===Índice===---Histórico de edits---
---O que é vantagem ofensiva/defensiva?---
---Calculando vantagem ofensiva---
---Vantagem ofensiva parte 2: ATK e SATK---
---Vantagem ofensiva parte 3: DEF/SDEF---
---Calculando vantagem defensiva---
---Vantagem defensiva parte 2: aumento de ATK---
---Vantagem defensiva parte 3: aumento de DEF/SDEF---
---FAQ---
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---Histórico de edits----Edit 1: adicionei esse histórico e coloquei como mexer com ATK e SATK na seção "Calculando vantagem ofensiva".
-Edit2: Erro em uma conta... Foi mal...
-Edit3: Expliquei como calcular com DEF/SDEF do oponente na seção "Calculando vantagem ofensiva".
-Edit4: errinho de português: "Nada de stats, EVs, habilidades ou efeitos. Isso vocês terão que pesquisar em outro lugar." se eu coloquei EVs, IVs e tal no guia.
-Edit5: Simplifiquei umas partes do guia e mudei o começo do guia pra ficar mais haver com o assunto.
-Edit 6: Completei a seção de vantagem defensiva. Tutorial completo! =D
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Você já chegou numa situação em escolher entre Thunderbolt e Quick attack do Pikachu? Ou Surf, ice beam e focus blast do blastoise? Se você não consegue escolher direito, eu te ensinarei teorias que vão aumentar suas opções de estratégia, e enfim escolher o melhor golpe. Vamos lá? Leia abaixo:
---O que é vantagem ofensiva/defensiva?---vantagem ofensiva é quando o seu golpe causa super-efetivo no pokémon oponente ou quando o seu golpe causa muito dano. E tem o oposto disso: a desvantagem ofensiva. É quando o seu golpe causa pouco-efetivo no oponente ou causa pouco dano.
Vantagem defensiva é quando o golpe do oponente causa pouco-efetivo no seu pokémon ou pouco dano. O oposto você deve saber: desvantagem defensiva é quando o golpe do oponente causa super-efetivo em você ou causa muito dano.
Vocês já devem saber disso, mas com esses nomes podemos calcular que pokémon vocês tem /vantagem/desvantagem.
Querem saber como calcula isso tudo no meu método? Vamos lá!
---Calculando vantagem ofensiva---Pra começar, vamos ver os golpes do seu pokémon.
Não vamos usar o SEU pokémon pra calcular aqui porque não é só você que está aprendendo aqui. Então vamos usar esse exemplo:
Charizard
-Flamethrower
-Air Slash
-Dragon pulse
-Protect
Como estamos calculando vantagem ofensiva, ou seja, de ataque, vamos ignorar o protect por enquanto.
Charizard
-Flamethrower
-Air Slash
-Dragon pulse
-Protect (ignorado...)
Agora vamos calcular os golpes do charizard que causam super-efetivo e pouco efetivo.
Coloque para cada golpe, quais tipos o golpe causa super-efetivo e quais tipos o golpe causa pouco-efetivo. Assim:
---Flamethrower---
Super-efetivo: Grass, Bug, Ice, Steel.
Pouco-efetivo: Fire, Dragon, Rock, Water.
Flamethrower tem 4 vantagens. Muito bom!
Porém, não sabemos o poder do ataque multplicado. "O que é poder de ataque... What?"
Calma, o poder de ataque multiplicado é o poder de ataque multiplicado pelas vantagens/desvantagens. Isso será útil para podermos saber mais ou menos quanto de dano o golpe vai causar.
Para saber o "poder de ataque multiplicado", use essa simples fórmula/conta:
Poder de ataque x vantagem/desvatantagem x STAB (Se tiver STAB né?)
Pra quem não sabe, STAB significa Same Type Attack Bonus. Traduzindo, "bonus de ataque do mesmo tipo".
Quando o tipo do golpe é igual ao tipo do pokémon, ele causa 50% mais dano. +50% também pode ser 1,5x.
Também, um charizard usando flamethrower é melhor que uma clefairy usando o mesmo golpe (Oh my god! Clefairy soltando Flamethrower!)
Continuando, se o flamethrower do charizard, que tem 95 de poder de ataque, atacar um pokémon tipo grama, causará 2x mais dano, mais STAB, mais 1,5x de dano! Então...
