- DougMalta escreveu:
- Interessante, Muito obrigado!! Então, no caso, um Espeon perfeito seria um 5IV perfeitos (31/00/31/31/31/31)!!! Obrigado ^^
Tecnicamente, este Espeon tem 6 IV's perfeitos, pois 0 em Atk é melhor do que 31, já que Espeon não vai usar golpes físicos e 0 IV's diminui o dano (pouco, mas diminui) causado proveniente de confusão.
De qualquer forma, o ideal é de fato ter os 6 IV's perfeitos, porém a partir de um certo ponto, aumentar a "perfeição" começa a consumir muito tempo. Em termos de prioridades, eu considero a seguinte lista:
Antes disso, vamos fazer uma pequena consideração: os atributos (base stats) de um Pokémon giram
em média ao redor de 100, sendo que 150 já é um valor alto e que poucos pokémons ultrapassam. Como na fórmula de stats o base stat é multiplicado por 2, vamos considerar que
ao desconsiderar o efeito de Nature, EV's e IV's, o stat do Pokémon vai ficar
para efeito de cálculo entre 200 e 300.
1)
EV's - Com eles você pode obter até 63 pontos a mais em um atributo. Isto se traduz a cerca de 20 a 30% a mais nos atributos do Pokémon. A boa notícia é que este é o mais fácil de se controlar. Top priority com certeza.
2)
Nature - O peso aqui é de 10% e isto interfere em dois stats: um positivamente e outro negativamente. O controle da nature não é difícil, então não há motivos para se usar uma Nature não ideal. A única exceção à regra é para eventos em que a Nature já é pré-definida e que normalmente acaba até mesmo inviabilizando o Pokémon (Heatran com Eruption Quiet -.- ).
Matematicamente falando, o peso dos IV's é ligeiramente maior que das natures: acrescenta de 10 a 15%, porém como eles podem variar, o efeito de um IV 20 é menos desastroso que de um IV 0, talvez 8 ou 9% (não calculei, sry). Ao ponto que as natures aplica-se o tudo ou nada. Ou você tem 10% ou não tem nada.
3)
IV's em Speed - Dentre os 6 atributos, aquele que 1 ponto (literalmente) faz toda a diferença é em Speed, afinal um Pokémon com 301 de Speed sempre vai se mover mais rápido que um de 300. Então realmente, Speed é o atributo que se deve ter o maior controle. Geralmente, os pokémons trabalham com speed no máximo (+Nature e 252 EV's), porém se você tiver a sorte de não depender disso, não ter 31 IV's em Speed pode ser remediado remanejando alguns pontos de EV's para Speed.
4)
IV's em HP - O segundo atributo em que 1 ponto faz diferença, com certeza é o HP. Aqui já entramos em um competitivo um pouco mais hardcore, que considera números ideais para Leftovers, Hazards, Substitutes, Seismic Tosses, Burns, Poisons. Life Orbs e afins. Embora seu impacto seja BEM menor quando comparado, posso apostar que todo mundo já viveu uma situação em que seu Pokémon sobreviveu com 1 de HP. Hoje mesmo, meu Shedinja fez isso. Duas vezes!!!
Ok, o Shedinja não conta, mas aquele que nunca teve seu Pokémon sobrevivendo com 1 HP, que atire a primeira pedra.
5)
IV's no atributo +Nature - O aumento de 10% da nature ocorre no final da equação, ou seja, ela influencia todos os bônus de IV's e EV's. Então ter 31 EV's no atributo +Nature, rende 3 pontos a mais. Notar que a influência aqui é de 1 a 1,5% a mais no stat.
Aqui eu diria que é um bom ponto de corte: o mínimo necessário para se pensar em batalhas competitivas. Em menos de uma hora de breed da para se chegar a estas condições, então não tem desculpa aqui. A não ser que o objetivo não seja ser competitivo.A partir daqui, vamos dar um passo extra para a perfeição. Já temos IV's em Speed, HP e um atributo a mais (tri flawless) para começar. A boa notícia é que o 4º IV é relativamente fácil de se conseguir com o Destiny Knot. O 5º IV é razoavelmente fácil. Difícil é ter 5 IVs nos atributos desejados... E o 6º IV geralmente é excesso de perfeccionismo (eu não ia atrás desse nem nos bons tempos do RNG abuse).
6)
IVs do atributo com maior investimento de EV's - Se está colocando EV's é porque é importante. Na prática, é mais provável que este item já esteja contemplado nos anteriores.
7)
IV's defensivos começando pelo que tem o Base Stat mais baixo - Bom aqui é uma controvérsia e neste ponto as opiniões vão começar a divergir: é melhor concentrar em ataque ou defesa? Atk entra na fórmula de dano no numerador. Def entra no denominador. Um aumento no numerador é ligeiramente mais benéfico que no denominador. Saindo de 200 de Atk e 200 Def, 1 ponto a mais em Atk, implica em 0,500% no aumento do dano, enquanto que 1 ponto a mais em Def implica em 0,498% na redução. Quanto maior os valores, menor este efeito. Então mesmo pela pequena diferença, Atk é melhor? Não exatamente. Este cálculo foi feito apenas para induzir ao erro
![Twisted Evil](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_twisted.gif)
. O dano é um número inteiro arredondado
para baixo, então significa que reduzir tem efeito maior que aumentar.
Outro fator a se considerar é que dentre os pokémons mais usados, os atributos ofensivos costumam ser maiores que os defensivos. Quanto menor o base stat, maior o peso, em termos percentuais, dos IVs. Se eu tenho 50 de base contra 150, qual deles vai sentir um maior peso de 31?
Dica:
Base 50 -> 31 / (2*50) = 31%
Base 50 -> 31 / (2*150) = 10%
Ao chegar aqui, você provavelmente está no nível do pentaflawless. Este é o meu ponto de corte pessoal. Vale lembrar que no 6º IV você não conta com a ajuda do Destiny Knot, então está totalmente a mercê da estatística (se quer ficar a mercê da estatística, vai jogar na Mega Sena que você ganha mais... ou perde menos...)
IV ofensivo (Atk ou Sp. Atk) - Este item é consequência direta do anterior, embora via de regra, este item já estará coberto anteriormente
9)
IV do atributo correspondente a sua -Nature - via de regra aqui é o outro lado do espectro ofensivo, a exceção dos sets mixed (hoje em dia cada vez mais raros e menos eficientes). Eu já não chegaria a este ponto. Simplesmente não vale o esforço.
10) IV no atributo inútil que raramente vai impactar na partida (este nem merece negrito sublinhado) - aka Espeon com 0 IV's em Atk. Talvez em 1 a cada 100 mil partidas você vença porque seu Pokémon estava confuso com uma quantidade baixa de HP, tomou
hit itself in its confusion e sobreviveu com 1 HP, porque tinha 0 IVs em Atk. Bom... cisnes negros existem, mas caso ele não resolva aparecer para você, pode considerar-se o Bozo por fazer isso.
De qualquer forma, sempre vale lembrar que os IV's variam entre 0 e 31, então 23 ou mais não é um número ruim para os atributos de menos prioridade e qualquer valor é excelente para o nível de prioridade -10.
Resumindo, eu teria os seguintes pontos de corte:
Requisitos mínimos: EVs, Nature, Speed, HP e mais um (triflawless) - Nível aceitável para lendários.
Suando um pouco: EVs, Nature, Speed, HP, atributo +Nature, e o que tiver base mais baixo entre Def e SDef (tetraflawless)
Quase lá: EVs, Nature, Speed, HP e 3 QMS com 31 (pentaflawless - IVs certos nos atributos errados)
Ficando sério: EVs, Nature, IV's em tudo menos do atributo ofensivo oposto ao principal (pentaflawless)
Bozo: EVs, Nature, hexaflawless