Quanto tempo. c:Não sei se estão todos assim, mas nossa, com o final de ano chegando eu fico MUITO preguiçoso. Só quero saber de descansar, nisso eu acabo relaxando bastante em tudo. A boa noticia é que nesse tempo eu consegui testar os seguintes Pokémons: Alakazam, Gengar, Machamp, Sableye, Scolipede, Galvantula entre outros não tão importantes.Eu tenho que fazer primeiro sobre esse bicho, que porra, parece um Mewtwo Jr. No competitivo. Ele que sempre foi OP, sempre foi uma ótima opção, mas era chato pra conseguir, já que precisava de dois jogadores para evoluí-lo. Uma salva de palmas para... Alakazam, o majestoso! Abra é um dos 151 originais, os primeiros de mais de 700 Pokémons. Como a maioria deles, ele tinha um design único que rapidamente marcou a minha infância com sua imagem. Uma raposa? Um gatinho? Nunca soube o que ele era, mas para mim ele era muito top, só por ficar dormindo o tempo todo com um campo de força ao seu redor, para protegê-lo, e ainda se teleportar se sentisse ameaçado!
Sua evolução, Kadrabra, era um bicho que eu tinha medo. Era uma criança que havia se transformado em um Pokémon, de acordo com a Pokédex, além de ter fetiche por colheres.
Mas nossa, o Alakazam era o bicho mais OP da minha infância. Ele era praticamente um lendário em minha cabeça, pela sua raridade e força. No competitivo, não era diferente em questão de força, mas ele era um Pokémon bem comum.
Em GSC, ele só temia a três Pokémons: Chansey, Snorlax e Tyranitar. Ele conseguia derrubar todo o resto. Umbreon era um pé no saco, mas ele podia vencer da eevoluiton sem nenhum switch.
Em R/S, ele era ainda mais eficaz com a chegada de novos pokémons e golpes. Encore era uma opção mais viável, além dos Punches elementais serem especiais.
D/P/P/HG/SS foi uma geração difícil para o Pokémon psíquico. Agora, Tyranitar era mais forte do que nunca com STABS físicos, além da chegada de Pokémons como Bronzong. Ele ainda era um bom Pokémon, mas não ótimo, como era antigamente.
Por ser um dos três Pokémons de elite de Kanto - Junto ao Gengar e Machamp (Desculpe Golem, mas você é uma vergonha)-, ele foi abençoado na V Geração, com uma das melhores habilidades in-game. Magic guard. Fazendo ele só receber ataques que causem dano direto. Nossa, sem SR, sem Burn, sem Toxic, sem Spikes, sem Hail... Uma ótima habilidade.
Porém, a sua utilidade aumentou ainda mais com a chegada da VI geração! Ele ainda ganhou uma Mega Evolução. Chegando a ser o Pokémon não lendário com o Sp. Atk MAIS ALTO, e com uma Speed empatada com a de Deoxys, chega um Pokémon que provavelmente será um dos novos Ubers da geração. Mega Alakazam!
Alakazam
Psychic
HP - 55
Atk - 50
Def - 45
Sp. Atk - 135
Sp. Def - 95
Speed - 120
Total: 500
Synchronize: Quando o Pokémon fica Burned, Poisoned ou Paralyzed, o oponente também fica. Porém pokémons com habilidades ou tipos que o deixem imunes ao status não são infligidos por essa habilidade. Também há 50% de chances de um Pokémon selvagem aparecer com a mesma nature ao usuário, caso ele seja o Pokémon líder do time. Ótima maneira em capturar lendários.
Inner Focus: O pokémon não pode receber "Flinch". Só é bom para Para-Kiss.
Magic Guard: Impede que o usuário receba golpes indiretos. Ótima habilidade já que ele não receberá dano em SR, Spikes, e etc.
Mega Alakazam
Psychic
HP - 55
Atk - 50
Def - 65
Sp. Atk - 175
Sp. Def - 95
Speed - 150
Total: 590
Trace: O Pokémon copia a habilidade do oponente.
- Citação :
- Mas Magic Guard não é melhor do que Trace, Rush?
Bem, isso é por gosto mesmo. Por mais que seja bom não receber danos indiretos, é sempre divertido copiar um Speed Boost, Wonder Guard, Levitate, Shadow Tag e outras habilidades.
Como podem ter percebido, o Sp.Atk do mega Alakazam é MUITO alto. 175 de Sp. Atk não é para muitos, ainda mais com uma Speed de 150. O Alakazam é praticamente um Deoxys-A agora, só que com a vantagem de ter uma boa Sp. Def.
Psycho Killer
Ability: Magic Guard (Trace)
Nature: Timid/Modest
EVs: 4 HP/252 Sp. Atk/252 Speed
Item: Alakazite
Psyshock
Focus Blast
Dazzling Gleam/Calm Mind
Shadow Ball
Não tem segredo. Se você escolher Timid, você ultrapassará a velocidade de QUALQUER Pokémon no jogo - A não ser que o oponente esteja com um Ninjask. - Modest, no entanto, fará você ficar com um Sp. Atk absurdo.
Psyshock é um ótimo ataque. Baseado em Sp. Atk e na Def do oponente, pode derrubar Chansey facilmente. Focus Blast derruba Tyranitar e outros Steels que possam apresentar algum problema.
Dazzling Gleam é um ataque ótimo. Derruba Darks, Fights, e Dragons. Porém, Calm Mind faz você ser quase imbatível, em troca de um turno.
Shadow Ball serve para derrotar Aegislash.
Psychobilly freakout!
Ability: Magic Guard
Nature: Timid
EVs: 4 HP/252 Sp. Atk/252 Speed
Item: Life Orb/Focus Sash
Psyshock
Dazzling Gleam
Calm Mind/Hidden Power Fire
Shadow Ball
Calm Mind é o teu primeiro movimento. Depois disso, é só destruir o oponente.
Counters: É importante que você saiba quando dar Switch em seu Alakazam. Pokémons como Aegislash, Scizor, Mega Kangaskhan, e outros Pokémons que tenham priorities, como Shadow Sneak, Sucker Punch, Bullet Punch, Extreme Speed... Alakazam tem uma baixa def, e isso pode custar todo o seu HP durante uma partida.
Mega Kangaskhan é o maior problema de todos. Dois Sucker Punch quebram o Focus Sash e derrotam facilmente seu Pokémon. Mega Absol pode ser um problema, mas eu nunca cheguei a enfrentá-lo no competitivo.
Support: Gengar é uma ótima opção para ser o parceiro de dança do Alakazam. Caso apareça um Mega Kangaskhan, que é o maior de seus problemas, só troque para um Gengar, isso forçará o oponente a mudar de Pokémon.
Conclusão: Alakazam é um Pokémon que sempre foi ótimo. Ele é frágil, mas destrutivo. Ele se encaixa no perfil de um "Glass Cannon", sendo que qualquer coisa com prioridade física pode derrubá-lo. Mesmo assim, ele é um Pokémon que vale a pena se ter no time, e merece uma chance para ser testado.