MONTANDO UM MOVESET
Para ter uma jornada bem sucedida, é necessário não só ter Pokémons fortes, mas também ter uma boa combinação de moves.
Como todos sabem - ou não - os Moves podem ser classificados em três categorias:
- Physical : Moves que estabelecem contato físico direto.
- Special : Moves que não estabelecem contato físico direto.
- Status : Moves que alteram o Stat ou condição do seu Pokémon ou do Pokémon adversário.
Esses três tipos de moves estão ligados diretamente aos Stat Values de cada Pokémon. Por exemplo: Se o seu Pokémon tiver o stat de Atk alto e lhe for ensinado um Physical Move, o dano que ele poderá causar será bem maior do que se lhe fosse ensinado um Special Move que utiliza do Sp.Atk como base.
Sendo assim, um bom moveset depende diretamente dos Stats do Pokémon. É a partir daí que você planeja que golpes poderão ser ensinados a ele.
Um Pokémon para ser forte, ou no mínimo difícil de derrotar, não precisa saber ataques poderosíssimos com 150 de Power, como Hyper Beam, por exemplo. Ele precisa ter uma boa movepool (diversidade de ataques), que cubram o maior número de tipos possível, e também as suas fraquezas.
Vamos utilizar um exemplo para melhor ilustrar tudo isso:
Vejamos, você acaba de começar um novo jogo, vamos supor que seja HG/SS, e então você começa a pensar em uma possível equipe. Aí você tem a brilhante ideia de incorporar a serpente marinha, Gyarados. Muito bem, antes de mais nada, analise os Stats do Pokémon e o seu Learnset (golpes que ele pode aprender), quando se tratar de um Pokémon com uma cadeia evolutiva um pouco maior, não se esqueça de ver os Stats e Learnset do Pokémon que é seu ultimo estágio de evolução.
HP: 95
ATK: 125
DEF: 79
SPD: 81
SP.ATK: 60
SP.DEF: 100
Se levarmos em consideração os Stats mais altos dele, veremos que ele tem características de um Physical Sweeper (Atacante Físico), portanto você já pode eliminar os Special Moves que ele poderia aprender e focar somente nos Physical Moves. Mas lembrando que o fato dele possuir stats de um Physical Sweeper não significa que ele deva ser usado somente dessa forma, nesse caso, existe uma série de outros fatores, como Natures e EVs, por exemplo, que quando escolhidos e distribuídos de maneira correta, podem fazer com que ele desempenhe outros diferentes papéis. Isso vale para todo e qualquer Pokémon. Mas, por hora, vamos focar somente no lado Physical dele. A primeira coisa a fazer é ver quais ataques em seu Learnset que possuem STAB (Same-type Attack Bonus), que são os moves do mesmo tipo dos dele, no caso Water e Flying Moves. Quanto aos moves tipo Water, temos duas opções: Waterfall e Aqua Tail. Você é livre pra escolher qualquer um dos dois, ambos são bons moves, mas há algumas coisas a serem levadas em consideração que podem facilitar na escolha:
WATERFALL: Pode causar Flinch no oponente.
- Power: 80
- Acc: 100%
- PP: 15
- Efeito Adicional: 20%
AQUA TAIL: Move sem efeito adicional.
- Power: 90
- Acc: 90%
- PP: 10
- Efeito Adicional: --
Se formos comparar por força, Aqua Tail é a melhor opção pois possuí 90 de Power contra 80 do Waterfall, mas repare que a Accuracy (precisão) do Aqua Tail é menor que a do Waterfall, e não possuí nenhum efeito extra, ao contrário do outro que pode causar Flinch. Waterfall possui também um maior números de PP, e isso, in-game, é uma coisa boa. E se levarmos em consideração o STAB que aumenta em 50% a poder do move, Waterfall seria a melhor escolha.
Agora que você já escolheu um golpe de STAB, podemos partir pra escolha do próximo move. Como eu disse anteriormente, num moveset, além da diversidade, moves que cubram as fraquezas do usuário são de extrema importância também.
Gyarados possue duas fraquezas: Eletric (4x) e Rock (2x). E existe um move que pode cobrir essas duas fraquezas: Earthquake. Obviamente não podemos esperar que ele seja imbatível, afinal outros Pokémons de outros tipos podem aprender moves desses dois tipos super efetivos, mas pelo menos temos uma certa segurança.
