Historia.
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Historia.
- Spoiler:
- Só mesmo uma noite de insônia pra me fazer escrever. Eu sei, eu devia escrever mais! Só pra não esquecer nem um segundo de todos os dias que estou vivendo aqui nos "United States". Quantos dias se foram desde o último "post" ? Dez? Quinze? Sei lá...
Mas eu me explico: São vinte-e-quatro horas por dia, né? Pra mim, parecem quatro. Os dias pra mim começam cedo, as 6 da matina. E acabam cedo também, sempre estou cansado, dormindo, antes das 22h (A não ser quando tenho insônia, como hoje!). Nesse meio termo de quatro ou vinte-e-quatro horas eu só vejo aviões, asas, turbinas, hélices e livros. Muitos livros!
Não. Eu não saí a noite, e eu também não conheci ninguém da minha idade pra ir pra baladas, ou barzinhos. Muito antes pelo contrário, eu só convivi até agora com os "old farts" (Pra ser educado: "Velhos Sacanas") como eles próprios se denominam. Pra ser ainda mais sincero, eu sequer saí pra passear pela cidade! Vocês acham isso incrível? Eu também. Toda terça-feira à noite o Harry se reúne com alguns amigos ("Olds", mas nem tão "farts" como os aviadores!) pra jantar. E eu sempre vou, claro. E esses jantares compõem o lado "turístico" da minha viagem porque os restaurantes são sempre longe de casa/aeroporto eu acabo passeando pela cidade de Lincoln. Eles tem uma bela universidade e um estádio maravilhoso. Não tem prédios grandes, e a atração governamental é o capitólio.
Bem menor que Brasília. Do jeito que eu imaginei que fosse antes de vir pra cá, viajando pelas três dimensões do Google Earth. Sabe aquelas cidades de filme? As casas não tem cerca, e as portas 99,9% das vezes estão destrancadas, ou abertas, pra não dizer escancaradas. Metade das casas tem uma bandeira americana no jardim, e todas elas tem aquela caixinha de correio do jeito que se vê nos desenhos animados e histórias em quadrinhos. Os jornaleiros ainda usam bicicletas e jogam o jornal do dia na porta das casas.
Um fato notável: Não sei porque os carros aqui tem tranca. Ninguém usa! Aliás... Por que os carros tem chaves? Ninguém nem tira elas da ignição! Esse é um hábito que eu preciso me concentrar em não absorver, porque senão acabo tendo problemas ao voltar pro nosso Brasil-Brasileiro. Infelizmente. O que me leva a comentar um segundo fato notável: Sinceramente, não vejo um sistema de trânsito mais eficaz. Por mérito do povo americano, em grande parte. Os limites de velocidade não são maiores que no Brasil. Nem mesmo as estradas sendo impecáveis, e públicas. Aqui ninguém nem sabe o que é pedágio. E também não sabem o que é buraco no asfalto. Não existe isso por aqui.
Nas maiores estradas, as interestaduais, o limite é de 80mph ou 128km/h. Nas outras, o limite varia entre 50 e 60mph. E acredite, ainda não vi NINGUÉM ultrapassando o limite e eu pego essas estradas todo dia praticamente, ainda que em trechos não muito longos, pros caminhos comuns. Casa-Aeroporto-Seward-Fazenda. Por esse motivo, o governo não precisa de pardais pra controlar/assaltar o povo, e todos ficam felizes. Afinal de contas, o IPVA (que nem existe aqui!) realmente mantém as estradas funcionando.
Na sexta-feira passada a Chandy me pediu pra ir com ela até Seward e trazer o carro dela de volta pra Lincoln, já que ela queria voltar pedalando pra treinar pra uma prova de triathlon. Muito bem. A estradinha de terra que sai do aeroporto (Até as estradas de terra aqui são perfeitas!) acaba em um braço de estrada que dá na interestadual. Pois bem, uma placa bem grande de STOP, igual aquelas que vemos no Brasil chamadas "PARE". Que jogue a primeira pedra quem realmente pára nessas placas ao invés de dar uma olhadinha pros lados e entrar em seguida. (Não vale pra quem ainda está na auto-escola.) E assim eu fiz. Olha pra esquerda, direita, tá limpo....entrei. Contei até 20 e tinha um carro da polícia com sirenes e luzes ligadas atrás de mim. Fiz sinal pro Harry que estava no carro da frente e paramos juntos.
"Ei senhor. Você sabia que quando a placa diz PARE você realmente deve parar ao invés de botar o carro na frente dos outros?"
O que eu ia responder? Ele estava totalmente certo. O Harry logo levou pro lado do bom humor, dizendo: "O que é isso, Pablo? Um velho hábito brasileiro???? HAHAHA Ei guarda, esse é meu amigo brasileiro que está passando férias na minha casa. Minha filha está voando agora e depois vai voltar pra Lincoln de bicicleta então ele está só levando o carro dela de volta pra casa!". O seu guarda teve bom senso. Pediu a minha carteira de motorista brasileira, que obviamente ele não entendeu nada do que tava escrito, até porque a minha carteira venceu em agosto. Eu juro que minhas pernas tremeram e eu fiquei com medo de ser deportado! Exagerado, né? Ficou só na advertência verbal e no "Muito, muito, muito obrigado seu guarda!".
Aqui é assim. Deu mole, é grampo. Mas nem precisa, ninguém vacila e ninguém faz força pra andar na linha.
Por motivos óbvios, a casa onde moro fica a cinco minutos do aeroporto em uma espécie de condomínio chamado "Fallbrook". São várias casinhas, que seguem o mesmo modelito. Fica na ponta noroeste da cidade, meio fora da cidade. Um lugar muito agradável e bonito, bons vizinhos e muito, muito silêncio. Estamos a cinco minutos do aeroporto, 2 minutos da casa da Chandy e a 10 minutos da fazenda do Harry, onde ele tem uma plantação de soja. Um hangar com vários tratores velhos, um motor de DC-3 e um J-3 de 1939. Uma pista de grama com uns 500m e três cavalos. Que lugarzinho gostoso. Pequenas montanhazinhas, com casinhas. Quase como o sítio que eu sonho, e que vou ter. Uma casinha, um hangarzinho com meu J-3 e uma pistinha de grama pra ensinar meus filhos a voar. Opa, sem mudar de assunto Pablo!
Todo mundo pergunta da comida. Engordativa e fora de hora. (ponto!) O horário de trabalho é das 8:30 às 17:00. Eles não param pra almoçar como nós Brasileiros. O almoço aqui é na verdade um lanche entre os dois períodos de trabalho. Sempre almoço na Duncan. Eles tem dois ou três refeitórios e cada dia um restaurante diferente serve o "almoço". Algumas variáveis em torno do genérico trio Pizza-Sanduíche-Comida Mexicana. As vezes tem pizza com salada, as vezes tem Sanduíche com Macarrão. De vez em quando tem batata-assada com feijão. Não é o mesmo feijão nosso, é uma espécie de chili mexico-americano. Nada de se espantar apesar das combinações duvidosas. Não tive problemas em me adaptar com o gosto, apenas com os horários. Depois do trabalho todo mundo sai pra jantar, e aí sim pensam em comida. O que impera aqui é a cultura do fast-food! E não é mentira, eu acho que metade dos americanos são obesos. Não gordos. OBESOS! Por sorte, o Harry tem bons hábitos de comida. Então na verdade eu lancho na hora do almoço e lancho denovo na hora do lanche, tirando o regulamentar jantar de terça-feira com os amigos. Em casa variamos entre salada de espinafre com queijo cottage, batata-assada com molho ranch, pizza (claro!), sanduíche de ovo.
No café da manhã não comemos bacon e omelete. Cereais ou frutas é o padrão. Mas a "lenda" do bacon-omelete é real. Comi isso UMA vez, em um café da manhã que tive que fazer isso sorrindo, em Greybull, WY. Eu sobrevivi ao bacon e omelete no café da manhã!
Meus amigos pilotos já devem estar de saco cheio de tanto assunto arroz com feijão sem falar nada dos aviões. Entendam, contar o outro lado da viagem era uma promessa aos terráqueos. Mas já tenho a caderneta aberta aqui do lado pra lembrar alguns dos vários vôos que fiz até agora e contar como foram.
Um resumo: Até agora foram 55 vôos, somando cerca de 70 horas, sendo 45 delas sobre regras IFR ou em IMC e 85 pousos. No currículo americano os aviões são: Piper Colt, Piper J3 Cub, Bonanza V-35A, Piper PA-18 Super-Cub, Shorts Skyvan, Cherokee 180, BE-32 Beech Sundowner e uma supresa: Dois vôos de co-piloto no King Air C-90 da Duncan.
Muitas peculiaridades em se voar nos Estados Unidos. Acho que a primeira coisa que um Brasileiro vai notar voando aqui é a quantidade de BONS aeroportos muito próximos uns aos outros. Dependendo da altitude você voa quase sempre no cone de um aeroporto. A segunda coisa é a quantidade de aviões voando no espaço aéreo controlado. Os controladores tem muito trabalho e você tem que ser rápido e objetivo no rádio! Tempo de fonia aqui é precioso! E eu, finalmente, estou me sentindo mais confiante pra conversar com esses caras. Considerando que estou em um estado onde a aviação é relativamente pequena ainda estou surpreso com a quantidade de gente voando. E a aviação geral é muito grande aqui e não mostra sinais de enfraquecimento. Aqui se voa MUITO, pra todos os lados!
O legal é que a maioria das minhas horas aqui são em vôos de navegação ou cross-country. Pra lá e pra cá, conhecendo vários aeroportos e vários FBO's diferentes. Muito legal como sempre são muito receptivos, e todos os aviões que chegam sempre tem o merecido tapetinho vermelho. Em cada lugar que se pára, qualquer tripulação tem direito a um carro pra ir até a cidade e almoçar ou fazer compras, ou o que desejar. Todos tem salas VIP, com bebidas, lanche, ar condicionado, TV, sofás imensos pra descansar e por ai vai. Todos tem uma sala com 2 ou 3 computadores com toda a informação meteorológica que alguém jamais pode precisar, todas as cartas e mapas possíveis e imagináveis, e é claro, uma lojinha com livrinhos, headsets, GPSs e souvenirs da cidade e do aeroporto. Enfim, você se sente em casa em todos os aeroportos pequenos, até nas menores cidades. Uma das navegações eu fui até Grand Island, uma cidade pequenininha aqui perto. Cheguei no aeroporto às 22h e tive tudo e mais, se eu quisesse passar a noite eles tinham quartos disponíveis pra pilotos por $5. Grand Island deve ter o tamanho de Luziânia, ou Formosa. Tem um aeroporto com 2 pistas de mais ou menos 1800m, com balizamento noturno, farol rotativo, ILS, DME, PAPI, etc etc etc e etc.
Depois do vôo pra Wahpeton, sentamos a bunda no Bonanza e nos mandamos pra Greybull, Wyoming. Infelizmente pra assistir um acontecimento não muito legal. Um amigo do Harry chamado Gene Powers, era dono de uma empresa de aviação que prestava serviços para o governo, entre eles, serviço anti-incêndio em floresta. Para esse fim, além de alguns outros, operavam dois C-130 Hercules convertidos em tankers. O triste acontecimento foi que os dois Hercules tiveram exatamente a mesma pane estrutural. Não sei o desenrolar da história, mas no final das contas a FAA finalizou o laudo das investigações atribuindo à Hawkins & Powers a responsabilidade pelos acidentes devido a falha de manuteção e inspeções. Desde que o primeiro Hercules caiu, a empresa financiou novos aviões pra poder continuar atendendo à demanda do governo. Com a queda do segundo Hercules e o laudo da FAA, o governo rescindiu o contrato e a H&P de repente se viu sem nenhum cliente, sem lucro e com dívidas, muitas dívidas. Daí pra frente, a empresa entrou em uma grande espiral céu abaixo, e os bancos acabaram por confiscar todos os bens e promoveram um grande leilão. E lá estávamos eu e o Harry, pra cumprimentarmos o Gene, que assim como nós, é um apaixonado pela aviação e estava vendo a vida dele indo embora pros bancos sem poder fazer nada. Uma da situações mais triste que já vi. Não preciso citar que a empresa estava sendo vendida praticamente de graça. Alguém já imaginou em comprar um B-26 lindo por US$100.000,00 ?
Passamos a noite na casa dele, com um jantar maravilhoso feito pela esposa. As luminárias são cilindros modificados, hélices penduradas pelas paredes, muitos quadros e livros de avião, A casa só não tinha asas, porque o resto era só avião. Pessoas maravilhosas! Foi uma honra conhecê-los e poder ouvir grandes histórias do velho Gene. O Harry, se propôs a comprar a B-26 de volta do cara que a arrematou no leilão só pro Gene poder voá-la. É mole, ou quer mais?
Wyoming é um estado interessante. GreyBull fica a 6.000ft MSL depois de cruzarmos uma serra de 10.000ft de altura. Que visual! O mais legal do vôo fica pros volo-velistas. Estávamos cruzando a 9.000ft AGL e estávamos cercados por lindos cumulus de todos os lados. Só faltou ver uma vaca girando as térmicas. As bases estavam tranquilamente a mais de 11.000ft AGL e térmicas MUITO fortes. Mas adivinhem? Nem um clube de vôo a vela sequer por perto. Ô RAIVA! Como pode? Enfim. 3,8 horas pra ir e 3,5 horas pra voltar.
Na mesma semana fiz 2 vôos locais de treinamento IFR com o Roy. Diversão pra dias a fio! Sempre é claro, alternando vôozinhos de J3 pra brincar. Que aviãozinho! Nesta mesma semana levamos o Piper Colt pra fazenda do sobrinho do Harry em Clarinda, Iowa. Trouxemos o Cherokee 180 que fica lá pra que eu pudesse fazer as minhas horas de vôo noturno e também fazer a IAM (Annual) do Cherokee em Lincoln.
Essa semana e a próxima foi marcada também pela agonia na finalização do processo de transferência do meu PP. Que luta!! Infelizmente pegamos uma menininha muito mentirosa em Oklahoma City que tinha dito que a carta já tinha sido envada, mas nunca chegava. Até que descobri uma outra menininha no telefone que me contou a verdade: Na verdade, a tal carta de "verificação de autenticidade" nem estava pronta. Umas broncas pra lá e outras pra cá resolveram o pepino. Dois dias depois de trazer o Cherokee finalmente eu virei "Private Pilot" além de "Piloto Privado".
Um dos vôos mais divertidos da minha vida dia 28 de Agosto: Em Seward enquanto a Chandy treinava, os filhos dela pegaram o carro de golf e invadiram a plantação de milho que fica atrás da pista e afanaram bem umas 30 espigas, que era o que cabia no pequeno carrinho. Fiquei olhando sem entender nada, mas ria muito, e mal sabia o que vinha pela frente. Harrison, o mais velho, me perguntou se eu não podia levá-los no J3 até um pasto que ele-sabe-onde tem vacas famintas. Interrompi o treino da Chandy pelo rádio pra que ela autorizasse e fomos nós. Eu, Harrison, Drew e umas trinta espigas de milho. Eu não acreditava que ele realmente soubesse onde era o pasto, mas íamos à busca. Só que ele sabia! Não era bem o que eu chamo de pasto. Acho que as vaquinhas ali estavam passando por uma dieta rígida, porque era um campo totalmente CINZA, como se tivessem acabado de queimar tudo. Não via sequer uma gramínea pras vaquinas se alimentarem. Muito bem, o procedimento é o seguinte: - Voe lento e baixo emcima do pasto, abra todas as portas e janelas. Instruções dos meninos, muito bem obedecidas. Lá se foram as trinta-e-tantas espigas de milho em poucos minutos. E eu só conseguia rir e imaginar o que se passava na cabeça das vaquinhas. "O Deus voador. Um aviãozinho amarelo jogando comida amarela pra gente!". Eu só não queria que uma das espigas acertasse uma vaquinha em cheio! Aí compraríamos uma bela briga! Vale citar a explêndida fragrância de "perfume francês" que tomava conta do lugar.
Mais diversão por vir. Precisava cumprir 5 horas de vôo noturno. Uma navegação de mais de 100nm e duas horas, e pelo menos 10 pousos. Nunca tinha pilotado nenhum avião à noite, só dois vôozinhos de saco com o Andrei de Corisco. Então, pro primeiro deles o Roy foi comigo. Voar aviões monomotores à noite realmente não é a coisa mais esperta do mundo. É preciso um equipamento confiável. Navegação e principalmente motorização. Uma pane de motor durante o dia já é indesejável, imagine à noite. Tudo checado, rechecado e tri-checado, decolamos de Lincoln no pôr do sol pra um sobrevôo em Hastings com destino à Kearney. Outro caso típico: Cidade minúscula, com aeroportão. Tirando o fato de que você fica o tempo todo ligado à operação dos sistemas (No caso do Cherokee, os VORs, NDBs e GPS) e principalmente aos parâmetros de motor, voar a noite é uma das sensações e dos visuais mais lindos que se pode ter na aviação. Principalmente numa noite de lua crescente, como a que nos brindava hoje. Podia ver cidadezinhas a milhas e millhas de distâncias. Todas as torres são iluminadas, e piscam. Você pode sempre ver pelo menos 3 ou 4 aeroportos ao redor. E outro fato que me impressionou. A grande maioria dos aeroportos não muito movimentados possuem um sistema chamado "Pilot Controlled Lighting System". Isso quer dizer que você vai ver o farol-rotativo do aeroporto e as luzes verdes e vermelhas do aeroporto. Caso deseje, sintonize no rádio a frequência do CTAF (Coordenação de Tráfego) e clique cinco vezes o PTT. As luzes do aeroporto se acendem e permanecem por vinte minutos. Primeiro mundo! Que coisa! O controle de tráfego aqui também presta um serviço chamado Flight-Following, que trata um vôo VFR exatamente como um vôo IFR, sob o pedido do piloto. Separação de tráfego, hand-off's e o que mais for necessário. Voando a noite pela primeira vez, soava como uma boa idéia. De volta pra casa às 22h30 eu estava totalmente atônito com o vôo que tinha acabado de fazer. Apaixonado pela situação. É simplesmente lindo e delicioso voar à noite! Depois tem mais! Ainda faltam 3 horas de vôo noturno e 8 pousos.
Lincoln - Decatur, IL - Lincoln. Um dos "Old Farts" americanos tem um Beech Sundower (Slowdowner) e precisava ir buscar a esposa em Decatur. Me convidou e foi um vôo legal. 4 horas pra ir e mais 4 pra voltar. O Dan é um cara divertido. O apelido dele aqui é "Gabby" que seria o mesmo que "Tagarela" aí no Brasil. Sotaque de fazendeiro, boca torta. Foi um vôozinho divertido pra caramba, e longo. 8 horas de vôo pra ida e volta, "piece of cake". Flight Following pra lá e pra cá treinando fonia! Antes desse vôo teve um lance legal também. O avião estava em Seward e no dia antes fomos trazê-lo pra Lincoln pra podermos decolar direto pra Decatur rapidinho no dia seguinte. Assim que pousamos, o Harry precisava fazer um vôo de teste em um Falcon 20 dos egípcios e tinha conseguido um lugar pra mim no avião. LEGAL! Nem vi a cabine, cercada de egípcios o tempo todo, mas consegui sacar direitinho a hora que estavam testando o alarme de overspeed. High-speed buffeting e o apito. Momento tenso e pilotagem na pontinha dos dedos! Não dá pra peruar nessa hora.
No dia que voltamos de Decatur eu cismei em fazer um vôo local noturno. Fiz 8 pousos e decolagens no Cherokee 180, brincando de pousar sem usar as luzes de pouso. Só com as luzes de navegação e estrobos. Em um aeroporto iluminado nem faz tanta diferença, mas pousando em uma pista mais escura como fiz depois aí REALMENTE fica divertido. Desafiador! 9 horas de vôo num mesmo dia. Meu recorde! E eu podia voar tudo denovo.
Dia seguinte, mais passeio de Bonanza. A Jessy é uma pupila do Harry, na acrobacia. Voou muito o One Design dele antes de comprar o próprio Pitts, com um sócio. A Jessy é co-pilota de King Air 350 e tinha acabado de tirar a carteira de um jatinho "old-timer" chamado Sabreliner, em uma cidade em Oklahoma chamada Bartlesville. Como estava perto de Lincoln, pegamos nosso V-tail e fomos até lá almoçar com ela e com o comandante dela. Que menina engraçada! Tava radiante pela nova carteira, super-empolgada por começar a voar o jato. Eu bem posso imaginar a sensação. De tarde, proa de casa. 1,5 horas pra ir 1,3 pra voltar. Tudo debaixo do "tapa-vista" treinando IFR e aproximacões NDB nos dois aeroportos. Como é difícil deixar aquela maldita agulhinha na radial que você quer.
Outro vôo de Bonanza. Pra fazenda do sobrinho do Harry em Clarinda. Essa fazenda foi a mesma onde o Harry nasceu, e um dos vizinhos estava fazendo um churrasco. Foi uma das tardes mais agradáveis. O estado de Iowa nessa época do ano tem um "ar" muito gostoso. É outono, e começando a esfriar pro inverno. Estávamos nós comendo um tradicional churrasco americano no meio da roça, no pôr do sol. Era feriado do dia do trabalho ou "Labor Day" no dia 4 de Setembro. Não preciso nem dizer o quanto foi divertido/desafiador pousar o Bonanza na pistinha de grama de 500 metros da fazenda. E depois decolar sem ver quase nada com o sol bem na cara. Chegada à Lincoln bem no pôr do sol, aproximação ILS pista 36, debaixo do tal tapa-vista.
Noite de lua ULTRA cheia. Sky clear e visibilidade maior que 10km. Soa perfeito pra um cross-country noturno pra fechar as 5 horas que precisava. Lincoln - Norfolk - Grand Island - Lincoln. Decolei no marronzinho Cherokee 180 no pôr de sol de Lincoln. GPS desligado no banco de trás só pra ver se eu sabia mesmo usar o tal do VOR e do NDB. A idéia era tocar e arremeter nos dois aeroportos e voltar pra Lincoln cedo. Mas não deu pra resistir. Tive que parar em casa aeroporto e conhecer o FBO e conversar com alguém. Se voar a noite já é legal, voar sozinho pela primeira vez a noite, em outro país, em noite de lua cheia, vivendo tudo isso que eu tô vivendo tem um gostinho MUITO especial. Haja pano na minha velha blusa de mangas compridas do meu aeroclube-casa do planalto central pra enxugar tanta lágrima. Mesmo assim consegui achar o caminho de volta pra casa, sem tirar o GPS do banco de trás, só que hoje eu queria voar até o sol nascer. Filmei vários trechos e todos os pousos! Pena que não dá pra colocar aqui por causa do tamanho.
Maaaaaaais Bonanza. Weatherford, OK. Bem pertinho de Barttlesville, onde encontramos a Jessy dias antes. Dessa vez o Harry tinha uma reunião com a IAC a respeito da preparação pra realizar o campeonato mundial de acrobacia de 2007 nos Estados Unidos. Conheci umas figuras interessantes, mas não me envolvi na reunião. Enquanto eles foram pra um restaurante fiquei no aeroporto estudando. Aproveitei e tirei algumas fotos da FBO. Tudo por aqui é assim. Na ida fomos IFR, e na volta, um vôo BACANA. VFR baixinho...1.000ft AGL, porque tinhamos um senhor vento de proa se fossemos mais alto. Apesar de nos sentirmos dentro de uma batedeira, esse tipo de vôo é legal. Olho vivo nas torres! Com o flight following os controladores também avisam dos obstáculos. Me recusei a usar o "tapa-vista" nessa ocasião, mais pelo visual do que pelas torres.
Pois bem, chega desses livros de perguntas e respostas. Acho que dá pra passar! Cismei na Sexta-Feira que ia fazer as provas. E isso eram 12:30. Liguei pra Advanced Air, uma escola de aviação que fica em Council Bluffs, uma cidadezinha a 45 minutos de vôo no Cherokee. Se eu chegasse lá até as 14:00 daria tempo de fazer as duas provas escritas. Comercial e Instrumentos. Liguei pro Harry, ele só me falou "Okay! Se manda! Te encontro no hangar em 10 minutos.". Peguei o carrinho e quando cheguei lá estava o Harry com o avião abastecido, mapas, porta aberta, só faltou o tapete vermelho. Me deu dois tapinhas nas costas e falou "Manda ver, moleque!". Ele não ia esquecer é claro, do almoço. Tinha um sanduíche emcima do painel. Putz! Antes de ir uma recomendação: "Enchi seu tanque esquerdo. Esvazia o direito porque vamos reformar o tanque pra tirar um vazamentinho chato!". Obedeci e me mandei pra KCBF. "Lincoln Clearance, Cherokee Niner One Niner Six Juliet, outbound VFR to Council Bluffs, 4.500ft, VFR with information Bravo.". E lá fui eu!
Que pressão. Se eu não passasse nessas provas teria de esperar 30 dias pra poder tentar uma segunda vez. Eu não queria nem cogitar a possibilidade de não passar. Mas eu não estava tão seguro quanto gostaria de estar, só que agora era tarde pra qualquer coisa. Cheguei no aeroporto, paguei a "módica" taxa de US$180 pelas duas provas, e sentei na frente do computador e mandei ver. Primeiro a de IFR. Passei raspando! A nota mínima era 70 e eu tirei 72. Na prova de Comercial tirei 78. Quando terminei as provas achei que ia reprovar nas duas. Graças a Deus passei. Eles emitem um certificado, e te dão o código dos assuntos que você errou pra poder estudar mais. QUE ALÍVIO! Voltei pra casa e o pessoal ficou feliz com o resultado também e me consolaram dizendo "Qualquer coisa além de 70 é desperdício! Máxima eficiência!". Tudo bem, o importante era passar mesmo. Eu juro que estou estudando as questões que errei. Agora preciso me preparar pras provas orais e pros vôos de check. Ufa! Uma coisa de cada vez! Quanta coisa! Quanto desafio!
A notícia do século: "Já que você passou direto nas duas provas vou te dar um brinde. Amanhã vamos juntos de P-51 pra Flying Cloud em um encontro de Warbirds. Arruma sua malinha! Voltamos Domingo!". Arrumei a mala, mas nem preciso dizer que não preguei o olho durante a noite. Será que tudo aquilo era verdade? Eu ia mesmo voar de Mustang, o caça da segunda guerra? Aquele que antes pra mim era só fotografias, aeromodelos e histórias? Ia sentar na cabine de um e pilotar uma máquina da guerra, com um motor de quase 2.000hp? Será?
Não foi dessa vez. Entrou uma frente fria daquelas e tivemos um Sábado e um Domingo totalmente fechados. Não era tempo pra voar de Mustang, eu sei. Mas minha cabeça era só "PORRA SÃO PEDRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!" Fazer o quê? Ficou pra semana depois que voltarmos de Reno.
O aeroporto ficou monótono. Os "old farts" todos já estão em Reno, trabalhando nos preparativos da corrida que já está acontecendo durante a semana. Sobraram alguns pingados por aqui, mas, com tanta chuva, só eu, Harry e Doug no aeroporto.
O Harry pegou o rádio e ouviu o ATIS. Teto a 280ft, visibilidade 2 milhas, neblina e chuva. De repente tava ele abrindo o hangar do Bonanza e o caminhão de gasolina chegando. "Vamos brincar de fazer aproximações!! Nesse tempo acho que você não vai precisar do seu tapa-vista!". E não precisei mesmo! Fiquei com menos raiva de São Pedro, e até gostei daquele tempo NOJENTO. Que sensação legal, aquele tempo fechado, nuvens baixas, chuva, frio....e você voando sem ver nada consegue ainda assim avistar a pista quase nos mínimos e pousar com segurança. Grande experiência também, voar IFR/IMC real. Fez a diferença! Palmas pro controle novamente, que alegremente nos vetorou pra 5 ou 6 aproximações. Espetacular!
Domingo à noite, supresa. Me liga a Chandy dizendo: "Tem uma viagem amanhã pra Des Moines, comigo e um pessoal do banco. Você quer ir?". Que pergunta....Só não imaginava que eu fosse assumir o assento da direita de um King Air C-90. Um bi-motor turbo-hélice que eu sempre sonhei em voar! Acho que a maioria dos pilotos tem grande simpatia por esses aviões. Mestres na versatilidade. De repente estava eu, pagando uma de copiloto de King-Air nos Estados Unidos, levando altos executivos do Bank Iowa pra uma reunião em Des Moines, IA. O comandante, John, tem seus 30 e muitos anos e foi sensacional. A etapa de ida foi dele, porque tinhamos passageiros. Fiz papel de co-piloto....fonia, radios, check-lists, trem, flap e etc. Na volta, vazios, voei o avião. O vôo inteiro. Nem quis lembrar que tinha piloto. Inacreditável. I N A C R E D I T Á V E L ! Eu tô voando um King. O tempo continuava nojento, o que só me deixava feliz agora. (Valeu São Pedro!!!!) Voltamos pra Lincoln e eu fiz o ILS pra pista 36, e foi muito mais facil que no Bonanza diga-se de passagem. Pousei, e o John, meu copiloto nessa etapa operando os rádios, check lists, fonia. Eu queria me beliscar, mas evitei o vexame.
E hoje, o filme repetiu. A Stacy, secretária responsável pela logística dos aviões da Duncan me ligou perguntando se eu queria ir no King hoje de novo pra Ankeny levar outros 2 senhores do banco e esperar até as 20h quando ia todo mundo voltar. Que pergunta. Lá fui eu denovo de PF na ida e PNF, noturno, na volta. Tenho um vídeo do nosso pouso noturno em Lincoln. Entre as 11h da manhã e as 20h morgação total no aeroporto! Sorte que tinham Internet sem fio e eu comprei os livrinhos pra estudar pra prova oral. Acabou que passou rápido!
Voei um King, e a brincadeira não acaba aí. Sexta-Feira estamos indo pra Reno assistir à corrida aérea, e vamos voando nada mais nada menos que um LearJet 35. Só acredito na hora que estiver na cabine decolando!
Quanta experiência. Muito aprendizado, muitas lições. Que sonho! Só coisa boa. Dia 9 completou-se um ano da morte da mamãe e dia 10 dois anos da morte do papai. Rezamos uma missa por eles aqui no Domingo. E isso tudo é armação dessa galera da pesada lá no céu! Valeu! Só saudades!
E acho que acabou. UFA! Se você leu até aqui, parabéns. Você tem muita paciência MESMO. Agora, deixa um comentário aí dizendo que você leu, só pra eu saber! hahahahaha E se você gosta dos textos me diga também, quem sabe você não me incentiva a escrever regularmente ao invés de esperar por outra noite de insônia com o computador no colo. Acho que foram os vôos de King Air que me tiraram o sono.
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24 Achievs, 25 com o Acima.
Sir Arrankar - Ulquiorra- Membro
- Idade : 24
Alerta :
Data de inscrição : 22/04/2011
Frase pessoal : o ~ulquiorra
Re: Historia.
Já li e traduzi para o russo uma parte
Только бессонной ночи для меня писать. Я знаю, что я должен написать больше! Просто чтобы не забыть даже секунду каждого дня я живу здесь, в "Соединенных Штатов". Сколько дней прошло с момента последнего "пост"? Десять? Пятнадцать? Я не знаю ...
Но я объясняю: Есть двадцать четыре часа в день, правильно? Для меня, четыре появляются. День начинается рано для меня, в 6 утренник. А также конец рано, я всегда устал, спать, до 22ч (за исключением, когда у меня бессонница, такие, как сегодня). В то же срок в четыре или двадцать четыре часа, я вижу только самолеты, крылья, двигателей, воздушных винтов и книг. Многие книги!
Нет, я не выходить из дома ночью, и я не знаю никого, моего возраста, чтобы ходить в клубы или бары. Наоборот, до сих пор я только взаимодействовали с "старой пукает" (Чтобы быть вежливым, "старый ублюдок"), как они сами себя называют. Чтобы быть еще более честно, я даже вышел на тур по городу! Как вы думаете, это невероятным? Я тоже. Каждый вторник ночью Гарри воссоединились со своими друзьями ("Олдс", но не так "пукает", как пилоты!) На ужин. И я всегда, конечно. И эти обеды составляют следующий "тур" моей поездки, потому что рестораны всегда вдали от дома / аэропорт я в конечном итоге ходьбе в городе Линкольн. Они имеют большой университет и замечательный стадион. Он имеет большие здания, а также привлечение правительства столицы.
Значительно меньше, чем Бразилии. Так, как я полагал, что это было до приезда сюда, путешествуя по трехмерным Google Earth. Вы знаете, эти города фильм? Дом не имеет ограды, и 99,9% времени двери отпираются или открыть, не говоря уже о широко открыты. Половина дома американский флаг в саду, и все они имеют, что почтовый ящик, как вы видите в мультфильмах и комиксах. Рабочие по-прежнему использовать велосипеды и играть бумаги день на дверях.
Примечательный факт: Я не знаю, потому что автомобили здесь есть замки. Никто не использует! На самом деле ... Почему автомобили имеют ключи? Никто не будет брать их в замке зажигания! Это привычка, что мне нужно сконцентрироваться, чтобы не поглощать, потому что иначе я в итоге возникают проблемы в возвращении к нашим Бразилия-бразильского. К сожалению. Это подводит меня прокомментировать одну секунду примечательный факт: Честно говоря, я не вижу транзитной системы более эффективной. По существу дела американского народа, в значительной степени. Ограничение скорости не выше, чем в Бразилии. Даже дороги чистые, и общественности. Здесь никто не знает, что это потери. И я не знаю, что дыра в асфальте. Так не бывает здесь.
В крупных дорог, шоссе, ограничение или 80mph 128km / ч. В других случаях предел варьируется от 50 до 60 миль в час. И поверьте мне, не видел, чтобы кто сверх лимита, и я получаю эти дороги почти каждый день, даже в части, не очень долго, общие плюсы путей. Главная-Фарм-Сьюард-Аэропорт. По этой причине правительство должно контролировать воробьи / грабить народ, и все довольны. В конце концов, автомобильных налогов (которые здесь не существует!) На самом деле держать дорог запущен.
В пятницу последние Chandy попросил меня пойти с ней в Сьюард и привезти ее обратно в автомобиль Lincoln, как она хотела приехать верховой езды для подготовки к триатлону гонки. Очень хорошо. Грунтовая дорога, которая оставляет аэропорта (даже грунтовые дороги здесь прекрасно!) Заканчивается в руке, которая дает автомагистрали между штатами. Ну, большой знак STOP, как и тех, кого мы видим в Бразилии называется «STOP». Это первым бросит камень, который фактически останавливает эти карты вместо того профи заглянуть в стороны, а затем. (Существует никакого смысла для тех, кто еще в автошколе.) И так я и сделал. Посмотрите налево, направо, все в порядке .... Я получил чистый. Я насчитал до 20 и был полицейский автомобиль с сиренами и огни на меня за спиной. Я помахал про Гарри был в передней машине и остановился вместе.
"Эй, мистер. Вы знали, что если знак говорит STOP вы действительно должны прекратить вместо того, чтобы автомобиль в присутствии других людей?"
Что бы мне реагировать? Он был абсолютно прав. Гарри сразу же встал на сторону хорошего настроения, говоря: "Что это, Пабло? Старых бразильских привычка?? Хахаха Эй охранника, это мой бразильский друг, который отдыхал в моем доме. Моей дочери сейчас летать , а затем возвращаются на велосипеде Линкольн так что он просто получить свою машину обратно домой. " Телохранителей, его здравый смысл. Он спросил моего бразильского лицензии водителя, он, очевидно, ничего не понял из того, что было написано, потому что мой бумажник выиграл в августе. Я клянусь, мои ноги дрожали, и я боялся, что его депортировали! Преувеличение, правильно? И только в устное предупреждение и "Очень, спасибо полицейский!".
Вот как это делается. Дал мягкой клипа. Но не нужно, никто не стесняется и не предоставляет никаких сил ходить линии.
По очевидным причинам, это дом, где я живу в пяти минутах от аэропорта в каком-то сообществе называют "Фоллбрук". Есть несколько домов, которые следуют той же одежде. Он находится в северо-западном углу города, половина из города. Очень приятный и красивый, и очень добрые соседи, очень тихо. Мы в пяти минутах от аэропорта, в 2 минутах от дома в 10 минутах от фермы Chandy и Гарри, где он соевое поле. Ангар с несколькими старыми тракторами, DC-3 двигатель и J-3, 1939. Трава трек с 500 и трех лошадей. Какой миленький место. Малый montanhazinhas с домами. Почти как место, которое я сон и что я буду. Один дом, один с моей J-hangarzinho траве 3:01 pistinha научить своих детей летать. К сожалению, изменение предмета без Пабло!
Каждый спрашивает на продовольствие. Откорм и в нерабочее время. (Ponto!) график работы с 8:30 до 17:00. Они не останавливаются на обед, как мы бразильцев. Обед здесь на самом деле перекусить между двумя периодами. Всегда обед в Дункан. Они имеют две или три столовые, и каждый день ресторан предлагает различные "обед". Некоторые переменные вокруг трио общие-сэндвич Пицца-мексиканской кухни. Раз пицца с салатом, иногда Бутерброд с Макаронные изделия. Время от времени есть печеный картофель с фасолью. Это даже не наши бобы, перец чили является своего рода американо-мексиканской. Неудивительно, что, несмотря на сомнительные комбинации. Меня не было проблем, чтобы приспособиться к вкусу, только со временем. После работы всех на ужин, а потом думать о еде. Что преобладает здесь культуру фаст-фуд! И это не ложь, я думаю, что половина американцев страдают ожирением. Не жир. Ожирением! К счастью, Гарри имеет хорошие привычки в еде. Так на самом деле я перекусить в обед и перекусить в обеденное время снова, делая нормативно обеда во вторник с друзьями. Дома мы колебались от салат из шпината с творогом, печеный картофель с ранчо соусом, пицца (конечно), яйцо бутерброд.
На завтрак не едят бекон и омлет. Зерновые и фрукты по умолчанию. Но "легенда", бекон омлет реально. Я съел ее один раз в завтрак, который должен был это сделать улыбаясь, в Greybull, WY. Я выжил бекон и омлет на завтрак!
Только бессонной ночи для меня писать. Я знаю, что я должен написать больше! Просто чтобы не забыть даже секунду каждого дня я живу здесь, в "Соединенных Штатов". Сколько дней прошло с момента последнего "пост"? Десять? Пятнадцать? Я не знаю ...
Но я объясняю: Есть двадцать четыре часа в день, правильно? Для меня, четыре появляются. День начинается рано для меня, в 6 утренник. А также конец рано, я всегда устал, спать, до 22ч (за исключением, когда у меня бессонница, такие, как сегодня). В то же срок в четыре или двадцать четыре часа, я вижу только самолеты, крылья, двигателей, воздушных винтов и книг. Многие книги!
Нет, я не выходить из дома ночью, и я не знаю никого, моего возраста, чтобы ходить в клубы или бары. Наоборот, до сих пор я только взаимодействовали с "старой пукает" (Чтобы быть вежливым, "старый ублюдок"), как они сами себя называют. Чтобы быть еще более честно, я даже вышел на тур по городу! Как вы думаете, это невероятным? Я тоже. Каждый вторник ночью Гарри воссоединились со своими друзьями ("Олдс", но не так "пукает", как пилоты!) На ужин. И я всегда, конечно. И эти обеды составляют следующий "тур" моей поездки, потому что рестораны всегда вдали от дома / аэропорт я в конечном итоге ходьбе в городе Линкольн. Они имеют большой университет и замечательный стадион. Он имеет большие здания, а также привлечение правительства столицы.
Значительно меньше, чем Бразилии. Так, как я полагал, что это было до приезда сюда, путешествуя по трехмерным Google Earth. Вы знаете, эти города фильм? Дом не имеет ограды, и 99,9% времени двери отпираются или открыть, не говоря уже о широко открыты. Половина дома американский флаг в саду, и все они имеют, что почтовый ящик, как вы видите в мультфильмах и комиксах. Рабочие по-прежнему использовать велосипеды и играть бумаги день на дверях.
Примечательный факт: Я не знаю, потому что автомобили здесь есть замки. Никто не использует! На самом деле ... Почему автомобили имеют ключи? Никто не будет брать их в замке зажигания! Это привычка, что мне нужно сконцентрироваться, чтобы не поглощать, потому что иначе я в итоге возникают проблемы в возвращении к нашим Бразилия-бразильского. К сожалению. Это подводит меня прокомментировать одну секунду примечательный факт: Честно говоря, я не вижу транзитной системы более эффективной. По существу дела американского народа, в значительной степени. Ограничение скорости не выше, чем в Бразилии. Даже дороги чистые, и общественности. Здесь никто не знает, что это потери. И я не знаю, что дыра в асфальте. Так не бывает здесь.
В крупных дорог, шоссе, ограничение или 80mph 128km / ч. В других случаях предел варьируется от 50 до 60 миль в час. И поверьте мне, не видел, чтобы кто сверх лимита, и я получаю эти дороги почти каждый день, даже в части, не очень долго, общие плюсы путей. Главная-Фарм-Сьюард-Аэропорт. По этой причине правительство должно контролировать воробьи / грабить народ, и все довольны. В конце концов, автомобильных налогов (которые здесь не существует!) На самом деле держать дорог запущен.
В пятницу последние Chandy попросил меня пойти с ней в Сьюард и привезти ее обратно в автомобиль Lincoln, как она хотела приехать верховой езды для подготовки к триатлону гонки. Очень хорошо. Грунтовая дорога, которая оставляет аэропорта (даже грунтовые дороги здесь прекрасно!) Заканчивается в руке, которая дает автомагистрали между штатами. Ну, большой знак STOP, как и тех, кого мы видим в Бразилии называется «STOP». Это первым бросит камень, который фактически останавливает эти карты вместо того профи заглянуть в стороны, а затем. (Существует никакого смысла для тех, кто еще в автошколе.) И так я и сделал. Посмотрите налево, направо, все в порядке .... Я получил чистый. Я насчитал до 20 и был полицейский автомобиль с сиренами и огни на меня за спиной. Я помахал про Гарри был в передней машине и остановился вместе.
"Эй, мистер. Вы знали, что если знак говорит STOP вы действительно должны прекратить вместо того, чтобы автомобиль в присутствии других людей?"
Что бы мне реагировать? Он был абсолютно прав. Гарри сразу же встал на сторону хорошего настроения, говоря: "Что это, Пабло? Старых бразильских привычка?? Хахаха Эй охранника, это мой бразильский друг, который отдыхал в моем доме. Моей дочери сейчас летать , а затем возвращаются на велосипеде Линкольн так что он просто получить свою машину обратно домой. " Телохранителей, его здравый смысл. Он спросил моего бразильского лицензии водителя, он, очевидно, ничего не понял из того, что было написано, потому что мой бумажник выиграл в августе. Я клянусь, мои ноги дрожали, и я боялся, что его депортировали! Преувеличение, правильно? И только в устное предупреждение и "Очень, спасибо полицейский!".
Вот как это делается. Дал мягкой клипа. Но не нужно, никто не стесняется и не предоставляет никаких сил ходить линии.
По очевидным причинам, это дом, где я живу в пяти минутах от аэропорта в каком-то сообществе называют "Фоллбрук". Есть несколько домов, которые следуют той же одежде. Он находится в северо-западном углу города, половина из города. Очень приятный и красивый, и очень добрые соседи, очень тихо. Мы в пяти минутах от аэропорта, в 2 минутах от дома в 10 минутах от фермы Chandy и Гарри, где он соевое поле. Ангар с несколькими старыми тракторами, DC-3 двигатель и J-3, 1939. Трава трек с 500 и трех лошадей. Какой миленький место. Малый montanhazinhas с домами. Почти как место, которое я сон и что я буду. Один дом, один с моей J-hangarzinho траве 3:01 pistinha научить своих детей летать. К сожалению, изменение предмета без Пабло!
Каждый спрашивает на продовольствие. Откорм и в нерабочее время. (Ponto!) график работы с 8:30 до 17:00. Они не останавливаются на обед, как мы бразильцев. Обед здесь на самом деле перекусить между двумя периодами. Всегда обед в Дункан. Они имеют две или три столовые, и каждый день ресторан предлагает различные "обед". Некоторые переменные вокруг трио общие-сэндвич Пицца-мексиканской кухни. Раз пицца с салатом, иногда Бутерброд с Макаронные изделия. Время от времени есть печеный картофель с фасолью. Это даже не наши бобы, перец чили является своего рода американо-мексиканской. Неудивительно, что, несмотря на сомнительные комбинации. Меня не было проблем, чтобы приспособиться к вкусу, только со временем. После работы всех на ужин, а потом думать о еде. Что преобладает здесь культуру фаст-фуд! И это не ложь, я думаю, что половина американцев страдают ожирением. Не жир. Ожирением! К счастью, Гарри имеет хорошие привычки в еде. Так на самом деле я перекусить в обед и перекусить в обеденное время снова, делая нормативно обеда во вторник с друзьями. Дома мы колебались от салат из шпината с творогом, печеный картофель с ранчо соусом, пицца (конечно), яйцо бутерброд.
На завтрак не едят бекон и омлет. Зерновые и фрукты по умолчанию. Но "легенда", бекон омлет реально. Я съел ее один раз в завтрак, который должен был это сделать улыбаясь, в Greybull, WY. Я выжил бекон и омлет на завтрак!
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Yoshihime- Membro
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Data de inscrição : 05/09/2009
Frase pessoal : Oi, sou travesti. Você sabe?
Sir Arrankar - Ulquiorra- Membro
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Frase pessoal : o ~ulquiorra
Re: Historia.
google tradutor oi
Guilhermin_cloro_fila- Membro
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Frase pessoal : im like superman and u are the citizens of gotham
Re: Historia.
LeoB escreveu:Espera, pra que propósito você fez esse topic ?
para contar uma historia
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