Esse guia ensina para os novatos o que os efeitos climáticos alteram nas batalhas:
---- MOVES:
---Sunny day:
O movimento sunny day faz com que os raios UV (solares) sejam intensificados e que o dia fique bem ensolarado (por 5 turnos), se algum efeito climático estivesse ativo antes de um pokemon usar o sunny day, esse efeito antigo será anulado e permanecerá o sunny day. Outros efeitos que o Sunny day interfere:
*Golpes tipo fogo tem o poder aumentado em 50%
*Golpes tipo água tem o poder diminuído em 50%
*O Move Solarbeam não precisa esperar 1 turno para atacar
*O move Thunder tem sua precisão diminuida de 70% para 50%
*A quantidade de HP recuperado pelos golpes Synthesis, Morning Sun e Moonlight sobem de 1/2 para 2/3 do hp máximo do usuário
*Castform muda de forma para a forma Sunny (tipo fogo)
*Pokemons com a habilidade Chlorophyll tem a velocidade dobrada
*o move Weather ball tem seu base power modificado para tipo fogo
*as chances de um pokemon pegar o stat burn aumenta
---Rain dance:
O movimento Rain dance faz com que nuvens carregadas fechem os céus e que comece a cair uma chuva forte (por 5 turnos).se algum efeito climático estivesse ativo antes de um pokemon usar o rain dance, esse efeito antigo será anulado e permanecerá o rain dance.
Outros efeitos que o Rain dance interfere:
*Golpes tipo água tem o poder aumentado em 50%
*Golpes tipo fogo tem o poder diminuído em 50%
*O Move Solarbeam perde metade de seu poder (além de ter q carregar)
*O move Thunder tem sua precisão aumentada de 70% para 100%
*A quantidade de HP recuperado pelos golpes Synthesis, Morning Sun e Moonlight diminuem de 1/2 para 1/4 do hp máximo do usuário
*Castform muda de forma para a forma Rain (tipo água)
*Pokemons com a habilidade Swift Swin tem a velocidade dobrada
*o move Weather ball tem seu base power modificado para tipo água
*pokemons com a habilidade Rain Dish recuperam seu hp em 1/16 a cada turno
---Hail:
O movimento Hail faz com que carregue nuvens como rain dance porém abaixa a temperatura da chuva, transformando-a em granizos(por 5 turnos).se algum efeito climático estivesse ativo antes de um pokemon usar o hail, esse efeito antigo será anulado e permanecerá o hail. esse efeito climático foi o único adcionado na 3ª geração
Outros efeitos que o Hail interfere:
*irá fazer um dano específico em qualquer pokemon que não seja do tipo gelo, a cada turno
*O Move Solarbeam perde metade de seu poder (além de ter q carregar)
*A quantidade de HP recuperado pelos golpes Synthesis, Morning Sun e Moonlight diminuem de 1/2 para 1/4 do hp máximo do usuário
*Castform muda de forma para a forma Snowy (tipo gelo)
*o move Weather ball tem seu base power modificado para tipo gelo
---SandStorm:
o move sandstorm faz com que comece uma tempestade de areia(por 5 turnos), o move cabia mais a ser tipo ground, porém é tipo rock.se algum efeito climático estivesse ativo antes de um pokemon usar o sandstorm, esse efeito antigo será anulado e permanecerá o sandstorm.
Outros efeitos que o Sandstorm interfere:
*irá fazer um dano de 1/8 em qualquer pokemon que não seja do tipo terra, pedra ou metal a cada turno(pokemons que usarem dig ou dive ficarão invulneráveis enquanto estão escondidos, e pokemons com a habilidade Sand veil podem se invulnerabilizar a cada turno com 25% de chances)
*A quantidade de HP recuperado pelos golpes Morning Sun e Moonlight diminuem de 1/2 para 1/4 do hp máximo do usuário
*se castform estiver em alguma forma alterada, mudará para a forma normal
*o move Weather ball tem seu base power modificado para tipo pedra
---- HABILIDADES:
--Drought (estiagem, seca) :
Inicia automáticamente o efeito Sunny day assim que o poke com essa habilidade entrar em campo, e ela permanece mesmo se ele sair de campo
-pokemons com essa habilidade:
*Groudon
--Drizzle (chuvisco, garoa) :
Inicia automáticamente o efeito Rain dance assim que o poke com essa habilidade entrar em campo, e ela permanece mesmo se ele sair de campo
-pokemons com essa habilidade:
*Kyogre
--Sand Stream (fluxo de areia, esqueci o outro significado) :
Inicia automáticamente o efeito SandStorm assim que o poke com essa habilidade entrar em campo, e ela permanece mesmo se ele sair de campo
-pokemons com essa habilidade:
*Tyranitar
--Air lock (Bloqueio de ar) :
Essa habilidade faz com que se o usuário estiver em campo, todos os efeitos climáticos ativos são desativados enquanto esse poke estiver em campo. e enquanto o poke com essa habilidade estiver em campo, NENHUM atk que causa efeito climático funcionará!
-pokemons com essa habilidade:
*Rayquaza
-------OBS:
Apenas os pokemons, ataques, habilidades e informações DOS JOGOS DA 3ª GERAÇÃO FORAM CITADOS. NÃO VENHAM RECLAMAR FALANDO QUE ESTA FALTANDO POKEMONS, MOVES, HABILIDADES, IMAGENS E INFORMAÇÕES DA 4ª E DA 5ª GERAÇÃO NÃO POIS ESSA PARTE DO FÓRUM ESTÁ FOCADA APENAS NOS JOGOS DA 3ª GERAÇÃO. e eu não consegui tirar screenshots das habilidades
obrigado se vc leu até aqui... me desculpe se ja existia um tópico ou algo do tipo falando sobre isso e eu sem querer clonei... se tiver algo errado/faltando/a mais acima favor comentar.
FONTES:
http://bulbapedia.bulbagarden.net/
http://pokemonmythology.110mb.com/informacoes/lista_habilidadesdex.html.htm