Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!
Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos! Seja bem-vindo!
Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!
Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!
Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos! Seja bem-vindo!
Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Frase pessoal : fui hackearam-me
Assunto: Sobre Português, Pleonasmo. Sex 29 Jun 2012 - 9:20
S.m. (1540) 1 ling redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso (p.ex.: ele via tudo com seus próprios olhos) 2 ling excesso de palavras para emitir enunciado que não chega a ser claramente expresso; circunlóquio, circunlocução 3 qualidade do que vai além da suficiência; superfluidade, excesso, inutilidade ¤ etim gr. pleonasmós,oû 'superabundância, excesso, amplificação, exageração', pelo lat.tar. pleonasmus,i t. de gram 'pleonasmo, redundância'
Observe as seguintes afirmações: “Eu canto um canto matinal”. (Guilherme de Almeida) “A ameaça, o perigo, eu os apalpava quase”. (Guimarães Rosa) Na primeira afirmação, o escritor utiliza o verbo cantar, que já traz consigo a idéia de canto (quem canta, logicamente canta um canto). Na segunda, de Guimarães Rosa, os vocábulos “ameaça” e “perigo” fazem parte de um mesmo eixo significativo: são sinônimas. Entretanto, o escritor usou as duas, a fim reforçando a idéia que queria transmitir. Quando fazemos uso de expressões redundantes com a finalidade de reforçar uma idéia estamos utilizando a figura de linguagem chamada pleonasmo. Quando bem elaborada, além de embelezar o texto, esta figura de linguagem intensifica e destaca o sentido da expressão onde foi empregada. “A vida, não vale a pena nem a dor de ser vivida”. (Manuel Bandeira) Deve-se evitar, entretanto, o uso de pleonasmos viciosos. Estes não têm valor de reforçar uma noção já implicada no texto. Antes são fruto do desconhecimento do sentido das palavras por parte do falante. O pleonasmo vicioso é muito utilizado na modalidade oral, o que acaba influenciando a modalidade escrita. Veja alguns exemplos: “Menino, entre já para dentro”. “Eu fui fazer um hemograma de sangue hoje de manhã”. “Joana sofre de leucemia no sangue”. “Eu vi com esses olhos que um dia a terra há de comer”. “A protagonista principal do filme ‘O sorriso de Monalisa’ é Julia Roberts”.
Segue ai dois videos sobre pleonasmo, um deles é da Dupla NÓIS NA FITA - NNF, outro é dos Melhores Do Mundo. Segue:
Obs: Algumas partes do video tem palavras de baixo calão
Obs: Algumas partes do video tem palavras de baixo calão.
Fontes: http://www.dicionarioinformal.com.br/pleonasmo/ http://www.infoescola.com/linguistica/pleonasmo/ Não achei um lugar bom para postar, caso algum moderador, queira mover, sinta-se livre.
Kurosaki Mud Membro
Frase pessoal : O..o
Assunto: Re: Sobre Português, Pleonasmo. Sex 29 Jun 2012 - 20:03
Ri muito do vídeo do Marcius, belo tópico, é bom termos tópicos assim pelo fórum ^^
Assunto: Re: Sobre Português, Pleonasmo. Sex 29 Jun 2012 - 21:22
Rindo horrores. Já tinha visto o primeiro lá na escola...