Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Tutorial de Pontuação Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Tutorial de Pontuação Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial de Pontuação

4 participantes

Ir para baixo

Tutorial de Pontuação Empty Tutorial de Pontuação

Mensagem por emboar_fiery Qui 7 Jul 2011 - 14:47

E aí gente, fiz meu primeiro tutorial para ajudar as pessoas com dificuldade de colocar a pontuação correta. Li algumas fanfics e descobri que é um problema geral, não de algumas pessoas.

Para que servem os sinais de pontuação? No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo.

Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.

Vejamos aqui alguns empregos:

1. Vírgula (,)

É usada para:

a) separar termos que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu.

Nessa oração, a vírgula separa os verbos.

b) isolar o vocativo: Então, minha cara, não há mais o que se dizer!

c) isolar o aposto: O João, ex-integrante da comissão, veio assistir à reunião.

d) isolar termos antecipados, como complemento ou adjunto:

1. Uma vontade indescritível de beber água, eu senti quando olhei para aquele copo suado! (antecipação de complemento verbal)

2. Nada se fez, naquele momento, para que pudéssemos sair! (antecipação de adjunto adverbial)

e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos: isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.

f) separar os nomes dos locais de datas: Brasília, 30 de janeiro de 2009.

g) isolar orações adjetivas explicativas: O filme, que você indicou para mim, é muito mais do que esperava.

2. Ponto final (.)

É usado ao final de frases para indicar uma pausa total:

a) Não quero dizer nada.
b) Eu amo minha família.

E em abreviaturas: Sr., a. C., Ltda., vv., num., adj., obs.

3. Ponto e vírgula (;)

É usado para:

a) separar itens enumerados:
A Matemática se divide em:
- geometria;
- álgebra;
- trigonometria;
- financeira.

b) separar um período que já se encontra dividido por vírgulas: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.

4. Dois-pontos (:)

É usado quando:

a) se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala:

Ele respondeu:
- Não, muito obrigado!

b) se quer indicar uma enumeração:

Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas e não responda à professora.

5. Aspas (“”)

São usadas para indicar:

a) citação de alguém: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09)

b) expressões estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.

6. Reticências (...)

São usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando:

a) (...) Onde está ela, Amor, a nossa casa,
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa? (...)

b) E então, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade...
c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal...

7. Parênteses ( )

São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.

Ele comeu, e almoçou, e dormiu, e depois saiu (o e aparece repetido e, por isso, há o predomínio de vírgulas).

8. Ponto de exclamação (!)

a) é usado para demonstrar surpresa: Ai, que susto!

b) ou um grito: João, venha cá!


9. Ponto de interrogação (?)

É usado para simplesmente demonstrar uma pergunta: Esse é o certo?


10. Travessão (-)

a) é usado para começar uma frase de algum personagem.

Então Marcos falou:
- Eu sou o melhor!

b) enumerar coisas. Usando o mesmo exemplo do ponto e virgula:

A Matemática se divide em:
- geometria;
- álgebra;
- trigonometria;
- financeira.



Espero que isso tenha ajudado vocês, boa sorte e divirtam-se!


Última edição por emboar_fiery em Qui 7 Jul 2011 - 23:55, editado 4 vez(es)
emboar_fiery
emboar_fiery
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Tutorial de Pontuação Left_bar_bleue0 / 100 / 10Tutorial de Pontuação Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/07/2011


Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial de Pontuação Empty Re: Tutorial de Pontuação

Mensagem por Dewloren Qui 7 Jul 2011 - 15:34

Belo tutorial champs, explicou bem, mas acho que faltou explicar alguns termos que certas pessoas não sabem muito bem, como "vocativo", "aposto" e outros. Além do mais, ficou centralizado, não faça tutoriais nesse estilo de texto manolo, coloque o texto padronizado para a esquerda, assim fica mais fácil de compreender o tutorial. Tirando isso, é um tutorial bem útil, parabéns e continue ajudando o pessoal.

Edit: percebi alguns errinhos ortograficos seu também, como na parte do parêntese (não se usa ponto antes do parêntese).
Dewloren
Dewloren
Membro
Membro

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
Tutorial de Pontuação Left_bar_bleue0 / 100 / 10Tutorial de Pontuação Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/08/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial de Pontuação Empty Re: Tutorial de Pontuação

Mensagem por emboar_fiery Qui 7 Jul 2011 - 16:28

Já consertei os erros (ou alguns deles), coloquei alinhado à esquerda para ficar mais fácil a leitura.

Qualquer coisa me avisem.

________________
Tutorial de Pontuação Emboi

Vejam meu Tutorial de pontuação gráfica.
emboar_fiery
emboar_fiery
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Tutorial de Pontuação Left_bar_bleue0 / 100 / 10Tutorial de Pontuação Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/07/2011


Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial de Pontuação Empty Re: Tutorial de Pontuação

Mensagem por Kurosaki Mud Qui 7 Jul 2011 - 18:22

Muito bom Embo, vai ajudar várias pessoas, inclusive a mim, que nunca soube para que servia o ponto vírgula -q
Mentira, você sabe que eu sou bom em português, mas de qualquer jeito, ajudará muito ^^.

________________
Tutorial de Pontuação Sign1_zps433ac70b
Kurosaki Mud
Kurosaki Mud
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Tutorial de Pontuação Left_bar_bleue0 / 100 / 10Tutorial de Pontuação Right_bar_bleue

Data de inscrição : 24/06/2010

Frase pessoal : O..o


Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial de Pontuação Empty Re: Tutorial de Pontuação

Mensagem por juan_jrb Sex 8 Jul 2011 - 6:01

Ficou bastante simples, mas direto e explicativo. Realmente faltou muita informação, não só para complementar os tópicos dados, mas também tópicos (como cochetes e chaves, mas não são muito utilizados, então está perdoado). Você poderia pesquisar mais sobre cada pontuação, para poder adicionar no tutorial, recomendo sites como "Brasil Escola", é de grande ajuda, a maioria de minhas dúvidas são retiradas lá.
juan_jrb
juan_jrb
Membro
Membro

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
Tutorial de Pontuação Left_bar_bleue0 / 100 / 10Tutorial de Pontuação Right_bar_bleue

Data de inscrição : 01/03/2010

Frase pessoal : b² - 4.a.c


Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial de Pontuação Empty Re: Tutorial de Pontuação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos