Entrevista com o criador do NO$GBA
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Entrevista com o criador do NO$GBA
Bem pessoal ,
Hoje eu estava olhando a página do nocash para ver se o NO$GBA tinha sido atualizado mas uma vez , e resolvi mandar outro e-mail para o Martin Korth o criador do NO$GBA , com algumas perguntas sobre o emulador:
Tradução:
As respostas da entrevista.
> 1 O que o motivou a fazer o NO$GBA?
Para os emuladores no$xxx em geral , eu estava mais interessado em saber como o Hardware funciona , para o quão rápido e preciso eu poderia imitá-lo , e para ajudar a outras pessoas a entender o Hardware e eventualmente ajudá-los a criar jogos homebrew.
Bem , e para os "Modernos" emuladores de CGB , GBA , NDS , Eu tinha esperança conseguir algum dinheiro com isso - apenas o suficiente para conseguir alguma renda , e para que eu possa continuar trabalhando em emuladores.
> 2 Em qual linguagem de programação o fez?
É todo o código em Assembler simples. Não há absolutamente em nenhuma parte do código em linguagem de programação de alto nível, nem mesmo na GUI.
> 3 Por que você escolheu essa linguagem de programação?
É o nível mais baixo , o que dá um código menor e mais rápido. E eu queria entender o que meu próprio programa está fazendo (sem depender de um compilador para fazer a conversão HLL para baixo nível).
> 4 Where arranges for patience aguentar piracy of their programs?
Aguentar? And whose programs? Don't understand the question.(Erro meu ao fazer a pergunta , esqueci que ele fala inglês e coloquei a palavra aguentar)
> 5 A Nintendo já te ameaçou?
Não, eles nunca sequer entraram em contato comigo.
> 6 Sei que pode não ser da minha conta , mas por que sumiu por tanto tempo?
> 8 Como anda o desenvolvimento do NO$GBA?
Uh , eu ando tendo uma grande quantidade de trabalho.Então o PayPal queira que eu fizesse algumas planilhas.Estava sendo muito trabalhoso e decidi desaparecer da internet e ter um período de burn-out.
> 10 Quando você pretende lançar uma nova versão do NO$GBA?
Eu já lhe disse antes , espere.
Estou esperando o final deste ano. No momento eu estou trabalhando para terminar alguns projetos inéditos nos quais eu trabalhei nos últimos alguns anos.
No mês passado eu lancei novas versões do no$sns , no$nes e do no$2k6. Devo lançar uma atualização do no$zx em poucos dias.E mais emuladores que eu fiz em 2009. E depois disso , eu devo lançar uma pequena atualização do NO$GBA.
> 7 Pretende atualizar o NO$GBA para emular Nintendo 3DS?
Eu perdi os mais recentes desenvolvimentos , eu só ouvi do 3DS , mas realmente não sei sobre as novas características de hardware que ele tem.Portanto a resposta é: Sim , mas eu não tenho nenhuma pista do que preciso , e o quão difícil isso será.
> 9 Pretende implementar suporte a conexão com o Nintendo Wi-fi?
Para uma rede local , dois DS emulados no mesmo PC , é atualmente 99% suportado , mas parece não funcionar por causa desse 1 por cento (Eu nem imagino o que esta causando esse problema).Para conexão via Internet , eu também preciso emular um roteador WLAN , que não é talvez tão difícil também , mas eu não estou familiarizado com o protocolo necessário.
Hoje eu estava olhando a página do nocash para ver se o NO$GBA tinha sido atualizado mas uma vez , e resolvi mandar outro e-mail para o Martin Korth o criador do NO$GBA , com algumas perguntas sobre o emulador:
- Entrevista em Inglês:
The answers to the interview.
> 1 What motivated you to make NO $ GBA?
For the no$xxx emulators in general, I was mostly interested in understanding how hardware works, to see how accurate and how fast I could emulate it, and to help other people understanding the hardware and eventually help them to write homebrew games for it.
Well, and for the "modern" CGB, GBA, NDS emulators, I was also hoping to get some money for it - just enough to get the rent paid, so I can keep working on emulators.
> 2 In what programming language did?
It's all plain Assembler code. There's absolutely no High Level Language code, not even in the GUI.
> 3 Why did you choose this programming language?
It's the lowest level, which gives fastest and smallest code. And I wanted to understand what my own program is doing (without relying on a compiler to do the HLL to low-level conversion).
> 4 Where arranges for patience alguentar piracy of their programs?
Aguentar? And whose programs? Don't understand the question.
> 5 The Nintendo ever threatened you?
No, they have never even contacted me.
> 6 I know it may not be my own, but it's gone so long?
> 8 How is the development of NO$GBA?
Uh, I must have been a bit over-worked. Then paypal wanted me to do some relative harmless paper-work. That's been too much, and decided to disappear from the internet and take a burn-out period.
> 10 When you want to release a new version of NO $ GBA?
I've told you before, wait.
I am hoping for end of this year. At the moment I am working on finishing some unreleased projects that I've brewed up in last some years.
In past months I got no$sns, no$nes, and no$2k6 released. A no$zx update sould follow in a few days. And one more unreleased emulator that I've made in 2009. And after that, the next release should a small no$gba update.
> 7 Want to upgrade the NO$GBA to emulate Nintendo 3DS?
I've lost track of the newer development, I've only heard of the 3DS, but don't really know what new hardware features it is having. So the answer is: Yes, but I've no clue yet what I'd need to do, and how difficult it would be.
> 9 intends to implement support connection to Nintendo Wi-fi?
For a local network, two DS emulated on the same PC, it is actually 99% supported, but it doesn't seem to work because of the missing 1 percent (I have never figured what exactly is causing the problem there).
For a global network via internet, I would also need to emulate a WLAN router, that's maybe not tooo difficult, but I am not familar with the required protocol.
Tradução:
As respostas da entrevista.
> 1 O que o motivou a fazer o NO$GBA?
Para os emuladores no$xxx em geral , eu estava mais interessado em saber como o Hardware funciona , para o quão rápido e preciso eu poderia imitá-lo , e para ajudar a outras pessoas a entender o Hardware e eventualmente ajudá-los a criar jogos homebrew.
Bem , e para os "Modernos" emuladores de CGB , GBA , NDS , Eu tinha esperança conseguir algum dinheiro com isso - apenas o suficiente para conseguir alguma renda , e para que eu possa continuar trabalhando em emuladores.
> 2 Em qual linguagem de programação o fez?
É todo o código em Assembler simples. Não há absolutamente em nenhuma parte do código em linguagem de programação de alto nível, nem mesmo na GUI.
> 3 Por que você escolheu essa linguagem de programação?
É o nível mais baixo , o que dá um código menor e mais rápido. E eu queria entender o que meu próprio programa está fazendo (sem depender de um compilador para fazer a conversão HLL para baixo nível).
> 4 Where arranges for patience aguentar piracy of their programs?
Aguentar? And whose programs? Don't understand the question.(Erro meu ao fazer a pergunta , esqueci que ele fala inglês e coloquei a palavra aguentar)
> 5 A Nintendo já te ameaçou?
Não, eles nunca sequer entraram em contato comigo.
> 6 Sei que pode não ser da minha conta , mas por que sumiu por tanto tempo?
> 8 Como anda o desenvolvimento do NO$GBA?
Uh , eu ando tendo uma grande quantidade de trabalho.Então o PayPal queira que eu fizesse algumas planilhas.Estava sendo muito trabalhoso e decidi desaparecer da internet e ter um período de burn-out.
> 10 Quando você pretende lançar uma nova versão do NO$GBA?
Eu já lhe disse antes , espere.
Estou esperando o final deste ano. No momento eu estou trabalhando para terminar alguns projetos inéditos nos quais eu trabalhei nos últimos alguns anos.
No mês passado eu lancei novas versões do no$sns , no$nes e do no$2k6. Devo lançar uma atualização do no$zx em poucos dias.E mais emuladores que eu fiz em 2009. E depois disso , eu devo lançar uma pequena atualização do NO$GBA.
> 7 Pretende atualizar o NO$GBA para emular Nintendo 3DS?
Eu perdi os mais recentes desenvolvimentos , eu só ouvi do 3DS , mas realmente não sei sobre as novas características de hardware que ele tem.Portanto a resposta é: Sim , mas eu não tenho nenhuma pista do que preciso , e o quão difícil isso será.
> 9 Pretende implementar suporte a conexão com o Nintendo Wi-fi?
Para uma rede local , dois DS emulados no mesmo PC , é atualmente 99% suportado , mas parece não funcionar por causa desse 1 por cento (Eu nem imagino o que esta causando esse problema).Para conexão via Internet , eu também preciso emular um roteador WLAN , que não é talvez tão difícil também , mas eu não estou familiarizado com o protocolo necessário.
Última edição por empoleonmega1 em Qui 25 Out 2012 - 18:22, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Entrevista com o criador do NO$GBA
Óó, será que ele me ajudaria com os problemas que tenho com esse emulador? xD
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Re: Entrevista com o criador do NO$GBA
Ansioso por uma atualização no No$GBA. '-'
Mano, se ele implementar Wi-Fi vai ser perfeito.
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Re: Entrevista com o criador do NO$GBA
Bela entrevista,espero que o melhor emulador do mundo tenha atualizaçoes!
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Re: Entrevista com o criador do NO$GBA
Eu acho que as únicas coisas que deixam o No$ para trás é o fato de não ter Wi-Fi e não salvar screenshots. Fora isso, é incrível que um emulador de 2008 ainda é mais rápido que um DeSmuME da vida. Espero que ele continue com o bom trabalho.
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