“Pai dos jogos online coreanos” , assim é chamado Hakkyu Kim, ex-CEO da produtora de jogos online Gravity Corporation, sendo responsável por atuar em grandes sucessos de mercado como Arcturus e o renomado Ragnarok Online, fazendo dele um nome de peso entre desenvolvedores coreanos. Deixou a Gravity Co. em 2002 por restringirem seu trabalho criativo. Um ano depois, fundou sua própria companhia, a IMC Games Co. em Seoul, na Coréia do Sul.
O jogo de seus sonhos
No início de 2006, Kim lança seu primeiro jogo pela IMC Games, considerado o “jogo de seus sonhos”. Granado Espada foi um sucesso na Coréia do Sul, ganhando no final de 2006 o prêmio coreano de melhor jogo eletrônico do ano.
A resposta aos fãs desamparados
Após o sucesso de Granado Espada e lançamentos de vários outros jogos variantes entre as plataformas PC e Mobile, em 2011 Kim apresenta seu mais novo projeto intitulado Project R1 no evento coreano Hangame EX. Durante a conferência, aos espectadores foram mostradas algumas imagens simples sobre o novo jogo em desenvolvimento, porém bastou uma única olhada para os fãs arregalarem os olhos e descobrirem o porquê de Project R1 ser tão familiar, seja em sua arte ou funcionamento do jogo. Não demorou muito para que imagens e especulações sobre Project R1 fossem disseminadas por toda a internet, sua arte claramente lembrava o jogo que mora nos corações de muitos experientes em MMOs, Ragnarok Online. Desde então, é chamado de sucessor espiritual de Ragnarok.
Em 2012 iria acontecer mais um evento da Hangame Expo pela NHN, mas foi cancelado. Grande parte dos títulos que seriam apresentados na feira estavam com o cronograma atrasado, e entre eles, estava o Project R1. Depois disso, não foram divulgadas muitas notícias sobre o jogo naquele ano. A única informação divulgada naquele ano foi um trabalho de contratação da equipe entre junho e dezembro de 2012, para trabalharem no Project R1. Após este episódio, o contrato com a Hangame foi quebrado, mas eles não exporam o motivo da decisão.
Em 2013, Hakkyu Kim volta a apresentar no evento G-Star, porém agora, com um novo título – “Tree of Savior’. Nessa conferência, os fãs tiveram a oportunidade pela primeira vez de vislumbrar o incrível trabalho de Kim e sua equipe, no primeiro (e único até agora) trailer do jogo.
Desde seu primeiro avistamento em 2011 até 2013, Tree of Savior sofreu algumas mudanças como arte, sprites dos personagens, etc. Ainda na G-Star, Kim deu uma entrevista ao site This is Game explicando um pouco mais a fundo sobre seu mais novo lançamento Wolfknights, e é claro, sobre Tree of Savior também.
Sabendo da decadência que Ragnarok Online vem sofrendo com os anos e a pouca aceitação que teve Ragnarok Online 2, jogos dos quais Kim procura evitar citar os nomes, ele disse: “Para todos esses fãs, Tree of Savior é a minha resposta”. Com isso, a comunidade pôde ter confiança em dizer que Tree of Savior é um sucessor espiritual de Ragnarok Online. Além disso, uma página oficial no facebook foi criada para o Tree of Savior, da qual hoje já conta com mais de dez mil seguidores.