Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Pikalove
Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Pokémon Mythology

Fórum oficial do site Pokémon Mythology
 
SiteInícioFAQProcurarRegistarMembrosGruposDiscordEntrar

 

 Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Mikh
Membro
Membro
Mikh


Masculino Idade : 28
Alerta Alerta :
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Left_bar_bleue0 / 100 / 10Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/05/2011

Frase pessoal : You stopped being you.


Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Empty
MensagemAssunto: Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"   Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Icon_minitimeTer 11 Set 2012 - 20:20

(Texto original né: http://hbdia.com/dossie-hbd/retrofuturismo-ou-como-a-galera-do-passado-achava-que-o-futuro-seria/)

Ô, tu já ouviu falar em retrofuturismo?

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Retro3

Retrofuturismo era uma vertente artística pré-contemporânea que tentava imaginar como o futuro seria. Ou seja, desenhos de décadas passadas de como eles achavam que o mítico ANO DOIS MIL seria.

Essa arte não é exclusivamente específica ao ano 2000 “em ponto”, mas você sabe como temos um certo fetiche por anos redondinhos, né? Geralmente o ano 2000 era o alvo dos artistas. Ninguém imaginava como o ano 2003 seria.

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 800px-France_in_XXI_Century._Flying_police

Lá pelo finalzinho do século XIX/começo do século XX, uma cambada de artistas franceses produziu um monte de imagens desse estilo pra pôr em caixas de cigarros lá na terra deles. Olha como eles achavam que o ano 2000 seria:

A aviação começava a aparecer naquela época, e os malucos já achavam que em breve ela dominaria nossa vida. Eles acertaram e erraram ao mesmo tempo, porque 100 anos depois ainda não temos os tão sonhados carros voadores que eles já imaginavam.

(Nem policiais alados, mas talvez seja melhor assim)

Eu acho essas ilustrações [palavra censurada] pra [palavra censurada]. Elas nos dão um pequeno insight sobre como a galera daquela época imaginava o rumo que a tecnologia tomaria — e é engraçado o quão errado eles estavam, ou quão presos aos paradigmas da época eles invariavelmente eram. Por exemplo, nos desenhos os bonequinhos SEMPRE usam a moda da época. Eles aparentemente não conseguiam imaginar outro tipo de vestuário!

Outro exemplo (as imagens todas estão aqui, caso vocês queiram debater nos comentários as que eu não linkei aqui):

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Year-2000-digital-childhood-feature

Nessa ilustração, o artista visualizou um futuro em que você joga livros numa máquina, e ela transporta a informação pra cabeça da meninada através de uns headphones de operador de sonar. Ainda não chegamos lá.

Esta aqui eu achei curiosa porque o conceito não apenas é viável como é praticado atualmente:

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Year-2000-mobile-home-feature

Isso aí é uma casa de veraneio sobre rodas. O artista imagina que pessoas ricas teriam casas móveis que eles poderiam levar por aí pra viajar e tal. O que, como você evidentemente sabe, já existe (e nem é exatamente aquela coisa SUPERFUTURÍSTICA né?).

Lá pelos anos 40-50 o retrofuturismo bombou, alimentado por literatura e cinematografia de ficção científica. Esse período rendeu imagens como esta:

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Retro2

Tente identificar o que essa imagem tem em comum com esta aqui:

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Retro

Ou esta aqui:

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" High

Notou o que há de comum nas três ilustrações? A presença de rodovias (particularmente suspensas) que os gringos chamam de highways ou freeways. E sabe por que usavam esse tipo de estrutura em imagens pra simbolizar o futuro?

Olha como é interessante. Lá por volta do meio do século XX, duas coisas aconteceram simultaneamente: carros começaram a se popularizar, e a população e os centros urbanos começaram a se expandir (em parte por causa da explosão de natalidade conhecida como baby boom). Durante essa época, cidades começaram a se expandir, gerando a cultura dos subúrbios.

Agora, é importante entender que SUBÚRBIO na gringa tem um contexto cultural 100% diferente do que a gente compreende como brasileiros. Aqui fora, o subúrbio são simplesmente áreas relativamente afastadas do centro da cidade, e que são mais apropriados pra habitação familiar. Não existe o contexto de pobreza que nós temos (aliás, é justamente o contrário; morar no típico subúrbio pacato é um símbolo americano de sucesso; faz parte do “american dream”).
Então. Com a explosão de população, os subúrbios começaram a pipocar ao redor das cidades, tornando-as maiores. E com cidades maiores, carros foram se popularizando. E com mais carros nas ruas, estradas com múltiplas faixas e limites de velocidades mais altos tornaram-se necessárias.

