Fórum oficial do site Pokémon Mythology |
| | #178 Hitmonkippo | |
|
+14andergiehl elazul Bruno Marvin Caio. vitflamo Klesh JulietdoTsu Gaudério Solo Hit-yplo knew Jp. Kurosaki Lucas Handproud Kurosaki Mud 18 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Gaudério Membro
Idade : 27 Alerta : Data de inscrição : 21/06/2011
Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qua 19 Jun 2013 - 16:46 | |
| Shavo* Dolmayan*
1- System Of A Down é o poder 2- Descreva-me 3- Descreva o Neymar | |
| | | vitflamo Membro
Idade : 26 Alerta : Data de inscrição : 06/06/2011
Frase pessoal : Quanto tempo kk
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qua 19 Jun 2013 - 17:26 | |
| 1- Mesmo que eu suma de vez, eu nunca vou te esquecer S2 2- Comente sobre minhas piadas. 3- Eu tenho um bom gosto musical? 4- O que você faria se eu não tivesse vindo comentar na sua entrevista? | |
| | | Solo Hit-yplo Membro
Idade : 27 Alerta : Data de inscrição : 17/07/2011
Frase pessoal : próximo por favor
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qua 19 Jun 2013 - 17:43 | |
| - ~Tio Gusta escreveu:
- Shavo*
Dolmayan*
1- System Of A Down é o poder 2- Descreva-me 3- Descreva o Neymar 1-Sim, System é o poder. 2- Sò falo uma coisa sdds Matt Yushia. -By Vit Você é legal e esperto bom ABP, e o que mais falar desse cara que conheço a pouco tempo e já é meu parceiro -q. 3- Bom jogador só que virou modismo pagar pau pra ele. - vitflamo escreveu:
- 1- Mesmo que eu suma de vez, eu nunca vou te esquecer S2
2- Comente sobre minhas piadas. 3- Eu tenho um bom gosto musical? 4- O que você faria se eu não tivesse vindo comentar na sua entrevista? 1- S2 Mano. 2- O Robert rçrçrç O passômetro falou que você merecia um contrato... 3- Sim, agora que quero músicas. 4- Falaria um monte para você. ________________ 3DS FC:1693-1759-0216 | |
| | | Klesh Membro
Idade : 23 Alerta : Data de inscrição : 24/03/2012
Frase pessoal : bom eh isto,.
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qua 19 Jun 2013 - 21:47 | |
| 1 - deslaga esse teu pc e vamos um pvp lolzinho 2 - já viu a voz do lee sin? no começo achei parecida com a sua q 3 - comente sobre até eu de suporte jungle sou melhor que você, yi ________________ Set por Elazul | |
| | | Solo Hit-yplo Membro
Idade : 27 Alerta : Data de inscrição : 17/07/2011
Frase pessoal : próximo por favor
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qui 20 Jun 2013 - 6:36 | |
| - Sunshine escreveu:
- 1 - deslaga esse teu pc e vamos um pvp lolzinho
2 - já viu a voz do lee sin? no começo achei parecida com a sua q 3 - comente sobre até eu de suporte jungle sou melhor que você, yi 1- Ja deslaguei 2- E não achei parecida não, mas me lembrou a do TKJ. 3- Cara, vamos X1 eu vou de Cho e você vai do que você quiser, se você me ownar antes do level 16 ficarei feliz em saber que eu estava dormindo. ________________ 3DS FC:1693-1759-0216 | |
| | | Caio. Membro
Idade : 27 Alerta : Data de inscrição : 27/06/2010
Frase pessoal : A noir. E blanc. I rouge. U vert. O bleu.
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qui 20 Jun 2013 - 12:29 | |
| 1. Uma linguagem de prog. 2. Como anda a destruição de sua bios? 3. SO favorito, Ubuntu, Windows e aqueles do Mac não valem, são muito mainstream. 4. Cite 5 dispositivos somente de entrada. 5. Cite 5 dispositivos somente de saída. 6. Cite 5 dispositivos tanto de entrada quanto de saída. 7. Conceitue bit, byte, palavra, half word, double word e as cinco gerações dos computadores. 8. Diferencie RISC e CISC.
