Pixel Art University
+8
Solo Hit-yplo
Uchiha Rephs
None
kiy.Asgard
Roms
Löwen
MEMEMASTER420
Dialga111
12 participantes
Página 1 de 1
Pixel Art University
Bem vindos à Pixel University, onde os Pixels ganham uma nova perspectiva!
Sobre a Universidade
A Pixel University é uma escola de sprites criada com o intuito de ensinar técnicas básicas e avançadas de spriting e pixel art. São bem vindos tanto novatos quanto veteranos. Aqui cobriremos desde os assuntos mais básicos como recolors, até chegarmos ao ponto em que os alunos estarão fazendo seus próprios fakemons por scratch a partir do zero. Será um curso de, no mínimo, seis semanas, para que possamos abordar todos os assuntos necessários para tanto.
Sobre o Professor
Meu nome é André, e eu serei o único professor da Universidade.
Sobre mim: Do outro lado do computador existe um cara comum, de 18 anos, que está terminando seu primeiro semestre na faculdade. Ou melhor, faculdades. Curso duas Universidades ao mesmo tempo, e estou em semana de provas em ambas. Por isso, é muito difícil que eu consiga entrar no fórum de dias de semana, o que significa que nossas aulas aconteceram exclusivamente aos sábados e domingos.
Sou um cara tranquilo, compreensivo. Serei um professor bonzinho haha. Mas ao mesmo tempo, passarei muita lição de casa >:D
Currículo: Tenho experiência de cinco anos de sprites, já fiz parceria com algumas grandes lendas das sprites de pokémon nos Estados Unidos, Canadá e Europa em sites como Pokémon Crater e Pokédox, ambos atualmente fora do ar, mas que criaram as sprites como as conhecemos hoje. Foram todos grandes amigos que criaram técnicas maravilhosas de sprites e desenvolveram habilidades inimagináveis. Nunca chegarei perto do brilho de alguns dos meus antigos colegas, mas posso afirmar com certeza que fiz parte deste seleto grupo de spriters que criaram tudo o que sabemos hoje. Para ver os exemplos mais recentes de meu trabalho, visite minha galeria.
Grade Curricular
Sobre a Universidade
A Pixel University é uma escola de sprites criada com o intuito de ensinar técnicas básicas e avançadas de spriting e pixel art. São bem vindos tanto novatos quanto veteranos. Aqui cobriremos desde os assuntos mais básicos como recolors, até chegarmos ao ponto em que os alunos estarão fazendo seus próprios fakemons por scratch a partir do zero. Será um curso de, no mínimo, seis semanas, para que possamos abordar todos os assuntos necessários para tanto.
Sobre o Professor
Meu nome é André, e eu serei o único professor da Universidade.
Sobre mim: Do outro lado do computador existe um cara comum, de 18 anos, que está terminando seu primeiro semestre na faculdade. Ou melhor, faculdades. Curso duas Universidades ao mesmo tempo, e estou em semana de provas em ambas. Por isso, é muito difícil que eu consiga entrar no fórum de dias de semana, o que significa que nossas aulas aconteceram exclusivamente aos sábados e domingos.
Sou um cara tranquilo, compreensivo. Serei um professor bonzinho haha. Mas ao mesmo tempo, passarei muita lição de casa >:D
Currículo: Tenho experiência de cinco anos de sprites, já fiz parceria com algumas grandes lendas das sprites de pokémon nos Estados Unidos, Canadá e Europa em sites como Pokémon Crater e Pokédox, ambos atualmente fora do ar, mas que criaram as sprites como as conhecemos hoje. Foram todos grandes amigos que criaram técnicas maravilhosas de sprites e desenvolveram habilidades inimagináveis. Nunca chegarei perto do brilho de alguns dos meus antigos colegas, mas posso afirmar com certeza que fiz parte deste seleto grupo de spriters que criaram tudo o que sabemos hoje. Para ver os exemplos mais recentes de meu trabalho, visite minha galeria.
Grade Curricular
- Spoiler:
- A) Introdução ao Pixel Art – Das Informações Técnicas às Técnicas de Recolor.
