Tipo: Normal
Habilidades: Serene Grace, Run Away e Rattled
Serene Grace dobra a chance de ocorrência de efeitos secundários provenientes de ataques;
Run Away garante que você poderá fugir de pokémons selvagens. Esta habilidade não possui efeito em batalha;
Hattled (HA) aumenta a velocidade do portador em um estágio quando ele é atingido por um movimento dos tipos Bug, Ghost ou Dark;
Atributo | Valor |
HP | 100 |
Ataque | 70 |
Defesa | 70 |
Ataque Especial | 65 |
Defesa Especial | 65 |
Velocidade | 45 |
Na passagem da 5ª para a 6ª geração, houve apenas uma mudança relevante para Dunsparce: ele agora pode aprender Earthquake. Fora isso, ele é o mesmo Dunsparce de sempre, atributos nada notáveis, mas usáveis, combinados à uma habilidade excepcional e uma movepool que aproveita muito bem essa habilidade, faz com que esse pokemon seja uma peça trollônica no seu arsenal, já que este é capaz de derrotar praticamente qualquer pokémon no Switch. Apesar de tudo, nem tudo é um mar de rosas para Dunsparce, seu tipo lhe da uma fraqueza crucial à Fighting, e a concorrência com Jirachi e Togekiss é desleal, já que esses dois possuem melhores tipos, melhores atributos, habilidade igual e movepool semelhante, o que fez com que Dunsparce caísse para as tiers baixas. Nessa nova geração, a perspectiva é a mesma, Dunsparce continuará nas tiers baixas por possuir atributos baixos e fraqueza a Fighting.
BossparceDunsparce @ Leftovers
Trait: Serene Grace
EVs: 200 HP / 252 Atk / 56 SpA ou 252 HP / 252 Atk / 4 Def
Brave nature
- Thunder Wave / Glare / Body Slam
- Headbutt
- Bite / Fire Blast / Earthquake
- Roost
Digamos que este seja o set mais comum de Dunsparce, que consiste em reduzir as chances de movimento do oponente para 30%. Com Serene Grace, as chances de Headbutt e Bite causarem flinch é de 60%, some ainda com a paralisia, que possui 25% de chances de imobilizar o oponente, e terá 70% de chances de imobiliza-lo. Bite aproveita mais a habilidade de Dunsparce e é sua melhor arma para enfrentar Ghosts, Fire Blast é uma opção surpresa, útil especialmente para Walls físicas tipo Steel (vulgo Steelix, ou, para os mais ousados, Skarmory), e de quebra, possui alguma chance de causar Burn em oponentes físicos, caso esses ainda não estejam paralisados. Ou mesmo, sua nova arma, Earthquake, que bate bem em Rocks e Steels, que resistem à Headbutt. Finalmente, com um bom HP, Dunsparce pode aguentar alguns ataques e ter a chance de se recuperar com Roost. Para opção de paralisar, Body Slam ataca e paralisa com 60% de chance, e consegue paralisar tipos Ground, coisa que Thunder Wave não faz, ainda assim, Thunder Wave paralisa direto. Glare também paralisa direto, com 100% de chance, mas só com 90% de chance de acerto.
Outras opções:Dunsparce possui uma movepool imensa, mas seus atributos não são capazes de aproveita-la. Um set com Choice Band, Return, Earthquake e Bite pode parecer interessante, mas existem melhores opções. Coil também é uma opção interessante, mas não é difícil 3HKOar ou mesmo 2HKOar Dunsparce, o mesmo vale para Calm Mind e sua grande movepool especial. Dunsparce ainda tem opções viáveis como Wild Charge, Flamethrower, Poison Jab, BoltBeam, mas no geral, não são melhores que o set original. Você pode tentar, e conseguirá, surpreender o adversário com Screech + Pursuit, mas Dunsparce não possui defesas para isso. Outra coisa interessante, é que Rock Smash e Charge Beam, com Serene Grace, possuem 100% de chances de reduzir a defesa adversária ou aumentar seu ataque especial, respectivamente, mas também não serão de muita utilidade. Suas outras habilidades também não contribuirão muito. Dunsparce não se aproveitaria muito de Rattled com sua Speed baixa, e Run Away não faz absolutamente nada.
In-game:
Dunsparce pode ser encontrado na Rota 3, na Rota 22 e no Friend Saffari.
Beggining Set
- Defense Curl
- Rollout
- Yawn / Screech
- Roost / Take Down
No início do jogo, 70 de ataque base é espetacular, combine isso com um movimento que dobra de poder a cada turno e tenha uma máquina de destruição no início do jogo. Dunsparce aprende também Screech no level 13, Yawn no 16, Take Down no 22 e Roost no 25, possibilitando para você, ter para o início do jogo, ótimas opções de movimentos. Yawn é um Sleep confiável, apesar de atrasado, mas pode ser substituído por Screech para um pseudo setup. Com potions disponíveis, uma cura é dispensável, e pode ser substituída por Take Down, possibilitando uma ofensiva poderosa para o início do jogo, mas vale a menção. Obviamente, com opções melhores no futuro, este set poderá e deverá ser alterado.
Bossparce:
- Return / Double Edge / Strength
- Earthquake
- Pursuit / Rock Slide / Wild Charge
- Coil
Set físico com setup, coisa básica. Return e Double Edge são as melhores opções de STAB, o segundo é mais forte, contudo, contém Recoil, enquanto Return é um pouco mais fraco, mas deixará Dunsparce mais saudável, Strength é para o caso de desejar poupar slots em HM Slaves, e é um movimento decente. Earthquake bate em Rocks e Steels, resistentes ao STAB, e Pursuit bate em Ghosts, que são imunes ao STAB. Como Pursuit é extremamente fraco, caso preferir, pode optar por Rock Slide ou Wild Charge. Coil é um bom Setup, possibilita um aumento razoável no ataque, e de bônus, na defesa e na precisão, mesmo que esse último não seja muito aproveitado.
Specialparce:
- Charge Beam / Calm Mind / Thunderbolt
- Hyper Beam / Return / Thunderbolt
- Flamethrower / Fire Blast / Thunderbolt
- Ice Beam
Seu Ataque Especial não é tão pior que o físico, tornando possível um set especial. Charge Beam ataca e possui 100% de chance de aumentar o Sp.Attack (com Serene Grace), tornando Calm Mind e Thunderbolt dispensáveis, caso não tenha Serene Grace e/ou não se agrade com Charge Beam e seu fraco poder, pode optar pelos dois outros movimentos. Hyper Beam é um STAB muito forte, contudo, possui o desagradável turno de recarga, portanto, mesmo em um set especial, Return pode ser uma opção viável de STAB, já que nem sempre você estará setupado. Flamethrower e Fire Blast é aquela velha história de força contra precisão, escolha o que você achar mais necessário. Ice Beam é um movimento sempre bem vindo, precisão perfeita, boa força e bom tipo, enfim, uma boa opção ofensiva. Um set all out attacker também é possível.
Mixparce:
- Coil
- Return / Double Edge / Strength
- Thunder
- Blizzard
Com ataque e ataque especial semelhantes, um mixed é interessante. Return se aproveitará do ataque provido por Coil, suas alternativas já foram explicadas, enquanto Thunder e Blizzard se beneficiarão da precisão, é válido lembrar que Electric + Ice possuem um excelente coverage, tanto que esses movimentos foram escolhidos por essa razão.
Mixparce Segundo:
- Return / Double Edge / Strength
- Earthquake / Flamethrower / Fire Blast
- Shadow Ball
- Flamethrower / Fire Blast / Rock Slide / Poison Jab / Wild Charge / Ice Beam / Thunderbolt / Roost / Coil
Pegue a movepool de Dunsparce, jogue-a no liquidificador, obtenha esse set. Earthquake e Shadow Ball irão bater na maior parte do que os STABs, já explicados, não baterem. Shadow Ball é a novidade, especial, mas com força razoável, baterá em Ghosts. Flamethrower ou Fire Blast são alternativas especiais, já que é comum tipos Steel terem defesa física alta. No último Slot, escolha o que achar melhor, Poison Jab se quiser dar uma de caçador de fadas, mas fora isso, tudo o que tem ali já foi explicado.
Toxic:
- Toxic
- Protect
- Dig
- Return / Strength
Toxic envenena, e isso causará um pouco de dano todos os turnos, com isso, o restante dos movimentos são para enrolar. O turno semi-invulnerável de Dig também é um turno, mais dano de toxic, por isso ele ao invés de Earthquake, Double Edge não é opção aqui pois você não vai fazer questão de derrotar o adversário mais rápido as custas de seu próprio HP.
SunnyMix:
- Sunny Day / Earthquake
- SolarBeam
- Flamethrower / Fire Blast
- Return / Double Edge / Strength
STABs já foram explicados, os movimentos de fogo ali também, a diferença é que agora estão mais fortes. Sunny Day convoca o Sun, que faz os ataques de fogo ficarem mais fortes e SolarBeam atacar em 1 turno, à não ser que você tenha Drougth, use-o, se não pode optar por Earthquake, boa opção em praticamente qualquer set de Dunsparce. SolarBeam é forte, atacará em 1 turno com Sunny Day.
Outras opções: Quer mais? Ok, RainThunder é uma opção, mas com Aqua Tail sendo exclusivo da 5ª geração, há sets melhores, se não poderia ser usado um set de Rain Dance, Thunder, Aqua Tail e um STAB. De resto, tudo que Dunsparce tem para oferecer já foi explorado, existem ainda os egg moves como Headbutt e seus 60% de flinch, mas isso é inviável in-game.
Considerações finais: Competitivamente, Dunsparce só ganhou Earthquake. É um bom ganho, mas não mudará muito sua realidade no metagame. In-game, Dunsparce é um ótimo pokémon no começo do jogo, e mais para frente, possui inúmeras opções. Não faço ideia da localização dos TMs em Kalos, até acho que muitos são inacessíveis pós E4, por isso, deixei o maior número possível de opções. Espero que tenham gostado.