95 x 2 = 190 x 1,5 = 285
Então o poder multiplicado é 285.
Ah, não precisa de fazer o mesmo cálculo para steel, ice ou bug. Porque o resultado é o mesmo, já que todos são "poder de ataque x 2 mais STAB".
Para pouco-efetivo vamos dividir, já que pouco-efetivo divide por 2.
95 dividido por 2 = 47,5 x 1,5 = 70,5
Não arredonde! Temos que saber sobre o número decimal (número decimal = número com vírgula) para as nossas contas ficarem melhores, mais corretos.
Agora vamos pôr os resultados no nosso flamethrower:
---Flamethrower---
Super-efetivo(285): Grass, Bug, Ice, Steel.
Pouco-efetivo(70,5): Fire, Dragon, Rock, Water.
Não precisa calcular o "Poder de ataque multiplicado". Mas eu garanto que o esforço vai dar um resultado muito melhor.
Agora vamos fazer o mesmo com os outros 2 golpes. (ah, é sério?)
---Air Slash---
Super-efetivo(225): Bug, Grass, Fighting.
Pouco-efetivo(56,25): Rock, Steel, Electric.
---Dragon pulse---
Super-efetivo(180): Dragon.
Pouco-efetivo(45): Steel.
Bom, agora que temos todas as vantagens e desvantagens, vamos ver quais golpes são os melhores para cada tipo de pokémon.
Pra fazer isso, vamos colocar 2 categorias: Super-efetivo e não-super.
Não-super pode ser tanto dano normal, pouco-efetivo ou sem efeito. Então é tudo que não é super-efetivo, óbviamente.
Primeiro colocamos todos os super-efetivos que coloquei acima abaixo:
---Super-efetivos---
Grass
Bug
Ice
Steel
Fighting
Dragon
E os não-supers:
---Não-supers---
Fire
Poison
Flying
Normal
Psychic
Rock
Ghost
Dark
Water
Electric
Ground
Já está tudo pronto. Errado!
Ainda não sabemos que golpes usarem para cada tipo de pokémon.
Vamos ver o tipo grass por exemplo. Sabemos que flamethrower e air slash são os melhores contra grass. Mas qual deles é o melhor?
Aí usamos o "Poder de ataque multiplicado", lembra?
Poder de ataque x vantagem/devantagem x STAB (Se tiver)
Então fazemos essa conta para Flamethrower e air slash para saber qual é melhor:
Flamethrower: 95 x 2 x 1,5 = 285
Air slash: 75 x 2 x 1,5 = 225
Já que flamethrower é maior, Flamethrower causa mais dano em grass!
Espera, Air slash causa flinch! É melhor que o Burn do Flamethrower!
Então coloque os dois do lado do grass e coloque o poder multiplicado deles. Assim a pessoa vai saber qual é melhor ou não é.
Grass (Flamethrower(285), Air Slash(225))
Eu vou fazer isso com todos os tipos de pokémon! Você não acredita em mim?
---Super-efetivos---
Grass (Flamethrower(285), Air Slash(225), Dragon pulse(90))
Bug (Flamethrower(285), Air Slash(225), Dragon pulse(90))
Ice (Flamethrower(285), Air Slash(122,5), Dragon pulse(90))
Steel (Flamethrower(285), Air Slash(56,25), Dragon pulse(45))
Fighting (Air Slash(225), Flamethrower(142,5), Dragon pulse(90))
Dragon (Dragon pulse(180), Air Slash(112,5), Flamethrower(71,25))
Uff... Ainda tem os Não-supers...
---Não-supers---
Fire (Air Slash(112,5), Dragon Pulse(90), Flamethrower(71,25))
Poison (Flamethrower(142,5), Air Slash(122,5), Dragon Pulse(90))
Flying (Flamethrower(142,5), Air Slash(122,5), Dragon Pulse(90))
Normal (Flamethrower(142,5), Air Slash(122,5), Dragon Pulse(90))
Psychic (Flamethrower(142,5), Air Slash(122,5), Dragon Pulse(90))
Rock (Dragon pulse(90), Flamethrower(71,25), Air Slash(56,25))
Ghost (Flamethrower(142,5), Air Slash(122,5), Dragon Pulse(90))
Dark (Flamethrower(142,5), Air Slash(122,5), Dragon Pulse(90))
Water (Air Slash(122,5), Dragon Pulse(90), Flamethrower(71,25))
Electric (Flamethrower(142,5), Dragon pulse(90), Air Slash(56,25))
Ground (Flamethrower(142,5), Air Slash(122,5), Dragon Pulse(90))
Uff... Acabei.
O golpe mais á esquerda é o golpe que irá causar mais dano. Já o da direita irá causar o menor dano.
"O queeee?! Vou ter que memorizar tudo isso?!"
Não precisa memorizar tudo isso... É só memorizar o golpe mais forte/efetivo, que é bem mais fácil.
---Vantagem ofensiva parte 2: ATK e SATK---Você deve estar se perguntando: "E o stat de ATK e Sp. ATK? Eles não são calculados? E se meu pokémon usar os dois stats?"
Antes de começar, o nosso charizard aqui só tem ataques especiais. Então não precisa calcular os stats de ATK e SATK para fazer tudo certinho.
Vamos usar um Magmar para darmos o exemplo dessa parte do tutorial:
Magmar
-Flamethrower
-Thunderpunch
-Confuse Ray
-Smokecreen
Moveset ruim, não? Na verdade, só coloquei confuse ray e smokecreen para só calcularmos o flamethrower e thunderpunch. Assim simplifica as coisas.
Magmar
-Flamethrower
-Thunderpunch
-Confuse Ray (ignorado)
-Smokecreen (ignorado)
Antes, os ataques do charizard eram especiais, e só calculava o SATK. Já que o SATK das contas é tudo igual, não precisa colocar SATK para comparar os golpes.
Você percebeu que Flamethrower é especial e Thunderpunch é físico? Pois quando tem tanto físico como especial, usamos tanto ATK como SATK. Como provávelmente o ATK e SATK são diferentes, os golpes flamethrower e thunderpunch são diferentes também!
Agora é hora do cálculo!
A fórmula do "Poder de ataque multplicado" muda de acordo com que expliquei no textão acima..
A fórmula fica assim:
Poder de ataque x vantagem/desvantagem x STAB x stat de ATK/SATK
Okay... vamos fazer a conta com flamethrower e thunderpunch para compará-los, sendo que os dois golpes causaram dano normal e o nosso magmar tem 195 de ATK e 205 de SATK. O flamethrower é especial, então colocamos o stats de especial na conta dele (ou seja, 205). Thunderpunch fica com o ATK (195).
Flamethrower(Especial): 95 x 1 x 1,5 x 205 = 29110
Thunderpunch(Físico): 75 x 1 x 195 = 14625
Vix... Números gigantes! Não se assuste. É normal. (Ah, é mesmo?)
Como o flamethrower tem mais poder de ataque multiplicado que Thunderpunch, Flamethrower causa mais dano, se os dois derem dano normal.
Como os números são grandes, é bem melhor usar uma calculadora. (Grande idéia)
---Vantagem ofensiva parte 3: DEF/SDEF---"Cara, e se o oponente for uma blissey? Ela tem imenso SDEF mas tem pouquíssima DEF! Como faz pra calcular DEF/SDEF?"
O quê? Ainda tem isso? Bom... Irei explicar agora.
Não sabemos a DEF/SDEF EXATA do pokémon oponente, mas podemos usar a DEF/SDEF que provávelmente o oponente irá ter.
A blissey pode ter EVs em DEF, então ela pode ter no máximo 130 de DEF, isso no level 100. (Não sabe o que é EVs? Procure no google ou no fórum mesmo)
Comparado com a DEF sem EVs/IVs, que é 25, 130 é bem maior. Então tenha em mente que EVs podem mudar totalmente o cálculo.
A SDEF da blissey provávelmente deve ser 306 (com 31 IVs, 0 EVs, nature neutro e level 100). Agora vamos calcular com o mesmo exemplo do magmar.
A nossa fórmula muda denovo. Olhe:
Poder de ataque x vantagem/desvantagem x STAB x seu ATK/SATK / DEF do oponente
Acima "/" é divisão, pra quem não sabe.
Como a única coisa que muda é dividir com a DEF do oponente, usaremos o resultado das contas anteriores para usarmos na nossa nova fórmula:
Flamethrower é 29110
Thunderpunch é 14625
"Agora com certeza precisamos da calculadora..."
