Mewtwo National Dex: 150
Tipo(s)):
- Original: Psychic
- X: Psychic/ Fighting
- Y: Psychic
Base Stats:
- Original:
- Spoiler:
HP: 106
Atk: 110
Def: 90
Sp.Atk: 154
Sp. Def: 90
Spe: 130
- Mewtwo X:
- Spoiler:
HP: 106
Atk: 190
Def: 100
Sp.Atk: 154
Sp. Def: 100
Spe: 130
- Mewtwo Y:
- Spoiler:
HP: 106
Atk: 150
Def: 70
Sp.Atk: 194
Sp. Def: 120
Spe: 140
Habilidade(s):
- Pressure:
- Spoiler:
O oponente terá o custo de PP's dobrado enquanto este pokémon permanecer em campo.
- [HA] Unnerve
- Spoiler:
O oponente não poderá consumir berries enquanto este pokémon permanecer em campo.
- [Mewtwo X] Steadfast:
- Spoiler:
Aumenta a Speed do usuário em 1 nível quando sofrer de "FLINCHED" (recuar).
- [Mewtwo Y] Insomnia:
- Spoiler:
O pokémon não pode auto-induzir ou ser afetado pelo stats "SLEEP" (dormir).
Localização: Mewtwo se localiza na Unknown Cave que fica na Pokémon Village. É necessário vencer a Elite 4 para ter acesso a caverna.
Localização da Mega Stone: Após capturar Mewtwo, você receberá a Mega Stone referente ao game que está jogando. Se for a versão X, você receberá o Mewtwonite X; se for a versão Y, receberá o Mewtwonite Y.
Visão Geral
Antes, já aviso que será a análise mais baba-ovo que você verá na vida. Se não suporta esse Pokémon e só o vê como um lendário qualquer, pule para a Movelist dele.
Este analista que vos fala é relativamente velho. Convivo com o jogo Pokémon desde a sua estreia em 98 dos jogos Red/Blue e ganhei um dos meus maiores hobbies e a única coisa que posso realmente admirar. Eu fiz a campanha por completo do jogo sem ao menos saber uma frase do que os personagens falavam e sofrer tentando capturar o Mewtwo porque não tinha falado com o dono da Silph Co. (eram tempos difíceis...) e a sensação de capturá-lo após 30 pokébolas era de frustração e alegria ao mesmo tempo. Após capturá-lo, fui surpreendido por sua força incrível e uma velocidade que só era superado apenas pelo chato Electrode, tornando-o oficial na minha equipe. Capturar um Mewtwo era a vitória oficial que se podia ter no game, nem mesmo vencer a Elite 4 era tão bom quanto a sensação de poder que esse Pokémon causava! Eram tempo maravilhosos.
Bem, pulando a melação de calcinha que foi essa introdução, Mewtwo ganhou uma cosa que ele deveria ter recebido a anos: um certificado de competência por seus serviços. E esse certificado veio em formato de Mega Stone, o tornando o Pokémon com maiores stats de todo o mundo Pokémon! Com uma movepool incrível, seguido de stats melhorados e duas mega evoluções com qualidade diferentes, mostra que objetivos bem definidos e força de vontade fazem humanos serem capazes até mesmo de criar um Deus de proveta. Mas aí está a questão que não quer calar: Quem é melhor? O original, O Y ou o X? Felizmente todos são muito competentes no que se propõe e cada um tem particularidades que somente uma análise para cada um poderia descrever; o que farei isso imediatamente!
- Mewtwo X: Ao se tornar Psychic/Fighting, Mewtwo ganhou resistência a seus maiores problemas: U-Turn e Sucker Punch. Esses moves são relativamente comuns e causavam bons danos a ele (não tanto, mas causavam...), e agora ele tem chance de se tornar um ótimo Tank em Uber Tiers. Com defesas sólidas e uma boa movepool para auxiliá-lo em tudo que precisa, Mewtwo é uma forma melhorada de Mega Medicham. Seu porém? Fácil; seus moves mais importantes só podem ser adquiridos em jogos anteriores e sua movepool física ser limitada a moves mais fracos. Mas com 190 de Atk. Quem vai reclamar né?
Para quem não gosta de IndianosAbility: Steadfast
Nature: Adamant
EV's.: 252 Atk./ 200 HP/ 56 Def.
Item: Mewtwonite X
Moveset:
- Bulk Up
- Drain Punch
- Zen Headbutt/ Psycho Cut
- Taunt/ Stone Edge/ Earthquake
O set é bem parecido com o Medicham, porém ele o utiliza melhor por ser muito mais bulky que sua versão “Caminho das Índias”. Bulk Up é ótimo para um Pokémon com ótimas defesas e um ataque devastador, e isso que o difere de um Mewtwo Y em várias formas. Drain Punch é o move que vai recuperá-lo dos danos causados por algum counter que não conseguiu o destruir em um ataque e o melhor STAB atualmente. Zen Headbutt é o seu segundo STAB mais poderoso com flinch que funciona bem com sua grande velocidade; já Psycho Cut é outra alternativa com maior precisão e grandes chances de causar Critical Hit. O próximo depende do que você precisa. Taunt é para evitar que algum ghost que possua Will-O-Wisp lhe cause burn e receba um bom Psycho Cut para aprender a não queimar os outros; porém o Stone Edge é para os malditos pássaros que causam muito dano como Talonflame, assim eles não ficam por muito mais tempo.
- Mewtwo Y: Mesmo mantendo seu tipo igual a sua versão anterior, Mewtwo Y recebeu um boost intenso em seus Sp. Stats e chegou a níveis gigantescos com o boost nos stats que recebeu. Com a movepool mantida, Mewtwo não depende de versões com moves dos jogos anteriores e se mantém na lista dos 10+ se tornando um dos pokémons mais problemáticos de se vencer. Seu maior problema é o fato de que não pode se aproveitar de held items como sua versão anterior e fica suscetível a muitos Choice Scarfers, mas isso até a versão antiga sofria, então não há problemas em usar sua Mega Evolução que ganhou até um boost em velocidade. O único problema é escolher entre Life Orb ou Mewtwonite Y...
MewtwomonAbility: Insomnia
Nature: Timid
EV's.: 252 Spe./ 252 Sp. Atk./ 4 HP
Item: Mewtwonite Y
Moveset:
- Calm Mind
- Psystrike
- Aura Sphere
- Ice Beam/ Flamethrower/ Shadow Ball
Sim, é um movelist clássico do Mewtwo; mas basicamente é isso que sua mega forma é: um Mewtwo baixinho e poderoso, então é mais do que óbvio ter um moveset igual! Calm Mind é o que difere de seu C. Scarf set, e com o boost em Sp. Def. torna-o impossível de se segurar sem que o oponente não aumente sua ofensiva com Nasty Plot. Psystrike é para deter tudo aquilo que tenha alta Sp. Def como Ho-oh, além de possuir STAB que faz com que nada tenha chance contra ele. Aura Sphere é para a coverage perfeita para que nenhum Pokémon Dark interfira em seu caminho como Darkrai e Ofensive Mega Tyranitar. Os próximos moves são feitos para uma coverage superior e depende do que você precisa: Ice Beam é o mais recomendado porque tiers maiores estão recheados de dragões, e também tem mais um inimigo nessa nova geração chamado Yveltal que pode ser um problema na sua vida; só que Flamethrower cuida dos pokémons Steel que resistem a seus principais moves de dano como Scizor, Aegislash e Genesect; e Shadow Ball é possível nessa nova geração porque os pokémons do tipo Steel perderam a resistência contra moves do tipo Ghost, mas é o menos recomendado.
- Mewtwo Original: Mesmo tendo ganhado duas novas Mega-Evoluções novinhas em folha e ultra poderosas, Mewtwo Old School ainda continua poderoso com sua força e velocidade descomunais, e o destaque dele é o fato de que pode segurar qualquer Held Item que ele precisa para cobrir tudo o que ele não aguenta, e acho que é a melhor forma de evitar Blaziken com Speed Boost. Já seus problemas comparados aos outros é que ele “não é tão forte assim”, mas entre aspas mesmo porque ele ainda tem chances de vencer suas mega formas facilmente. Ser um Mewtwo é algo louvável!
Gym Class GodAbility: Pressure
Nature: Modest/ Timid
EV's.: 252 Sp. Atk./ 252 Spe./ 4 HP
Item: Choice Scarf
Moveset:
- Psystrike
- Aura Sphere
- Ice Beam/ Shadow Ball
- Flamethrower/ Shadow Ball
Esse é o set que fará Mewtwo sem sua Mega Stone continuar na competição como Uber por muito mais tempo, já que 154 de Sp. Atk. Ainda é muito potente! Não há o que dizer sobre os motivos desse set porque ele é praticamente idêntico ao do Mewtwo Y com exceção do Calm Mind, mas esse é superior para um revenge kill por ter 4 moves perfeitos para destruir tudo que estiver em seu caminho. Se quer saber os motivos desses moves, basta ler o que escrevi sobre o Mewtwo Y e saberá os motivos.
Counters: Tarefa difícil essa viu… Tentar acabar com Mewtwo é uma tarefa que poucos conseguem, como comer 3 pratos cheios de fígado cozido, mas existem possibilidades. Seu pior inimigo é Choice Scarf Genesect, que resiste a seus STAB’s e causa um dano horrível com U-Turn, porém não é algo que Mewtwo X tenha problemas, mas faz um bom estrago. Para Mewtwo X, Giratina é um problema que não é fácil de se tirar de modo ofensivo, já que provavelmente ele vai acertá-lo com um Will-O-Wisp e esperar que o resto faça efeito, e isso também serve para Ghost-Arceus que também tem uma prority mais forte ainda. Já para Mewtwo Y e Original, Tyranitar com Assault Vest é um drama que eles terão de conviver, já que Aura Sphere não é algo que ele teme tanto assim, e e olha que ele tem fraqueza x4 a esse ataque! E não esqueçam do novíssimo Aegislash que tem formas defensivas e ainda contra-ataca com um Shadow Sneak com priority. Ah, e temos Darkrai também, mas duvido que ele não tenha medo de sua versão Y. Nenhum deles está seguro, então relaxe... O inimigo está em maus lençóis enquanto Mewtwo estiver em campo.
Conclusão: Quando nos foi revelado a nova forma de Mewtwo, todos estavam com o nariz torcido com essa nova forma; afinal ele é o único Pokémon poderoso que se mantém assim desde sua criação na 1º geração e não precisa de mudanças drásticas em sua forma para ser um Pokémon competente. Porém, a Game Freaks não nos decepcionou e nos deu muitos motivos de usá-lo por mais tempo e mostrar que seu potencial ainda não ultrapassou limites. Receber esse presente foi algo que nenhum fã esperava, e se isso continuar por mais tempo em futuros jogos, duvido que a fórmula de Pokémon se canse mesmo depois de 20 anos, pois transformações assim são sempre bem vindas.