Ok, just kidding. | |
| | | Kurosaki Lucas Admin
Idade : 29 Alerta : Data de inscrição : 16/09/2010
Frase pessoal : KURO
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qui 20 Jun 2013 - 12:33 | |
| 1 - Gosta de smartphones? 2 - Se não, o que acha das pessoas fissuradas na tecnologia dos smartphones? Se sim, quais os seus modelos favoritos e qual que compraria se tivesse dinheiro. 3 - Eu acompanho três mangás bem conhecidos e 'modinhas', qual destes você acompanha também? Naruto, Bleach e Shingeki no Kyojin. Destaque apenas os que você acompanha. ________________ *essa vadia sumiu por motivos de flexibilização da quarentena e por possivelmente ter pego covid mas felizmente eu sigo bem, desculpem o sumiço amores* | |
| | | Bruno Marvin Membro
Idade : 27 Alerta : Data de inscrição : 15/10/2009
Frase pessoal : Arigato Gozaimadso
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qui 20 Jun 2013 - 14:02 | |
| oe n pod se me descreve sabia que o paulão anda te traindo??? | |
| | | vitflamo Membro
Idade : 26 Alerta : Data de inscrição : 06/06/2011
Frase pessoal : Quanto tempo kk
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qui 20 Jun 2013 - 16:34 | |
| 1- Fiz 4 perguntas e o Perry 8, tem como eu competir com ele? 2- Depois me ajuda a matar aqueles Underworld do kpiroto no Nostale? 3- Lembra daquele nosso mapa de pokemon no minecraft? Cinnibar em chamas. | |
| | | Solo Hit-yplo Membro
Idade : 27 Alerta : Data de inscrição : 17/07/2011
Frase pessoal : próximo por favor
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qui 20 Jun 2013 - 17:22 | |
| - Mr. Perry escreveu:
- 1. Uma linguagem de prog.
2. Como anda a destruição de sua bios? 3. SO favorito, Ubuntu, Windows e aqueles do Mac não valem, são muito mainstream. 4. Cite 5 dispositivos somente de entrada. 5. Cite 5 dispositivos somente de saída. 6. Cite 5 dispositivos tanto de entrada quanto de saída. 7. Conceitue bit, byte, palavra, half word, double word e as cinco gerações dos computadores. 8. Diferencie RISC e CISC.
Ok, just kidding. 1- Java porque ela é muito boa 2- Ela está em Japonês 3- Fedora pois ela é bem diversificada... E aceita todo o tipo de linguagem de programação compilada ou não. 4- Teclado, Mouse, Controle de videogame(AKA: Joystick), Microfone, Webcam 5- Monitor, Datashow, Caixa de som, Fones de Ouvido, Televisão (que não seja smart). 6- Pendrive, HD, Multifuncionais, SSD, Televisão (smart) 7: - Resposta tirada de um site rand, e eu já expliquei o porque:
Bit (“BInary digiT”)Bit, que designa dígito binário em Português, é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. O bit representa em número (1 ou 0) o estado de carga de uma célula de memória ou o estado de tensão de uma linha de um circuito. Os circuitos lógicos têm uma linha por bit. As memórias têm uma célula por bit. Os bits podem ser representados fisicamente por vários meios. Os meios e técnicas comummente usados são:
- Pela eletricidade, como já citado,
- Por via da luz (em fibras óticas, ou em leitores e gravadores de discos óticos por exemplo),
- Por via de ondas eletromagnéticas (rede wireless), ou
- Por via de polarização magnética (discos rígidos).
Mas não é possível fazer muito utilizando só um bit isoladamente. Tal como nós, na nossa linguagem, também não nos entenderíamos usando letras isoladas. Por isso as juntamos por forma a formarem palavras. E a informática juntou os bits por forma a formar carateres com os quais forma as nossas palavras. Vamos ver como. O Código ASCII Porque o computador só entende números, concretamente o 1 e o 0, a primeira preocupação dos programadores foi encontrarem um código representativo de todas as letras do alfabeto Inglês, dos números, de comandos essenciais do teclado e de pontuação e símbolos especiais. Seria dessa forma que o computador, relacionando certos símbolos gráficos com código binário que os representa, podia comunicar connosco. Assim, propuseram um código inicialmente aceite na América e rapidamente estendido à Europa, a que chamaram ASCII (American Standard Code for Information Interchange ou “Código Americano Standard para a Troca de Informações”), que representava 128 carateres possíveis, através da combinação de 7 bits. O código ASCII tinha o seguinte modo de representação:
- Os códigos 0 a 31, carateres não imprimíveis, eram códigos de controlo porque representavam acções normalmente contidas no teclado.
- Os códigos 65 a 90, representam as maiúsculas.
- Os códigos 97 a 122, representam as minúsculas.
- Os restantes, representam numeração, pontuação e símbolos diversos.
O código ASCII foi concebido para a língua inglesa. Não continha, por isso, carateres acentuados nem carateres específicos de outras línguas Europeias. Para codificar este tipo de carateres e estender o ASCII à Europa, foi necessário recorrer a outro código. O código ASCII foi então estendido a 8 bits (um byte) para poder codificar mais 128 carateres, sendo chamado código ASCII estendido. Para conhecimento junto na Figura 1 um quadro com os carateres imprimíveis do código ASCII não estendido. A parte estendida do código ASCII não é única e depende da plataforma (língua ou região) em que é utilizada.
Figura 1 O código ASCII estendido atribui os valores 0 a 255, por conseguinte codificados em 8 bits, quer dizer, 1 byte. Foi a partir daqui que nasceu o conceito de Byte, correspondente a um conjunto de 8 bits e que passou a constituir a unidade standard de informação. Byte A codificação padronizada de Byte foi definida como sendo de 8 bits. Um Byte, é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados. Para um computador, representar 256 números binários era suficiente. Por isso, os bytes possuem 8 bits, que como já vimos atrás representam 256 combinações possíveis que vão de 00000000 (0 em decimal) a 11111111 (255 em decimal). Note que um Byte nada tem de especial. É apenas um número binário de oito algarismos. A sua importância na informática deriva apenas do facto de o código ASCII ter adotado números binários de oito bits e de o mesmo se ter tornado a unidade de referência na informática. A capacidade de armazenamento dos dispositivos de memória e armazenamento de dados, é normalmente referida em múltiplos do Byte. O Byte é a unidade mínima a que o processador se dirige. Em relação às memórias, normalmente o endereçamento é feito ao Byte. Normalmente, usam-se os prefixos do sistema SI para designar potências de Bytes e são entendidos por quem os ouve como se fossem potências binárias. Mas não é o caso e a diferença percentual pode atingir valores muito significativos. No caso dos Discos Rígidos, quando se fala em múltiplos de Bytes fala-se em múltiplos de 10, pelo que, por exemplo, um disco de 1 Terabyte tem na realidade menos 10% de capacidade do que aquela que deveria ter quando estamos em sistema binário. Só por uma questão de curiosidade e complementação da informação junto nas Figuras 2 e 3 os quadros das normas reguladoras dos sistemas de unidades, em binário e decimal. Espero que este quadro ajude no esclarecimento da confusão que alguns ainda fazem entre Bilião e Bilhão.
Figura 2
Figura 3 Palavra (do Inglês “Word”) É a unidade de informação natural usada por um tipo de processador. É um grupo de bits de tamanho fixo, que é processado em conjunto. A palavra começou por ser de 1 Byte, ou 8 bits (processadores de 8 bits), depois evoluiu para 16 bits (processadores de 16 bits), mais recentemente passou a 32 bits (processadores de 32 bits) e agora está a tornar-se comum uma largura de palavra de 64 bits (processadores de 64 bits). A quantidade de bits duma palavra (tamanho da palavra) é uma característica importante duma arquitetura de computador. Reflete-se em vários aspetos da estrutura e operação dum computador. Os registadores, memórias específicas do processador onde são colocados os dados em processamento e os ponteiros de endereçamento, deverão ter o tamanho da palavra, isto é, tantas células de memória quantos os bits da palavra. Os barramentos de dados e endereços deverão ter a largura da palavra, pois cada linha transporta um bit e é necessário ter tantas linhas quantos os bits da palavra. Embora não tenha que ser obrigatoriamente múltipla do Byte, são esses os tamanhos mais frequentes da palavra. A capacidade de memória RAM ou de um disco rígido dependem do tamanho da palavra, pois uma palavra de 32 bits só permite 4 GB de memória RAM, uma vez que é endereçável ao Byte, bem como uma capacidade máxima de Disco de 2 TB uma vez que os mesmos são endereçáveis ao sector (500 Bytes). Os processadores de 64 bits, ou com palavra de 64 bits, deixaram de ter este tipo de limitações.
8- - Resposta retirada de outro site rand:
Sem duvidas este é um dos temas mais interessantes quando tratamos de processadores. A arquitetura de processador descreve o processador que foi usado em um computador. Grande parte dos computadores vêm com identificação e literatura descrevendo o processador que contém dentro de si, arquitetura CISC e RISC. A CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas.A RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.Um processador CISC (Complex Instruction Set Computer), é capaz de executar várias centenas de instruções complexas, sendo extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486. No começo da década de 80, a tendência era construir chips com conjuntos de instruções cada vez mais complexos, mas alguns fabricantes resolveram seguir o caminho oposto, criando o padrão RISC (Reduced Instruction Set Computer ).Ao contrário dos complexos CISC, os processadores RISC são capazes de executar apenas algumas poucas instruções simples. Justamente por isso, os chips baseados nesta arquitetura são mais simples e muito mais baratos. Outra vantagem dos processadores RISC, é que por terem um menor número de circuitos internos, podem trabalhar com clocks mais altos. Um processador RISC é capaz de executar instruções muito mais rapidamente.Assim, em conjunto com um software adequado, estes processadores são capazes de desempenhar todas as funções de um processador CISC, compensando as suas limitações com uma velocidade maior de operação. Atualmente, vemos processadores híbridos, que são essencialmenteProcessadores CISC, porém que possuem internamente núcleos RISC. Assim, a parte CISC do processador pode cuidar das instruções mais complexas, enquanto que o núcleo RISC pode cuidar das mais simples, nas quais é mais rápido. Parece que o futuro nos reserva uma fusão destas duas tecnologias. Um bom exemplo de processador híbrido é o Pentium Pro.Arquitetura CISCCISC (Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, “Computador com um Conjunto Complexo de Instruções”): é um processador capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486 da Intel.Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma micro programação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas na sua micro programação. Seria como quebrar estas instruções, já em baixo nível, em diversas instruções mais próximas do hardware (as instruções contidas no microcódigo do processador). Como característica marcante esta arquitetura contém um conjunto grande de instruções, a maioria deles em um elevado grau de complexidade.Examinando do ponto de vista um pouco mais prático, a vantagem da arquitetura CISC é que já temos muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores de linguagem de máquina; disponibilizando, assim, praticamente todas as instruções que serão usadas em seus programas. Os processadores CISC têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável por já possuírem muito do código comum em vários programas, em forma de uma única instrução.Esta arquitetura processa e trata grandes e complexas instruções, nomeadamente operações de multiplicação e divisão mas também executa e/ou descodifica grandes quantidades de operações, parecendo possuir outro processador pelo facto da maioria dos algoritmos já se encontrarem no processador sendo o seu tempo de restabelecimento praticamente nulo.A CISC é implementada e guardada em micro-código no processador, sendo difícil modificar a lógica de tratamento de instruções. Esta arquitetura suporta operações do tipo “a=a+b” descrita por “add a,b”, ou seja podem simplesmente utilizar dois operandos para uma única instrução, sendo um deles fonte e destino (acumulador) e permite um ou mais operadores em memória para a realização das instruções. Com isto se comprova a necessidade de abranger um elevado leque de modelos de endereçamento, com acesso direto à memória e com apontadores para as variáveis em memória, armazenados eles próprios (ponteiros) em células de memória.A complexidade que envolve estes modelos compromete o produto a nível de comercialização e desenvolvimento, limitando ou diminuindo o aumento a frequência de relógio não só pelo tempo de acesso às memórias como devido ao reduzido número de registos.Porém, do ponto de vista da performance, os CISC’s têm algumas desvantagens em relação aos RISC’s, entre elas a impossibilidade de se alterar alguma instrução composta para se melhorar a performance. O código equivalente às instruções compostas do CISC pode ser escrito nos RISC’s da forma desejada, usando um conjunto de instruções simples, da maneira que mais se adequar. Sendo assim, existe uma disputa entre tamanho do código X desempenho.A existência de um grande número de registros nas arquiteturas RISC, aliado à evolução da tecnologia dos compiladores dos últimos anos (em especial, na geração de código), vem permitindo representar a maioria das variáveis escalares diretamente em registro, não havendo necessidade de recorrer com tanta frequência à memória. Esta organização não foi contudo economicamente viável nas gerações anteriores de microprocessadores, com destaque para a família da Motorola (M680x0) e, ainda mais antiga, a família da Intel (ix86). Estes processadores dispunham de um menor nº de registros e, consequentemente, uma diferente organização que suportasse eficientemente diversos mecanismos de acesso à memória.No caso da família M680x0, o programador tinha disponível dois bancos de 8 registros genéricos de 32 bits: um para dados (D) e outro para apontadores para a memória (A), suportando este último banco um variado leque de modos de endereçamento à memória. Apenas um dos registros (A7) é usado implicitamente em certas operações de manuseamento da stack.A família Intel é mais complexa por não ter variadamente registros de uso genérico. A arquitetura de base dispõe efetivamente de 4 registros para conter operandos aritméticos (A, B, C e D), mais 4 para trabalhar com apontadores para a memória (BP, SP, DI e SI) e outros 4 para lidar com uma memória segmentada (CS, DS, SS e ES; a única maneira de uma arquitetura de 16 bits poder aceder a mais de 64K células de memória). Cada um destes registros não pode ser considerado de uso genérico, pois quase todos eles são usados implicitamente (isto é, sem o programador explicitar o seu uso) em várias instruções (por exemplo, os registros A e D funcionam de acumuladores em operações de multiplicação e divisão, enquanto o registro C é usado implicitamente como variável de contagem em instruções de controle de ciclos). A situação complica-se ainda mais com a variação da dimensão dos registros na mesma família (de registros de 16 bits no i286 para registros de 32 bits no i386), pois o formato de instrução foi concebido para distinguir apenas operandos de 8 e de 16 bits, e um Bit bastava; para garantir compatibilidade ao longo de toda a arquitetura, os novos processadores têm de distinguir operandos de 8, 16 e 32 bits, usando o mesmo formato de instrução.Arquitetura RISCReduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (RISC), é uma linha de arquitetura de computadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. A maioria dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC. O tipo de microprocessador mais largamente usado em desktops, o x86, é mais CISC do que RISC, embora chips mais novos traduzam instruções x86 baseadas em arquitetura CISC em formas baseadas em arquitetura RISC mais simples, utilizando prioridade de execução.Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções reduzido não tem micro-programação, as instruções são executadas diretamente pelo hardware. Como característica, esta arquitetura, além de não ter microcódigo, tem o conjunto de instruções reduzido, bem como baixo nível de complexidade.A ideia foi inspirada pela descoberta de que muitas das características incluídas na arquitetura tradicional de processadores para ganho de desempenho foram ignoradas pelos programas que foram executados neles. Mas o desempenho do processador em relação à memória que ele acessava era crescente. Isto resultou num número de técnicas para otimização do processo dentro do processador, enquanto ao mesmo tempo tentando reduzir o número total de acessos à memória.Esta arquitetura suporta operações do tipo “a=b+c” descrita por “add a,b,c”, ou seja, podem especificar três operandos para uma única instrução, mas exclusivamente se estes forem registos, originando em situação contrária (operadores em memória) um atraso provocado pela introdução de ações extra no processador que se reflete no funcionamento encadeado (piplining).Para garantir rapidez e eficiência do sistema, pretende-se que os operadores sejam acedidos á velocidade de funcionamento do processador, logo se justifica a utilização dos registos, e para que a representação de todas as variáveis para processamento sejam apresentadas como registos, tem que se garantir um número elevado destes, assegurando-se atualmente a maioria das variáveis escalares pela utilização de 32 registos genéricos que caracterizam a maioria da tecnologia dos compiladores atuais.Na representação de variáveis estruturadas, a sua atribuição não se apresenta de forma tão linear, a título de exemplo, um inteiro nesta arquitetura ocupa 32 bits, os reais 32 ou 64 bits (consoante a precisão) e cada célula de memória contem apenas 8 bits, logo cada variável ocupa várias células, portanto uma operação básica entre duas variáveis estruturadas implicava várias operações entre registos (efetuadas parcialmente, e implicavam elevado número de operações e registos), para isso utilizam um indicador (.align x) para alinhar a informação apenas em localizações de memória que começam por endereço par para 16 bits (x=1) ou então múltiplos de 4 para 32 bits (x=2).O comprimento das instruções em arquiteturas RISC tiveram que ser fixados devido a adoção de tecnologias como o piplining e a maior facilidade e simplicidade e consequente redução do tempo de execução, estando o dimensionamento determinado por 32 bits para permitir especificar os três operandos.Características comuns à maior parte dos processadores RISC:•número de instruções limitado; •codificação de instruções em uma palavra de tamanho fixo; •execução sem micro-código; •altas taxas de execução (próximas a 1 instrução/ciclo) •uso intenso de pipelines; •poucos modos de endereçamento; •operações envolvendo a memória principal restritas a transferências (LOAD, STORE); •operações lógicas e aritméticas entre registradores, tipicamente com instruções de três endereços. Instruções complexas: apenas incluir quando o benefício no desempenho compensar a degradação de velocidade;Uso de transistores: área de VLSI pode ser utilizada para novas instruções ou para aumentar número de registradores, incluir memória cache no chip do processador, adicionar unidades de execução;Uso de microcódigo: deve ser evitado, pois o overhead associado ao tempo de acesso a microinstruções na memória de controle passou a ser considerável a partir do momento em que a tecnologia da memória principal passou de núcleos de ferrite para dispositivos semicondutores;Papel do compilador: deve substituir eficientemente as operações complexas eliminadas do hardware. Para atingir este objetivo, otimização é fundamental; projeto de compiladores realizado juntamente com o projeto dos processadores.RISC é também a arquitetura adotada para os processadores dos videogames modernos, que proporcionam um hardware extremamente dedicado somente à execução do jogo, tornando-o muito mais rápido em relação a micro computadores com mais recursos, embora com processador x86.RISC versus CISC Todos os processadores dispõem de instruções de salto “de ida e volta”, normalmente designados de instruções de chamada de sub-rotinas: nestas, para além de se alterar o conteúdo do registro PC como qualquer instrução de salto, primeiro guarda-se o endereço de instrução que segue a instrução de salto ( e que se encontra no PC); nas arquiteturas CISC este valor é normalmente guardado na stack; nas arquiteturas RISC esse valor é normalmente guardado num registro.Conjunto de instruções de um processador RISC: o conjunto de instruções que cada processador suporta é bastante variado. Contudo é possível identificar e caracterizar grupos de instruções que se encontram presentes em qualquer arquitetura.Para transferência de informação: integram este grupo as instruções que transferem informação entre registros e a memória (load/store), entre registros (simulado no Assembler do MIPS, e implementando com uma soma com o registro 0), diretamente entre posições de memória (suportado por exemplo, no M680x0, mas não disponível em qualquer arquitetura RISC), ou entre registros e a stack, com incremento/decremento automático do sp (disponível em qualquer arquitetura CISC, mas incomum em arquiteturas RISC);Operações aritméticas, lógicas, …: soma, subtração e multiplicação com inteiros e fp, e operações lógicas AND, OR, NOT, ShiftLeft/Right são as mais comuns; alguns processadores suportam ainda a divisão, quer diretamente por hardware, quer por microprogramação.Acesso a operandos em memória em CISC e RISC:Uma das consequências do fato das arquiteturas CISC disporem de um menor número de registros é a alocação das variáveis escalares, em regra, a posições de memória, enquanto que nas arquiteturas RISC, a regra era a alocação a registros. Atendendo ao modelo de programação estruturada tão em voga nos anos 70, ao fato da maioria das variáveis escalares serem locais a um dado procedimento, e à necessidade do modelo de programação ter de suportar o aninhamento e recursividade de procedimentos, as arquiteturas CISC necessitavam de um leque rico de modos de endereçamento à memória, para reduzir o gap semântico entre uma HLL e a linguagem máquina.Resume-se aqui, as principais diferenças entre as arquiteturas CISC e RISC, nas facilidades de acesso a operandos que se encontram em memória:CISC: grande riqueza na especificação de modos de endereçamento; exemplo do i86: modo absoluto; por registro indireto –(R), – (SP), (SP)+; por registro base –(Rb)+desloc8,16,32, (Rb)+(R), (Rb)+desloc8,16,32; com acessos indiretos à memória, isto é, com apontadores para as variáveis sem memória armazenados em células de memória.RISC: apenas em operações load/store e apenas 1 ou 2 modos; exemplo do MIPS: apenas (R)+desloc16.Operações lógicas e aritméticas em CISC e RISC: Duas grandes diferenças se fazem notar entre estes 2 modelos: na localização dos operandos neste tipo de operações, e o nº de operandos que é possível especificar em cada instrução.CISC: 1 ou mais operandos em memória (máx 1 no i86 e M68K); nem sempre se especificam 3 operandos (máx 2 no i86 eM68K).RISC: operandos sempre em registros; 3 operandos especificados (1 dest, 2 fontes).Como pode ser visto no gráfico ao lado, a quantidade de etapas pela qual a instrução nos processadores de arquitetura CISC e maior que as RISC, causando o efeito de demora para as instruções serem processadas.Com o aparecimento de linguagens como FORTRAN, Algol, Simula, Pascal e C em 1950-1970 ajudou ao desenvolvimento de metodologias estruturas de programas, a construções lingüísticas de mais alto nível, e a maior quantidade de pessoas a escreverem programas, exigiam suporte eficiente e adequado, para poupar o trabalho de geração de código, pelos compiladores daquelas linguagens. Esta pressão viria a influenciar decisivamente a maioria dos processadores, ao ponto, de exemplo ilustrativo, chegar a haver um CPU que suportava diretamente o tipo de dados ‘lista ligada’, oferecendo instruções máquina para ‘inserir’ e ‘remover’ elementos de uma lista em memória. Instruções de grande complexidade e um grande número de instruções, são os dois principais aspectos que caracterizam um modelo CISC (Complex Instruction Set Computer). Os processadores atuais incorporados no computador pessoal (PC – Personal Computer) seguem esta filosofia.Arquitetura Híbrida Apesar de por questões de Marketing, muitos fabricantes ainda venderem seus chips, como sendo “Processadores RISC”, não existe praticamente nenhum processador atualmente que siga estritamente uma das duas filosofias. Tanto processadores da família x86, como o Pentium II, Pentium III e AMD Athlon, quanto processadores supostamente RISC, como o MIPS R10000 e o HP PA-8000, ou mesmo o G4, utilizado nos Macintoshs misturam características das duas arquiteturas, por simples questão de performance. Por que ficar de um lado ou de outro, se é possível juntar o melhor dos dois mundos? A última coisa que os fabricantes de processadores são é teimosos, sempre que aparece uma solução melhor, a antiga e abandonada.Examinando de um ponto de vista um pouco mais prático, a vantagem de uma arquitetura CISC é que já temos muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores, que já dispõe de praticamente todas as instruções que serão usadas em seus programas. No caso de um chip estritamente RISC, o programador já teria um pouco mais de trabalho, pois como disporia apenas de instruções simples, teria sempre que combinar várias instruções sempre que precisasse executar alguma tarefa mais complexa. Seria mais ou menos como se você tivesse duas pessoas, uma utilizando uma calculadora comum, e outra utilizando uma calculadora cientifica. Enquanto estivessem sendo resolvidos apenas cálculos simples, de soma, subtração, etc. quem estivesse com a calculadora simples poderia até se sair melhor, mas ao executar cálculos mais complicados, a pessoa com a calculadora científica disporia de mais recursos.A ideia de construção de um processador híbrido é bastante interessante, pois faz com que finalmente PCs possam ter um desempenho realmente astronômica. A Intel, porém, errou feio em um detalhe importante do projeto do Pentium Pro: o seu decodificador CISC foi desenvolvido basicamente para trabalhar com código de 32 bits – ou seja, com sistemas operacionais como o Windows NT, OS/2 e Netware. (Nota: o Windows 95 é um sistema operacional híbrido; apesar da Microsoft declarar que se trata de um “sistema operacional de 32 bits”, isto não é totalmente verdade. Grande parte do seu código ainda é de 16 bits de modo a tornar-se compatível com aplicativos escritos para o Windows .Isto quer dizer que, se tivermos um Pentium-200 e um Pentium Pro-200, um Windows 3.11 será mais rápido no Pentium e não no Pentium Pro, por mais incrível que possa parecer.Conclusão: Não vale a pena adquirir um micro baseado no Pentium Pro se você for utilizar MS-DOS, Windows 3.x ou Windows 95. Processadores de outros fabricantes – em especial o 6×86 da Cyrix e o 5K86 da AMD – também possuem arquitetura híbrida CISC/RISC, com a vantagem de possuírem um decodificador otimizado para código tanto de 32 bits quanto de 16 bits. Nos chips atuais, que são na verdade misturas das duas arquiteturas, juntamos as duas coisas. Internamente, o processador processa apenas instruções simples. Estas instruções internas, variam de processador para processador, são como uma luva, que se adapta ao projeto do chip.As instruções internas de um K6 são diferentes das de um Pentium por exemplo. Sobre estas instruções internas, temos um circuito decodificador, que converte as instruções complexas utilizadas pelos programas em várias instruções simples que podem ser entendidas pelo processador. Estas instruções complexas sim, são iguais em todos os processadores usados em micros PC. é isso que permite que um Athlon e um Pentium III sejam compatíveis entre sí.O conjunto básico de instruções usadas em micros PC é chamado de conjunto x86. Este conjunto é composto por um total de 187 instruções, que são as utilizadas por todos os programas. Além deste conjunto principal, alguns processadores trazem também instruções alternativas, que permitem aos programas executar algumas tarefas mais rapidamente do que seria possível usando as instruções x86 padrão. Alguns exemplos de conjuntos alternativos de instruções são o MMX (usado apartir do Pentium MMX), o 3D-NOW! (usado pelos processadores da AMD, a partir do K6-2), e o SSE (suportado pelo Pentium III).
- J.Joestar escreveu:
- 1 - Gosta de smartphones?
2 - Se não, o que acha das pessoas fissuradas na tecnologia dos smartphones? Se sim, quais os seus modelos favoritos e qual que compraria se tivesse dinheiro. 3 - Eu acompanho três mangás bem conhecidos e 'modinhas', qual destes você acompanha também? Naruto, Bleach e Shingeki no Kyojin. Destaque apenas os que você acompanha. 1- Não 2-Ela não descobriram o MAC ainda, só isso. 3- Acompanhava Naruto faz muito tempo, eu não sou muito fã de mangas, só que o do Naruto me fascinava, pois era bem legal de se ler. - TKJ escreveu:
- oe
n pod se me descreve sabia que o paulão anda te traindo??? 1- Oi 2- Incrivelmente isso está acontecendo né 3- O cara que tem uma voz parecida com a minha e gosta de falar "Sua mãe" 4- Infelizmente - vitflamo escreveu:
- 1- Fiz 4 perguntas e o Perry 8, tem como eu competir com ele?
2- Depois me ajuda a matar aqueles Underworld do kpiroto no Nostale? 3- Lembra daquele nosso mapa de pokemon no minecraft? Cinnibar em chamas. 1-Nem e um milhão de anos 2- Vou ter que baixar novamente o nostale 3- Sim, altas nostalgia ________________ 3DS FC:1693-1759-0216 | |
| | | Caio. Membro
Idade : 27 Alerta : Data de inscrição : 27/06/2010
Frase pessoal : A noir. E blanc. I rouge. U vert. O bleu.
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Qui 20 Jun 2013 - 17:29 | |
| 1. ROSEMARY 2. HEAVEN 3. RESTORES 4. YOU 5. IN 6. LIFE 7. Descreva Rosemary Baby 8. Descreva-se 9. C++ > Abismo > Java 10. Java < Abismo < C++ 11. DIE, DIE, DIE 12. Odeio PHP. Vamos odiá-la juntos <3 13. Só fiz isso pra terminar no número 13, agora vem as perguntas sérias (mas responda essas aqui também q):
1. Descreva-me 2. Descreva-se 3. Descreva-nos | |
| | | elazul Fan Art Mod
Idade : 23 Alerta : Data de inscrição : 03/02/2013
Frase pessoal : ELAZULLLLLLLLLLLLLLLLL
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Sex 21 Jun 2013 - 9:06 | |
| .Oi .Música predileta .Já ouviu Misery Business? .Porque este nick? .Porque acha que hoje é um moderador? ________________ - bio:
Oiiieeeee Sejam Bem-Viados Uhuuulll Eai boyzin belê elazul aki, um Viadão Versátilzão q AMA e ADORA Machos, se for musculoso e peludo entaum..... nossa eu apaixono (isso é bio de forum n é de app de namoro n viado safado rsrsrs ). Minha bio vai ser sóh safadeza pq eh isso q noix goxta? Tenho 22 aninhus, amo me exercitar, sou peludo e amo fazer o camarada ser submisso a mim, eu gosto é de mandar, eu q sou o CHEFÃO bebê, no meu ginasio vc me chama de mestre pokémon Falei q sou versátil, mas assim como meu elo no showdown, dificilmente fico embaixo , sóh se o garoto conseguir me domar Então vem Gay Gostoso Ain q Dlç ser Vinhadu Bjo Bj Bye
| |
| | | andergiehl Membro
Idade : 28 Alerta : Data de inscrição : 27/11/2010
Frase pessoal : Quem vem com tudo não cansa.
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Sex 21 Jun 2013 - 12:31 | |
| Solidão... QUE NADA!
Por onde eu ando levo ao meu lado a minha namorada. Cheirosa e bem tratada. Não sei se o nome dela é Eva ou Adão, é religiosa por formação. A minha culpa de estimação
Eu ando apaixonado por cachorros e bichas, duques e xerifes, porque eles sabem que amar é abanar o rabo, lamber e dar a pata | |
| | | Solo Hit-yplo Membro
Idade : 27 Alerta : Data de inscrição : 17/07/2011
Frase pessoal : próximo por favor
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Sex 21 Jun 2013 - 12:59 | |
| - Mr. Perry escreveu:
- 1. ROSEMARY
2. HEAVEN 3. RESTORES 4. YOU 5. IN 6. LIFE 7. Descreva Rosemary Baby 8. Descreva-se 9. C++ > Abismo > Java 10. Java < Abismo < C++ 11. DIE, DIE, DIE 12. Odeio PHP. Vamos odiá-la juntos <3 13. Só fiz isso pra terminar no número 13, agora vem as perguntas sérias (mas responda essas aqui também q):
1. Descreva-me 2. Descreva-se 3. Descreva-nos - Perguntar proibidas, só abra se você souber no que esta se metendo:
1,2,3,4,5,6: 7: - Olhe aqui:
VerseG|---------------------------------------| D|---------------------------------------| A|-------8-88------------555-------------| x10 E|------------666---555------------------|
Pre-Courus G|---------------------------------------| D|---------------------------------------| x3 A|-----------------55--------------------| E|-1--------66--5------------------------|
G|---------------------------------------| D|---------------------------------------| A|-----------------5555555---------------| E|-1--------66--5------------------------|
G|---------------------------------------| D|---------------------------------------| A|-----88----------55---88----------55---| E|---------66--55-----------66--55-------|
Courus G|---------------------------------------| D|---------------------------------------| A|--88888888-55555555--------------------| E|--------------------55555555-66666666--|
G|---------------------------------------| D|---------------------------------------| A|-----------------55--44----------------| E|-88888888--6666------------------------|
8- O que alar de mim mesmo que acabei de conhecer e acho chato para caramba. 9- Me prove ¬¬ 10- Idem a resposta anterior 11- Eu estou respondendo, então seu argumento é invalido. 12-Sempre :3 13- Parabéns
1- Cara legal que manja das manjarias, é um hacker do bem, ama Python, começa projetos e quase nunca acaba eles. 2- Chato irritante ama Java e sei lá mais o que. 3- B- \o/
- Elazul escreveu:
- .Oi
.Música predileta .Já ouviu Misery Business? .Porque este nick? .Porque acha que hoje é um moderador? 1- Oi, cade você no Route One? 2- Boa pergunta... Não tenho uma predileta, pois música sendo boa não precisa se discutir mais nada. 3- Resumindo: Hitmontop+Mukip=Hitmonkip (o "po" no fim é puro charme). 4- Porque Deus quer assim. Na verdade, é porque eu me esforcei para chegar onde estou. - andergiehl escreveu:
- Solidão... QUE NADA!
Por onde eu ando levo ao meu lado a minha namorada. Cheirosa e bem tratada. Não sei se o nome dela é Eva ou Adão, é religiosa por formação. A minha culpa de estimação
Eu ando apaixonado por cachorros e bichas, duques e xerifes, porque eles sabem que amar é abanar o rabo, lamber e dar a pata 1,2,3: Quantas vezes eu já falei sobre as drogas com você... ________________ 3DS FC:1693-1759-0216 | |
| | | Caio. Membro
Idade : 27 Alerta : Data de inscrição : 27/06/2010
Frase pessoal : A noir. E blanc. I rouge. U vert. O bleu.
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo Sex 21 Jun 2013 - 14:27 | |
| 1. O que acha de séquiso hard? 2. Preciso fazer dever de PHP, preguiça não deixa, o que fazer? 3. Como é ser transudo ousado e alegre? | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: #178 Hitmonkippo | |
| |
| | | | #178 Hitmonkippo | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|