Boa noite. (: Bem, me pediram várias vezes para criar a análise do Garchomp, e acreditem, eu tentei fazer sim. Infelizmente, o Google Chrome é uma porcaria, e travou nas duas vezes que eu tentei fazer este tópico. Se travar mais uma vez, eu irei desistir de vez deste Pokémon, e vocês provavelmente nunca irão ler isso aqui. Mwaaggagaadfasofsidfgopdfbpdfonpojeas4fsd4g54Esse carinha é provavelmente o único Shiny que você já teve em sua vida. Triste, não? O mais triste é que as suas evoluções são quase idênticas aos seus respectivos Shinies, é como se não valesse de nada.
Mas enfim, o Garchomp foi mais um daqueles Pokémons "in steroids" da IV geração. Aqueles Pokémons bizarramente fortes e com características que fugiam totalmente da ideia inicial de Pokémon, que era criar Pokémons baseados em animais selvagens, exóticos e com características maneiras e blá blá blá. Bem, criaram uma mistura de Tubarão com Jato, e saiu essa coisa fofa.
Garchomp é sem dúvidas, um dos melhores Pokémons já criados. Por mais que seja baseado em um jato, ele tem um design incrivelmente fantástico, tirando que tubarões são os melhores. Ele se assemelha muito a um Sharpedo graças as suas cores e a estrelinha na testa, além de ambos serem os magníficos tubarões que tanto amamos. Tubarões são os melhores.
Falando competitivamente, ele sempre foi ótimo. Na geração em que foi lançado, ele foi expulso do OU e foi promovido para ficar entre os Ubers, na classe alta dentre os Pokémons. Ele foi um dos únicos Pokémons que conseguiram essa proeza, chegando a ser comparado a um lendário! Ele e Salamence mostraram que dragões são incrivelmente apelões, e irão fazer você ser OBRIGADO a usar pelo menos um tipo Ice em seu time.
Eu, particularmente, agradeço a Deus por Pokémon ser apenas um jogo. Imagina esse bicho insano na vida real? Ele é um tubarão, então você sai da água pra se proteger, e ele vem correndo. Tu pega um avião, e de acordo com a sua descrição na Pokédex, ele sai voando para te pegar. Esse bicho é o capeta.
Garchomp
Dragon/Ground
HP - 108
Atk - 130
Def - 95
Sp. Atk - 80
Sp. Def - 85
Speed - 102
Total: 600
Sand Veil: Quando o usuário se encontra numa tempestade de areia, a sua esquiva aumenta em 25%. Uma boa habilidade.
Rough Skin: O oponente perde 1/16 de seu HP quando este tenha usado algum ataque que tenha contato físico. Legalzinha também.
Garchomp
Dragon/Ground
HP - 108
Atk - 170
Def - 115
Sp. Atk - 120
Sp. Def - 95
Speed - 92
Total: 700
Sand Force: Aumenta o dano de ataques do tipo Ground, Steel e Rock em 33% quando este Pokémon se encontra em uma tempestade de areia.
- Citação :
Olha só, Rush. Ele perdeu a Speed. Isso é ruim, né?
Eu sinceramente achei que foi uma enorme cagada isso. Perder a Speed pra aumentar o Sp. Atk? Desnecessário. Se aumentassem 40 de Speed, ai estaríamos lidando com um destruidor de mundos.
Sim, como podem ter percebido, o Mega Garchomp continua com seu tipo, Dragon/Ground, e ainda perdeu Speed. Isso significa que Pokémons de gelo podem ultrapassá-lo na velocidade. Felizmente, ele está mais resistente, e aguenta um Ice Punch de Weavile. Porém, Ice Beam o destrói ainda, tadinho.
Uma coisa que você deve botar em sua cabeça, é que você NUNCA deve subestimar um Garchomp. A sua Mega Evolução é uma DESTRUIDORA de Walls, e a sua forma normal, é um torpedo que pode literalmente destruir o seu time com facilidade. Parece que ele teve sua Mega apenas para ser um Counter para Aegislash.
You're gonna need a bigger boat.
Nature: Hasty
EVs: 192 HP/152 Atk/164 Speed
Item: Garchompite
- Substitute
- Dragon Claw/Outrage
- Earthquake
- Fire Blast/Poison Jab
Ignorando o quote clássico do filme "Tubarão", você pode pensar que é uma estratégia ruim usar Substitute com a velocidade reduzida do Mega Garchomp. Antes de tudo, bote em sua cabeça que no turno em que ele Mega Evolui, a sua speed é a mesma de um Garchomp normal.
