O absoluto BÁSICO das HQs
3 participantes
Página 1 de 1
O absoluto BÁSICO das HQs
Bom dia, boa tarde e boa noite para todos!
Como muitos devem saber, eu sou uma pessoa que passou maior parte do tempo neste fórum criando HQs. Sendo assim, acredito ter um pouco da experiência necessária para criar um tutorial deste tipo. Eu sei que já existe um “Guia de HQs” do meu caríssimo amigo Jet (Asami atualmente), mas, ele não contém algumas coisas que eu considero básicas, e é nessa palavra-chave que esse guia vai se apoiar!
Vale ressaltar que este guia não é absoluto; muito pelo contrário. Eu tento cobrir a maior parte das perguntas e tópicos, mas para não criar algo excessivamente extenso ou denso, recomendo a leitura de outros guias, como o próprio GUIA DE HQs do Jet, que é muito bom.
Um pequeno diálogo
•O que é e por que criar uma HQ?
O termo HQ se refere a uma História em Quadrinhos. Acredite ou não, conheço pessoas que não sabem o significado da sigla.
Essa é a primeira dúvida que você pode se fazer, ou talvez não. Eu particularmente não fiz; apenas comecei a criar, e fui atrás. Pois bem, vamos lá…
Criar uma história é um hobbie muito divertido. Ilustrar esse hobbie é ainda mais! Porém, desenhar é uma habilidade difícil de ser dominada; você gasta muito tempo e o retorno na maioria das vezes é apenas a própria habilidade, o que nos dias de hoje pode não ser o mais produtivo… Sendo assim, é mais fácil ilustrar suas ideias com Sprites!
•Spri-Quê?
Sprites.
Eu poderia me aprofundar muito no que é um SPRITE, mas prefiro manter as coisas simples e dinâmicas. Chamamos de Sprite as pixel-art que os desenvolvedores da parte artística utiliza(va)m para ilustrar seus jogos. Exemplos são os jogos clássicos como Mario, Zelda… Pokémon!
Como eu já disse, não cabe aqui me aprofundar muito nisso, o termo é muito mais amplo e etc., mas vamos no ater a isso: Pokémon era um jogo feito com pixel-art e Sprites.
•Certo! E…?.
E aí que você já tem uma das únicas ferramentas necessárias para criar suas HQs, que são os Sprites!
•Uma das únicas? Preciso de mais o que, então?!
É simples, meu amigo. Você só precisa de: Imaginação, Paint e… Sprites (Paciência também seria bom).
•Isso parece muito trabalhoso! Realmente não entendi pra que fazer isso!
Veja bem… Uma história é uma obra de arte. Obras de arte são feitas pois a vida não basta! Nós, seres humanos, precisamos de uma dose de imaginação e criação em nossas vidas!
Sabendo disso, vamos para o segundo ponto: Histórias visuais são, normalmente, mais apelativas para o público. Eu diria que no mínimo mais da metade das pessoas (Uns 70%) que não gostam de livros ficariam mais atraídos por uma HQ. E o motivo é simples; é mais chamativo! Quantas vezes você já não ouviu aquele cara que fala ”Ah não! Livro não dá… Se não tiver umas imagenzinha, eu não consigo ler!”? Pois é!
Fora isso, é um estilo. Você tem o direito de ilustrar sua ideia como bem entender! Desenhos, Pixel-Art, Palavras, Fotos… A sua imaginação é o limite! O importante é estar confortável e se divertir fazendo, certo?
•Tá bom, entendi. E como eu começo?
Ah, sim. É aqui que as coisas ficam mais interessantes, então…
Os primeiros passos
•Ideia, Enredo, Personagens… Estou começando a ficar louco!!!
Calma lá, colega. Eu estou aqui pra te ajudar nisso. Não se preocupe!
Você pode e deve começar sua história de onde quiser, isso é um fato. Mesmo assim, devemos estabelecer um começo, correto? E qual seria esse começo?
Não sei você, mas eu gosto de começar pensando no enredo!
Sim, um mundo em que Pokémon são os únicos existentes, ou talvez um mundo em que são feitos estudos para modificar os genes dos monstrinhos, mudando seus elementos ou uma simples história de um garoto que decidiu sair de casa e se aventurar pelo vasto mundo Pokémon! São realmente muitas opções…
Pense com carinho em uma ideia, uma que vá te satisfazer por terminar. Essa é uma das partes mais gostosas de criar uma história, independente do formato. Aproveite!
•Tá bom! Primeiramente o enredo, certo? Ok, eu já pensei nele. E aí?!
Bem, na minha opinião, o próximo passo devem ser os personagens. O protagonista, pelo menos.
Em uma FanFic, neste momento você deveria imaginar o visual do seu protagonista e montar ele, correto? Criar uma descrição física, etc…
Com HQs, é um pouco diferente.
Lembra que temos que usar os Sprites para nossas criações? Pois é. Neste caso, o que você deve fazer é escolher quais sprites você quer usar para ilustrar seu personagem. Utilize ESTE TÓPICO para pegar seus Sprites, e vamo que vamo!
•Espera! Eu entrei no link e vi um tal de… Sprite Overworld? Mas o quê?!.
Overworld, sim!
Sabe, Sprite é um termo genérico. Então, temos alguns termos para certos tipos de Sprite.
Os sprites circulados em roxo são os overworlds. Eles são os sprites que você vê a maior parte de sua jornada. Já os sprites em azul… Bem, eu nunca tive um nome definido para eles, vou começar a chamar de Trainer Sprite a partir de agora, ok? Enfim, normalmente, você precisa ter ambos para constituir sua HQ.
•Espera, eu preciso desses pequeninhos e dos grandes? É isso?
Basicamente, sim. Você geralmente utiliza apenas os overworlds para montar sua HQ, mas o trainer sprite são importantes também, para ter uma visão melhor de como é seu personagem. Cá entre nós, o overworld não é muito grande e detalhado, não é mesmo? Mesmo assim, ele é perfeito da forma que é; temos o pequeno sprite andando para várias direções, e isso é o essêncial para montar a HQ!
•Tá, eu já escolhi os Sprite que ilustram meu protagonista… E agora?
Bem, agora precisamos de um quadrinho!
•Quadrinho?!
Sim, ué. É uma história em quadrinhos, afinal!
Bem, para este aqui é simples; recomendo o guia do Jet no seu ótimo tópico GUIA DE HQs. Ele ensina a fazer quadrinhos exatamente iguais a estes que mostrei aí em cima, que são de sua autoria, inclusive!
Bem, já temos personagens, já temos quadrinhos... O que falta então, Food? Simples; o ambiente em que vai se passar a história. Basicamente, os mapas!
•Mapas
Este aqui é o mais fácil de arranjar, acredite. Vamos supor que você queira uma história que se passe em Kanto, ok? Sendo assim, tudo o que você precisa fazer é ir até a BULBAPEDIA. Estando lá, apenas procure pelo nome da cidade que você quer.
Após isso, entre no artigo da cidade e... Pronto! Terá o mapa da cidade em todas suas versões de jogo!
Dica : Também funciona para rotas e florestas!
Dicas extras!
Organize seus sprites, quadrinhos e mapas em uma pasta.
Salve o máximo de recursos que puder; mapas, sprites de Pokémon… Mesmo que você não utilize eles agora, em algum momento será crucial! Para isso, temos o nosso excelente BANCO DE SPRITES!
Não desanime! No começo pode parecer difícil ou cansativo, mas é muito divertido! Assim com tudo na vida, no começo talvez seja meio lento ou trabalhoso, mas conforme você pega o jeito, vai ver que é bem divertido, mesmo!
Se quiser Sprites extras, utilize o DEVIANTART ou o SPRITERS RESOURCE para encontrar! Mas lembre-se; o DeviantART é uma área em que fãs montam e criam seus Sprites e artes. Utilizar eles sem dar os devidos créditos é errado e não deve ser feito. Sendo assim, caso queira usar um sprite do DeviantART, dê os devidos créditos.
Última edição por 3DSFood em Dom 17 maio 2020 - 13:38, editado 3 vez(es)
Food- Fanfic Mod
- Idade : 24
Alerta :
Data de inscrição : 12/02/2011
Frase pessoal : Na dúvida, deixa pra amanhã...
Re: O absoluto BÁSICO das HQs
Bora lá então. Já temos Sprites, Quadrinho e Mapas em mãos... Hora de pôr a mão na massa, finalmente!
Construindo uma HQ
•Comecemos do básico
Vamos começar com uma dúvida boba que alguns tem: Como eu monto a HQ? Isso pode se estender para outras perguntas: Como eu monto? Como eu colo? Como organizo???
Sim, esse pra mim é o "furo" do Guia do Jet. Ele não ensina como montar a HQ própriamente dito. É algo bem bobo e fácil, então ele provavelmente supôs que todos já sabem, mas não é bem assim. E mesmo que seja, este é o O Absoluto BÁSICO das HQs!
•Ferramentas utilizadas
Nesta imagem eu mostro um dos arquivos que eu utilizo para minha HQ atual. Bem bagunçado, né? Bem, eu não sou o cara mais organizado do mundo, isso é um fato. Mas, o espírito é esse aí. Separe Sprites e Quadrinho em um documento, vai te facilitar um bocado.
•Estão separados, e agora?.
Agora vamos realmente começar. Abra no mínimo três Paints, simultaneamente. Em um, abra os Sprites com o quadrinho. Já no segundo vamos abrir os mapas, e no terceiro, vamos deixar em branco.
•Hora da ação?
Hora da ação! Vamos começar finalmente a montar nossa história... Ou não?
Como pude me esquecer?!
•Roteirização
É uma história. Normalmente você precisa ter um roteiro pré-estabelecido do que tanto vai fazer, e com uma HQ não é diferente. Sendo assim, antes de criar, eu te recomendaria ter um esboço em mente do que pretende construir. Um exemplo:
Roteiro escreveu:Os três saem do laboratório do Professor Oak com seus Pokémon.
Green: B-blue, você quer viajar comigo em uma jornada?
Blue: Claro! Vamos ser eu, você e o Red! Vai ser muito divertido!
Green: Espera, que? O Red também vai?
Todos param de andar.
Narrador: Para seu azar, ela prefere o irmão do que um cara com cabelo espetado aleatório que se acha incrível.
Red:...
Blue: É claro, oras! Ele é meu irmão!
Green: Por que ele não morreu no nascimento...?
Blue: Cruzes, Green! Que coisa horrível pra se dizer!
•Tá, agora eu fiz meu roteiro/Só quero aprender a montar as HQs, o que eu faço?!
Primeiramente, vou deixar algo bem claro aqui; os sprites e o quadrinho precisam estar com o fundo BRANCO, ok? Isso é crucial. Uma ressalva, o quadrinho (que é feito com dois quadros juntos) só precisa ter um dos seus quadros brancos, o de cima. O de baixo pode ser de qualquer cor que você desejar. Repare:
•Tudo com fundo branco, assim como você pediu! Podemos começar?!
Podemos, e devemos!
Abra o Paint em que você tem os quadrinhos e sprites. Use a ferramenta "selecionar" para selecionar o quadrinho.
Com a ferramenta de selecionar selecionada (Hum) selecione (hum) o quadrinho. Após isso, clique com o botão direito do mouse e use a opção "Copiar".
•Feito! E agora?
Bem, você deve ter pensado em qual mapa ou cidade esse pedaço da sua história vai se passar. No meu caso, em Kanto, na cidade de Pallet, para ser mais exato. Como escrito no roteiro, os personagens vão ter acabado de sair do laboratório...
Sendo assim, no mapa aberto da cidade em questão, cole o quadrinho!
•Aaaah! O que aconteceu?!.
Sim, aqui está o pulo do gato. Quando você colar, as arestas brancas vão aparecer, claramente. E agora?
Agora você deve ir em selecionar, na setinha, e depois clicar em "seleção transparente".
•Uau! Incrível! Me sinto um mago! Espera, como isso funciona? O branco de fundo é obrigatório? Mas... Por que branco?
Não, o branco de fundo não é obrigatório. O que acontece é o seguinte:
Dica : A maioria dos sprites tem PRETO no contorno, então não utilize essa cor no fundo, pois... Vai acontecer um pandemônio, acredite. Ao invés disso, use o branco ou cores alternativas que você queira, que estejam na tabela de cores padrão do Paint, para ser mais fácil para você. O branco está nela por padrão. Sempre que você abrir um Paint, estará com o branco como Cor 2.
•Ok, esplendoroso! E agora?!
Agora você vai fazer o que talvez seja o mais chatinho, que é recortar novamente o quadradinho e colar ele no Paint em branco! Utilize o ZOOM caso necessário, para recortar o quadrinho sem tirar pedaços fora.
•Uh... Ele ficou com uns pedaços do mapa...
Ah, sim, isso é um problema... Mas, não se preocupe, podemos resolver isso fácilmente. Com um zoom bem dado, podemos recortar os excessos fora, e deixar o quadrinho limpo e bonitinho.
•E então...?
Agora vem a hora divertida em que nós vamos começar a anexar os overworlds no quadrinho! Funciona de maneira parecida ao recortar e colar do quadrinho no mapa, mas agora você vai recortar o overworld e colar ele no quadrinho, que está no terceiro Paint que era em branco.
Dica: Salve o quadrinho que você acabou de recortar com o mapa em algum lugar extra. É chato ficar recortando quadrinhos no mesmo lugar, se os personagens param pra conversar, por exemplo. Nesse caso, você pode e deve deixar ele com o mapa bonitinho separado, de lado. Sempre mantenha uma cópia extra, para caso precise de outra cena no mesmo lugar.
Vamos lá, é o mesmo processo!
Ops. Como é uma página de Paint nova, você tem que ir lá em selecionar e colocar a seleção transparente novamente.
Feito!
•Finalizando o quadrinho
Certo, agora que você posicionou os sprites, é hora de colocar as falas! Isso é bem fácil, na verdade. Lembrando que você deve fazer na ordem que preferir; pode montar todos os quadrinhos e depois preencher as falas, ou fazer um por um... Você que escolhe!
Enfim, utilizando a ferramenta TEXTO, vamos escrever na parte de baixo do quadrinho.
Selecione a área toda que está vazia na parte de baixo e depois escreva. Se atente ao tamanho do quadrinho e o tanto de letras ou falas que cabem dentro dele! É importante calcular isso. Eu particularmente faço no olho, e excedo um pouquinho volte e meia, mas tome cuidado pra não exagerar muito e deixar letras saindo pra fora do quadro.
Após isso, é simples! Você apenas precisa repetir o processo até fazer um capítulo de sua HQ. Ela pode ter quantos quadrinhos você quiser, mas é bom não fazer capítulos imensos. Tente no mínimo dez quadrinhos por capítulo, e no máximo vinte. Essa média está boa. Claro que, precisando de mais alguns para terminar o capítulo com o fim ideal, você pode aumentar, ou diminuir também!
O resultado será como esse:
E pronto, você terá feito sua HQ! Parabéns!
Considerações Finais
Agradeço a todos que leram! E se comentarem, agradeço em dobro!
Se estiver faltando algo (o que com certeza vai), podem falar que eu vejo se tento adicionar em um post futuro, mas, por enquanto, era isso que eu tinha em mente para ensinar!
Eu fiz esse guia porque percebi que o do Jet ensinava bastante coisa sobre como montar a história, mas não a HQ em particular. Por isso, quis criar algo mais voltado para essa parte. Espero que entendam o propósito do guia!
Caso queira, está convidado para ler minha HQ - DESVENTURAS!
Caso tenha algo confuso ou corrido, peço perdão. Estou meio sem tempo mas queria finalizar o guia logo. Qualquer coisa, dou uma editada e explico melhor depois!
Obrigado!
Food- Fanfic Mod
- Idade : 24
Alerta :
Data de inscrição : 12/02/2011
Frase pessoal : Na dúvida, deixa pra amanhã...
Re: O absoluto BÁSICO das HQs
Reservado, se eu encontrar algo que precise ser adicionado. Por hora, o guia está "finalizado".
Food- Fanfic Mod
- Idade : 24
Alerta :
Data de inscrição : 12/02/2011
Frase pessoal : Na dúvida, deixa pra amanhã...
Re: O absoluto BÁSICO das HQs
Food! Que bom vê-lo por aqui.
Nessa última semana tenho dado uma olhada na área de HQs (e de tutoriais, consequentemente) para ver quais são os tutoriais que ainda estão vivos e acabei percebendo que poucas imagens aguentaram com o tempo. A maioria desses tutoriais, ao ensinar, já presumem que a pessoa sabe o basicão (mexer no paint, por exemplo) e acaba indo pra parte dois, pulando esse básico, então eu pensei que faltava um tutorial sobre a parte um e você surge com esse tutorial maravilhoso haha
Com isso, se no futuro algum inexperiente for se aventurar pelas HQs, não vai precisar criar um tópico sobre as as dúvidas mais básicas como "como tirar o fundo dos sprites".
Você deixou tudo de uma maneira bem didática e com o máximo de prints possível, está simplesmente 10/10 esse tutorial. Depois, entrando no computador, eu adiciono ele ao guia se o @Shiota já não tiver o feito.
É isso, Food, parabéns pela ideia e pela execução, se quiser fazer mais tutoriais de HQs tem totalmente o meu apoio, até mais!
Nessa última semana tenho dado uma olhada na área de HQs (e de tutoriais, consequentemente) para ver quais são os tutoriais que ainda estão vivos e acabei percebendo que poucas imagens aguentaram com o tempo. A maioria desses tutoriais, ao ensinar, já presumem que a pessoa sabe o basicão (mexer no paint, por exemplo) e acaba indo pra parte dois, pulando esse básico, então eu pensei que faltava um tutorial sobre a parte um e você surge com esse tutorial maravilhoso haha
Com isso, se no futuro algum inexperiente for se aventurar pelas HQs, não vai precisar criar um tópico sobre as as dúvidas mais básicas como "como tirar o fundo dos sprites".
Você deixou tudo de uma maneira bem didática e com o máximo de prints possível, está simplesmente 10/10 esse tutorial. Depois, entrando no computador, eu adiciono ele ao guia se o @Shiota já não tiver o feito.
É isso, Food, parabéns pela ideia e pela execução, se quiser fazer mais tutoriais de HQs tem totalmente o meu apoio, até mais!
-Ice- Fanfic Mod
- Idade : 25
Alerta :
Data de inscrição : 03/02/2010
Frase pessoal : </∆>
Re: O absoluto BÁSICO das HQs
-Ice escreveu:Você deixou tudo de uma maneira bem didática e com o máximo de prints possível, está simplesmente 10/10 esse tutorial. Depois, entrando no computador, eu adiciono ele ao guia se o @Shiota já não tiver o feito.
O imprestável do @Shiota pensou em fazer isso e esqueceu logo em seguida pelo menos umas dez vezes até agora, mas finalmente colocou lá!
Enquanto estava editando o guia do Jet, também percebi que ele não explicava essas coisas sobre o que era um sprite e tal e pensei mesmo que um guia mais básico poderia ser feito, por isso fiquei bem contente em ver você fazendo um desses.
Sua didática é ótima, é até divertido de ler você ensinando jdaiopfkapodskapodkaopsdk eu gostei MUITO do guia, tudo bem explicadinho e tal. Inclusive acho que entendi um pouco melhor agora o "pandemônio" que ocorreu na sua HQ, mas serviu de experiência pra passar pros outros aqui -q
Enfim, obrigado pelo excelente guia!
Shiota- Fanfic Mod
- Idade : 24
Alerta :
Data de inscrição : 11/01/2015
Tópicos semelhantes
» [Guia][Básico] EVs na geração V
» [Encerrado - Bragato] Set básico
» [Tutorial]Aprendendo HTML básico
» [Photoshop] Tratamento básico de imagens
» Tutorial Swamp Croconaw (Recolor Basico)
» [Encerrado - Bragato] Set básico
» [Tutorial]Aprendendo HTML básico
» [Photoshop] Tratamento básico de imagens
» Tutorial Swamp Croconaw (Recolor Basico)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos