Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Análise] - Gourgeist Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Análise] - Gourgeist Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Análise] - Gourgeist

+3
Rush
Gaudério
7 participantes

Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Gaudério Qui 14 Nov 2013 - 15:13

[Análise] - Gourgeist 250px-711Gourgeist_Dream
Tipos: Grass/Ghost
Habilidades:

  • Pickup: Quando um aliado ou oponente segura um item consumível (Berries, por exemplo), o pokémon com Pickup ganha o item após ser consumido caso este já não esteja segurando um item. Um pokémon com Pickup pode também ganhar um item "arremessado" pelo movimento Fling. Em batalhas duplas ou triplas, se mais de um pokémon tiver Pickup, o mais rápido pegará o item.
  • Frisk: Revela o item equipado por todos os adversários em campo quando entra em batalha.
  • Insomnia: Previne Sleep.


Base stats:
Small Size (S):
HP: 55
Attack: 85
Defense: 122
Sp. Attack: 58
Sp. Defense: 75
Speed: 99
Total: 494

Average Size (M):
HP: 65
Attack: 90
Defense: 122
Sp. Attack: 58
Sp. Defense: 75
Speed: 84
Total: 494

Large Size (L):
HP: 75
Attack: 95
Defense: 122
Sp. Attack: 58
Sp. Defense: 75
Speed: 69
Total: 494

Super Size (XL):
HP: 85
Attack: 100
Defense: 122
Sp. Attack: 58
Sp. Defense: 75
Speed: 54
Total: 494

Gourgeist é um pokémon interessante, possui 4 formas diferentes, que indicam seus tamanhos. Conforme cresce, vai ganhando 10 de HP base e 5 de Ataque base em troca de 15 de velocidade base. Considerando que ele possui uma defesa boa, e em sua forma mais rápida apenas 99 de velocidade, com um ataque nada mais que razoável, compensa mais a sua forma maior (Gourgeist-XL), com um HP razoável e boa defesa (mesmo que não se possa dizer o mesmo de sua defesa especial). É muito comum pokémons dos tipos Grass e Ghost terem boa movepool de suporte, Gourgeist herdou de ambos os tipos, com acesso a movimentos como Leech Seed e Will-O-Wisp. Vale destacar que, além de ter Insomnia, dando-o imunidade a Spore, e Will-O-Wisp, cortando o ataque adversário pela metade, Gourgiest é imune à Fighting, resistente à Grass e a Electric, fazendo com que Breloom não possa fazer cócegas à Gourgeist sem Stone Edge (me corrijam se eu estiver errado, estou por fora da 6ª gen), e mesmo com, não é grande o estrago. Gourgeist parece que foi feito para countear Breloom. Enfim, vamos à análise:

Pumptank
Gourgeist-XL @ Leftovers
Trait: Insomnia
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SDef
Impish Nature
- Leech Seed
- Will-O-Wisp
- Pain Split / Substitute
- Bullet Seed
Apresento-lhes o único pokémon que pode aprender, simultaneamente, Will-O-Wisp e Leech Seed. Will-O-Wisp corta o ataque do adversário pela metade e Leech Seed garante recuperação razoável, de quebra, com esse dois aí, o oponente já perde 25% do HP por turno. A seguir, temos Pain Split caso precise de uma cura emergencial, mas é um movimento instável. Substitute forma o velho combo com Leech Seed, dispensa explicações. Para o último slot, Bullet Seed tem STAB e é uma boa alternativa contra usuários de substitute, visto que pode quebrar um substitute e conseguir causar dano.

Pumpkiller
Gourgeist-XL @ Choice Band
Trait: Insomnia
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 SpD
Brave Nature
- Seed Bomb / Bullet Seed
- Shadow Sneak
- Return / Rock Slide
- Bullet Seed / Explosion / Destiny Bond / Phantom Force
Este set só serve de elemento surpresa, mas não é melhor que o anterior. 100 de Attack não é nada impressionante, mas é razoável. Nos dois primeiros slots temos 2 STABs. Tratando-se de um pokémon lento, prioridade pode cair bem, e Shadow Sneak é sua melhor opção. Rock Slide e Return provém coverage razoável, e são suas únicas opções restantes em sua movepool física escassa. No último slot, Bullet Seed caso tenha optado por Seed Bomb no 1º Slot, Explosion ou Destiny Bond se já estiver em seu último turno de vida útil ou Phanton Force se quiser um STAB mais forte, mesmo que esse movimento não seja recomendado por ser previsível.

Outras opções: Pode tentar um set ofensivo com as formas menores e Flame Charge, mas não espere muito. Ele possui uma boa movepool especial, mas também não se pode esperar muito de 58 de SpA. Shadow Sneak pode ser usado no set defensivo, mas sem investimento em ataque, não fará muita coisa. Gourgeist pode tentar Trick Room no set ofensivo com Life Orb, ou também Trick Room no set defensivo para dar suporte à equipe. Toxic + Phantom Force parece bom, mas assim que perceber a estratégia, o adversário vai trocar. Seu movimento signatura, Trick-or-treat, não tem muita utilidade, já que, se você usou algo, é porque tem um objetivo, se eu puder anular o que foi usado, atrapalharei seu objetivo. Assim, o adversário troca. É um movimento bem previsível, portanto, dificilmente será útil. Gyro Ball talvez pudesse ser usado no set ofensivo, mas é um movimento instável onde não agrega muito em coverage. Confuse Ray pode ser usado, mas é difícil arranjar lugar para ele. Existem opções melhores.

Counters: Praticamente qualquer bom Special Sweeper é capaz de eliminar Gourgeist. Latios não teme nada além de Shadow Sneak, Infernape faz abóbora tostada com Overheat, Togekiss com Air Slash, mesmo pokémons mais defensivos como Heatran conseguem derrota-lo sem dificuldades. Mamoswine pode representar ameaça, mas teme Will-O-Wisp e Bullet Seed.

In-Game
Pumpkiller:
- Phanton Force
- Seed Bomb
- Rock Slide / Return / Flame Charge
- Rock Slide / Return / Flame Charge
Ataque bastante. Temos aqui, dois dos mais fortes STABs disponíveis para Gourgeist, ambos aprendidos por level-up. A seguir, três movimentos para duas vagas, Rock Slide bate em Fire, Bug e Flying, que resistem à Grass. Return bate neutro tem todos os tipos que os STABs não batem e possui mais força que Rock Slide, Flame Charge da um boost na speed, pode vir à ser útil.

Toxic + Phantom Force
- Toxic
- Phantom Force
- Seed Bomb
- Rock Slide / Return / Flame Charge
É interessante usar isso aqui em batalhas importantes contra NPCs, já que eles não trocam, vão ficar lá recebendo Phantom Forces (de 2 turnos) e dano do veneno. É interessante esse set também, com os Gorgeists menores, que não possuem tanto ataque, acabar com o adversário com dano residual. Na E4 principalmente. Variações defensivas do set podem ser usadas no Battle Tower/Subway da 6ª gen.

Considerações finais: Estou inseguro quanto à utilidade dessa análise, quase não joguei a 6ª gen competitivamente e nunca joguei X e Y, portanto, considerem-na uma análise teórica. Não sei onde ele se localiza, o quanto demora para encontra-lo, e os TMs que ele aprende (mesmo que seus dois principais movimentos venham por level). Os sets in-game não foram testados, e dos competitivos, só testei o primeiro (que por sinal, me agradou), mas enfim, essa foi a análise do pokémon de Kalos que achei mais legal até agora.


Última edição por Gaudério em Sáb 16 Nov 2013 - 12:04, editado 4 vez(es)
Gaudério
Gaudério
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 21/06/2011

Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Rush Sex 15 Nov 2013 - 0:28

Pra ser sincero, essa é uma das análises mais organizadas que eu já vi. Deve ter dado um trabalhão testar esse bicho, pelo fato dele ter diversos tamanhos que influenciam os seus stats. Gostei também pela atenção que você deu ao in-game. Ficou bem legal.


Eu sinceramente achei esse bicho ridículo. Design ruim, com um tipo legal e interessante. Acho que ele é uma sombra do Treverant. De qualquer forma, esse bicho deve ser bem chatinho de testar. 


Parabéns cara, gostei bastante da análise. c:
Rush
Rush
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 10/06/2012

Frase pessoal : Agora você não tem mais waifu!


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Gaudério Sex 15 Nov 2013 - 1:40

Na realidade não. Meio termo é algo que dificilmente da certo em pokémon, então pode-se eliminar já duas formas. E a forma pequena, que possui destaque na Speed, possui apenas 99 de speed, ruim para os padrões do Metagame, para um pokémon não-defensivo, e em um set defensivo, entre HP e velocidade, opta-se pelo primeiro. Mesmo em um set com Flame Charge, 85 de ataque não é nada assustador, e seu HP também é baixo. Sobrando então a forma XL. HP mais razoável abrindo mão de uma velocidade que não será muito necessária. Leech Seed + Will-O-Wisp eu acho que será o seu diferencial. É uma combinação única de dois movimentos que pokémons defensivos almejam. Conte isso ao tipo fantasma (spin-blocker) e Grass (importantes resistências à Water e Electric, comuns em times de Rain) tornam-o um pokémon interessante de usar, com um ataque acima da média para pokémons defensivos. Eu já acho o contrário, acho que Trevenant ficará nas sombras de Gourgeist, pois o primeiro só possui ataque bom. Sua velocidade é baixa, e suas defesas não compensam. Ele não será nenhum Snorlax ou Conkeldurr.
In-Game não sei absolutamente nada, coloquei os melhores sets para se seguir no jogo, mas não faço ideia de sua acessibilidade, exceto pelos STABs que são obtidos por Level Up.

EDIT: Esqueci que Trevenant aprende Leech Seed e Will-O-Wisp também e.e

________________
[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3
Gaudério
Gaudério
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 21/06/2011

Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Rê Sáb 16 Nov 2013 - 1:10

Todos os que enfrentei até agora tinham Will-O-Wisp, Seed Boob, Phanton Force e Leech Seed, geralmente Shadow Sneak e aquele move que adiciona Ghost ao type do Pokemon pra dar SEffect...

Só queria saber que raios de moves atravessam Phanton Force! Me disseram que tem.

________________
3DS FC: 3196-4061-4263 - Renato
Fairy Safari: Kirlia, Swirlix e Floette
Rê
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 10/07/2011

Frase pessoal : Aprendendo sobre o Mundo Pokémon!


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Mitzblik Sáb 16 Nov 2013 - 1:19

Ele e o Treverant eu adorei as suas primeiras formas, achei bem fofinhos :3 adoraria por usa-los, parabéns pela análise!

________________
[Análise] - Gourgeist 3dZuu50
Meu FC é: 0361-6648-0169
Meu Friend Safari é:
[Análise] - Gourgeist FireIC_Big
[Análise] - Gourgeist 513[Análise] - Gourgeist 218[Análise] - Gourgeist 662
Mitzblik
Mitzblik
Membro
Membro

Masculino Idade : 34
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 08/04/2013


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Gaudério Sáb 16 Nov 2013 - 1:22

Shadow Sneak é um movimento tipo Ghost com prioridade (semelhante à Quick Attack). O movimento que adiciona Ghost ao tipo adversário é o Trick-or-Treat.

________________
[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3
Gaudério
Gaudério
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 21/06/2011

Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Milmil Sáb 16 Nov 2013 - 1:34

In-game a versão menor se sai melhor porque é sempre bom ter velocidade extra, já no competitivo Trevenant é melhor. Natural Cure e Harvest são superiores que Insomnia, já que Harvest + Chesto Berry + Rest é cura imediata para evitar que Revenge killers matem-no facilmente e Natural Cure é ótimo para evitar outros walls chatos.

E nem pense em dar como possibilidade Phantom Force em sets de competitivo, porque moves que levam uma rodada para serem ativados tornam a jogada muito previsível e sem problemas para o oponente fazer um switch ou dar um boost no seu ataque. Um move que acerta pokémons escondidos em Protects não é útil, a não ser que você seja vidente; senão Feint seria uma opção mais viável.
Milmil
Milmil
Membro
Membro

Masculino Idade : 32
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 29/08/2010

Frase pessoal : Pokémon OR/AS? E lá vamos nós...


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por PhantomLancer Sáb 16 Nov 2013 - 2:14

Só corrigindo uma coisa:

Gaudério escreveu:Apresento-lhes o único pokémon que pode aprender, simultaneamente, Will-O-Wisp e Leech Seed
Trevenant também aprende will-o-wisp e leech seed.Análise muito boa.
PhantomLancer
PhantomLancer
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 09/01/2013

Frase pessoal :


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Gaudério Sáb 16 Nov 2013 - 12:03

Milmil escreveu:In-game a versão menor se sai melhor porque é sempre bom ter velocidade extra, já no competitivo Trevenant é melhor. Natural Cure e Harvest são superiores que Insomnia, já que Harvest + Chesto Berry + Rest é cura imediata para evitar que Revenge killers matem-no facilmente e Natural Cure é ótimo para evitar outros walls chatos.

E nem pense em dar como possibilidade Phantom Force em sets de competitivo, porque moves que levam uma rodada para serem ativados tornam a jogada muito previsível e sem problemas para o oponente fazer um switch ou dar um boost no seu ataque. Um move que acerta pokémons escondidos em Protects não é útil, a não ser que você seja vidente; senão Feint seria uma opção mais viável.
Exeggutor e Tropius também têm Harvest, e mesmo assim, ambos mofam em tiers baixas, pois são lentos e não possui defesas compensatórias à sua lentidão, o caso de Trevenant provavelmente será o mesmo. Não adianta você poder usar rest sem quase se preocupar com sleep se você puder ser OHKOado facilmente, e sem velocidade para tentar atacar primeiro.

PhantomLancer escreveu:Só corrigindo uma coisa:

Gaudério escreveu:Apresento-lhes o único pokémon que pode aprender, simultaneamente, Will-O-Wisp e Leech Seed
Trevenant também aprende will-o-wisp e leech seed.Análise muito boa.
Pois é, esqueci desse detalhe e.e
E obrigado pelo elogio.

________________
[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3[Análise] - Gourgeist Phant3
Gaudério
Gaudério
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 21/06/2011

Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Guilherme Ter 3 Nov 2015 - 7:11

Rush escreveu:Pra ser sincero, essa é uma das análises mais organizadas que eu já vi. Deve ter dado um trabalhão testar esse bicho, pelo fato dele ter diversos tamanhos que influenciam os seus stats. Gostei também pela atenção que você deu ao in-game. Ficou bem legal.


Eu sinceramente achei esse bicho ridículo. Design ruim, com um tipo legal e interessante. Acho que ele é uma sombra do Treverant. De qualquer forma, esse bicho deve ser bem chatinho de testar. 


Parabéns cara, gostei bastante da análise. c:

Novembro de 2013. Aaaah, o tempo é maravilhoso
Guilherme
Guilherme
Membro
Membro

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 30/01/2012

Frase pessoal : You've met with a terrible fate, haven't you?


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Rush Ter 3 Nov 2015 - 11:20

NESSES ULTIMOS DOIS ANOS, POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA NESSES 728 ANOS DE XY/ORAS, EU DIGO APENAS UMA COISA


GOURGEIST É A MELHOR WALL DE TODAS. DÁ UMA SURRA EM SKARMORY, DEIXA A FORRETRESS NO CHINELO, UMBREON? QUE NADA. SLOWBRO ENTÃO. 


Só não é melhor que a Chansey, mas Chansey é absurdamente OP e criada exclusivamente para ser uma puta de uma wall, ainda mais quando a eviolite foi introduzida, que somada com seu HP titânico + 50% de defesas que são até que boas em equivalência ao seu HP, realmente é uma combinação que pode ser avassaladoramente apelona contra times preparados, ainda mais quando a única forma de dar OHKO nela são com Physical Fighting moves ou com alguns raríssimos casos Choice Band, como V-Create de Victini ou Dragon Acsent de Mega Rayquaza, então, por esses motivos, Chansey continua sendo a melhor wall já criada pela troll-freak e blá blá blá chimbinha traiu a joelma #atéquando


ENFIM!

GOURGEIST É TOP, É LINDA E UMA COMBINAÇÃO ASSUSTADORAMENTE BOA. ME ARREPENDO DE TER DITO AQUELAS COISAS

HOJE SOU UM NOVO HOMEM.


AH SE EU PUDESSE VOLTAR NO TEMPO E TER APROVEITADO MAIS A ÉPOCA EM QUE O KNOCK OFF ERA SEM BOOST.
Rush
Rush
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 10/06/2012

Frase pessoal : Agora você não tem mais waifu!


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Guilherme Ter 3 Nov 2015 - 18:21

Só não é melhor que a Chansey, mas Chansey é absurdamente OP e criada exclusivamente para ser uma puta de uma wall, ainda mais quando a eviolite foi introduzida, que somada com seu HP titânico + 50% de defesas que são até que boas em equivalência ao seu HP, realmente é uma combinação que pode ser avassaladoramente apelona contra times preparados, ainda mais quando a única forma de dar OHKO nela são com Physical Fighting moves ou com alguns raríssimos casos Choice Band, como V-Create de Victini ou Dragon Acsent de Mega Rayquaza, então, por esses motivos, Chansey continua sendo a melhor wall já criada pela troll-freak e blá blá blá chimbinha traiu a joelma #atéquando

Parece meus amigos quando eu empolgo num assunto

Tá, ela não é melhor que Lugia, mas ela é absurdamente boa, principalmente por dois motivos: ninguém usa ela e e por isso ela é bastante imprevísivel. Não existem pokémons preparados para ela no metagame inteiro, já que poucos sequer a consideram um counter. Além disso, ela abre muitas opções de predict e deixa o gameplay um pouco mais dindinâmico, apesar do esforço que temos em acertar um predict  contra o rush já que ela tira alto proveito de oportunidades de predict. Sem se esquecer que ela tem movimentos, status, opções e itens para cobrir as fraquezas dela você realmente leu até aqui? Eu nao vou parar, #atequando você vai ficar lendo isso? bj mae
Guilherme
Guilherme
Membro
Membro

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
[Análise] - Gourgeist Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Análise] - Gourgeist Right_bar_bleue

Data de inscrição : 30/01/2012

Frase pessoal : You've met with a terrible fate, haven't you?


Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] - Gourgeist Empty Re: [Análise] - Gourgeist

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos