Pangoro National Dex: 675
Central Kalos: 092
Tipo(s):
Fighting/
DarkBase Stats:
- Spoiler:
HP: 95
Atk: 124
Def: 78
Sp.Atk: 69
Sp. Def: 71
Spe: 58
Habilidade(s):
- Iron Fists:
- Spoiler:
Moves baseados em socos (punch) tem seu dano aumentado em 20%.
- Mold Breaker:
- Spoiler:
Nega habilidades que diminuam ou neguem os moves o usuário.
- [HA] Scrappy:
- Spoiler:
Moves do tipo Fighting e Normal podem acertar pokémons do tipo Ghost.
Localização: Pancham pode ser encontrado na Rota 5 próxima a Lumiose City. Ele evolui para Pangoro no Lvl. 32 caso sua equipe tenha um pokémon do tipo Dark.
Visão Geral
Aqui vemos um cidadão de Pandaria, mestre nas artes marciais que apanha feio de fadas... como essa frase pode ser tão verídica e tão errada ao mesmo tempo? Pois é, agora que Fighting e Dark sofrem de pokémons fada, Pangoro apareceu num momento muito ruim. Seus stats são muito próximos comparado a seu colega de mesmo Dual-Type Scrafty e uma de suas habilidades chave que iria diferenciá-lo, Iron Fist, até o momento só tem suporte a Hammer Arm, Power-Up Punch e Sky Uppercut; ah que maravilha né? Com a falta dos Elemental Punches, Pangoro irá ficar as sombras do Raver favorito da galera (sim crianças, o Scrafty não é baseado em um Skinhead
), mas claro que não há limites por causa de seus stats! Seu Atk. é bem alto e capaz de fazer danos imensos a pokémons que não resistam a seus principais STAB's, e sua velocidade baixa é ótima para Trick Room teams, além de que Hammer Arm ajuda a torná-lo ainda mais usável ainda, já que ele possui o sign move Parting Shot para evitar fadas em seu caminho! Mas como provavelmente Scrafty receberá esse novo move após breed, vamos ver se Pangoro se mantém nesse status de agressivo/cooperativo por muito tempo...
Substituto de KuwabaraAbility: Iron Fist
Nature: Brave
EV's.: 252 Atk./ 252 HP/ 4 Def.
IV's.: 0 Spe.
Item: Life Orb
Moveset:
- Parting Shot/ Bulk Up
- Hammer Arm
- Crunch
- Poison Jab/ Stone Edge/ Rock Slide
Esse set privilegia o fato de Pangoro ser lento, então vamos aproveitar o máximo disso para ele usar e abusar de Trick Room; não tente esse set em outros teams em hipótese alguma! Parting Shot é muito bom para evitar confrontos que Pangoro não dará conta como o novo Mega Gardevoir, já Bulk Up é caso queira mantê-lo em campo o máximo possível e destruir tudo que não for mais lento que ele. Hammer Arm é o STAB que auxilia ele a fcar mais lento, o tornando igual a um Shuckle e que sempre será mais rápido que seus oponentes. Crunch é o seu segundo STAB e auxilia contra Alakazams que sempre carregam Focus Blast como move a tira-colo. Os últimos 3 moves tem funções diferentes: Poison Jab é contra fadas que sempre serão seus inimigos naturais, e comm grande destaque a Whimsicott que vai acostumar a ver Pangoro morrer lentamente; já Stone Edge e Rock Slide é a proporção dano vs. precisão, mas ambos tem a função de acabar com pokémons voadores, em especial Charizards Fire/Flying que vão ser costume nessa nova geração.
Counters: Pangoro em Trick Room teams pode ser um pé no sapato de praticamente tudo, mas ele tem dois problemas: ele não tem priority moves e só Hammer Arm tem boost de sua habilidade. Isso significa que há muitos inimigos poderosos a frente, e olha que poucos não são. Machamp é mais lento que ele, e se você não tiver usado sequer um Hammer Arm, sua vida será um inferno meu jovem! Aromatisse é extremamente lento, e ele pode escolher se quer sugar sua vida com Draining Kiss ou se só quer vê-lo queimar com um belo Moonblast na sua capinha fashion. Mas o pior de todos é Talonflame, que possui Gale Wings e tira toda a vantagem de Pangoro com um poderoso Brave Bird com priority; realmente uma lástima...
Conclusão: Pangoro foi uma forma da Game Freaks de ver um pokémon legal ser passado para trás de uma forma cruel e desumana. Sem acesso a Sucker Punch (que mesmo não recebendo o boost de Iron Fist, seria muito bem vindo) e os Elemental Punches para ter a coverage perfeita para qualquer defeito que possua, Pangoro provavelmente vai amargar a um destino em que nunca será melhor que Scrafty no fator de uso; mas com Parting Shot presente como um diferencial acima de seu parceiro de festas, sua vida poderá ser prolongada por muito tempo no competitivo tanto como tank como um freelance de support para assegurar a vitória de seus outros parceiros. Claro que Pangoro poderia ser um representante melhor, se não fosse o fator "fairy" que tem transformado a vida de muitos pokémons maravilhosos que nem papel (não é mesmo Hydreigon?), mas até o momento ele só é mais um pokémon que fica atrás de versões passadas... Será que ainda há chances de ele voltar para Pandaria?