Pokémon Mystery Dungeon: Gates to Infinity (Japanese: ポケモン不思議のダンジョン マグナゲートと∞迷宮 Hepburn: Pokémon Fushigi no Dungeon: Magnagate to Mugendai Meikyū?)é um jogo no estilo roguelike para o Nintendo 3DS. O último título da franquia de jogos Pokémon Mystery Dungeon, foi lançado no Japão dia 23 de Novembro de 2012 e na América do Norte dia 24 de Março de 2013, e será lançado na Europa e na Austrália em Maio deste ano.
~Tradução improvisada da Wikipedia em inglês-Introdução Pokémon Mystery Dungeon é um spin-off da série principal de Pokémon, que começou lá no adorado Game Boy Advance, mas acho que não deve ser novidade para ninguém aqui né? Bem, basicamente o diferencial desse spin-off é que você não é um treinador Pokémon, e sim um humano que foi transformado em um Pokémon, e aparentemente foi mandado para um mundo paralelo, onde não existem treinadores Pokémons, somente Pokémons. No meio disso tudo você acaba encontrando um parceiro que ficará ao seu lado para o resto do jogo (bom, haverá um momento onde você não é mais obrigado a ter ele ao seu lado, mas depois de tudo que passou com ele vai mesmo abandonar ele?) e é com ele que você formará sua equipe de resgate, exploradores ou como quiser chamar. Juntos, vocês irão explorar várias dungeons (cavernas cheias de inimigos e itens), recrutar novos Pokémons para o time, ajudar Pokémons, derrotar Pokémons que fazem o terror nas cavernas, enfim, você viverá seu dia-a-dia cheio de aventuras em cavernas para ajudar aos outros Pokémons. E claro, vai tentar descobrir como chegou nesse mundo.
-Enredo Você escuta uma voz, uma voz de um Pokémon pedindo ajuda. E logo em seguida, você vê que está caindo dos céus. E, por incrível que pareça, ao se chocar contra o chão você não morre. Então você conhece seu parceiro, que está apressado para chegar em um certo local. No calor do momento, ele acaba implorando para que você vá junto com ele e, quase que obrigado, você vai junto com ele. Então, após passar a primeira dungeon do jogo vocês chegam no Pokémon Paradise, um local onde nos sonhos de seu parceiro será um local cheio de amizade, felicidade, diversão e aventuras. Mas no primeiro momento, não tem nada lá. Nem mesmo um lugar para dormir. E na busca para construir sua casa que você acaba se envolvendo com o triste sistema corrompido do mundo Pokémon, que aos poucos vai mudando graças a sua ajuda. Durante a aventura, como dito acima, você também vai saber mais sobre você e sobre o Pokémon que pediu sua ajuda no começo do jogo.
-Jogabilidade O modo de explorar as dungeons continuam o mesmo, porém agora, em certas partes você poderá usar totalmente do analógio, fazendo movimento circulares e andando como bem quiser. Geralmente esses locais são pequenos trechos de transição fora da caverna, ou quando você se movimento fora das dungeons. Quanto ao Pokémon Paradise e a pequena cidade ao lado dele, bom, são cheias de oportunidades. O Pokémon Paradise pode conter uma grande variedade de lojas diferentes, que irão lhe ajudar a progredir no jogo, e conforme passar o jogo você poderá evoluir elas. Para isso basta você ter os materiais corretos, que geralmente são prêmios de missões fora da história. Já na cidade ao lado você poderá aproveitar das lojinhas que tem uma boa variedade, ajudando a preparar seu time para tudo que vier.
-Magnagates Os Magnagates nada mais são do que um modo especial do jogo. Nesse modo, que pode ser selecionado no menu, você deve usar a câmera do seu 3DS para procurar por objetos circulares, desde moedas até relógios, que após serem corretamente posicionados nas linhas da câmera irão abrir um Magnagate. Um Magnagate nada mais é do que um dungeon aleatória, onde seu time será decidido por um banco de dados que irá analisar o objeto circular visto pela câmera, assim como o tamanho e o chefe da dungeon. Caso você a complete, todo os itens e o dinheiro obtido irão para seu jogo principal. Mesmo que você morra, há chances de que alguns itens sejam salvos no seu jogo principal. O melhor de tudo é que você só ganha, não perda nada, e pode jogar com pokémons variados que talvez você nunca mais vá conseguir jogar.
-Companion Mode O Companion Mode permite que você jogue com outro Pokémon da sua equipe para fazer missões, feito para aqueles que não querem avançar na história muito rapidamente e ainda assim querem realizar várias missões para ganhar dinheiro e itens. Nesse modo você também pode entrar em dungeons especiais com seus amigos por Local Play, que são bem difíceis, mesmo que sejam só bater em Pokémons. Mesmo assim, irão exigir muito planejamento da sua parte e da partes de seu(s) amigo(s) já que geralmente tem 3 estrelas ou mais de dificuldade.
-Conteúdos Extras Felizmente, os DLC's não tem relação com a história, são somente para ajudar a você progredir no jogo. Um DLC foca na evolução de Pokémons de grama, outro no ganho de dinheiro, outro no ganho de EXP, outro no ganho de ORB's ou Berries, outros apenas para te dar um desafio a altura, enfim, possuem uma boa variedade de conteúdo extra que provavelmente você vai querer baixar uma hora ou outra.
-Conclusão Pokémon Mistery Dungeon: Gates to Infinity é uma verdadeira aventura misteriosa (misters engraçadaum aqui
) no seu 3DS. Tem seus contras, como o fato de não ter tanta variedade de pokémons para você ser ou para seu parceiro ser, sendo que você fica limitado a escolher entre Snivy, Oshawott, Tepig, Pikachu e Axew, mas tem coisas novas, como as "grandes aventuras" que são várias dungeons em sequência sem que você possa voltar para a cidade. Para aqueles que gostam da série não irão se decepcionar, o jogo continua tão bom quanto aos outros, e os novatos também devem experimentar e gostar já que é um jogo bem longo e que vai trazer bastante horas de diversão para você.