 Personagens - O óbvio mais óbvio é que toda fic tem personagem, e para elaborar um main post é sempre bom colocá-los. Sempre coloque em spoiler e coloque imagens, caso não tenha, apenas descreva-o. É sempre necessário pôr a personalidade, a idade e os pokémons do personagem e até uma historinha básica da vida dele para ajudar na compreensão de quem está lendo pela primeira vez.

1.2 Capítulos - Caso poste um capítulo novo, adicione no main post para auxiliar na compreensão. Para isso basta clicar com o botão direito do mouse no botão Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? NhgAc do seu capítulo e aparecerá: copiar link, você copia e abre a opção “link” na caixa de comentário, então basta pôr o endereço na barrinha de cima, e o número/nome do capítulo na barrinha de baixo.

1.3 Censura - Eu não considero isso algo tão fundamental e necessário em um main post, mas caso sua fic tenha uma violência a mais aqui, uma coisa mais caliente ali, uma palavra de baixo calão acolá... é necessário uma classificação indicativa, não pra restringir, mas para alertar o leitor do que haverá de censurado na fic.

1.4 Sinopse - Algo que julgo ser muito importante numa fic. Coloque uma sinopse na fic para o leitor poder entender um pouco da história antes de começar a lê-la. Muitas vezes alguns autores não gostam de colocá-la pois gostam de um mistério na fic, deixando a história se desenvolver para os leitores verem, não creio que seja uma boa ideia, a dica é que crie uma sinopse.

1.5 Curiosidades - Também não acho isso algo de exímia importância, porém se quiser colocar é uma boa ideia. Às vezes serve pra deixar mais organizado um main post.

1.6 Banner - O banner é bom de colocar, muitos usam-no para firmar parcerias com outras fics. Na minha opinião colocar um banner no main post deixa mais bonito e também organizado. Caso não saiba fazer um é só pedir no balcão de pedidos e esperar para ser atendido.

1.7 Parcerias - É algo bem interessante de ter. Tente sempre firmar parcerias com outras fics, coloque as fics em que fez parceria em um spoiler indicando os seus leitores para a fic parceira.


Não ficou nenhum tutorial excelente, magnífico, mas ficou algo simples e que já auxilia na construção de um main-post.


Última edição por Black~ em Dom 17 Fev 2013 - 20:33, editado 3 vez(es)

________________
The Adventures of a Gym Leader - Capítulo 48
Dreams come true

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Hcmv7Xt
Bar daora do clã dos Yu-Gi-Oh -q
Black~
Black~
Fanfic Mod
Fanfic Mod

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 27/02/2011

Frase pessoal : The winter has come


http://pokemonblackrpgforum.forumeiros.com./

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por Nothermoraes Seg 24 Set 2012 - 22:23

Boa ideia fazer um tuto sobre as dificuldades dos membros. Eu tenho muita dificuldade com escritas, e isso será útil pra mim. Do 1 ao 6, precisarei deles. Sei fazer personagens e minha dificuldade é com falta de falas.

________________
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? K2Tfe

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? IMKmB

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Reborn2o
- Comprei um mascote, ganhei um mascote que tem um mascote: Not Jr. e seu fiel amigo Kecly :p -
Nothermoraes
Nothermoraes
Membro
Membro

Masculino Idade : 23
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 25/07/2011

Frase pessoal : I like Froakie!


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por TheSniper_ Seg 24 Set 2012 - 22:30

Olás, olás Mr Black Smile

Esse tópico é realmente uma boa idéa, eu vi alguns tutoriais ótimos no fóro mas eu acho que se o grupo se empenhar nessa, pode ajudar um monte de pré escritores no fórum Very Happy

________________
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? 2mdmpvb



Visitem minha fanfic, Ultima
[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/255/sinttulocf.png/]Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Sinttulocf[/url]
TheSniper_
TheSniper_
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 24/09/2012

Frase pessoal : Boom, Headshot


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por -Murilo Qua 26 Set 2012 - 11:42

Main Post HQ version


Não poderíamos esquecer da outra parte da área: As HQs. Não menos importante que as fics, as HQs precisam de ainda mais cuidado na organização do Main post, porque alem dos itens citados acima, ainda tem que acrescentar mais algumas informações e detalhes. Para construir um Main Post de HQ vou usar como exemplo, a minha própria: http://www.pokemonmythology.org/t33855-pokemon-magical-girls-hq-version. Para uma 1ª HQ até que ela ficou organizada. Lógico que você não precisa seguir cegamente o que está aqui, afinal, você pode acrescentar ou diminuir os itens. Esse é apenas um exemplo.

Itens em HQ:


Algumas coisas importantes que podem estar no Main Post:

#1 - Índice

O índice é a lista com o link de todos os capítulos. Essa lista precisa estar sempre sendo atualizada assim que um novo capítulo for postado. Isso ajuda muito nos leitores que já acompanham a HQ, evitando de ficar procurando no tópico. Para montar um índice, é preciso conhecer as tags como [url] e [img]
Para postar um capítulo, você deve ter hospedado ele em algum site de imagens como i.imgur.com, tinypic.com, imageshack.us, etc. Você vai precisar do endereço da imagem. Quem posta só o link, já sabe que o endereço vai diretamente para a imagem. Quem posta a HQ inteira no site, é só clicar com o lado direito do mouse em cima da imagem e clica em "copiar link da imagem" ou "copiar endereço da imagem". Isso varia de navegador pra navegador, mas não é difícil. Após conseguir o link do primeiro capítulo, você vai seguir o seguinte esquema:
Código:
[url=cola aqui o endereço da imagem copiada]Digite aqui número ou nome do capítulo[/url]

Você não pode se esquecer de fechar as tags. Lembre-se de deixar na ordem de capítulo
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
E assim sucessivamente.


#2 - Personagens
Fazer a biografia dos personagens não é difícil. Veja o esquema abaixo, seguindo o exemplo da minha HQ:

Nome do Personagem
Uma imagem dela (pode ser um sprite, um Overworld, ou uma imagem qualquer. Não use imagens muito grandes. Lembre-se que nessa área, não se pode abusar das imagens)
Biografia (a história dele, sua personalidade, seus objetivos, origem, etc.)
Pokémons: (o obvio. Pode ser só o nome, ou um sprite de cada pokémon adquirido. Não esqueça: Nada de imagens grandes)

Seria legal deixar essas opções em negrito para destacar, e as informações, normal. Seria bom deixar toda a biografia dentro de um spoiler [spoiler] pois se tiverem muitos personagens na sua HQ, logicamente vai pesar a página. Veja o exemplo da minha de novo.


#3 Agradecimentos:
Não seja presunçoso ao achar que fez sua HQ sozinho. Lembre-se de agradecer as fontes, como a Bulbapedia, Sprite Resource, DeviantART, até o Google. Se algum membro te ajudou, mostre o quanto está agradecido citando seu nome.


#4 Parceria
Nada mais gratificante para alguém que faz HQ do que ter leitores e comentários. Uma ótima dica de conseguir leitores, é fazer parceria com outras HQs. Leia as HQs dos seus colegas, comente-as e mostre seu interesse por elas. O autor percebendo seu interesse, pode querer visitar a sua HQ também, e a assim começar uma parceria, em que os autores comentam nas HQs uns dos outros. Quem acompanha a sua HQ vai ver a propaganda do seu parceiro e vai querer visitá-lo, e o mesmo pode acontecer do outro lado.
Mas para fazer a parceria, seria legal se você tivesse uma userbar da sua HQ. Veja alguns exemplos de Userbar:

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Wq9VG

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Distorted_dawn_banner_by_sinisdisaster-d4o1yrn

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Banner252x33

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Barmagmaheart

Assim que você firmar parceria com outra HQ, seria legal você oferecer uma userbar da sua HQ com o link da sua HQ. Veja o código:

Código:
[url=cole aqui o link da sua HQ][img]Cole aqui o link da userbar[/img][/url]

Se você não sabe fazer Userbar, não tem problema. No nosso fórum há muitas pessoas que sabem, e elas podem fazer pra você. Você só precisa pedir aqui:

http://www.pokemonmythology.org/f71-balcao-de-pedidos

Leia as regras da área, faça seu pedido e seja feliz.


Coisas a mais:


Existem alguns detalhes que você pode adicionar no seu Main Post que não exatamente obrigatórios:

Classificação indicativa:

Se a sua HQ possui algum tipo de violência, ou algo que não seja adequado para todas as idades, seria bom você alertar, colocando uma dessas classificações:

Livre para todos os públicos
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? C3JSK
Essa HQ não é recomendada para menores de dez anos
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? FwtI4
Essa HQ não é apropiada para menores de doze anos
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? HxFI1
Essa HQ não é recomendada para menores de quatorze anos
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? L9m5B
Essa HQ não é apropiada para menores de dezesseis anos
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? 9TUxB
Essa HQ não é apropiada para menores de dezoito anos
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? XMHr9

Só lembre-se que o máximo permitido o fórum é 14 anos


Banner:

O banner nada mais é do que uma imagem propaganda da sua HQ. Ela é bem maior que a userbar, e serve pra ser a primeira coisa que o leitor vai ver na sua HQ. Se você não sabe fazer, já sabe onde pedir.


Enfim, essas foram as coisas básicas. Se eu esqueci de algo, perdoe-me e avise-me. Visite as HQs do fórum e veja outros exemplos de Main Post. Lembre-se que uma HQ organizada significa empenho do autor. É a principal propaganda da sua Fic. Faça algo bem criativo e organizado e chame seus leitores. Bye!



Classificação indicativa by ~Jet


Última edição por Murilo_Marcos em Sáb 13 Out 2012 - 18:49, editado 1 vez(es)
-Murilo
-Murilo
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 01/03/2011

Frase pessoal : Pq ñ podemos fugir da realidade se ela é uma droga


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por Nothermoraes Qui 27 Set 2012 - 18:39

Só uma coisa: Podia botar o que faz as coisas do icone de idade serem. Tipo: +12 pq tem violencia e tals

Não ficou meio legivel...

________________
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? K2Tfe

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? IMKmB

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Reborn2o
- Comprei um mascote, ganhei um mascote que tem um mascote: Not Jr. e seu fiel amigo Kecly :p -
Nothermoraes
Nothermoraes
Membro
Membro

Masculino Idade : 23
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 25/07/2011

Frase pessoal : I like Froakie!


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por -Murilo Qui 27 Set 2012 - 18:57

Devil Nother Dwmal escreveu:Só uma coisa: Podia botar o que faz as coisas do icone de idade serem. Tipo: +12 pq tem violencia e tals

Não ficou meio legivel...

A classificação indicativa está nas regras das fanfics.
-Murilo
-Murilo
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 01/03/2011

Frase pessoal : Pq ñ podemos fugir da realidade se ela é uma droga


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por Yumo Qui 27 Set 2012 - 19:18

hey mr.black!
achei super interessante a iniciativa,vai me ajudar muito,pois tenho uma enorme dificuldade em narrar batalhas e contruir personagens
o tuto de main-post tambem vai ser util para mim

________________
Spoiler:

[size=18]
Bulba Rpg! Visita-nos!
Primeiro Challenge!
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? DmAGvLP
Segundo Challenge!
Couple-Random(á espera da Bar)
Terceiro Challenge!
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? DRMHP[/center]
Yumo
Yumo
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 31/01/2012

Frase pessoal : Always Hufflepuff!


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por Black~ Seg 8 Out 2012 - 21:16

Cheguei! Com atraso, mas trouxe o da semana passada e o de hoje numa leva só. Pelo visto a Drawin saiu do forum e o Murilo está dedicado mais às HQ's, caso queira postar os tutoriais que postei aqui para a forma de HQ. Mas enfim, ficaram simples, mas podem auxiliar. Leiam e obrigado.

2. Narrar uma batalha

Pois bem, para narrar uma batalha primeiramente o autor deve saber como os golpes são executados (por exemplo, o “Choque do Trovão”, é um Pokémon carregando e disparando um raio), mas caso não saiba de alguns, simplesmente crie da sua maneira, mas que fique plausível com o golpe apresentado. Aqui vou explicar como NÃO fazer uma batalha e uma de como fazer uma batalha. Uma coisa que é simplesmente inaceitável é a quantidade de fala dos treinadores.


- Pikachu, Thunderbolt! - Gritou Ash.
- Squirtle, pule! - Ordenou Joãozinho
- Agora Squirtle, use o Water Gun!
- Pule Pikachu e use o Thundershock
Então Squirtle ficou debilitado…

Isso é completamente ridículo, além de o fato de o leitor não imaginar nada. Ele deve pensar: “Ta bom, o Pikachu debilitou o Squirtle. Mas como? Como foram executados os golpes?”. Bom, vou dar uma maneira mais fácil e agradável de como narrar uma batalha (não vai ficar uma maravilha, mas é o que eu posso explicar)


A chuva caía intensamente em Pallet Town, aqueles dois treinadores se olhavam friamente. De um lado Ash Ketchum e do outro lado, Joãozinho Barbosa. Os dois lançaram então suas pokébolas. Da pokébola do garoto de boné saiu uma espécie de rato, de coloração amarela e alguns detalhes pretos, além de uma cauda no formato de um raio, que representava fielmente o tipo do Pokémon. Do outro lado, saiu uma aparente tartaruga de coloração azul claro com um casco marrom e um rabo “encaracolado”, que saiu furiosamente em direção ao adversário.

- Thunderbolt! - Ordenou Ash.

Pikachu então carregou e disparou um raio em direção ao adversário, que utilizando o golpe “Withdraw” entrou em seu casco, assim de defendendo do raio, já revidando com um jato de água muito forte que saiu de sua boca, que acertou o oponente fazendo-o recuar.

- Já sei o que posso fazer... Use o Thunder!

Como estava chovendo, o rato amarelo nem precisou fazer muito esforço, apenas chamou um enorme trovão, que das nuvens chuvosas, fez cair um raio muito poderoso, sem dar quaisquer chances à tartaruga, que ficou facilmente debilitada.

Assim que a luta acabou, os dois deram um aperto de mãos e seguiram seu rumo.

Como eu disse, não ficou uma maravilha, mas acho que conseguiram entender o conceito. Uma dica para quando estiver descrevendo uma batalha é ouvir uma música mais suave, ou dependendo das suas ideias, ouvir uma música mais pesada. Mas enfim, esse é o tutorial da semana passada que eu postei essa semana -q.


E agora o Tutorial 3:

3. Programar um capítulo
Pois bem, para programar um capítulo primeiramente você tem que ter uma boa criatividade e várias ideias, porque não adianta criar uma história esplêndida, magnífica, digna de filme de Hollywood, se não tem bons capítulos. Para começar. O mais recomendado é quando você vai passear e vê algumas coisas acontecendo e pensa em pôr aquilo no capítulo, uma sugestão é anotar tudo em uma folha, se não for possível, tente memorizar tudo e quando chegar em casa passar para o capítulo. Uma outra boa sugestão é assistir um filme, uma série, um desenho, um anime ou qualquer outra coisa; muitas coisas que você vê lá podem facilmente serem transformadas em ideias para o capítulo. Outra boa sugestão é depois das ideias você ouvir uma música para concentrar no capítulo. Você pode escolher a música de acordo com as suas ideias. Para criar um capítulo você deve colocar mais narração e descrição, para dar maior facilidade do entendimento na leitura.

Estão aí. Como eu disse: são simples, mas podem auxiliar. Espero que leiam e que gostem ^^

________________
The Adventures of a Gym Leader - Capítulo 48
Dreams come true

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Hcmv7Xt
Bar daora do clã dos Yu-Gi-Oh -q
Black~
Black~
Fanfic Mod
Fanfic Mod

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 27/02/2011

Frase pessoal : The winter has come


http://pokemonblackrpgforum.forumeiros.com./

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por Yumo Ter 9 Out 2012 - 17:09

belo tutorial, me ajudou um pouco nas narrações de batalha, mas não tanto, podia ficar melhor eu acho...
aguardo mais tutos!

________________
Spoiler:

[size=18]
Bulba Rpg! Visita-nos!
Primeiro Challenge!
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? DmAGvLP
Segundo Challenge!
Couple-Random(á espera da Bar)
Terceiro Challenge!
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? DRMHP[/center]
Yumo
Yumo
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 31/01/2012

Frase pessoal : Always Hufflepuff!


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por -Murilo Sáb 13 Out 2012 - 12:44


Comentando Construtivamente



Olá! Quando alguém escreve uma fanfic ou HQ, o que ele mais espera são os comentários a respeito do seu trabalho. Muitos acabam desistindo por falta de alguém que possa dar uma opinião, mesmo boa ou ruim. Entretanto, algumas pessoas que leem, acabam não comentando por preguiça, ou porque não sabe o que comentar. Aqui você vai ver algumas dicas que podem incrementar o seu comentário e deixar o autor muito mais feliz. O que está escrito aqui não é um modelo obrigatório, pois este é um fórum “livre”, onde você pode comentar o que quiser, contanto que esteja dentro das normas. Vamos começar!


Passo 1: Leia o capítulo

Isso é mais que obvio, pois você não pode comentar sobre algo que nem se quer leu. Nem adianta comentar inventando um monte de coisa, ou só enchendo linguiça, pois o autor da fic/HQ sabe muito bem o que escreveu e vai saber se você realmente leu.


Passo 2: Opine sobre a história

A primeira impressão que temos da fic é sobre a sua história, se é boa, interessante, inédita, fraca, ou clichê. Você não deve ser insensível ao ponto de ignorar toda a história da fic, e não falar sobre ela. De a sua opinião sincera sobre o que achou da história naquele ponto. Diga o que lhe surpreendeu, o que lhe decepcionou, o que você espera que aconteça futuramente. Uma fanfic é uma obra aberta. Mesmo que o autor já tenha a história toda pronta, o seu comentário sobre o futuro da série pode muito bem motivar o autor a modificar a história para deixá-la ainda mais surpreendente. É muito importante dizer a sua opinião sobre como as coisas deveriam ter acontecido, e o que poderá acontecer futuramente.


Passo 3: Cobre melhorias

Desde que eu frequento esse fórum, nunca vi alguém dizer que uma fanfic é perfeita. Aliás, nada é perfeito, pois sempre podemos melhorar nossas capacidades de acordo o nosso esforço. Se você leu uma fanfic, e viu que ela apresenta falhas, não hesite em apontá-las, pois só assim o autor será capaz de melhorar sua escrita. Se a fic não possui descrição, cobre! Se falta narração, ou tem excesso de falas, cobre também! Mas lembre-se! Educação acima de tudo. Se uma fanfic apresenta muitos erros, você não tem o direito de xingá-la e menosprezá-la. Pense em como o autor vai se sentir ao ser tão humilhado. Todos podem cometer erros, inclusive você, então antes de julgar de forma agressiva, lembre-se de que você provavelmente não gostaria que fizessem isso com você.


Passo 4: Olha o erro!

Essa questão para mim pode ser opcional. Será que vale a pena citar todos os erros ortográficos e de digitação de uma fanfic? Isso depende de você. Há pessoas que gostam de citar todos os erros que encontram pela fic. Embora alguns autores não gostem disso, isso é sim muito útil! Graças as citações de seu leitor é que você poderá concertar os erros e principalmente tomar mais cuidado da próxima vez para que não cometa mais erros. Eu pessoalmente não gosto de citar erros, pois nem os percebo, mas se você enxergá-los, e ver que são muito absurdos, cite-os a vontade. Você autor, não deve se chatear com isso, pois estão fazendo isso para o seu próprio bem.


Passo 5: O essencial

Se você não tem muito tempo para comentar em fic, e gosta de fazer comentários breves e curtos, então você pode utilizar-se do modelo:

O que eu gostei
Comente o que gostou da fic e deve ser mantido

O que eu não gostei
Fale tudo que precisa ser melhorado na fic, principalmente as mais urgentes. Lembre-se: Educação sempre.


