Sobre Português, Pleonasmo.
3 participantes
Página 1 de 1
Sobre Português, Pleonasmo.
S.m. (1540) 1 ling redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso (p.ex.: ele via tudo com seus próprios olhos) 2 ling excesso de palavras para emitir enunciado que não chega a ser claramente expresso; circunlóquio, circunlocução 3 qualidade do que vai além da suficiência; superfluidade, excesso, inutilidade ¤ etim gr. pleonasmós,oû 'superabundância, excesso, amplificação, exageração', pelo lat.tar. pleonasmus,i t. de gram 'pleonasmo, redundância'
Observe as seguintes afirmações:
“Eu canto um canto matinal”. (Guilherme de Almeida)
“A ameaça, o perigo, eu os apalpava quase”. (Guimarães Rosa)
Na primeira afirmação, o escritor utiliza o verbo cantar, que já traz consigo a idéia de canto (quem canta, logicamente canta um canto). Na segunda, de Guimarães Rosa, os vocábulos “ameaça” e “perigo” fazem parte de um mesmo eixo significativo: são sinônimas. Entretanto, o escritor usou as duas, a fim reforçando a idéia que queria transmitir.
Quando fazemos uso de expressões redundantes com a finalidade de reforçar uma idéia estamos utilizando a figura de linguagem chamada pleonasmo. Quando bem elaborada, além de embelezar o texto, esta figura de linguagem intensifica e destaca o sentido da expressão onde foi empregada.
“A vida, não vale a pena nem a dor de ser vivida”. (Manuel Bandeira)
Deve-se evitar, entretanto, o uso de pleonasmos viciosos. Estes não têm valor de reforçar uma noção já implicada no texto. Antes são fruto do desconhecimento do sentido das palavras por parte do falante. O pleonasmo vicioso é muito utilizado na modalidade oral, o que acaba influenciando a modalidade escrita. Veja alguns exemplos:
“Menino, entre já para dentro”.
“Eu fui fazer um hemograma de sangue hoje de manhã”.
“Joana sofre de leucemia no sangue”.
“Eu vi com esses olhos que um dia a terra há de comer”.
“A protagonista principal do filme ‘O sorriso de Monalisa’ é Julia Roberts”.
Segue ai dois videos sobre pleonasmo, um deles é da Dupla NÓIS NA FITA - NNF, outro é dos Melhores Do Mundo.
Segue:
Obs: Algumas partes do video tem palavras de baixo calão
Obs: Algumas partes do video tem palavras de baixo calão.
Fontes: http://www.dicionarioinformal.com.br/pleonasmo/ http://www.infoescola.com/linguistica/pleonasmo/
Não achei um lugar bom para postar, caso algum moderador, queira mover, sinta-se livre.
Observe as seguintes afirmações:
“Eu canto um canto matinal”. (Guilherme de Almeida)
“A ameaça, o perigo, eu os apalpava quase”. (Guimarães Rosa)
Na primeira afirmação, o escritor utiliza o verbo cantar, que já traz consigo a idéia de canto (quem canta, logicamente canta um canto). Na segunda, de Guimarães Rosa, os vocábulos “ameaça” e “perigo” fazem parte de um mesmo eixo significativo: são sinônimas. Entretanto, o escritor usou as duas, a fim reforçando a idéia que queria transmitir.
Quando fazemos uso de expressões redundantes com a finalidade de reforçar uma idéia estamos utilizando a figura de linguagem chamada pleonasmo. Quando bem elaborada, além de embelezar o texto, esta figura de linguagem intensifica e destaca o sentido da expressão onde foi empregada.
“A vida, não vale a pena nem a dor de ser vivida”. (Manuel Bandeira)
Deve-se evitar, entretanto, o uso de pleonasmos viciosos. Estes não têm valor de reforçar uma noção já implicada no texto. Antes são fruto do desconhecimento do sentido das palavras por parte do falante. O pleonasmo vicioso é muito utilizado na modalidade oral, o que acaba influenciando a modalidade escrita. Veja alguns exemplos:
“Menino, entre já para dentro”.
“Eu fui fazer um hemograma de sangue hoje de manhã”.
“Joana sofre de leucemia no sangue”.
“Eu vi com esses olhos que um dia a terra há de comer”.
“A protagonista principal do filme ‘O sorriso de Monalisa’ é Julia Roberts”.
Segue ai dois videos sobre pleonasmo, um deles é da Dupla NÓIS NA FITA - NNF, outro é dos Melhores Do Mundo.
Segue:
Obs: Algumas partes do video tem palavras de baixo calão
Obs: Algumas partes do video tem palavras de baixo calão.
Fontes: http://www.dicionarioinformal.com.br/pleonasmo/ http://www.infoescola.com/linguistica/pleonasmo/
Não achei um lugar bom para postar, caso algum moderador, queira mover, sinta-se livre.
the Ulquiorra.- Membro
Alerta :
Frase pessoal : fui hackearam-me
Re: Sobre Português, Pleonasmo.
Ri muito do vídeo do Marcius, belo tópico, é bom termos tópicos assim pelo fórum ^^
Frase pessoal : O..o
Re: Sobre Português, Pleonasmo.
Rindo horrores. Já tinha visto o primeiro lá na escola...