Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Como criar um cronograma Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Como criar um cronograma Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como criar um cronograma

+2
Connoisseur Haato - Heart
Kurosaki Mud
6 participantes

Ir para baixo

Como criar um cronograma Empty Como criar um cronograma

Mensagem por Kurosaki Mud Dom 4 Set 2011 - 18:55

Como fazer um cronograma de Fanfic:

O objetivo deste tutorial é ajudar àqueles que param no meio de uma fanfic, seja por falta de criatividade, preguiça ou até mesmo desistência. Mas o titio Mud vai ensinar alguns truques que eu mesmo uso para conseguir ir longe com as fanfics. E a dica principal é: Faça um cronograma.

O que é um cronograma?

É algo que você planeja como base da sua fanfic. Irei usar o tema clichê para ilustrar o exemplo. James é um garoto, pega seu Pikachu e vai vencer os ginásios pra obter insígnias.

Essa seria a ideia principal da fanfic. Agora, faríamos o cronograma.


  • Número de capítulos:

Esse é o ponto que inicia seu planejamento. Se for uma one shot, nem leia esse tópico. Se for uma fanfic com três, cinco, dez, quinze, vinte, cinquenta, oitenta, cem capítulos, escolha adequadamente. Mas como escolher?

Pois bem, aqui está a resposta:

v Três – Uma fanfic com três capítulos é curta em números e extensa em seus capítulos e páginas. Deve ser uma história aonde o molde geralmente viria a ser o primeiro capítulo com o início, o segundo com o meio e o terceiro com o fim. Poucos personagens, ou alguns conhecidos deveriam a vir fazer parte dele.

v Cinco – Uma five shot é algo rápido e demonstrativo. Assemelha-se a fanfic three shot, mas tem dois capítulos para melhor desenvolvimento. Essa é a quantidade perfeita para quem quer terminar uma fanfic rapidamente e com tempo e público.

v Dez – Uma fanfic produtiva e bem desempenhada. Perfeita para aqueles que têm uma ideia que precisa de capítulos para funcionar. Muitos usuários (inclusive eu) fizeram uma fanfic com dez capítulos e continuaram com uma segunda temporada, o que pode servir caso outra ideia venha em sua mente.

v De onze a cinquenta – Para membros que querem algo duradouro, enrolado, humorístico e popular. Entretanto, precisa ter calma e tempo, além de foco na ideia.

v De cinquenta até cem – Dificilmente sua fanfic passará de cem capítulos (a não ser certo Zeroan0, mas enfim...) ela precisará ter planejamento e público, caso contrário, ninguém raramente lerá ela. Além disso, aprenda com os erros dos outros capítulos para reformular os próximos e corrigir os primeiros, assim, quem lê um bom prólogo, lerá um bom centésimo capítulo até o fim.

Após escolher seu número de capítulos de acordo com o tempo e criatividade, vamos ao passo dois:


  • Ideias

Faça o seguinte: Leia outras fanfics, livros, revistas, jornais. Assista TV, animes, seja lá o que for, mas procure algo para ser sua criatividade. Um alien Pokémon surge e mata todos, um cowboy ganha um Tauros pra cavalgar, um Jigglypuff participa de um torneio de música, qualquer coisa serve. Tendo essa ideia, compare-a com o número de capítulos e encontre a maneira mais fácil de preencher o cronograma.


  • Personagem

Monte um personagem legal e com personalidade. Não venha com algo clichê. Monte um vilão, uma amiga, ou se a moça/vilão for o protagonista, monte os amigos e inimigos que rondam a passagem da história.


  • Pokémon

Não vamos esquecer, se você está fazendo uma fic de Pokémon, não os esqueça. Se um treinador os têm, você precisa montar o time dele. No caso de PMD, escolha os amigos e vilões que cercam ele.



Bem, depois de tudo escolhido, faltam duas opções. Prólogo ou Primeiro capítulo e devo ter outra temporada. Essa duas dependem de você, no contexto de sua fic.



Portanto, ficaria mais ou menos assim:



Capítulo 1- James começa sua jornada, encontra o Pikachu e ficam amigos.

2- James mata um Pidgey acidentalmente e tenta esconder o corpo

3- A polícia prende James

4- Ele é liberado após uma década e vira traficante

5- James é colocado na reabilitação pelo seu irmão

6- James volta ao normal e encontra seu Pikachu raivoso, que morde o garoto.

7- James é internado em estado grave

8- James morre de raiva.

9- Um enterro é feito

10- O Pikachu é morto por um Mandibuzz.



É mais ou menos isso. Se colocar o dia que acontece, período da manhã e outras coisas, como por exemplo: Pikachu aprende novo golpe nesse capítulo, ou ele evoluí, fica melhor ainda.



Espero que eu tenha ajudado e que montem um cronograma para melhorar sua fic.



Até mais...

________________
Como criar um cronograma Sign1_zps433ac70b
Kurosaki Mud
Kurosaki Mud
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Como criar um cronograma Left_bar_bleue0 / 100 / 10Como criar um cronograma Right_bar_bleue

Data de inscrição : 24/06/2010

Frase pessoal : O..o


Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um cronograma Empty Re: Como criar um cronograma

Mensagem por Connoisseur Haato - Heart Dom 4 Set 2011 - 19:01

Boa Mud! Algum dia alguém teria que fazer um tutorial deste tipo! Parabéns pela iniciativa (eu já sigo algumas de suas dicas).

________________
Como criar um cronograma Tsukagesignbysw
Como criar um cronograma Heartbar
Clique aqui para ler minha fanfic!
Twitter
Connoisseur Haato - Heart
Connoisseur Haato - Heart
Membro
Membro

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
Como criar um cronograma Left_bar_bleue0 / 100 / 10Como criar um cronograma Right_bar_bleue

Data de inscrição : 12/09/2009

Frase pessoal : Margarida *-*


Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um cronograma Empty Re: Como criar um cronograma

Mensagem por ~Wind Seg 5 Set 2011 - 18:40

Puxa, muito interessante esse cronograma, me ajudou muito, eu queria ter uma HQ de 50 à 100, vou fazer isso, mas não gostaria que eu ficasse sem leitores. ='(

________________
Como criar um cronograma 2oi5d2T ♫ Time to kill :3
♫ Pokémon Moon Light
♫ Kyou Fakedex
♫ Release
~Wind
~Wind
Membro
Membro

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
Como criar um cronograma Left_bar_bleue0 / 100 / 10Como criar um cronograma Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/05/2010

Frase pessoal : Kame... Hame... CHOKI DU TROVAUM!


http://dualgeneration.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um cronograma Empty Re: Como criar um cronograma

Mensagem por Arcanine-arcanon Ter 6 Set 2011 - 17:58

Já que você me ordenou, e ameaçou cortar meu nariz fora, vim comentar! Muito bom... Muitos autores simplesmente desistem de suas Fanfics simplesmente porque um capítulo não rende, ou seja, ele enrola, enrola, enrola, o capítulo acaba sem nada de bom, e nem mesmo ele sabe o que vai acontecer.

Eu gostei de você separar como deve ser feito em cada tipo de Fanfic. E realmente, alguém tipo um Zeroan0 da vida precisa de MUITA criatividade para conseguir chegar nesse marca. E também precisa de paciência, pois escrever cem capítulos de uma Fic não é mole. Mas enfim, vou dar uma dica: para alguém que quer uma Fic que dure certo tempo, que as pessoas gostem, que melhore com o tempo, e que não demore tanto, o melhor seria de 11 a 50. Na marca de 30, mais ou menos, você já quase acaba.

Well, Mud. Vou falar uma coisa, mas me corrija se eu estiver errado... Você disse para os autores sempre evitarem os clichês, certo? Nem sempre o clichê é tão mal assim. Se usado da maneira certa, ele pode se tornar um aliado. E Mud, você também usou um exemplo de Fic clichê. Pra mim isso vai apenas preguiça de pensar um pouco mais numa história, hein? :3

Eu nunca escrevi uma One-shot, mas para mim, ela deve ser uma das que se precisa de mais criatividade. Então, Mud, crie algo que também ajude quem queira criar uma OS. Pois, numa OS, você tem que criar toda uma história, colocar seu leitor dentro dela, e acabar no mesmo capítulo. E ainda assim, deve ter cuidado para não exagerar, e não criar uma Shot de 50 páginas.


De cinquenta até cem – Dificilmente sua fanfic passará de cem capítulos (a não ser certo Zeroan0, mas enfim...) ela precisará ter planejamento e público, caso contrário, ninguém raramente lerá ela. Além disso, aprenda com os erros dos outros capítulos para reformular os próximos e corrigir os primeiros, assim, quem lê um bom prólogo, lerá um bom centésimo capítulo até o fim.

Isso foi apenas um erro bobo. Ficaria melhor se você escrevesse: raramente lerão ela, ou raramente lerão-na. Pois ninguém raramente é feio, e somente ninguém é uma hipérbole,

É isso, Mud. Boa iniciativa, bom tutorial. Parabéns.

________________
Revivendo Avatar e Assinatura. Avatar feito por Romuloo, Sign feita pelo Zaki.

Como criar um cronograma Ninetales_tag_by_kurosakilucas-d3kyn7d
Arcanine-arcanon
Arcanine-arcanon
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
Como criar um cronograma Left_bar_bleue0 / 100 / 10Como criar um cronograma Right_bar_bleue

Data de inscrição : 19/08/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um cronograma Empty Re: Como criar um cronograma

Mensagem por KnightOMetal Ter 6 Set 2011 - 21:27

Isso me ajudou um pouco, eu decidi que minha HQ terá 25 capítulos e depois a segunda temporada.

Ma inda num tiro minha priguiça de iskreve certu de fazer os capítulos... Neutral


Última edição por iansan em Qua 7 Set 2011 - 10:55, editado 1 vez(es)
KnightOMetal
KnightOMetal
Membro
Membro

Masculino Idade : 23
Alerta Alerta :
Como criar um cronograma Left_bar_bleue0 / 100 / 10Como criar um cronograma Right_bar_bleue

Data de inscrição : 07/06/2011

Frase pessoal : k then


Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um cronograma Empty Re: Como criar um cronograma

Mensagem por Gus Ter 6 Set 2011 - 22:56

Ahh, Mud. >:
Você me copiou. Este seria meu próximo tutorial. Quando faça fanfics, faço mais da metade das coisas que citou. :3

Uma fanfic de três capítulos é uma three shot. -q

Ideias? Acrescente música.

Tutorial muito bom.

Não devo mais nenhum comentário. :3 Eu ia fixar, mas já está. ç-ç

________________

Tutoriais x  Last.fm

Como criar um cronograma M9vp

Avatar e Sign by Milky.
avatar
Gus
Membro
Membro

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
Como criar um cronograma Left_bar_bleue0 / 100 / 10Como criar um cronograma Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/07/2010


http://about.me/dantasgustavo

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um cronograma Empty Re: Como criar um cronograma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos