SHOVELWARE - Qual sua opinião?
Página 1 de 1
SHOVELWARE - Qual sua opinião?
Esse texto foi retirado descaradamente pelo usuário ao lado do site http://www.programadoresdejogos.com e pode ser encontrado aqui.
Então, agora eu finalmente sei o que são essas porcarias de jogos que dominam as prateleiras nas livrarias xD Esses inferninhos de R$24,90 (preço pelo qual encontrei As Crônicas de Nárnia: Príncipe Cáspian pro NDS na Saravia de Fortaleza) que não proporcionam muito divertimento para gamers hardcore. Se quiser saber mais sobre o que são e como surgiram, favor procure, porque depois de ver tanta coisa sobre o assunto nessa manhã sonolenta de sexta, os pensamentos ainda estão muito dispersos para explicar D: Então vou só dar minha opinião logo e em seguida fica a de vocês xD
Então, até onde sei a Nintendo é a única empresa a manter um mercado mais focado nos shovelwares (não a única). Lembro que há uns dias pesquisei games exclusivos pro DSi e só encontrei umas porcarias que não faziam o menor sentido (mas tem uns legais sim, tem sim). Muitas vezes eu me perguntei "pra que raios fazer isso?", mas aprendendo um pouco (só o mínimo) sobre comércio e capitalização, fica fácil de entender. A Nintendo tem uma balança de mercado interna que precisa ser equilibrada. Por exemplo, se Pokémon B2/W2 saiu esse ano, podemos esperar mais tempo pela sexta geração, pois a quinta ainda está vendendo bastante (e a quarta também está em alta, apesar de ser mais difícil de encontrar). Claro que muitos outros games de outros estúdios são lançados para os consoles (como alguns da Level 5), mas estou falando de games bons e se ficarem lançando esses games bons com tanta frequência, eles vão sobrecarregar a própria balança interna, gerando muito produto em pouco tempo para um comércio que ainda está adquirindo os lançamentos anteriores. A forma que eles têm de continuar vendendo até novos games mainstream se fazerem necessários novamente é através dos jogadores casuais (pelos consumidores de shovelwares). Exatamente por isso que eles são tão numerosos e tão baratos, são apenas para manter a balança equilibrada. Ah Gabriel, mas se a sexta geração saísse tipo mês que vem, eu já iria atrás, rapidinho (só citando um exemplo). Sim, mas isso é você. No meio de bilhões de jogadores, o seu percentual de compra não vale nada. Ainda tem muita gente focada na quinta geração e alguns podem até querer a sexta por apressados que são, mas e os que ainda estão absorvendo a quinta? E aqueles que ainda nem passaram para a quinta (poucos, mas tem sim)? Por que eles iriam comprar um game que não vão jogar tão cedo se também têm outros de outros consoles pra comprar e jogar?
E agora minha mente pifou e_e Eu ia falar também da Microsoft e da Sony, sobre como funciona mais ou menos a balança interna deles, mas como o foco são os shovelwares e isso é o que a Nintendo tem de mais, fiquemos por aqui. Se ainda não ficou claro, eu acho que eles são um mau necessário xD Caso contrário, os principais títulos da Nintendo seriam ainda mais caros do que já são (e não falo dos preços aqui no Brasil, pois aqui os preços abusivos são culpa dos impostos de games produzidos aqui. Se duvida, vai numa livraria e pega uma caixa de um game de NDS. Lê as letrinhas miúdas na parte de trás e me diz se isso foi fabricado nos Estados Unidos ou no Japão). E não poderiam equilibrar apenas com games hardcore? Mas já tem tantos e_e Imagina que você recebesse R$1000 por ano só para gastar em games. Ia comprar R$1000 de games hardcore pra NDS? Se fosse seu único console, claro, mas lembre-se que estamos falando de um mercado, não de nós mesmo. Então é, mal necessário.
That's pretty much it '-' Agora a opinião de vocês, plz :B E lembrem-se que apesar de eu falar com esse meu jeito arrogante e cheio das verdades, eu nunca afirmei que sei de tudo xD Posso ter errado muito em todo esse texto (até porque tô morto de sono). Então, lembrem-se que a não ser que você entenda profundamente de mercado (como um contador, e não vale perguntar pros seus pais ou tios ou sei lá, pois o conhecimento não é seu), estamos todos apenas especulando D: Vamos manter uma discussão pacífica, sim? xD
- Spoiler:
- Eu não acredito que programadores fazem jogos bons, programadores não, programadores que são ao mesmo tempo designers, sim, esses sim. Designers com recursos também, sonhadores dificilmente. Mas em todos os casos é necessário planejar e ter uma consciência do que está fazendo. O problema é, o atual quadro da indústria do video game, principalmente por parte da empresa "Nintendo" suporta a atitude de desenvolvimento sem conscientização, o que gera o Shovelware. Esse é um tópico complexo e será longo, então já aviso de antemão que tenha paciência para ler e refletir.
O que é Shovelware?
O shovelware é, aquilo que eu e você não compramos. É aquele jogo, que fica naquela pratileira, a pratileira dos "jogos casuais", que são ditos: fáceis de jogar... O real problema é: a maioria dos shovelwares não possuem planejamento, raramente reembolsam o que gastaram para produzir e estão atraindo casuais demais. Isso está totalmente relacionado ao que eu falei sobre programadores sem noção de design não saberem fazer jogos, não só isso, existem tambem muitos designers incompetentes e principalmente mascarados, que viraram "brand" de alguém. Mas até ai você deve estar pensando, como diabruras isso me afeta?
Como o shovelware me afeta?
Já vi inúmeros casos de gente que comprou o Wii no lançamento e teve a frustração de 2006 ou 2007. Porque? Porque o Wii visa o shovelware e os casuais, seu hardware é fraco, pouquissímos recursos de rede, HDTV inexistente, e nem mesmo possui dolby digital, o Pro Logic 2 do Wii é uma ofensa para os ouvidos de qualquer um. Pois então, não só você gasta dinheiro, e muito, em algo que não lhe dará um retorno, como você perderá o interesse por games. E ao mesmo tempo que você perde interesse, ou tenta sustentá-lo, outras pessoas, que raramente demandam qualidade dos jogos, conhecidos como "casuais" se aproximam. Quem são os casuais? Em sua maioria, são pessoas que não demandam qualidade do produto, jogam raramente ou medianamente, e quase que em unanimidade, não ligam para a indústria do video game. Não estou tentando esculachar os casuais ou a Nintendo o problema é que, o que acontece com as pessoas que ligam para os jogos? Aquelas que buscam qualidade no produto que compram? Que buscam um sistema de luta complexo, uma história interessante e uma experiência única? Essas ficam a ver navios... E muitos navios...
Mas se o shovelware e os jogos casuais trazem mais gente para a indústria, isso não é bom?
Depende. É verdade que os shovelwares e jogos casuais trazem mais gente, o problema está que ao mesmo tempo que teoricamente "democratizam" os video games para adultos e crianças, adultos e crianças não irão demandar qualidade. Existem muitos shovelwares, muitos mesmo, que vão desde equitação com a Barbie à jogos como "Anubis 2", apesar de nunca ter existido um "Anubis 1".
Como o shovelware afeta a indústria?
No meu ponto de vista, o shovelware está guiando a indústria a uma crise, talvez pior do que a de 1983, quando as pessoas perderam o interesse, e principalmente, a confiança, na indústria. Em 1983 a Atari lançou o jogo ET, o jogo do ET era baseado no filme "ET" que havia faturado milhões de dólares mas ao contrário do filme, que é bom, o jogo, era terrível. Era claramente uma manobra de "lucrar o máximo que nós podemos, no mais curto prazo e sem ligar para as consequências". Naquela época acho que a Atari não acreditava que haveriam consequências, pois é, houverão, e muitas.