1) Informações Técnicas
1.1) Do Estilo
1.2) Do Programa
1.3) Do Arquivo
1.4) Da Fonte
2) Recolors
2.1) Introdução
2.1.1) Palheta de Cores
2.1.2) Contornos
2.1.3) Luz e Sombra
2.1.4) Contraste e Saturação
2.2) Primeira Recolor
2.2.1) Usando Palheta Pré-Definida
2.2.2) Usando Palheta de Outra Sprite
2.2.3) Usando Palheta Personalizada
2.3) Técnicas de Recolor
2.3.1) Lineless
2.3.2) Troféu
2.3.3) Palhetas com Branco
2.3.4) Inverts
2.3.5) Introdução ao Revamp e Devamp
2.3.6) Introdução ao Disguise
2.3.7) Recolors de Objetos e Treinadores
3) Exercícios
B) Fusão de Sprites
1) Introdução
2) Fusão Simples
2.1) Escolhendo os Pokémons
2.2) Brincando de Doutor Frankenstein
2.3) Colorindo
2.4) Acabamento
3) Fusão Complexa
4) Fusão com Objetos e Treinadores
5) Fusão Verdadeira – Introdução ao Scratch
6) Exercícios
C) Primeiros Scratches – Da Edição Simples aos Disguises
1) Conceitos Importantes
1.1) Do Contorno
1.2) Das Cores
1.3) Do Sombreamento
2) Ganhando Liberdade nas Sprites
2.1) Editando Marcas e Padrões
2.2) Adicionando Detalhes
2.3) Fusão Verdadeira
2.3.1) Redesenhando
2.3.2) Recolorindo
2.3.3) Ressombreando
2.4) Disguises
2.5) Introdução aos Retypes
3) Exercícios
D) Contornos – Construindo a Sprite
1) Introdução
2) Perspectiva Isométrica
2.1) Apresentação
2.2) Construindo Formas Geométricas
2.2.1) Retas
2.2.2) Circulares
2.3) Colorindo a Perspectiva Isométrica
2.3.1) Faces – Sombreamento
2.3.2) Superfície Curva
2.3.3) Contornos
3) Sua Própria Sprite
3.1) Insígnias
3.2) Mapas
3.3) Ícones
4) Técnicas de Contorno
4.1) Evitando Pixels Dentilhados
4.2) Retas
4.3) Curvas
4.4) Formas
4.5) Articulações
5) Exercícios
E) Cores e Sombras – Preenchendo a Sprite
1) Introdução
2) Técnicas de Coloração
2.1) Escolha da Palheta
2.1.1) Finalidade e Sentimento
2.1.2) Contraste e Harmonia
2.2) Interseção de Palhetas
3) Técnicas de Sombreamento
3.1) Dithering Básico
3.2) Dithering Avançado
3.3) Devamps
3.4) Anti-aliasing
3.5) Técnica dos Quadrados
3.6) Texturas
3.6.1) Metal
3.6.2) Areia
3.6.3) Fogo
3.6.4) Água
3.6.5) Rocha
3.6.6) Nuvem
3.7) Revamps
3.8) Esferas
3.9) Olhos
4) Colorindo Contornos
5) Retypes
6) Exercícios
F) Criando um Fakemon
1) Introdução
2) Pesquisa
2.1) Biologia
2.2) Geografia
2.3) História
3) Personalidade
4) Rascunho
5) Contorno
6) Cores
7) Sombras
8) Acabamento
9) Nome
10) Exercício
11) Encerramento
Sobre o Sistema de Ensino
A escola funcionará como uma Universidade de verdade. Aulas expositivas, bastante extensas e com muito conteúdo.
Aceitarei um máximo de 10 alunos, sem lista de espera. A quantidade é para que eu não fique sobrecarregado. Serão muitos trabalhos para avaliar, e eu não tenho muito tempo livre. Não haverá lista de espera porque, para acompanhar o curso é necessário ter tido cada aula, pois as matérias são cumulativas, e não é possível fazer, por exemplo, uma fusão, sem saber recolors; ou um scratch, sem saber sombreamento.
A cada semana haverá duas listas de exercícios: Tarefa Mínima e Tarefa Complementar.
Tarefa Mínima: Uma lista pequena de exercícios para ser entregue no dia da aula, sem valer nota. Esta tarefa serve para que eu veja se você aprendeu e possa indicar onde pode ser melhorado para que você possa fazer a Tarefa Complementar.
Tarefa Complementar: Uma lista comprida de exercícios para ser entregue na semana seguinte. Você tem uma semana para fazer, então não há desculpa para quem não fizer. Esta tarefa será avaliada.
Avaliação: Vou dar uma nota de 0 a 10 para cada sprite entregue na tarefa complementar. A média entre todas as notas de uma semana deve ser igual ou maior a 7,0 (sete), pois é necessário total domínio de uma técnica antes de poder realizar a semana seguinte. Se sua média for inferior, você estará de Dependência Pedagógica (DP) e terá que refazer a semana.
Aluno | Média A | Média B | Média C | Média D | Média E | Média F |
1) LeoB | ||||||
2) Löwen | ||||||
3) romuloo | ||||||
4) TzarAsgardKiy | ||||||
5) arthurdizoi | ||||||
6) Luno | ||||||
7) Death Angel Hitmonkip | ||||||
8) Miss Zero | ||||||
9) Zic | ||||||
10) DeltaK | ||||||
11) Shiny-Kun |
Requerimento para Matrícula
Todos podem se matricular. Não há restrições nem exigências. No entanto, vou pedir para que, no ato da matrícula, preencha o seguinte formulário, para que eu possa saber um pouco mais sobre vocês:
Pesso que, por favor, apenas se matricule se for realmente de dedicar a aprender. Serão seis semanas de dedicação, e se todo mundo não cooperar a coisa não anda!
Por enquanto é só, pessoal! Espero que esta escola dê certo, e que eu possa ensinar tudo aquilo que eu aprendi!
Todos podem se matricular. Não há restrições nem exigências. No entanto, vou pedir para que, no ato da matrícula, preencha o seguinte formulário, para que eu possa saber um pouco mais sobre vocês:
- Código:
[b]Nome/Nick: [/b]
[b]Idade: [/b]
[b]Possui alguma experiência com Pixel Art? [/b]
[b]Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: [/b]
Pesso que, por favor, apenas se matricule se for realmente de dedicar a aprender. Serão seis semanas de dedicação, e se todo mundo não cooperar a coisa não anda!
Por enquanto é só, pessoal! Espero que esta escola dê certo, e que eu possa ensinar tudo aquilo que eu aprendi!
Última edição por AndreGC em Sáb 26 maio 2012 - 19:00, editado 7 vez(es)
Dialga111- Membro
Alerta :
Re: Pixel Art University
Nome/Nick: LeoB
Possui alguma experiência com Pixel Art? Sim
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: Cateriados
Possui alguma experiência com Pixel Art? Sim
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: Cateriados
Nome/Nick: Löwen
Possui alguma experiência com Pixel Art? Sim.
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: Grassound Mareep
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: Grassound Mareep
Nome/Nick: romuloo
Possui alguma experiência com Pixel Art? não muita
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: recolor basico
Possui alguma experiência com Pixel Art? não muita
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: recolor basico
Última edição por romuloo em Sáb 26 maio 2012 - 16:07, editado 1 vez(es)
Roms- Membro
Alerta :
Nome/Nick: Asgard
Possui alguma experiência com Pixel Art? Não muita..
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: -.- Clica..
Possui alguma experiência com Pixel Art? Não muita..
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: -.- Clica..
kiy.Asgard- Membro
- Alerta :
Frase pessoal : rodi é tão gay q n consegue andar em linha reta
Nome/Nick: Arthurdizoi
Possui alguma experiência com Pixel Art? Não muita²
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: separei alguns trabalhos aqui
Possui alguma experiência com Pixel Art? Não muita²
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: separei alguns trabalhos aqui
Nome/Nick: Luno
Possui alguma experiência com Pixel Art?: Nada mais do que as sprites que fazem no forum.
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: Recolors
OBS: Eu fiz um trabalho usando elas, ai n tenho cada uma separada, então enviei todas, tudo bem?
Possui alguma experiência com Pixel Art?: Nada mais do que as sprites que fazem no forum.
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: Recolors
OBS: Eu fiz um trabalho usando elas, ai n tenho cada uma separada, então enviei todas, tudo bem?
Última edição por Luno em Sáb 26 maio 2012 - 16:21, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Confundo minha Idade toda hora -.-')
Uchiha Rephs- Membro
Alerta :
Frase pessoal : O bonde segue sua nau!
Nome/Nick: Death Angel Hitmonkip
Possui alguma experiência com Pixel Art? sim
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: Link aqui
Possui alguma experiência com Pixel Art? sim
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: Link aqui
Última edição por LeoB em Sáb 26 maio 2012 - 18:06, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : LeoB: Desabilite a assinatura na fan art area)
Nome/Nick: Miss Zero
Possui alguma experiência com Pixel Art? Acho que sim.
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: https://i.imgur.com/rQZ3D.png
Possui alguma experiência com Pixel Art? Acho que sim.
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: https://i.imgur.com/rQZ3D.png
Última edição por Miss Zero em Dom 27 maio 2012 - 13:19, editado 1 vez(es)
ana- Moderador
Alerta :
Frase pessoal : ta dentro dos limites
Nome/Nick: Zic
Possui alguma experiência com Pixel Art? Não.
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: ---
Possui alguma experiência com Pixel Art? Não.
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: ---
Colt- Membro
Alerta :
Frase pessoal : ba dum tss
Nome/Nick: DeltaK
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite:
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite:
Última edição por DeltaK em Sáb 23 Jun 2012 - 15:35, editado 1 vez(es)
~Delta- Membro
Alerta :
Frase pessoal : Ba dum tsss
Nome/Nick: Shiny-Kun
Possui alguma experiência com Pixel Art? Acho que sim...
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: aqui
Possui alguma experiência com Pixel Art? Acho que sim...
Se sim, mostre aquela que você considera sua melhor sprite: aqui
Última edição por Shiny-Kun em Sáb 26 maio 2012 - 18:56, editado 1 vez(es)
-Shiny- Membro
Alerta :
Inscrições Encerradas!
Muito obrigado a todos que se inscreveram! Estou preparando a primeira aula nesse momento. Se possível, já posto hoje, se não, amanhã, com certeza!
Bem vindos à Pixel Art University, e boas aulas!
Façam os deveres de casa!
Muito obrigado a todos que se inscreveram! Estou preparando a primeira aula nesse momento. Se possível, já posto hoje, se não, amanhã, com certeza!
Bem vindos à Pixel Art University, e boas aulas!
Façam os deveres de casa!
EDIT: Não percebi que havia 11 inscritos. Como o erro foi meu, vou aceitar todos. Mas a partir deste post, ninguém mais entra
EDIT: Gente, imprevistos aconteceram e eu ainda não consegui terminar a aula. Quando ficar pronta vocês vão entender o motivo da demora. Mas garanto, vai valer a pena esperar! Mil desculpas!
Dialga111- Membro
Alerta :
Gente, mil desculpas pelo atraso. Eu estou em semanas de provas nas minhas duas faculdades, e está sendo tudo muito complicado pra mim. Durante as próximas duas semanas, eu não tenho previsões de quando vou postar as aulas. Adianto as aulas sempre que é possível, mas tem dias que simplesmente não dá. Por causa disso tudo, excepcionalmente hoje eu vou postar uma aula pela metade. O que eu tenho pronto é só a parte teórica, sem nenhum exercício para vocês fazerem. Decidi postar de qualquer jeito, nem que seja para mostrar que eu realmente estou me empenhando nessas aulas! A partir do dia 15 de junho eu saio de férias em uma das faculdades, e aí terei mais tempo livre. Espero que entendam e me desculpem.
A) Introdução ao Pixel Art – Das Informações Técnicas às Técnicas de Recolor
Bem vindos à nossa primeira aula! Sei que alguns de vocês têm experiência com sprites, inclusive adorei algumas que vocês postaram, mas essa semana faremos apenas o básico. Vou abordar alguns temas teóricos que vocês precisam saber antes de fazer qualquer sprites, e ensinarei como fazer boas recolors. A seguir, os tópicos da aula de hoje:
1) Informações Técnicas
1.1) Do Estilo
1.2) Do Programa
1.3) Do Arquivo
1.4) Da Internet
2) Recolors
2.1) Introdução
Bom gente, como eu disse lá no início, a aula está na metade. Falta toda a parte prática das recolors e das técnicas de recolors. Isso tudo virá em breve! Já estou preparando a outra parte da aula e posto assim que possível! Não tem lição de casa hoje!
A) Introdução ao Pixel Art – Das Informações Técnicas às Técnicas de Recolor
Bem vindos à nossa primeira aula! Sei que alguns de vocês têm experiência com sprites, inclusive adorei algumas que vocês postaram, mas essa semana faremos apenas o básico. Vou abordar alguns temas teóricos que vocês precisam saber antes de fazer qualquer sprites, e ensinarei como fazer boas recolors. A seguir, os tópicos da aula de hoje:
- Spoiler:
- A) Introdução ao Pixel Art – Das Informações Técnicas às Técnicas de Recolor.
1) Informações Técnicas
1.1) Do Estilo
1.2) Do Programa
1.3) Do Arquivo
1.4) Da Internet
2) Recolors
2.1) Introdução
2.1.1) Palheta de Cores
2.1.2) Contornos
2.1.3) Luz e Sombra
2.2) Primeira Recolor
2.2.1) Usando Palheta Pré-Definida
2.2.2) Usando Palheta de Outra Sprite
2.2.3) Usando Palheta Personalizada
2.3) Técnicas de Recolor
2.3.1) Lineless
2.3.2) Troféu
2.3.3) Palhetas com Branco
2.3.4) Inverts
2.3.5) Introdução ao Revamp e Devamp
2.3.6) Introdução ao Disguise
2.3.7) Recolors de Objetos e Treinadores
3) Exercícios
1) Informações Técnicas
1.1) Do Estilo
- Spoiler:
- Pixel Art é um termo genérico usado para se referir a qualquer tipo de arte feita com pixels. Pixel é a unidade básica do monitor do seu computador. Cada pontinho da sua tela é um pixel. Fotos de máquinas fotográficas possuem suas resoluções em Megapixels. Mega é o prefixo que significa 1 milhão. Cada Foto que você tira tem vários milhões de Pixels. Aqui trabalharemos com, no máximo, algumas centenas de pixels, algo beeem menor que uma foto.
Vários jogos de video-game utilizam pixel art em seus gráficos. Cada jogo possui um estilo de arte único e bem diferente dos demais. O único que nos interessa aqui é o estilo usado nos jogos de Pokémon. O que é triste é que, com o advento das novas tecnologias, os pixels estão em caindo em desuso. A maior parte das pessoas valoriza mais gráficos de modelos e texturas 3D do que pixelados, mas o valor artístico da pixel art é inestimável.
Nos jogos de Pokémon, os gráficos seguiram uma cronologia:
GRBYGSC - gráficos 8Bit, palhetas limitadas de cores. Vamos estudá-los mais pra frente em detalhes.
RSEFRLG - gráficos 16Bit, palhetas de cores infinitas. Sprites overworld e in-battle. Overworld é o termo que eu vou usar para me referir à tudo que acontece fora das batalhas - mapas, menus, personagens, prédios, cenários; in-battle é o termo que eu vou usar para me referir a tudo que acontece dentro da batalha - Treinadores e Pokémons.
DPPTHGSS - gráficos 32Bit, palhetas de cores infinitas. Sprites in-battle e overworld, sendo que este possuia efeitos visuais para adicionar tridimensionalidade. A partir desse momento, prédios e cenários não são mais pixelados e não mais podem ser reproduzidos em programas de edição simples.
BWB2W2 - overworld praticamente todo 3D, apenas os pokémons e treinadores são sprites. Sprites totalmente animadas.
Aqui vamos focar no estilo de sprites que foi usado na quarta geração: Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold e Soulsilver. Faremos apenas sprites estáticas (ou seja, sem movimento). Haverá um tópico sobre mapas, apenas no estilo DPPt. Trataremos sobre itens e treinadores de forma bem resumida. O intuito da escola é capacitá-los para fazer fakemons, portanto apenas o básico do resto todo será abordado.
1.2) Do Programa
- Spoiler:
- Em nossas aulas, o único programa necessário será o Paint. Aquele que todos têm no computador. Se alguém preferir usar outro programa, como o Photoshop, Paint.net ou GIMP, fique à vontade. Eu uso e recomendo o Paint. Já trabalhei com todos os outros, mas, sempre que vou fazer uma sprite, volto ao bom e velho Paint. Vou apresentar aquilo que será necessário sobre o programa às nossas aulas.
Para quem nunca entrou no Paint, essa é a cara do programa:
Esse é o Paint para Windows 7. Versões anteriores do Windows podem ser diferentes. Mas tudo o que vamos usar aqui, também tem nos outros.
Essas são as principais ferramentas que vamos usar:
Da direita para esquerda:
1) Lápis - Unidade básica de desenho. um clique com o lápis preenche um pixel com a cor selecionada.
2) Balde de Tinta - Um clique e preenche toda a área de uma cor na cor selecionada.
3) Editor de Texto - Este não usaremos com frequência, mas serve para escrever textos.
4) Borracha - Serve para apagar nossas besteiras... ou deixar nossa vida mais fácil...
5) Conta-Gotas - Serve para selecionar uma cor da tela.
6) Lente de Aumento - Serve para dar zoom. - SEMPRE use o zoom. JAMAIS aumente a sprite puxando as bordas.
Algo essencial para nosso curso é a seguinte ferramenta:
A Seleção. Seleção Retangular e De Formato Livre são auto-explicativas. O que nos interessa aqui é o último item: seleção transparente. Isso servirá para colarmos imagens da internet que tenham o fundo transparente sem termos problemas. Explicarei sobre isso ainda hoje.
Por último, mas não menos importante, a tela que todo spriter mais vê:
Ao Clicar em editar cores, ao lado das cores, abrirá esta janela. Explicarei em detalhes mais pra frente, mas o que você precisa saber é:
Ao movimentar a cruz com o mouse, você altera a cor.
Ao mover da esquerda para a direita, você está alterando um número que recebe o nome de matriz. A matriz vai de 0 a 240 e representa a base da cor. tanto 0 quanto 240 representam o vermelho, e os números entre eles são a transição entre as cores, seguindo a ordem de grandeza dos comprimentos de onda da luz visível (cores do arco-íris). Experimente selecionar o vermelho (0) e alterar a matriz de 20 em 20 e veja o resultado.
Ao mover a cruz de cima para baixo, você altera um número chamado de saturação. A Saturação também vai de 0 a 240 e representa o nível de cinza na cor. É meio complicado explicar no que exatamente consiste a saturação, mas, digamos assim, quanto menor for a saturação, mais opaca é a cor. Quanto maior for a saturação, mais viva e brilhante ela será.
Ao lado direito das cores está uma barra que vai do branco ao preto, passando por diferentes tonalidades de uma cor selecionada. Movendo o triângulo que está ao lado dessa barra você altera o valor da luminosidade, que, adivinha, também vai de 0 a 240. Quanto maior for a luminosidade, mais próximo do branco. Quanto menor, mais próximo do preto.
Os outros três números são referentes ao azul, vermelho e verde. Na natureza, as cores primárias são o azul, o vermelho e o amarelo. Nos computadores, no entanto, o verde entra no lugar do amarelo, devido à tecnologia que cria as outras cores como combinações dessas três. Os números dessas cores (que vão de 0 a 255) representam justamente essa combinação. Não trabalharemos com eles.
1.3) Do Arquivo
- Spoiler:
- Vocês já sabem que vamos usar o paint. Mas, existem algumas coisinhas em que é preciso prestar atenção. A primeira delas é sobre a extensão do arquivo. A extensão são aquelas letrinhas que aparecem no nome do seu arquivo depois de um ponto, e que o programa coloca automaticamente quando você salva o arquivo.
Por exemplo, arquivos de word 2007 tem extensão .docx, arquivos de power point são .ppt, etc. Arquivos de imagem, por definição são .jpg.
Jpg ou Jpeg é uma extensão de baixa resolução, para que os arquivos ocupem menos memória do seu computador. Porém, por ser uma extensão de baixa definição, o jpg distorce as cores. As fotos de máquinas fotográficas são todas em jpg, mas nós não percebemos a distorção porque elas possuem milhões de pixels. As sprites, por outro lado, são pequenas, então qualquer distorção é perceptível - e arruina sua sprite.
Para evitar que isso aconteça é necessário alterar a extensão do arquivo quando você for salvar. A extensão mais indicada é o .png. O Png é uma extensão que salva as cores exatamente como elas estão no programa. Por esse motivo, os arquivos acabam sendo maiores (em bytes). Se você salvar um arquivo .png que é, ao mesmo tempo, muito grande em quantidade de pixels, você terá um arquivo imenso que, na internet, demorará muito tempo para carregar. Por isso, sempre que você fizer uma sprite, você tem que posicioná-la no canto superior direito da tela e apagar todo o espaço em branco, para que o arquivo seja menor. Segue uma imagem que ilustra tudo isso que eu falei:
1.4) Da Internet
- Spoiler:
- Existem algumas coisas básicas que você precisa saber sobre a transação das sprites entre o seu computador e a internet.
Primeiro, você estará trabalhando com sprites já existentes de pokémon, certo? Então você precisa de algum site que disponibilize essas sprites para você usar.
Este link leva a um gerador de sprites. Você escreve o nome de um pokémon, escolhe qual jogo você quer, e ele mostra as sprites. Você também pode gerar pokémons aleatórios, caso esteja sem criatividade para escolher um pokémon.
Mais para frente vamos precisar de sprites de itens e treinadores. Quando chegarmos lá, eu passo um link que tem essas sprites.
O grande problema desse gerador é que as sprites têm fundo transparente. E o Paint não tem transparência. Então, quando você cola a sprite no paint, ela vem com um fundo preto (que é como o programa interpreta a transparência). Daí que você usa a seleção transparente. Escola a seleção transparente, selecione o preto com o botão direito do mouse e só aí cole a sprite. Isso vai fazer com que o preto suma.
Pooorém, ainda tem mais um problema. Todas as sprites têm contornos em preto. A maior parte delas não usa o preto puro (luminosidade 0), mas algo muito próximo disso. Nessas sprites não tem problema. O problema surge naquelas sprites que usam o preto puro para os contornos. O problema é que, quando você seleciona o preto como transparente, os contornos somem, acabando com a sprite! Nesse caso, você precisa copiar a sprite de outro jeito: procure no seu teclado a tecla Prt Sc (Print Screen). Todo mundo tem essa tecla, geralmente fica no canto esquerdo superior do teclado. Às vezes ela está meio escondidinha, mas tá lá! Na internet, aperte esta tecla, e depois Ctrl+V no Paint. Você vai ter colado tudo o que estava na tela no momento em que você apertou o Print Screen. Agora selecione a sprite, copie, Ctrl+Z duas vezes para voltar à tela original, e cole a sprite. Sem problemas!
Mas isso ainda não é tudo! Beleza, você já sabe usar sprites, fez sua sprite direinho e tal, mas como eu coloco na internet?
Você precisa utilizar sites que façam uploads de arquivos de imagens. Os mais recomendados são:
www.photobucket.com (O melhor e o que eu uso, mas precisa criar uma conta. O lado bom é que suas sprites estarão salvas para sempre, mesmo que você mude de computador)
www.tinypic.com (Não precisa de conta, é mais rápido. Porém, você não tem como encontrar suas sprites depois, precisa tê-las no seu computador)
www.iaza.com (Nunca usei esse)
Existem outros, mas estes são os mais comumente utilizados.
Quando você faz o upload da imagem, o site te dá vários links. Você escolhe aquele que tiver as tags [IMG], copia e cola no corpo do seu post para mostrar a imagem. Tem essa cara:- Código:
[IMG]http://i223.photobucket.com/albums/dd292/diaruga111/Pixel%20Art%20University/A7.png[/IMG]
2) Recolors
2.1) Introdução
- Spoiler:
- Bom, após ler toda esta Bíblia, você já deve estar querendo me matar né? Mas agora começa a parte interessante! Daqui a pouquinho você já vai estar pondo a mão na massa! Ou no mouse...
Recolor é a primeira técnica de sprite que se aprende, porque ela é necessária em absolutamente tudo o que vamos fazer, e ela é a coisa mais fácil que tem.
Recolor consiste em alterar a cor de uma sprite. Vou dar (mais uma) breve introdução teórica antes de começarmos a fazer sprites.
2.1.1) Palheta de Cores
Toda sprite tem uma palheta de cores. Algumas pessoas chamam de palleta, porque é uma versão abrasileirada (e errada) da palavra inglês pallet, que significa palheta.
A palheta possui todas as cores que são usadas na sprite e suas tonalidades. Em geral, no Pokémon, as sprites tem de 2 a 4 cores, cada uma com uma média de 3 ou 4 tonalidades. Para se extrair uma palheta, você seleciona o conta-gotas e clica em cada cor da sprite. Com o lápis, você faz um quadradinho do lado para ter acesso à palheta de modo mais fácil. Assim:
2.1.2) Contornos
Toda sprite tem um contorno. Dê zoom no contorno de uma sprite qualquer. Você verá que ele não é totalmente preto, é colorido. Na hora de fazer uma recolor é MUITO importante recolorir estes contornos. Perceba:
Os contornos são totalmente coloridos. Se você não pintá-los com a nova cor, sua recolor não será completa.
2.1.3) Luz e Sombra
Para que uma sprite tenha profundidade é preciso que haja uma fonte de luz. Nas sprites de pokémon, a luz SEMPRE está no canto superior esquerdo. Dessa forma, a luz incide sobre a cabeça do pokémon, e projeta uma sombra na parte inferior e esquerda. Ao recolorir um pokémon, você deve manter esse sombreamento. Pintá-lo inteiro de uma cor só elimina suas sombras, e você fica com uma sprite pobre e ruim.
Na hora de criar sua própria palheta, você deve selecionar por volta de 4 tonalidades para cada cor. É muito importante que algumas delas sejam bem mais claras do que outras, fazendo um gradiente indo do claro para o escuro. Isso é proveniente do que acabamos de ver sobre luz e sombra. Agora a questão é: o quanto mais escura um tom deve ser em relação ao anterior? A resposta: o bastante o suficiente para que você consiga perceber a diferença entre tonalidades, mas pouco o suficiente para que a diferença não seja tão gritante. É uma questão de contraste, e o que fica melhor visualmente. Isso é algo que só se aprende praticando bastante.
A saturação é outro ponto bastante importante. Em geral, os principiantes tendem a usar cores fortes e vibrantes, mas as cores pouco saturadas também são fundamentais para a construção de uma boa palheta. Se você está fazendo uma palheta e quer que ela tenha um ar meio fantasmagórico, você não vai usar cores muito fortes. A Alta saturação está ligada com sentimentos fortes e berrantes: o fogo, as plantas, a água costumam ter cores assim. A baixa saturação está ligada a temas sombrios ou relacionados à terra, pedras, etc.
Bom gente, como eu disse lá no início, a aula está na metade. Falta toda a parte prática das recolors e das técnicas de recolors. Isso tudo virá em breve! Já estou preparando a outra parte da aula e posto assim que possível! Não tem lição de casa hoje!
Dialga111- Membro
Alerta :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos