Tutorial: Citra Emulator
Abaixo explicaremos o básico que precisa para que o emulador funcione e algumas dicas.
Pré-requisitos: O Citra é um emulador que exige um bom computador para rodar em velocidade razoável. Procure o modelo do seu processador nesta página, se ele tiver menos de 1800 pontos no teste de benchmark, provavelmente não rodará o Citra de forma aceitável. Outro requisito é que você tenha um
sistema operacional de 64 bits e seu chip gráfico suporte
OpenGL 3.3 (pode ser HD Graphics da Intel. Os Core i3/i5/i7 da terceira geração em diante suportam).
1- Baixe o Citra em nossa página de Emuladores.
2- Abra o emulador (é o arquivo
citra-qt.exe).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Entre no menu
Emulation / Configure, e altere a região para
USA. Isso é importante principalmente para as roms de Pokémon, para que não abram em japonês:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Caso tente abrir alguma rom neste momento, nada surgirá na tela, mas haverá um pequeno aviso no canto dizendo que está faltando um arquivo. Feche o emulador antes do próximo passo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]3- Baixe o arquivo
shared_font.bin clicando aqui. Salve-o na pasta
%AppData%/Citra/sysdata (cole este endereço numa janela do Explorer, ou então abra manualmente C:\Users\”Seu usuário”\AppData\Roaming\Citra\sysdata). Esta pasta aparece somente depois do emulador ter sido executado pelo menos uma vez, como no passo 2.
4- Feito isso, você pode abrir as roms normalmente agora, arrastando elas para cima da tela do emulador aberta, ou indo no menu File / Load File e escolhendo a rom.
Lembrete: A rom precisa ser
decrypted (descodificada).
Observação: É normal surgir a mensagem de aviso abaixo, até mais de uma vez, ao iniciar uma rom. Ela diz que ainda falta um arquivo “Region manifest”, e pergunta se você quer fechar e voltar para a seleção de roms. Esse arquivo, caso você for experiente com isso, pode ser adquirido extraindo de um 3DS real, mas não é realmente necessário para o emulador funcionar, atualmente. Clique em “No” para continuar a emulação.
Manipulando saves
Caso queira recomeçar algum jogo, talvez notará que os saves do Citra, diferente de outros emuladores, não ficam guardados nem na pasta do emulador nem na pasta onde está a rom. Elas na verdade ficam guardadas na pasta
%AppData%/Citra/sdmc/ (ou C:\Users\”Seu usuário”\AppData\Roaming\Citra\sdmc). Ali você verá uma pasta chamada “Nintendo 3DS”, e ela funciona exatamente igual a como o 3DS salva os jogos no cartão de memória.
Abra a pasta “Nintendo 3DS” e vá abrindo as pastas internas até achar a pasta “title” e depois “00040000”. Ali dentro, cada pasta será o save de um jogo. Você pode apagar a pasta desejada caso queira recomeçar um jogo, ou fazer uma cópia de backup.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Note que a pasta em si não tem o nome dos jogos. Para saber exatamente de qual jogo é cada pasta, existem duas maneiras. Você pode abrir o jogo no emulador e salvar o jogo, e então ver qual das pastas ficou com a data de modificação mais recente. Ou você pode pesquisar nesta página, digitando o código da pasta no campo “Search”.
É possível que você até consiga, caso queira, usar seu save de um 3DS real dentro do emulador, copiando ele do cartão de memória do 3DS para a respectiva pasta do Citra.
Link original do tutorial: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]