A indústria literalmente congelou nessa década, e foi ressurecta pela Nintendo e a sua imagem de "empresa amigável". Na década seguinte o mercado seria dominado pelas empresas Japonesas: Nintendo, SEGA e SONY. E mesmo com as empresas japonesas, sempre houve um certo grau de desconfiança por parte de muita gente na indústria do video game. Houverão muitos golpes: Power Glove, ROB, 32X, e vai. Acessórios chamativos de funcionalidade questionável.
E agora, a Nintendo traz o seu Wii, na forma amigável para os lares de todos, porém, como eu citei antes, o console é claramente ultrapassado, na maioria dos jogos, o motion sensor não funciona o tão bem o quanto deveria, e ao contrário da Sony e da Microsoft, que vendem seus consoles abaixo do preço de produção, a Nintendo vende 100 dólares acima, fazendo lucro instantaneo e literalmente, não tendo que dever nada para você depois. Não estou dizendo que comprar um XBOX 360 ou um PlayStation 3 seja o caminho porque ambos tem problemas severos, o que eu digo é:
Deveria haver um posicionamento mais ético em relação a qualidade do software na próxima geração de video games? Você acha que designers e programadores devem fazer software de qualidade, e que os consumidores devem demandar software bom?
Considerando o assunto mais a fundo, e se a Microsoft e a Sony, que tem um licenciamento de software mais focado na qualidade do que na quantidade, resolverem mudar de atitude e promoverem o shovelware em excesso, da mesma maneira que a Nintendo faz? Claro que existem muitos jogos ruins para XBOX 360 e PS3, mas na proporção, existem MUITOS, mas MUITOS, mais jogos ruins no Wii do que jogos bons. O que aconteceria com a indústria do video game? E principalmente, o que aconteceria com os jogadores que não são hardcores, não são casuais, só querem jogar um jogo bom e fazer o dinheiro valer a pena?
Claro que a indústria não deve babar encima dos hardcores como a SEGA fez, e estupidamente, na época do SEGA Saturn. Mas convenhamos, havia uma época onde você tendo apenas um Genesis, apenas um SNES você podia ser feliz. Tendo apenas um Nintendo 64 ou apenas um PlayStation tambem, ou até para não muito tempo atrás, quando tendo um Dreamcast, ou um PS2, ou um GameCube ou um XBOX, você podia ser feliz. Mas agora? Já conheço mais de 10 pessoas que possuem dois consoles, e geralmente pela mesma razão: "comprei um e fiquei sem software bom". Sem contar que depois de gastar uma quantidade grotesca de dinheiro no hardware, ainda te forçam a comprar acessórios que seriam teoricamente extintos depois do Wiimote, como Light Guns, Controles para jogos de Luta e do tipo, até o WiiMotion Plus, que serve exclusivamente para fazer o controle melhorar.
E por fim, será que vale tornar a indústria do video game, que sinceramente, produziu arte dos anos 90 para cá, em uma indústria desalmada, cheia de jogos toscos, que visam apenas os menos informados?
Deem suas opiniões, mas mantenham o tópico na linha, esse tópico não é sobre os aparelhos ou as empresas, mas sobre o shovelware.
E por fim: uma vítima famosa do shovelware e do software ruim: Sonic the Hedgehog. O pobre mascote da SEGA sofreu tanto depois do Dreamcast que virou um tipo de piada de mal gosto dentro da indústria: hoverboards, armas de fogo, lobisomem e até uma espada.
Então, agora eu finalmente sei o que são essas porcarias de jogos que dominam as prateleiras nas livrarias xD Esses inferninhos de R$24,90 (preço pelo qual encontrei As Crônicas de Nárnia: Príncipe Cáspian pro NDS na Saravia de Fortaleza) que não proporcionam muito divertimento para gamers hardcore. Se quiser saber mais sobre o que são e como surgiram, favor procure, porque depois de ver tanta coisa sobre o assunto nessa manhã sonolenta de sexta, os pensamentos ainda estão muito dispersos para explicar D: Então vou só dar minha opinião logo e em seguida fica a de vocês xD
Então, até onde sei a Nintendo é a única empresa a manter um mercado mais focado nos shovelwares (não a única). Lembro que há uns dias pesquisei games exclusivos pro DSi e só encontrei umas porcarias que não faziam o menor sentido (mas tem uns legais sim, tem sim). Muitas vezes eu me perguntei "pra que raios fazer isso?", mas aprendendo um pouco (só o mínimo) sobre comércio e capitalização, fica fácil de entender. A Nintendo tem uma balança de mercado interna que precisa ser equilibrada. Por exemplo, se Pokémon B2/W2 saiu esse ano, podemos esperar mais tempo pela sexta geração, pois a quinta ainda está vendendo bastante (e a quarta também está em alta, apesar de ser mais difícil de encontrar). Claro que muitos outros games de outros estúdios são lançados para os consoles (como alguns da Level 5), mas estou falando de games bons e se ficarem lançando esses games bons com tanta frequência, eles vão sobrecarregar a própria balança interna, gerando muito produto em pouco tempo para um comércio que ainda está adquirindo os lançamentos anteriores. A forma que eles têm de continuar vendendo até novos games mainstream se fazerem necessários novamente é através dos jogadores casuais (pelos consumidores de shovelwares). Exatamente por isso que eles são tão numerosos e tão baratos, são apenas para manter a balança equilibrada. Ah Gabriel, mas se a sexta geração saísse tipo mês que vem, eu já iria atrás, rapidinho (só citando um exemplo). Sim, mas isso é você. No meio de bilhões de jogadores, o seu percentual de compra não vale nada. Ainda tem muita gente focada na quinta geração e alguns podem até querer a sexta por apressados que são, mas e os que ainda estão absorvendo a quinta? E aqueles que ainda nem passaram para a quinta (poucos, mas tem sim)? Por que eles iriam comprar um game que não vão jogar tão cedo se também têm outros de outros consoles pra comprar e jogar?
E agora minha mente pifou e_e Eu ia falar também da Microsoft e da Sony, sobre como funciona mais ou menos a balança interna deles, mas como o foco são os shovelwares e isso é o que a Nintendo tem de mais, fiquemos por aqui. Se ainda não ficou claro, eu acho que eles são um mau necessário xD Caso contrário, os principais títulos da Nintendo seriam ainda mais caros do que já são (e não falo dos preços aqui no Brasil, pois aqui os preços abusivos são culpa dos impostos de games produzidos aqui. Se duvida, vai numa livraria e pega uma caixa de um game de NDS. Lê as letrinhas miúdas na parte de trás e me diz se isso foi fabricado nos Estados Unidos ou no Japão). E não poderiam equilibrar apenas com games hardcore? Mas já tem tantos e_e Imagina que você recebesse R$1000 por ano só para gastar em games. Ia comprar R$1000 de games hardcore pra NDS? Se fosse seu único console, claro, mas lembre-se que estamos falando de um mercado, não de nós mesmo. Então é, mal necessário.
That's pretty much it '-' Agora a opinião de vocês, plz :B E lembrem-se que apesar de eu falar com esse meu jeito arrogante e cheio das verdades, eu nunca afirmei que sei de tudo xD Posso ter errado muito em todo esse texto (até porque tô morto de sono). Então, lembrem-se que a não ser que você entenda profundamente de mercado (como um contador, e não vale perguntar pros seus pais ou tios ou sei lá, pois o conhecimento não é seu), estamos todos apenas especulando D: Vamos manter uma discussão pacífica, sim? xD