Com 192 de HP, ele consegue usar 5 Substitutes e acabar com 1 de HP. É aquele número mágico. Pelo que eu testei, as únicas coisas que conseguiram quebrar o Substitute do Mega Garchomp, foram Moon Blast e Ice Beam. Porém, não se esqueça que ele não terá como recuperar o seu HP, a não ser por suporte de outros Pokémons.
Dragon Claw destrói tudo o que não é Fairy ou Steel. Outrage é uma opção bem mais forte, mas você não irá conseguir controlar o seu Garchomp, permitindo que o oponente troque para algum Fairy.
Earthquake aniquila qualquer um. É sempre um ótimo golpe.
Fire Blast é uma opção boa pra derrotar Skarmory, Aegislash, Brozong, dentre outros. Já Poison Jab, destrói qualquer tipo Fairy que possa apresentar algum perigo.
Wall-Breaker
Nature: Naive
EVs: 16 Atk/252 Sp. Atk/240 Speed
Item: Garchompite
- Draco Meteor
- Swords Dance
- Earthquake
- Fire Blast
Esse é um set capcioso. Draco Meteor consegue derrubar até Skarmory. Tá, nem tanto assim, por isso o Fire Blast está ai. Porém, DM diminui o Sp. Atk de nosso Garchomp em dois estágios.
Swords Dance vai turbinar o seu dragão pra destruir qualquer muralha em seu caminho. Earthquake fala por si.
Lead Shark
Nature: Jolly
EVs: 4 HP/252 Atk/252 Speed
Item: Yanche/Roseli Berry. / Focus Sash / Life Orb
- Stealth Rock
- Outrage/Dragon Claw
- Earthquake
- Fire Blast
Você começa usando Stealth Rock. Isso irá causar um grande impacto no time inimigo, obrigando-os a usar um Rapid Spinner ou um Defoger no campo. Provavelmente será um Yanmega que perderá 50% do HP, ou um Skarmory que perderá 12.5% e sucumbirá à um Fire Blast. O ataque flamejante cuidará de Forrestress.
Outrage é recomendado por mim mesmo, mas você será um trator sem freio que poderá colidir de frente com um Fairy, obrigando o seu Swich, já que isso causará confusão em seu Garchomp. Dragon Claw é eficaz, mas menos potente.
Earthquake vai eliminar tudo que não voa.
Beat on Repeat
Nature: Jolly/Naive
EVs: 4 HP/252 Atk/252 Speed
Item: Choice Band
- Poison Jab
- Outrage
- Earthquake
- Dragon Claw/Fire Fang/Fire Blast
Não entenderam o título? Banda Jet, Repeat por causa do Choice Band? Garchomp é um Jato e irá repetir os golpes? Não? Ninguém? Ok.
O Garchomp tem uma grande e usável Speed, isso é um fato. Seu ataque é excelente, e irá ficar ainda mais destruidor com Choice Band. Você ficará preso em um ataque só, porém cada ataque poderá eliminar um membro da equipe de seu oponente.
Poison Jab elimina fadas. Outrage destrói tudo, menos Fairies e Steel. Earthquake faz papel de Earthquake e Dragon Claw é pra você, que tem receio de ficar confused.
Fire Fang é aproveitado ao máximo com o Choice Band, porém não chega a ser muito eficaz em Pokémons como Skarmory, que tem uma defesa absurda. Fire Blast dá conta deles, mas não é grande coisa.
Counters: O grande problema é o Gelo. Levar x4 de Ice é meio que a fraqueza de todos os dragões, isso pode fazer com que Ice Shard de Mamoswine seja mortal. Icicle Spear de Cloyster pode acabar com a alegria de seu Garchomp, já que ele tem uma defesa monstruosa. Por incrível que parece, Fairies não são um grande problema. Poison Jab acaba facilmente com elas.
Shuckle também pode ser um bicho que causará problemas. Infestation é um ataque do capeta, misturado com Toxic então... Por isso o Substitute é recomendável.
Supporters: Mega Garchomp vira uma máquina de matar se for auxiliado por alguns Pokémons. Scolipede é uma ENORME ajuda já que possui Speed Boost + Baton Pass, além de ter acesso a ataques como Swords Dance.
Talonflame + Tailwind também irá transformar o mega Garchomp em um verdadeiro assassino.
Conclusão: Eu sinceramente não gostei do design do Mega Garchomp. Essas mãos-foice ficaram exageradas, e sei lá, tudo desnecessário. Garchomp é um ótimo Pokémon, e provavelmente terá vaga em seu time sem ao menos precisar mega evoluir.
Por mim, ele sempre vai ser um dos melhores Pokémons já criados. Ele consegue botar medo até em pokémons do tipo Ice e Fairy.
Esse bicho é boss.