Okay, vou dar uma revivida master no tópico e escrever um post incrivelmente grande que provavelmente ninguém vai ler e que com certeza não tem nada de novo, mas...
MissingNO. (em japonês: けつばん,
Ketsuban, tradução literal para o inglês:
missing number ou até
unused number - o nome do bebê não é aleatório!) é nada mais nada menos que um erro de programação (ah, jura?). Possivelmente, ele talvez tenha sido uma espécie de 'pokemon base', um protótipo, já que seu número, na maioria das vezes, é #000. Sua função principal era 'zerar' os dados do Pokemon. Com ele, poderiam testar o jogo e encontrar seus principais bugs e erros para que não acontecessem com os pokemons que seriam os originais. Seria bizarro ter um Charmander com um ataque como Water Gun, certo?
Adiciona sprite, tira código, modifica isso, dá uma mexida naquilo, e assim vai. O tempo passa, o jogo cresce, novos pokemons são aceitos no jogo, e MissingNO. vai sendo jogado para frente, para novos testes, novos protótipos e implantações. No final de tudo, nascem nossos queridos R/B/G/Y.
Mas aí, descobrem que o programador encarregado da área de testes, lá atrás, passou a noite sem café e pronto, MissingNO. está a solta, e o projeto já está praticamente acabado. Resultado: boa parte dos programadores fazem a famosa POG,
programação orientada à gambiarra. Faz uma gambiarra aqui, outra ali, prende tudo com goma de mascar e arame, termina-se a fase de implantar novos pokemons e eles conseguem enfiar o MissingNO. bem no fundo do baú. Infelizmente, a gambiarra ainda está ali, e uma hora alguma parte da programação oficial, correndo feito louca por todo lugar, vai esbarrar nela e abrir o bauzinho.
Assim nasceu MissingNO. O único jeito de se livrar dele (e de outros pequenos bugs que ele provavelmente teria causado) é apagar o jogo todo e fazer ele do zero. E vamos falar a verdade: a Nintendo não vai jogar fora milhões (porque apagar todo um jogo e fazer ele do zero custa MUITO caro) por causa de alguns errinhos de programação que poderiam ser mascarados.
- Citação :
- "Ah, mas o MissingNO. não era uma das aves lendárias? Ou a pré-evolução do Kangaskhan?"
Sim, poderia até ser. Mas convenhamos que a memória de um cartucho de GB não é infinita. Muitos modelos de Pokemon foram jogados no lixo (como, por exemplo, a pré-evolução ou até mesmo uma quarta, quinta ave lendária) ou guardadas para uso futuro (Ho-oh, talvez.) e refeitas nas geraçõs que se seguiram.
- Citação :
- "Mas eu fiquei sabendo que o MissingNO. era um Pokemon da linha de evolução do Kangaskhan!"
Acho que muita gente conhece a história. Infelizmente, o GB não suportava tantas linhas de evolução de certos pokemons, sendo o máximo 3. Talvez o MissingNO. possa ter sido uma pré-evolução descartada e a linha de evolução do Kangaskhan dividida em duas.
- Citação :
- "Já sei, então ele é o Mew!"
Não, apesar de o Mew quase não ter sido incluído no jogo original (e ainda bem que ele foi!). Mew seria um tipo de segredo, ou até mesmo uma brincadeira dos programadores que acabou vazando. Bem, Mew foi encaixado depois que vários resíduos (lixo que não seria usado no jogo) foram removidos. Com 300 bytes livres, eles encaixaram Mew lá (Shigeki Morimoto e Tsunekazu Ishihara são os responsáveis por isso, sem que a Nintendo soubesse - improviso é poder), muito depois de MissingNO. É por isso que Mew aparece na Pokedex depois de Mewtwo.
- Citação :
- "Ah, mas se o MissingNO. é só um erro de programação, por que ele pode destruir os saves?"
Nem sempre isso acontece. O MissingNO. ainda faz parte do código original do jogo, e só atua se você for lá cutucar o coitado, que estava quietinho no seu canto tirando um cochilo. Para quem não sabe, um simples número ou letra que você troca em hexadecimal já muda completamente a sua função. O MissingNO., por ser um grande amontoado de dados corrompidos, faz isso.
Mas não vamos botar toda a culpa no coitado (ou no primo querido do MissingNO., o 'M). Todo e qualquer jogo tem suas falhas, bugs, glitches, etc. Alguns são mais conhecidos ou não, alguns são mais visíveis ou não. E apesar de tudo, MissingNO. não é um super-master-big mistério que precisaria do Sherlock Holmes para resolver.