Introdução
Um pokémon esquecido, útil, mas esquecido. Cloyster voltaria aos seus dias de glórias se ganhasse uma mega evolução. Quem sabe um dia... Mas, até que este dia chegue, a conchinha "owna" muito dentro da
Tier UU, especialmente como
Revenge Killer.
Evolução/Habilidade
Shellder (Shell Armor / Skill Link / Overcoat) >>>>
Cloyster (Shell Armor / Skill Link / Overcoat)
Como se nota, Shellder mantém a mesma linha de habilidades passivas, ou seja, depois de evoluído em Cloyster, a habilidade será a mesma.
Vamos aos efeitos:
Shell Armor >>>>> Imuniza a recepção de qualquer dano crítico, pode ser bloqueado / anulado com Mold Breaker.
Skill Link >>>>>> Faz os moves que possuem hits repetidos de 2-5 vezes baterem sempre 5 vezes.
Overcoat (H.A.) >>>>> Imuniza o detentor da habilidade de qualquer eventual dano climático (bloqueia o dano decorrente do sandstorm e do hail).
Movesets:
OfensivoHabilidade:
Skill Link
Nature:
Adamant (se você quiser maximizar o atk) / Jolly (se você quiser maximizar a spe)
~~ Sugestão pessoal ~~ Use-o JollyEVs: 252 atk / 252 spd / 4 HP
IVs: todos perfeitos com exceção do spa
Held Item:
Focus Sash /
White Herb /
Metronome
Moves:
Icicle SpearRock BlastRazor Shell /
Spike CannonShell SmashAnálise do Ofensivo:
Icicle Spear - melhor golpe do set: accuracy perfeita, STABbed e com PP altíssimo;
Rock Blast - segundo melhor golpe do set: accuracy perfeita e pega a maioria dos fire types. Apenas fica devendo no PP;
Razor Shell - opção como segundo STAB e pode reduzir a def do receptor do golpe. Pode ser muito útil contra tanks/walls;
Spike Cannon - como 3º golpe é para o caso de se querer uma opção com dano na maioria das vezes neutro;
Shell Smash - é fundamental para este set do Cloyster, especialmente se for usado sashed como revenge killer.
Itens:
Focus Sash: excelente revenge killer;
White Herb: para quem não gosta da redução e acha a speed de cloyster suficiente;
Metronome: excelente para matar walls, pois, a cada golpe, o próximo terá mais força.
Observação:
Entre as combinações de ofensivo, Cloyster fica melhor como revenge killer (com no set de
Focus Sash e com
Razor Shell como 3º move).[/b][/b]
DefensivoHabilidade:
Shell Armor (para não tomar críticos)
Nature:
Impish
EVs:
252 def / 252 HP / 6 spd
IVs: todos perfeitos, exceto spa.
Held Item:
Leftovers
Moves:
ClampIron Defense /
ProtectAqua RingSpikes /
Toxic SpikesAnálise do Defensivo:
Clamp - para prender o inimigo assim que ele entrar em campo;
Iron Defense /
Protect - nesse slot fica a critério de cada um o que será usado, se preferível for a def, coloque
Iron Defense, se o pretendido for segurar qualquer move, coloque
Protect;
Aqua Ring - combinação maravilhosa com o
Leftovers;
Spikes /
Toxic Spikes - esses aqui são pra "sujar" o campo, aí fica por escolha pessoal, entretanto, se você for do tipo que "minimiza" imunidades, melhor é o
Spikes porque, exceto os pokémons com Levitate ou Flying types, ninguém é imune a este tipo de hazard. Claro, guardadas as especificidades (no momento em que se for colocar os hazards), com a exceção de todos os Magic Bouncers. Não é por refletir hazards no momento em que são colocados que torna os Magic Bouncers imunes a eles, exceto se o Bouncer for Flying type nos casos do Sticky Web,
Toxic Spikes e
Spikes (lembrando que Flying types levam mais dano para Stealth Rock).
SuporteHabilidade:
Skill Link
Nature:
Jolly
EVs:
252 HP / 252 def / 4 spd
IVs: todos maximizados, exceto spa.
Held item:
Leftovers /
Focus Sash
Moves:
Icicle SpearRapid Spin
Twineedle /
Rock BlastToxic Spikes /
Spikes /
ClampAnálise do Suporte:
Icicle Spear - STAB ofensivo indispensável;
Rapid Spin - para ser usado como "suicide spinner";
Twineedle - para deixar o oponente com poison e variar um pouco a coverage;
Rock Blast - no lugar do
Twineedle se for preferida uma coverage semelhante à do set Ofensivo;
Toxic Spikes - para ser hazard settler, podendo ser substituído por
Spikes;
Clamp - para fazer o inimigo ficar preso (recomendado apenas contra physical sweepers).
Abaixo segue a relação de moves mencionados no tópico e seu respectivos tipos, atributos, PP, efeitos, etc.:
Icicle SpearType:
Base Power (Atk. base do golpe, sem considerar o STAB): 25
Accuracy (chance de acerto em % do golpe): 100
PP (número de usos disponíveis no total): 30
Efeito: Golpe de gelo que bate de 2-5 turnos (não é uma tradução do golpe, é apenas seu efeito na prática).
Category (Categoria, tipo do cálculo base do dano):
Physical (Físico)
Rock BlastType:
Base Power: 25
Accuracy: 90
PP: 10
Efeito: Golpe de pedra que bate de 2-5 turnos.
Category: Physical (Físico)
Razor ShellType:
Base Power: 75
Accuracy: 95
PP: 10
Efeito: Dá dano e possui a chance de 50% de reduzir a def do oponente em 1 estágio.
Category:
Physical (Físico)
Spike CannonType:
Base Power: 20
Accuracy: 100
PP: 15
Efeito: Golpe do tipo normal que bate 2-5 turnos.
Category:
Physical (Físico)
Shell SmashType:
Base Power: --
Accuracy: --
PP: 15
Efeito: O usuário deste move reduz sua def e sp. def em 1 estágio e aumenta, concomitantemente, seu atk, sp. atk e spd, cada um destes três últimos em 2 estágios cada.
Category:
Status Move (Golpe de status, golpes de status são moves que atribuem algum status ou condição a um alvo específico, podendo ser ele o usuário, o oponente, aliados ou o próprio campo, podendo ser este, próprio do usuário do golpe ou do adversário)
Aqua RingType:
Base Power: --
Accuracy: --
PP: 20
Efeito: O usuário deste move fica regenerando life em 1/16 do total de HP que possui a cada fim de turno.
Category:
Status Move
ClampType:
Base Power: 35
Accuracy: 85
PP: 15
Efeito: Prende o inimigo por 4-5 turnos e, além disso, o inimigo leva um dano equivalente a 1/8 da life total ao final de cada turno.
Category:
Physical (Físico)
SpikesType:
Base Power: --
Accuracy: --
PP: 20
Efeito: Coloca espinhos no campo de batalha adversário. Com 1 nível de espinhos (usado o move apenas 1 vez durante tal batalha) dá um dano de 1/8 da vida total no pokémon do adversário toda vez que este trocar depois de que este golpe foi usado. Com 2 níveis (usado o move 2 vezes durante tal batalha) o oponente perde 1/6 da vida total de seu pokémon. Com 3 níveis de espinhos o pokémon adversário que entrar naquela batalha com os 3 níveis em campo perderá 1/4 da vida total. Obs.: Tal efeito pode ser removido do campo com o golpe Defog. O golpe Magic Coat pode refletir tal dano. A passiva Magic Bounce também reflete tal dano. Pokémons do tipo ou com a passiva Levitate são imunes a tal dano, execto se estiverem segurando uma Iron Ball ou estiverem sob os efeitos da habilidade Gravity.
Category:
Status Move
Toxic SpikesType:
Base Power: --
Accuracy: --
PP: 20
Efeito: Envolve todo o lado do campo inimigo com espinhos venenosos que "espetam-no" quando forem feitas trocas de pokémons. Se for colocado apenas 1 nível de espinhos (usado o move apenas 1 vez durante tal batalha) o pokémon adversário que não for do tipo , ou leva o status Poison . Se forem colocados 2 níveis de espinhos (usado o move 2 vezes durante tal batalha) o pokémon adversário que não for do tipo , ou leva o status Badly Poison.
Category:
Status Move
TwineedleType:
Base Power: 25
Accuracy: 100
PP: 20
Efeito: Bate com 2 vezes no inimigo, tendo cada uma das duas vezes 20% de chance de causar o status Poison no alvo. Se o primeiro atk. der crítico, o segundo seguirá o mesmo dano do primeiro. Apenas os tipos e são imunes ao efeito de Poison de tal golpe.
Category:
Physical (Físico)
Iron DefenseType:
Base Power: --
Accuracy: --
PP: 15
Efeito: Aumenta a def em 2 estágios de uma vez.
Category:
Status Move
Obs.: O próximo move pode ser usado como substituto do Iron Defense por ter mais PP, entretanto, por ter o mesmo efeito, não recomendo seu uso em virtude da dificuldade em obtê-lo (é um egg move).
BarrierType:
Base Power: --
Accuracy: --
PP: 20
Efeito: Aumenta a def em 2 estágios de uma vez.
Category:
Status Move
ProtectType:
Base Power: --
Accuracy: --
PP: 10
Efeito: Imuniza o usuário a qualquer golpe, exceto Feint. Não recomendado usar em turnos consecutivos, pois, se for assim usado, pode falhar.
Category:
Status Move
Rapid SpinType:
Base Power: 20
Accuracy: 100
PP: 40
Efeito: Retira todo e qualquer entry hazard. Também liberta o usuário do move de efeitos como Bind, Wrap e Leech Seed.
Category:
Physical (Físico)
Considerações finais
Excelente pokémon para batalhas UU. Um belo Revenge Killer, pois, até de substitutes ele dá conta com os moves de 5 hits. Possui o melhor aproveitamento do golpe Icicle Spear em todo o jogo e, dentro desse mesmo aspecto, usa o golpe com melhor Base Power de gelo de todo o game (25 x 5 = 125), ficando pra trás apenas o Blizzard com toda sua "ineficácia" por falta de accuracy sem efeitos de hailstorm ativos. Pode ser usado também como "suicide cleanner" limpando hazards como spinner. Apenas não recomendo tal set porque existem outros spinners que são muito mais eficazes como apenas spinners. Enfim, se for pra escolher uma role para Cloyster, a melhor delas pra ele é a Ofensiva, em especial como Revenge Killer.