~ Stall Guide - OU ~
Introdução/ Conceitos básicos:Os times stall, tem como prioridade se defender dando dano residual no oponente. Ele é sempre composto por Pokémon de boas defesas, e que possam ajudar no dano residual dado pelo time. Entretanto, ele não menospreza um ou dois revenge killers, pelo contrário, é recomendável ter um revenge killer ou late game cleaner (nome auto explicativo).
Tenha em mente, que você é obrigado a deixar o maior número de Pokémon vivos no seu time, uma vez que o conceito principal é defender enquanto se causa dano residual e depois, no final do jogo (late game), atacar (ou quando as chances são de 100% de certeza, como um Vaporeon cansado em campo, Gyarados com LO que já entrou em jogo e foi forçado a sair, e Salamence cansando enquanto SR está em campo e você com Rotom-H).
É importante ressaltar que predict apesar de não parecer tão crucial quanto um time ofensivo, ele é sim importante. Você pode dar muitos free-turns para o seu oponente caso erre alguns predicts, por exemplo (Forretress se recuperando 1/16 com Lefties enquanto você usou Toxic Spikes e ele Rapid spin, é um exemplo). Esses free-turns, serão usados para fazer o setup de algo, desde uma "simples" (e diferencial) layer de Spikes, até um Swords Dance que pode varrer o seu time inteiro.
Causando dano residualExistem diversas formas de como se causar dano residual, a seguir listarei as mais usadas e portanto mais eficazes:
- Sandstorm: uma das formas mais populares de se causar dano residual por ter Hippowdon e Tyranitar com Sandstream (trait que faz com que o clima seja invocado no jogo para "sempre", até segunda ordem, claro). Os Pokémon Rock, Steel e Ground estão imunes a qualquer dano causado por este clima. Além de causar dano residual, este clima faz com que os Pokémon do tipo Rock em campo durante o efeito do mesmo, tem sua Special Defense aumentada em 50%.
- Stealth Rock: SRock é uma ótima forma de causar dano residual, uma vez que acerta o metagame inteiro, e ainda pode ser problema para certos Pokémon, como Ninjask que já entra levando 50% de damage. Só é tirado por Rapid Spin.
- Toxic Spikes: apesar de não tão bom quanto Spikes, TS também é uma boa forma, causando Poison em Pokémon chatos de serem derrubados dependendo da situação, como Blissey. Não recomendo caso você planeje usar status spreaders, como Breloom (sleep), Rotom-H (burn) e Jirachi (paralyze). Só é tirado por Rapid Spin e quando um Pokémon poison não levitater ou flying entra na arena.
- Spikes: Spikes juntamente com SR faz times ofensivos e stalls tremerem quando em campo. Não importa se for uma, duas ou três layers que você conseguiu setuppar, qualquer número faz uma diferença gigantesca. Só é tirado por Rapid Spin.
- Leech Seed: Leech Seed além de tirar HP oponente recupera o seu próprio HP. É um bom golpe em stall war. É tirado por RapidSpin e quando o oponente switcha seu Pokémon. Também pode-se usar com Substitute + Lefties, entretanto o usuário mais aceitável do move é Celebi (que não é muito bom com Subs + Lefties).
Como relatei anteriormente, apenas coloquei o que considero estritamente necessário. E é claro que você pode usar outros sets, como o Eternal Walrein, o qual stalleia o oponente (Toxic, Hail - e também pode atacar com Surf ou Ice Beam, por exemplo) enquanto se recupera (Lefties, Ice Body). Essa estratégia, segundo o ABP Moderator Blizzard knight, ficou muito popular em advanced (R/S/E/FR/LG), entretanto pode ser utilizada perfeitamente em D/P/Pt/HG/SS (Ice Body é uma trait que surgiu nessas vesões). É uma forma não tão comum, entretanto eficaz em se causar dano residual.
Elementos importantes em um stall teamOu qual tipo de Pokémon/ golpe é necessário/ recomendado ter em um stall team.
- Wish: Como disse, você PRECISA deixar seus Pokémon vivos. Por isso, uma curada é bem legal. Não é obrigatório, mas ajuda. Só cuidado na frente de quê você troca para curar.
- Rapid spin: Importante em stall wars, principalmente. Tira os hazard moves (Spikes, SRock e TS) de campo.
- Spin Blocker: Pokémon Ghost e resistente do seu time que entra quando seu oponente irá usar Rapid Spin para tirar seus hazards de campo. Rotom-H é bem recomendado para o trabalho.
- Revenge Killer: Como dito no começo, é muito importante tem algo para limpar a sujeira no fim do jogo. Geralmente um Bander com Priority move, ou scarfer.
- Tricker: Útil em stall wars também, porque é bem útil você usar Trick para tirar uma wall de jogo, facilitando seu setup e switch-ins.
- Tricker Receiver: Um Pokémon com CScarf para entrar em jogo quando é previsto um Trick, para salvar suas walls.
- Steel: Steel porque os dragões dominam o DP Metagame. Simples (atualmente nem tanto, porque minha Latias foi-se).
- Status receiver: Um Pokémon que entra em campo para receber um stat que seu oponente iria usar contra outro Pokémon, como Burn. Costumo usar Resttalk Gyara, por motivos óbvios.
- Pseudo Hazersr: Pseudo Hazers (ou PHazers) são Pokémon que forçam a saída de outro Pokémon com Roar ou Whirlwind, porque sempre terá algum engraçadinho tentando setupar em switch in de walls. Cuidado.
Economize slots para outras estratégias, como usar um Jirachi para Trickar, ser Tricker Receiver, Steel e ainda Revenge Killer. Ou ainda um Rotom-H como Tricker, Tricker Receiver, Spin Blocker, Revenge Killer. Resttalk Gyara como Status receiver, Roar abuser. E por aí vai.
~ Pokémon úteis em stall teams ~Aqui darei alguns exemplos de Pokémon indicados para um stall e moves para eles.
Lembrando que os Pokémon daqui só servem para defender, não colocarei sweepers (Pokémon que são exclusivamente para atacar, já outros como JIrachi irão aparecer, pois têm outras funções), pois apesar de stall ter, o guia ficaria parecendo algo como ADV Metagame (stall e offensive misturados WTF). Coloquei os que achei mais importantes, podem dar sugestões para eu add.
- Blissey (252 Def/ 252 SDEF) - Bold
(Wish, Softboiled, Aromatherapy, Heal Bell, Thunder Wave, Toxic, Seismic Toss, Flamethrower)
- Bronzong (252 HP/ 84 Atk/ 80 Def/ 92 SDEF) - Sassy
(SR, Hypnosis, Explosion, Earthquake, Gyro Ball, Trick, Reflect, Light Screen)
- Celebi (252 HP/ 220 Def/ 36 Spe) - Bold/ Timid
(Leech Seed, U-turn, Hidden Power Fire, Leaf Storm, GK, Earth Power, Thunder Wave, Recover, Reflect, Psychic, Heal Bell, Stealth Rock)
- Forretress (252 HP/ 112 Atk /144 Def) - Impish
(Spikes, TS, Rapid Spin, Payback, Explosion, Earthquake, Gyro Ball)
- Gyarados (248 HP / 248 Def / 12 Spe) - Impish
(Waterfall, Rest. Sleep Talk, Roar, Stone Edge, Earthquake, Ice Fang)
- Hippowdon (252 HP/ 168 De / 88 SDEF) - Impish
(Slack Off, Ice Fang, Stone Edge, Earthquake, SR, Roar, Toxic, Curse, Crunch, Stockpile)
- Jirachi (252 Atk/ 4 SDEF/ 252 Spe) - Jolly/ Adamant
(Trick, Stealth Rock, Thunder Wave, Calm Mind, Substitute, IHead, Fire Punch, Ice Punch, U-turn, Body Slam, Psychic, Thunderbolt, Flash Cannon)
- Rotom-H (252 SPATK/ 252 Spe/ 4 HP) - Timid/ Modest
(Thunderbolt, Overheat, WoW, Trick, Shadow Ball, HP Ground, Reflect, Substitute, Charge Beam)]
- Skarmory (252 HP/ 64 Atk/ 176 Def/ 16 Spe) - Impish
(Spikes, Whirlwind, SR, Roost, Brave Bird, Taunt, Toxic, Protect, Substitute)
- Snorlax (168 HP/ 120 Def/ 220 SDEF) - Careful
(Curse, Body Slam, Return, Selfdestruct, Rest, Earthquake, Fire Punch, Sleep Talk, Crunch)
- Suicune (252 HP/ 252 Def/ 4 SDEF) - Bold
(Surf, CM, Rest, Sleep Talk, Substitute, Hydro Pump, Ice Beam, HP Electric, HP Grass, Substitute, Roar)
- Tentacruel (252 HP/ 120 Def/ 136 SDEF) - Calm
(TS, Rapid Spin, Surf, Sludge Bomb, Rest, Sleep Talk)
- Tyranitar (252 HP/ 32 Atk/ 224 SDEF) - Careful
(Thunder Wave, Stealth Rock, Stone Edge, Earthquake, Fire Blast, Dark Pulse, Focus Punch, Substitute, Rest, Sleep Talk, Crunch, DD, Aqua Tail)
- Vaporeon (188 HP/ 252 Def/ 68 Spe) - Bold
(Wish, HP Electric, Surf, Protect, Substitute, Toxic, Roar, Ice Beam)
- Zapdos (252 Spe/ 252 HP, 4 Satk) - Timid
(Substitute, Roar, Thunder Wave, Toxic, Thunderbolt, Roost, Heat Wave)
Time exemploSó um sample team que eu fiz à um tempo, desculpem se faltou detalhes.
\\FUCK YEAH//
Uxie @ Choice Scarf ** Lolzer rs
Trait: Levitate
EVs: 248 HP / 216 Spd / 44 SAtk
Bold Nature (+Def, -Atk)
- Psychic
- Stealth Rock
- Thunder Wave
- Trick
E liderando a galerinha, Uxie vem aí -que. Tem speed suficiente pra passar Aerodactyl e trickar no mesmo, assim como a maioria dos outros leads, correndo apenas de alguns como Scarf Azelf (lol). Também pode ser recorrido para parar o sweep de algumas coisas, como SD Luke, DD Gyara etc.
Pronto, temos o lead. Band/ Scarf T-tar pode ser problema, mesma coisa à Rotom-A, uma opçao para segurar as offensives threats e ainda impedir o sweep de T-tar, é...
Forretress (M) @ Shed Shell ** Lukinhas
Trait: Sturdy
EVs: 252 HP / 112 Atk / 144 Def
Relaxed Nature (+Def, -Spd)
- Explosion
- Gyro Ball
- Rapid Spin
- Spikes
Além disto, pode usar Gyro Ball caso o oponente tente switchar para um Gengar/ Rotom-A prevendo Spin/ Explosion. Spikes por motivos óbvios.
Infernape nao será problema, caso Uxie esteja vivo. Heatran, Scarf Breloom e MixGon ainda sao problemas, entao...
Gyarados (M) @ Leftovers ** Bakujirou -que
Trait: Intimidate
EVs: 248 HP / 248 Def / 12 Spd
Impish Nature (+Def, -SAtk)
- Rest
- Roar
- Sleep Talk
- Waterfall
Entra em Scarf Tran tranquilo (exceto em HP Elect.), também entra sem problemas no Scarf Breloom, e ainda ajuda a descobrir se o Flygon é mixed ou nao.
Bem, Vaporeon é um problema...
Blissey (F) @ Leftovers ** mae_do_Luke
Trait: Natural Cure
EVs: 6 HP / 252 Def / 252 SDef
Bold Nature (+Def, -Atk)
- Flamethrower
- Protect
- Toxic
- Wish
Stalleia Vappy com Toxic (claro que nao só Vappy, né). Wish supporter para garantir mais vida aos outros Pokémon. Protect para ambos os motivos, e Flamethrower porque entrar levando o dano de SR (e talvez Spikes) mais uma porcentagem pequena do Flamethrower ainda sim pode ser tenso.
Hmm... de certa forma, ainda nao temos um sweeper para o time...
Infernape (M) @ Life Orb ** Condemner
Trait: Blaze
EVs: 4 Atk / 252 Spd / 252 SAtk
Naive Nature (+Spd, -SDef)
- Close Combat
- Flamethrower
- Hidden Power [Ground]
- Mach Punch
Yay. Pronto, Infernape. Pode ser check de T-tar, Scizor e outros.
Ainda nao temos nenhum Spin Blocker, Revenge Killer, Tricker, Tricker receiver e uma resposta para Gyara que nao exploda...
Rotom-H @ Choice Scarf ** Lookalike
Trait: Levitate
EVs: 4 HP / 252 Spd / 252 SAtk
Modest Nature (+SAtk, -Atk)
- Shadow Ball
- Thunderbolt
- Trick
- Will-O-Wisp
FUCK YEAH. Rotom faz tudo isto e ainda mais. Queima T-tar e Scizor viadinhos que vem pursuitar etc e etc.
~ Finalizando ~Foque-se nos Pokémon mais comuns ATUALMENTE no seu team building, como CScarf T-Tar e Offensive Suicune.
Stall teams não são considerados os melhores em DPPt, mas na minha opinião, o tipo de time mais divertido de se jogar.
Tópico simples, mas feito com amor e com experiência própria de stalling faggot para (futura - oh wait...) stalling faggot. <3