Vamos divdir o flamethrower por 305 (SDEF da blissey) e o thunderpunch por 130 (DEF da blissey):
Flamethrower: 29110 / 305 = 95,4426... (Deu uma dízima(número decimal infinito))
Thunderpunch: 14625 / 130 = 112,5
Como o Thunderpunch deu um resultado maior, Thunderpunch é melhor que flamethrower contra essa blissey!
Aqui acaba o tutorial de como calcular vantagem/devantagem ofensiva. E defensiva? Leia abaixo!
---Calculando vantagem defensiva---Você sabe o que é um OHKO? Não? OHKO significa "One Hit Knock-Out". Traduzido fica "Nocaute de 1 acerto". Ou seja, quando seu pokémon recebe um OHKO, ele perdeu a batalha em 1 golpe! Isso não é ruim?
Não se preocupe! Eu irei ensinar como calcular a vantagem defensiva do seu pokémon.
Para começar, você não pode usar um pokémon com pouca DEF e muita Speed e ATK/SATK para esse truque. Então é só para pokémons resistentes.
Vamos lá. O nosso exeplo será o blastoise. Como só iremos calcular a parte defensiva dele, só vamos colocar o HP, a DEF e SDEF dele.
Blastoise
HP: 362
DEF: 236
SDEF: 246
No cálculo defensivo terá que calcular oponente por oponente. Ainda não tenho uma maneira mais geral para calcular isso.
Por exemplo, se quero calcular a vantagem defensiva para qualquer pokémon oponente, tenho que calcular essa coisa para mais de 400 pokémons, um por um. Triste, não?
Mas tem um jeito de usar isso: Você pode calcular apenas para pokémons perigosos, que provávelmente serão oponentes formidáveis pro blastoise.
Que tal o Venusaur, o inicial grama de Kanto? Ficaria perfeito para lutar contra o blastoise. Coloque o ATK e SATK máximo do venusaur e os ataques mais poderosos dele:
Venusaur
ATK: 263
SATK: 299
-Leaf Storm
-Sludge Bomb
-Energy Ball
-Solarbeam
Nesse caso, você pode colocar mais de 4 golpes na lista. "What é sério?"
Isso porque você só está comparando os golpes ofensivos um por um. Não está realmente numa batalha pokémon.
Por isso que coloquei um moveset com 3 golpes de grama: daí posso saber quanto de dano esses 3 golpes causam no blastoise, caso o venusaur tiver qualquer um desses golpes.
Agora que temos o que precisamos, vamos calcular! Para isso, usamos o cálculo normal de dano. (Tirei a fórmula do serebii.net)
((((2 * Level / 5 + 2) * AttackStat * AttackPower / DefenseStat) / 50) + 2) * STAB * Weakness/Resistance * RandomNumber / 100
Perceba que tem um "Random Number". Isso aqui é um número de 85 a 100. Vamos colocar 100 aqui para o venusaur ter potência máxima para garantir que o blastoise resista os ataques. Afinal, quanto maior a dificuldade, maior o prêmio!
O level do venusaur é 100, só pra quem não sabe.
Como o cálculo é complicado, eu usarei uma calculadora de dano da internet, que é bem mais fácil.
Se quiser, e se o site estiver ativo, use esse link pra ir no site que fui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Vamos calcular! Coloque o golpe do venusaur e o quanto dano ele deu no nosso blastoise:
Leaf Storm: 432
Bastante não? Vamos comparar com o HP do blastoise
Leaf Storm: 432
HP do blastoise: 362
Quando o dano do oponente é maior que o seu HP, você perdeu! Isso significa um OHKO...
Não perca as esperanças! Ainda temos os outros 3 golpes para comparar. Vamos lá!
Solarbeam(Com sunny day): 372
Energy Ball: 248
Sludge bomb: 139
HP do blastoise: 362
Agora que temos todos os danos, vamos ver se o golpe é OHKO, 2-Hit KO ou qualquer número-Hit KO.
Para saber quantos ataques precisa para o venusaur derrotar o nosso blastoise, divida o HP do blastoise com o dano do ataque do venusaur e arredonde pra cima.
Exemplo: 362 (HP) dividido por 248 (Energy ball) = 1,4596... (Usei calculadora)
Vamos arredondar pra cima, então fica 2! 2 Hit -KO pro venusaur derrotar blastoise com energy ball!
Vamos pôr tudo isso abaixo:
Leaf Storm: 432 (OHKO)
Solarbeam(Com sunny day): 372 (OHKO)
Energy Ball: 248 (2-Hit KO)
Sludge bomb: 139 (3-Hit KO)
É claro que isso se não houver Critical-hits ou stat buffs (Aumentar stats como Swords dance). Daí já é outra história...
---Vantagem defensiva parte 2: aumento de ATK---Já pensou se o oponente usar um swords dance? complicado demais? Tenho um jeito de calcular isso tudo. Dano por turno!
Turno 1: Swords dance
Turno 2: Double-edge (Dano)
Turno 3: Double-edge (Dano, KO)
Podemos usar isso tanto para defesa quanto ataque. Mas por enquanto vamos usar isso para defesa.
Vamos ver como o venusaur derrota o blastoise se ele usar swords dance e depois vários earthquakes.
Para isso vamos pôr um swords dance na nossa lista:
turno 1: Swords dance
Agora vamos pôr o dano se o earthquake acertar o blastoise. Mas como o swords dance deixou o ATK 2x mais forte, vamos pôr isso também no dano!
turno 1: Swords dance
turno 2: Earthquake (189 de dano)
Isso não é o sulficiente para derrotar o blastoise! Eba!
Mas e se o venusaur usar 2 swords dance? 3x mais ATK é o sulficiente para derrotar o blastoise? vamos ver!
turno 1: Swords dance
turno 2: Swords dance
turno 3: Earthquake (282 de dano)
Ainda não? Eba! Mas o primeiro exemplo é pior ou melhor que o segundo? Hmm... O segundo é melhor? Errado!
O número de turnos tem que ser igual para compararmos o resultado. Então não podemos comparar porque o segundo exemplo demorou mais turnos que o primeiro.
Que tal colocar um earthquake no primeiro exemplo para compararmos?
turno 1: Swords dance
turno 2: Earthquake (189 de dano)
turno 3: Earthquake (mais 189 de dano, 378 total)
Se o HP do blastoise é 362... KO!
Porém, é melhor o venusaur ganhar do blastoise com 4 estágios de ATK do que 2, porque aí o próximo oponente vai receber mais dano. Mas o venusaur vai receber mais ataques do blastoise... Aí é uma troca de HP por ATK.
---Vantagem defensiva parte 3: aumento de DEF/SDEF---Mudando de assunto, podemos fazer o mesmo com o seu pokémon aumentando a DEF/SDEF. Mas aí inclui o seu pokémon na lista. Assim:
Turno 1:
Venusaur: Swords dance
Muk: Acid Armor
Turno 2:
Venusaur: Earthquake
Muk: Acid armor
Aí fica mais complicado porque tem que calcular o ATK do oponente com a sua DEF com todos os aumentos de stat... Vix...
Vamos lá! Dessa vez vamos usar o Muk para calcularmos o nosso dano.
Muk
HP: 320
DEF: 249
E agora temos o golpe Acid Armor, que aumenta a DEF por 2 estágios.
Vamos tentar usar o acid armor 2 vezes e então ver quanto HP o Muk resta para ele perder. Já o Venusaur irá usar earthquake toda hora. Ta na hora da lista!
Turno 1:
Venusaur: Earthquake (180 de dano)
Muk: Acid Armor (+2 DEF)
Turno 2:
Venusaur: Earthquake (92 de dano, 272 total)
Muk: Acid armor (+2 DEF, 4 DEF total)
Vamos pôr o terceiro turno para saber se o Muk tem tempo para atacar ou se curar com Rest:
Turno 3:
Venusaur: Earthquake (62 de dano, 334 total, KO!)
Oh, o Muk perdeu! Mas se ele tivesse mais HP, ele conseguiria usar rest e virar um monstrengo super-resistente!
É assim que os jogadores mais avançados calculam o dano dos ataques e vão analisando a situação. Se quiser virar um "Super Nerd" pokémon também, use isso! Vai ser útil.
---FAQ---Qualquer outra pergunta vêm pra cá.
Ainda não tenho nenhuma pergunta/resposta, mas você pode perguntar á vontade.
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Aqui acaba o tutorial. Espero ter ensinado direitinho. =)