Finalizando: Não deixe as fics e HQs que lhe agradarem passar em branco. Seu comentário, mesmo sendo o mais simples, é importantíssimo para quem escreve, pois significa que você acompanha a fic, e o autor vai se sentir cada vez mais motivado a escrever, pois sabe que tem alguém que está esperando mais um capítulo para comentar. Comentem e sejam felizes. Quem sabe vocês não ganham um desses?

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? YHBCL
-Murilo
-Murilo
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 01/03/2011

Frase pessoal : Pq ñ podemos fugir da realidade se ela é uma droga


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por - LeoRiolu Seg 15 Out 2012 - 14:50

Cara!!!
Murilo_Marcos é show!!!
Sempre leio suas coisas, dicas, fan-fic e etc...
Cara, to muito afim de escrever uma fan-fic diferente, que não seja do carinha que sai numa jornada, e tal!
Eu quero fazer história (Mesmo com 7 anos), quero criar algo construtivo, por favor me de dicas!!!

________________
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? 2L2lY
- LeoRiolu
- LeoRiolu
Membro
Membro

Masculino Idade : 19
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 15/10/2012


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por ~ Fight Seg 15 Out 2012 - 15:02

Verdade murilo, os cara comenta na minha fic e as vezes apaga os comentários q viram flood com: "Muito intteresante"(ainda escreve assim.)
@Leo pela sua ortografia e já querer o diferente tendo uma ideia do que é clichê e o que não é, tenho grandes expectativas da sua Fic.

________________
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? 571+Tutorial 5ª Geração - Como fazer um bom pokémon e times In-Game(BW / BW2)
+Tutorial Fan Art - Como fazer uma Fita Pokémon
+Perfil
+Friend Codes:
-White: 4127 - 5654 - 3115
-White 2: 2624 - 3292 - 5732
+Avatar by Hypno
~ Fight
~ Fight
Membro
Membro

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 08/04/2012

Frase pessoal : (¬.¬ )


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por Pokaabu Seg 15 Out 2012 - 18:46

Murilo ^^, pergunta noob, mas é o que sou, como eu transformo uma palavra em um link?

Edit: descobri sozinho, usei o exemplo das Hqs, ^^.

________________
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? J9zt  
Em breve.
Pokaabu
Pokaabu
Membro
Membro

Masculino Idade : 28
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2011


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por LoKu-kun Sex 18 Jan 2013 - 15:09

vou começar a acompanhar esse tópico vai ajudar bastante enquanto escrevo minha fanfic adorei a iniciativa ^^

________________
 pikachu Trio em ORAS pikachu 
Clique AQUI para aguardar o lançamento primeiro que todos!!!


 ^¬^ Leia também as Sagas antigas do LoKu-Sagas clicando aqui ->Biblioteca LoKu-Sagas ^¬^ 

^¬^ QUEM ADD O FC MANDA MP ^¬^

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? 10593025_726087324145062_1887492108647664861_n
LoKu-kun
LoKu-kun
Membro
Membro

Masculino Idade : 30
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 04/05/2012

Frase pessoal : #EuDigitoComoFaçoAmor


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por Rush Qua 23 Jan 2013 - 16:19

Acho que esses tutoriais ficaram excelentes e magníficos sim. Explica bem em com um autor deve escrever para sua Fan Fic ficar boa e organizada. Se todos seguissem esses passos, com certeza o nível de qualidade de Fics em geral aumentaria muito. Gostei muito mesmo, embora não frequente a área de HQs por serem menos... Como posso dizer? Diria que em alguns casos - a maioria - HQs são FFs para pessoas preguiçosas.

Enfim, parabéns Black e Murilo, o tutorial de vocês está excelente. Muito bom mesmo! (:
Rush
Rush
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 10/06/2012

Frase pessoal : Agora você não tem mais waifu!


Ir para o topo Ir para baixo

Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic? Empty Re: Qual é sua maior dificuldade na hora de escrever uma fic?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos