Ampharos National Dex: 181
Coastal Kalos: 129
Tipo(s):
- Original:
Electric- Mega:
Electric/
DragonBase Stats:
- Original
- Spoiler:
HP: 90
Atk: 75
Def: 75
Sp.Atk: 105
Sp. Def: 90
Spe: 55
- Mega
- Spoiler:
HP: 90
Atk: 95
Def: 105
Sp.Atk: 165
Sp. Def: 110
Spe: 45
Habilidade(s):
- Static:
- Spoiler:
Se o oponente usar um movimento de contato físico, ele tem 30% de chance de ter o status PARALISADO.
- [HA] Plus:
- Spoiler:
Aumenta o Sp. Atk do usuário em 50% caso esteja em uma batalha em dupla com um aliado com a habilidade Plus ou Minus
- [Mega] Mold Breaker:
- Spoiler:
Moves que não afetam os inimigos por causa de sua Ability são ignorados.
Localização: Mareep pode ser encontrado na Rota 12 apenas em Hordas (Horde). Ele evolui para Flaaffy no Lvl. 15 e para Ampharos no Lvl. 30.
Localização da Mega Stone: A Mega Stone está com um senhor que se localiza em Azure Bay, rota marítima para a Sea Spirit's Den. Ele está em uma ilha onde há a possibilidade de tirar uma foto, basta falar com ele. É necessário um pokémon com Surf.
Visão Geral
Ampharos é um daqueles pokémons que você sabe que não é lá essas coisas, mas você usa porque é adorável; FATO! Seu único problema é sua velocidade baixíssima e a falta de algum Priority Move, o que faz sua vida um verdadeiro inferno sendo que ele foi feito para bloquear ataques com defesas boas de 90/75/90 mas que não são o suficciente nessa geração. Porém, ele foi abençoado com uma Mega-Evolução que muda totalmente a figura de nosso carneirinho (ou ovelhinha, depende do sexo...) e o torna um Tank poderoso para muitas equipes. Mesmo tendo perdido mais velocidade (que já era bem baixa...), isso pode ser vantagem para que o uso de Trick Room seja melhor aproveitado, além de que ele tem acesso ao maravilhoso Heal Bell que cura a si e seus parceiros em Doubles, Triples e até mesmo Singles se tornando um ótimo parceiro em todos os tipos de batalha. Parece que os tempos de NU acabaram para Ampharos, e ele está mais estiloso que o Fabio Lanzoni, agora só falta uma passarela para arrasar nos melhores ginásios de Kalos.
O Super Sayajin mas fofo do mundoAbility: Mold Breaker
Nature: Modest/Quiet
EV's.:
Modest: 200 HP/ 252 Sp. Atk./ 56 Spe.
Quiet: 252 HP/ 252 Sp. Atk./ 4 Def.
IV's:
Quiet: 0 Spe.
Item: Ampharosite
Moveset:
- Volt Switch/ Thunderbolt/ Thunder
- Dragon Pulse
- Focus Blast
- Heal Bell
Esse set é ideal para Mega Ampharos porque ele tem dois papéis, ser Tank e Cleric ao mesmo tempo; e só depende muito de como você o usará em sua equipe. Volt Switch é a melhor opção para Ampharos, já que precisamos dele para curar nossos pokémons afligidos com Spores ou Toxic; mas Thunderbolt também funciona muito bem para um dano extra, já Thunder é melhor usado em rain teams, mas não deixa de ser uma opção. Dragon Pulse é uma forma de contra-atacar seus inimigos naturais, os de tipo Dragon, com uma boa ênfase para Salamance, Dragonite... ou melhor, para qualquer dragão mais rápido que ele, que não são poucos, mas esses dois são os mais destacantes. Focus Blast é para caso algum Magnezone ou Excadrill apareça em seu caminho, já que não temos mais preocupações com os tipo grama como antigamente, e é ótimo para acertar Ferrothorn com força. Heal Bell é um ótimo cleric move que vai acabar com dores de cabeça causados por malditos Gengars com Will-O-Wisp ou Vivillons com Sleep Powder que deixa seus companheiros fora de combate.
Counters: Uma tarefa digna de esforços, pois esse é duro de roer! Com uma velocidade medíocre mais Trick Room (e até em alguns casos, Agility), Ampharos se torna de Tank a Sweep em questão de segundos, mas nem preciso dizer que muitos não sofrem com isso nem um tantinho. Seu pior inimigo é Garchomp que pode escolher se quer usar Outrage ou Earthquake para derrotá-lo, e tem ofensiva de sobra para fazer isso. Florges e Sylveon são outros inimigos que Ampharos não dá conta; mesmo que não tenham resistência a Electric, suas defesas a Sp. Atk. são altas, e Fairy é um problema que os dragões receberam para só os atrapalhar. Também podemos incluir na lista os Dual-Types Ground/Grass, já que muitos são lentos e resistentes, mas nada que Ampharos não consiga resolver.
Conclusão: Esse foi um boost que Ampharos precisava desde muito tempo. Sofrer com NU desde a 4º geração é algo que ele não aguentava mais, e nosso farol ambulante apareceu completamente repaginado, com uma bela cabeleira branca recheada de esferas do Groundon e com defesas sólidas para parar vários pokémons que aparecerem em seu caminho! Existem alguns defeitos como a falta de recover moves, mas para alguém que consegue ser Cleric + Tank é algo que não vemos com frequência, e esse é o ponto-chave para mantê-lo na equipe. Dê a ele parceiros razoáveis e um bom condicionador e ele será muito útil, acredite nisso!