Bem, já temos 2 slots ocupados. E agora? O que fazer?
Que tal aumentar ainda mais o poder de ataque do seu Pokémon? Lembra que existem os Status Moves que alteram o Stat ou condição do Pokémon? Pois bem, Gyarados e muitos outros Pokémons possuem em ser learnset certos moves que podem aumentar determinados stats, como Nastly Plot, Calm Mind, Amnesia, etc. E Gyarados em especial pode aprender um ataque que o deixa com um poder de ataque avassalador: o Dragon Dance. O DD (Dragon Dance) tem a capacidade de aumentar a Speed e o Attack do Pokémon, o que serve como uma luva para o Gyarados, ja que sua Speed é baixa comparada aos seus principais counters (pokémons que tem maior facilidade de derrota-lo) e aumenta ainda mais seu Attack, que ja é alto por natureza.
In-game, você pode usar esses moves com certa facilidade, podendo assim vencer tudo e todos. Mas ainda nos resta um Slot, então que move escolher?
Você pode optar por Bounce, que é outro Stab do Gyarados, ou Stone Edge que tem grandes chances de causar Critical Hit, ou até mesmo Ice Fang, que se torna uma opção mais fácil caso se trate do in-game. Enfim, opções não faltam, basta você saber diversificar.
- Leitor escreveu:
- Mas Luccas, até agora você só deu dicas de como montar um Moveset ofensivo. E quando se tratar de um Pokémon com um poder de ataque menor?
Bem, quando se tratar disso, provavelmente tal Pokémon sem poder ofensivo terá suas defesas e/ou HP altos, aí o que você tem a fazer é utilizar moves que maximizem ainda mais as defesas e utilizar de golpes que causem dano indireto, como Toxic, Will-o-wisp, Leech Seed, etc. Moves que recuperam o HP como Rest, Recover e Wish ou que dão suporte ao time como Aromatherapy são também uma boa pedida.
Vamos ilustrar tudo isso:
HP: 90
ATK: 70
DEF: 73
SPD: 60
SP.ATK: 85
SP.DEF: 90
Ainda planejando uma jogatina de HG/SS, você decide ter uma Clefable em seu time. Muito bem, vendo os Stats dela você percebe que os ofensivos não são tão bons assim, entretanto, os defensivos são um pouco melhores e o HP também.
Como dito acima, quando se tratar de um Pokémon ofensivamente fraco, deve-se usar moves que causem dano indireto e/ou que dêem suporte ao time.
Olhando o Learnset da Clefable à procura desses moves nós podemos encontrar Toxic. Esse move causa o Status Poison no oponente, em especial, o Badly Poison que aumenta o dano a cada turno. Temos aí o nosso move de dano indireto.
Bem, a derrota do Pokémon pode ser demorada, então é preciso ganhar alguns turnos e para isso nada melhor que Protect. Só não espere se garantir apenas com ele, afinal, a cada vez que é usado a sua Accuracy cai, mas pelo menos você terá aí uns dois turnos enquanto o Toxic faz o trabalho dele.
Nesse meio tempo, a perda de dano é praticamente inevitável, sendo assim, um move de recuperação se faz necessário. Mais uma vez olhando o learnset da Clefable, você nota que ela aprende Wish, um move que recarrega num turno e no próximo recupera 50% do HP, aí você pode optar por recuperar o HP da própria Clefable ou de qualquer outro Pokémon do seu time, já que um troca pode ser feita após o move Wish ser usado.
Tesmo aí três slots já ocupados. Pra ocupar o quarto, você pode optar por um move ofensivo, afinal dar um empurrãozinho ao Toxic é sempre bom. Você pode optar por Psychic, para cobrir sua desvantagem à Fighting-types e pegar os Poison-types que não levam dano de Toxic, ou Focus Blast pro Steel-types que também são imúnes ao Toxic.
Lembrando que no in-game, tá cheio de nego que adora deixar os nossos Pokémons dormindo, paralizados, envenenados etc. Nesse caso eu recomendaria Aromatherapy... mas isso já é um pouco chatinho de se ter já que é preciso fazer breed.
E lembrando também que Clefable possui uma movepool gigantesca, podendo ela desempenhar vários papéis. Aí a criatividade vai de cada um...
É isso aí, espero que apreciem e que sirva pra alguma coisa.
Obs.: Agradeço ao C4 e ao Lukinha$ por terem me ajudado na revisão.
Att, Luccas.