Quando o governo precisava vender pra população a necessidade de construir as tais highways, eles tentavam dar essa idéia que esse é o “futuro”. As cidades tão ficando grandes mesmo, o estilo de vida norte-americano está mudando, o negócio mesmo é ir pros subúrbios em mega-estradas! Essa era a idéia que eles vendiam pra população. Avanço = subúrbios = mais carros = maiores estradas. Tá sacando o negócio?

Vemos um pequeno exemplo disso em De Volta para o Futuro, aliás. Lembra quando o Marty volta pra 1955 e, meio desnorteado, tenta ir pro bairro dele? Ele encontra no lugar apenas um lote ainda em construção (ou seja, o subúrbio dele nem existia ainda; a cena reflete que esse conceito é relativamente recente mesmo).
E lembra do que a placa dizia?

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Lyon-estates

A placa diz “LIVE IN THE HOME OF TOMORROW, TODAY”.
Agora pare e pense um pouco em tudo que escrevi até agora nesta merda de site que sinceramente nem eu gosto. Esse slogan não é um simples trocadilho barato com o nome e o tema do filme, não. Essa placa serviu pra encapsular todo o zeitgeist da época.
O sentimento naquela década é que esse era realmente o “way of the future”; era assim inclusive que imobiliárias vendiam as não-atraentes casas nas áreas que viriam a se tornar os subúrbios 10 ou 20 anos mais tarde.

E digo “não-atraentes” porque, se você lembra dessa cena em BTTF, a parada era no meio do NADA.
A arte da placa, inclusive, reflete os elementos clássicos das pinturas do Norman Rockwell, que é considerado O artista desse período. Os temas das artes dele era a glorificação do estilo de vida norte-americano (especialmente o que era trivial e caracterítico da época, olhaí). Por isso, o estilo dele se tornou bastante característico de toda essa era. Quando alguém quer simular arte desse período, eles simplesmente tentam emular os traços e a cor do Rockwell.

É por causa disso tudo que aquelas duas imagens retrofuturística mostram as highways. Nessa época, as highways/freeways foram vendidas ao público como um sinal do progresso, do futuro. E a galera passou a imaginar que, se essas porras são um prenúncio do futuro, no ano 2000 essas porras vão estar por toda parte! Nesse ponto eles meio que acertaram.

Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" La

Sabe que outro filme que fala um pouco sobre esse esquema da expansão urbana? Parece zoeira, mas Uma Cilada pra Roger Rabbit. Nesta cena, o vilão (que é justamente o Doutor Brown!) revela que a motivação por trás de toda a parada é que ele queria construir freeways.

E a caracterização dele como vilão é justamente porque teve quem achasse que isso ia destruir os valores da época, acabar com empregos, e expandir as cidades de forma negativa.

Essa volta inteira foi pra explicar pra você por que a turma dos anos 40 e 50 viam essas rodovias imensas como um sinal de que o futuro estava chegando. Nesse aspecto, elas eram os smartphones com conexão à internet da época. Eram o artefato recém-chegado que faziam os entusiastas dizerem “nossa, que época maravilhosa essa que vivemos!”.

Reassista a cena e você verá que assim que o Judge Doom fala sobre freeways, o que ele começa a descrever logo em seguida? A visão dele pro futuro (que era, diga-se de passagem, humorísticamente e precisamente correta). Tá compreendendo melhor a parada?
Highways = futuro. Por isso elas eram presença constante em artes retrofuturistas. A propósito, o fato de que eu explico 3 vezes a mesma coisa é o motivo pelo qual eu só tirava nota baixa em redação na escola.

Por outro lado, a julgar por alguns comentários que recebo, às vezes penso que eu devia explicar a mesma coisa é DEZ vezes, porque alguns de vocês meio que precisam, ein.

Sabe o que isso tudo me faz pensar? Pegue as nossas atuais representações do futuro. Os filmes com interfaces holográficas, andróides, essas coisas. Será que daqui 100 anos essas ilustrações parecerão hilariamente datadas…?

________________
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Tumblr_mulgpqyzse1s31mq6o1_400
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 672MSRetrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 657MSRetrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 017MS
Ir para o topo Ir para baixo
Vulc
Membro
Membro
Vulc


Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Left_bar_bleue0 / 100 / 10Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Right_bar_bleue

Data de inscrição : 13/03/2010

Frase pessoal : I'm still into you


Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Empty
MensagemAssunto: Re: Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"   Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Icon_minitimeTer 11 Set 2012 - 20:59

Só acho que botam, botamos ainda, muitas esperanças em um futuro completamente diferente do que é a nossa realidade. Tentamos imaginar a sociedade da época com as tecnologias mais novas muito mais aprimoradas, a ponto de mudar completamente o cenário em que vivemos. De fato, essa mudança não ocorreria entre anos(exemplo) 2012-2013. No caso, achando que tudo mudaria de um milênio para o outro.

Sério, coisas do tipo futuristas demais(carros voadores, androides) geralmente só saem do papel quando tem alguém com fé, tempo e tecnologia suficiente para o projeto. Hoje acho isso possível, num futuro bem, bem próximo.

Nossa, mó lavagem cerebral que os gringos fizeram pro povo migrar Laughing
Mesmo assim, fez pensar. Bom texto

________________


Monotype Challenge 9.0 - Poison
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 003Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 015Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 034Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 093Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 073Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 042
Ir para o topo Ir para baixo
cocotinha_white124
Membro
Membro
cocotinha_white124


Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Left_bar_bleue0 / 100 / 10Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Right_bar_bleue

Data de inscrição : 04/02/2012

Frase pessoal : Na ponheta ele é ambidestro - Black


Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Empty
MensagemAssunto: Re: Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"   Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Icon_minitimeQui 13 Set 2012 - 2:27

Texto muito interessante,faz pensar que talvez daqui a uns 50~60 anos teremos o que imaginamos hoje,mas o que será que eles imaginarão nessa época?Se vermos dessa forma,nossa raça está programada para sempre pensar no amanhã,em vez de no presente,talvez já tivéssemos muitas dessas coisas se eles preferissem construir androides,carros voadores e etc em vez de armas...Mas pensar assim,também é errado,se nos contentássemos com coisas menores,como simples motores mais potentes,novas formas de energia já estaríamos muito mais avançados,é como o Vulcano falou,só falta gente interessada em trabalhar e financiar.
Seriamente,muito bizarras as pessoas usando aquelas asas.

________________
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" 8myJZtt
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" VQtu4
Puppet ~ Perfil ~ DevianART
Ir para o topo Ir para baixo
http://andreoli17.deviantart.com/
Light Caramel
Membro
Membro
Light Caramel


Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Left_bar_bleue0 / 100 / 10Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Right_bar_bleue

Data de inscrição : 06/02/2012

Frase pessoal : 718 Pokémons.Sério que temos que pegar todos?


Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Empty
MensagemAssunto: Re: Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"   Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Icon_minitimeQua 26 Set 2012 - 23:17

já viu Kenan & Kel, o episódio Futurama?
eu vi outro dia, é tão ridículo que é engraçado hehe
gostaria que as escolas fossem daquele jeito ali em cima, seria maravilhoso =D
gostei do post

________________
Valeu Slip1O, pelo avatar maravilhoso que vc fez pra mim =D
---
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Julius2

Pra quê você quer uma corrente de ouro? Você só vai precisar de uma corrente de ouro pra fechar os portões de ouro da sua casa de ouro
---
"In Bolivia, chestnuts are chestnuts.Brazil, on the other hand, has Castanhas-do-Pará, literally, "Chestnuts from Pará."Because it would be stupid for people from Brazil to call them Brazil Nuts." - Dr. Gregory House
---
-Umb escreveu:
prometo que vou namorar alguma mina

e prometo transformar minha vida em um hentai Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

---
"Não faz assim que eu gamo", sdds
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Empty
MensagemAssunto: Re: Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"   Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente" Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Retrofuturismo, ou o "futuro não é mais como era antigamente"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Eu tenho futuro como Youtuber?
» como eu consigo esse arquivo usrcheats.dat
» Como "ver" mais pokes?
» Como upar mais rapido
» Como deixar o no$gba mais rapido

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pokémon Mythology :: Área interativa :: Papo livre :: Cantinho das Histórias-
Ir para: