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Mensagem por GodFire Qui 2 Ago 2012 - 21:19

Eu acho que entendi, se eu tiver errado acabo aprendendo -q²

Sim, tbm acho que está muito bom.

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Mensagem por Sketdan Qui 2 Ago 2012 - 21:27

Eu acho que entendi, se eu tiver errado acabo aprendendo -q³
Estava com um pé atrás na primeira vez que vi a ideia, mas foi muito bem aplicada, está ótimo.



EDIT: Non sei se é um problema aqui ou se estagiários não tem permissão para visualizar o campo, mas não consigo ver o campo "Avisos e Infrações". D:


Última edição por Sir. Aggron em Qui 2 Ago 2012 - 21:32, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ed)

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Mensagem por Spin Sáb 4 Ago 2012 - 14:55

warning, wall post.
DaniloT_DS escreveu:Bom, já criei o campo "Avisos e Infrações" no perfil. Ele é visível somente para os moderadores. Sugestão de formato para preenchimento:

Alertas totais no momento: 00/50

Avisos recebidos da moderação:
XX/XX/XXXX - detalhes

Infrações cometidas:
XX/XX/XXXX - detalhes - quantidade de alertas

Então, minha recomendação é de que todos os alertas dados a partir de agora fiquem registrados eternamente neste campo, assim podemos saber todo o histórico do membro com o passar dos meses.
Acho que ao invés de xx/xx/xxxx - detalhes
seria mais interessante: xx/xx/xxxx - infração
Sabendo-se a infração, sabe-se os detalhes.
Acho que outra coisa que poderia ser feito: alertas ativos em negrito (ou em vermelho). Alertas vencidos com letra normal.
E outra coisa a se congitar, esta seria interessante ver a opinião dos membros: campo visível.


Comentários em azul:
DaniloT_DS escreveu:Agora, sobre o sistema de alertas, vamos definir então. Alteremos a barra de alerta de 10 para 50. Quero sugerir as seguintes coisas com base no que vocês disseram até aqui:

Abaixo proponho os seguintes pesos iniciais de cada regra:

1- Onde postar e o que postar: Nenhum <-- transformar em "recomendação"
2- Não reviva tópicos para nada:
1 alerta <-- comentários abaixo
3- Escreva corretamente, de maneira clara e objetiva: Nenhum <-- transformar em "recomendação"
4- Os títulos dos tópicos devem ser objetivos: Nenhum <-- aviso para títulos em CAPS
5- Evite fugir do assunto que está sendo discutido: 1 alerta <-- problema: regra boa, interpretação ruim.
6- Não crie postagens múltiplas:
1 alerta <-- aviso antes
8- Respeite os outros: 5 alertas <-- flame
9- Não provoque brigas no fórum: 5 alertas <-- flame
10- Não peça para ser um moderador/admin: Nenhum
11- Conteúdo ilegal/adulto: 20 alertas + banimento imediato de uma semana. <-- na minha opinião, 50 alertas sem ban (o cara vai tomar ban automático por ter 50 alertas). Alguns comentários abaixo.
12- Evite o spam: 5 alertas <--comentários abaixo
13- Nunca faça votações insultuosas: 10 alertas <-- flame
14- Assinaturas e Avatares acima dos limites: 1 alerta <-- aviso antes. avatar/assinatura excluído em caso de alerta
15- Não crie contas múltiplas: 10 alertas <-- Seria interessante se fosse 5 alertas para cada conta (incluindo a principal). Os alertas computariam na conta principal e as secundárias levariam ban.
16- Exclusão de contas: Nenhum <-- 20 alertas caso peça desbanimento. Explicação abaixo
17- Alteração de nicks (apelidos): Nenhum <-- não é regra geral do forum
18- Citações de regras: 1 alerta
19- Discussão das ações tomadas pela Moderação: 1 alerta
20- Respeite as regras: Nenhum
(...)
O que acham?
Primeiramente sobre "recomendações". Reclamações sobre regras extensas são muitas. Então acho que seria bom iniciar separando regras de recomendações. Elas ainda ficariam no mesmo tópico, porém em seções distintas (sem misturar uma com a outra).

Na questão de ress, acho que deveriamos alterar o modo como a regra é escrita. Reviver tópicos é permitido, desde que acrescente algo de novo ao tópico. Ao meu ver o maior problema são os caras que aparecem depois "tópico revivido". Por isso, acho que a regra deve se chamar "Reviver tópicos", fazendo-se uma ressalva para casos em que reviver adiciona algo ao tópico. Além disso, quem postasse "tópico revivido" receberia 1 alerta.

As regras que eu destaquei como "flame", ao meu ver deveriam ser fundidas em 1. A punição seria de 5-10 alertas (dependendo do caso) por flame, sendo que o caso seria avaliado pela moderação (moderadores não sairiam dando alertas por flame).
Poderia considerar flame:
--> Desrespeito
--> Responder à provocações
--> Atiçar flame. Ex: postar mensagens em tópicos "quentes" com o objetivo de irritar membros e a moderação
--> Votação insultosa (apesar de recorrer à desrespeito)
--> Provocar ou participar de brigas (flamewar)

No caso de conteúdo ilegal/adulto, acho que valeria abrir o leque:
- Postar conteúdo erótico, nudez ou pornografia em geral (incluindo hentai) seria 50 alertas (auto-ban). Quotar cairia na mesma categoria, pois o quote faz parte do post. Comentar sobre o conteúdo seria punido também por incitação, porém com punição mais branda (algo entre 10 e 20 alertas).
A punição por postar porns seria bastante severa, mas ao meu ver, o cara que vai postar isso, posta com o objetivo de trazer porns para o forum. E com isso, ele não vai se incomodar com 20 alertas e 1 semana de ban. Em 1 semana, estará de volta. 50 alertas não só tem um efeito psicológico de "não faça isso", como também serve para mostrar que porns aqui não serão admitidos. Vale lembrar que ninguém vai postar porns "inocentemente".
- Fazer alusões explícitas a conteúdo pornográfico (algo que ocorreu em alguns diários de bordo) receberia algo entre 5 e 10 alertas.

edit: finalizando
- SPAM. Aqui abro em 3 tipos.
1) SPAM no intuito de fazer propaganda de produtos, outros sites, outros forums. Algo do tipo 5 a 10 alertas
2) SPAM no intuito de promover tópicos pessoais ou de amigos (diferente de postar um link relacionado ao assunto). Seria o "SPAM interno". 1 alerta seria mais do que suficiente. Válido tanto em tópicos abertos, quanto por MP.
Explicitando: enviar MPs a alguém pedindo para ver um tópico X quando não solicitado. (não se aplica a denuncias para moderadores)
3) Excesso no envio de MP (em geral repetidas). É muito mais flood do que spam, mas considerando que spam consiste em mensagens indesejáveis. 1 alerta também.

Na questão de double posts, 3 ressalvas. É permitido quando:
1) Se passar no mínimo 24h desde a última mensagem. 23h 59min ainda é double post.
2) Quando usado para criar (e não responder) tutoriais e dicas extensos, de forma a melhorar a organização.
3) Em casos especiais onde um moderador autorizar no tópico. (são casos raros, mas um exemplo é no caso da área Os Pokémons)

Na questão de banimentos, uma sugestão. Ao meu ver, todas as punições de banimentos deveriam ser retiradas (exceto mass flood). Desta forma, haveria 5 formas de banimento:
1) Por flood massivo;
2) Ao completar 50 alertas ou mais;
3) Quando solicitado pelo próprio usuário;
4) Por um administrador;
5) Quando houver multi contas comprovadas.
Desta forma, não haveriam banimentos inconsistentes.

No caso do usuário pedir desbanimento, eu sugeri 20 alertas. O motivo é que a maioria dos banimentos são pedidos de cabeça quente. Neste caso, os alertas não teriam o objetivo de punição e sim uma motivação para o membro pensar se realmente quer banir sua conta. Além disso, um "ex-banido" pode estar propenso a causar confusão, então seria como se ele tivesse sua barra de alertas diminuáda. Seria um caso "especial" de alerta.

Enfim, no caso da regra 5 (fugir do assunto), acho que cai no mesmo caso do "chat no tópico". Quando considerar que alguém está fugindo do assunto? E se ele postar "concordo" e no parágrafo seguinte fugir do assunto?

Outra coisa que está virando moda é quotar alguém e não escrever nada (e não, não estou falando do quote + ²). Ao meu ver, tão flood quanto double post. Aviso nestes casos.

Bom, o resumo da ópera, tabela de punições:
  • Reviver tópicos - Leve - Aviso + post apagado
  • Citação de "reviver tópico" - Média - 1 Alerta (sim, citar é pior que reviver)
  • Título em caps lock - Leve - Aviso + título editado
  • Multi-post - Leve - Aviso + posts fundidos
  • Cross-topic - Média - 1 alerta + tópicos fundidos / apagados
  • Flame - Grave - 5~10 alertas por flame (depende do caso)
  • Assinatura ativada em local indevíduo - Leve - Aviso + assinatura desabilitada
  • Assinatura/Avatar acima do limite - Leve - Aviso + 48h para editar
  • Assinatura/Avatar acima do limite (reincidência) - Média - 1 alerta + assinatura/avatar removido
  • Postagem de mídia com conteúdo adulto - Gravíssima - 50 alertas
  • Comentar sobre mídia com conteúdo adulto sem postar - Grave - a definir (sugiro entre 10 e 20)
  • Postagem de textos com conteúdo ou alusão a conteúdo adulto - Grave - a definir (sugiro entre 5 e 10)
  • Postagem de hackrooms - a definir (não faço ideia, já que nunca aconteceu lol)
  • Conteúdo ilegal - também não sei.
  • Propaganda (SPAM) - Grave - a definir (sugiro entre 5 e 10)
  • Auto-promoção (SPAM "interno") - Média - 1 alerta
  • SPAM por MP - Média - 1 alerta
  • Exclusão de conta - 20 alertas (ao desbloquear)

obs:
leve - apenas aviso
média - menos de 5 alertas
grave - entre 5 e 20 alertas (hoje o equivalente a de 1 a 4 alertas)
gravíssima - 20+ alertas
No caso da reincidência, acho que tolerância de 3 meses seria mais adequado para uma questão de controle. A função exponencial cresce MUITO depressa e embora eu concorde que a pessoa que aprendeu a lição não vai infringir a regra novamente, a matemática não vai trabalhar ao nosso favor se a reincidência não expirar. Em alguns meses o que começou com 1, 2, 4 alertas chega em 60, 130, 250. Seria um verdadeiro festival de ban por double post >.<.
Apesar do post já estar grande, acho que é válida a velha historinha do xadrez (não sei se é verídica), mas dizem que o inventor do xadrez ao vender seu brinquedo pediu ao comprado que colocasse 1 centavo (fazendo equivalência nos dias atuais) na primeira casa. E então, para cada casa seguinte, ele colocaria o dobro do que colocou na casa anterior, ou seja, 2 centavos para a segunda, 4 para a terceira e assim por diante. O comprador achou que estava fazendo um negócio da China, gargalhou e concordou. No final das contas, o inventor do tabuleiro ficou com toda a fortuna do comprador, pois a última casa custava nada menos que 1 bilhão de bilhão. Isto ilustra o caso matemático: não subestime funçõe exponenciais.
Mas enfim, ao invés de estipular uma tolerância de 3 meses, que tal a reincidência se aplicar ao dobro do último alerta ativo correspondente. Na prática seriam 3 meses lol.

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Mensagem por Kurosaki Mud Sáb 4 Ago 2012 - 19:06

Apesar de o Spin ter vocação para escrever fics -q, eu consegui ler tudo e concordar, exceto uma coisa.
Os títulos em Caps Lock eu acho desnecessário, é só editar e postar no tópic. Só se o membro continuar a fazer isso.
E acho que uma regra em que se o membro publicar mais de três tópicos em áreas diferentes também seria bom. Ao menos um alerta, já que o aviso é de praxe.
Agora, minha atenção está voltada para as áreas em que o infrator perde direitos ao receber alertas, como FFA, FA e Entrevistas.
Ex: Se o cara tem oito alertas, não pode fazer x pedidos no balcão, não pode fazer x coments em fics e não pode comentar em entrevistas.
No novo sistema, isso seria abordado de que forma?
Quanto a uma nova regra para quotar sem colocar nem o ², equivaleria ao DP, amei, muitos fazendo isso sem sentido.
E por fim, SPAM interno eu trocaria de 1 alert para um aviso, como está atualmente. Se repetir, um aviso seria colocado.

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Mensagem por Spin Sáb 4 Ago 2012 - 19:55

Mud escreveu:Os títulos em Caps Lock eu acho desnecessário, é só editar e postar no tópic. Só se o membro continuar a fazer isso. <-- por isso que na primeira ocorrência é aviso e não alerta xD
E acho que uma regra em que se o membro publicar mais de três tópicos em áreas diferentes também seria bom. Ao menos um alerta, já que o aviso é de praxe. <-- aka Cross Topic ^^
Agora, minha atenção está voltada para as áreas em que o infrator perde direitos ao receber alertas, como FFA, FA e Entrevistas. <-- me preocupei só com as gerais por hora. Mas sim, o objetivo é cobrir tudo. Claro que para as áreas específicas, seria melhor a opinião dos mods específicos
Ex: Se o cara tem oito alertas, não pode fazer x pedidos no balcão, não pode fazer x coments em fics e não pode comentar em entrevistas.
No novo sistema, isso seria abordado de que forma? <-- Alerts atuais x5 seria o equivalente, mas com o abrandamento de algumas infrações, a quantia pode diminuir se julgarem necessário. Obs: 1 alerta no sistema novo = 0,2 alerts no atual.
Quanto a uma nova regra para quotar sem colocar nem o ², equivaleria ao DP, amei, muitos fazendo isso sem sentido.
E por fim, SPAM interno eu trocaria de 1 alert para um aviso, como está atualmente. Se repetir, um aviso seria colocado. <-- achei que atualmente era alert direto. Well, não vejo problemas se tiver aviso antes.
comentz em vermelho (em azul não destacava lol). E sry pelo wall post, mas foram tratados vários temas ao mesmo tempo ^^

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Mensagem por Sketdan Sáb 4 Ago 2012 - 20:42

Ok, está muito bem organizado. Concordo com todas as regras estabelecidas. O que tinha a se corrigido, o Mud já disse. Só falta colocar em prática e nos acostumarmos com o novo sistema.

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Mensagem por Spin Sáb 4 Ago 2012 - 21:38

Algo que eu não sei se postei. Imagino o novo tópico de regras divido em 3 partes:

1ª parte: tabela de punições
Esta parte seria a versão reduzida. Ela apenas citaria quais as infrações do forum, sem detalhar.

2ª parte: especificação das regras
Neste ponto as regras seriam detalhadas. Não seria necessário ler. Serviria mais como precaução contra engraçadinhos.

3ª parte: recomendações.
Seria para a parte "preze pelo português", postar na área certa, etc.

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Mensagem por Sketdan Dom 5 Ago 2012 - 10:29

Quanto a parte de Recomendações, poderíamos permanecer com a parte "A boa conduta neste fórum". Aí só precisaríamos passar alguns pontos que são confundidos como regras, pontos como: preze pelo português, crie títulos objetivos, postar na área correta, etc. Como esses pontos são meras recomendações, seriam passados para a parte de boa conduta e retirados da parte das Regras Gerais, aonde seriam colocadas as reais regras do fórum.

Aí poderíamos reduzir as regras de 20 (número até um pouco alto) para 17 regras. Não seria tão demorado para novos membros lerem. Conseguiríamos separar as regras das recomendações, seríamos objetivos quando as punições, mas, ao mesmo tempo, esclareceríamos detalhadamente as regras.

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Mensagem por DaniloT_DS Dom 5 Ago 2012 - 14:46

Vish, quantos posts. Desculpem, não vou comentar tudo agora x-x
Spin escreveu:
Acho que outra coisa que poderia ser feito: alertas ativos em negrito (ou em vermelho). Alertas vencidos com letra normal.
Então... não tem como '-'

O máximo que consegui foi um campo de zona de texto, mas ele não permite formatação (igual o campo comentários). Mega fail do Forumeiros, não tem como fazer algo quanto a isso...

Primeiramente sobre "recomendações". Reclamações sobre regras extensas
são muitas. Então acho que seria bom iniciar separando regras de
recomendações. Elas ainda ficariam no mesmo tópico, porém em seções
distintas (sem misturar uma com a outra).
Já é assim, tem a parte "A Boa conduta neste fórum" escrita abaixo das regras. Mas podemos mover as regras que não envolvem alertas para lá...

As regras que eu destaquei como "flame", ao meu ver deveriam ser
fundidas em 1. A punição seria de 5-10 alertas (dependendo do caso) por
flame, sendo que o caso seria avaliado pela moderação (moderadores não
sairiam dando alertas por flame).
Poderia considerar flame:
--> Desrespeito
--> Responder à provocações
--> Atiçar flame. Ex: postar mensagens em tópicos "quentes" com o objetivo de irritar membros e a moderação
--> Votação insultosa (apesar de recorrer à desrespeito)
--> Provocar ou participar de brigas (flamewar)
Boa idéia juntar 3 regras em uma só, simplifica bastante. Apóio, e vou trabalhar nisso. Mas o problema é esperar que a moderação avalie cada caso antes de aplicar a punição... assim como o caso de pornografia (quando alguma ação deve ser tomada de imediato), tem casos que simplesmente não dá para esperar que outros mods/admins estejam online. Vocês sabem... flames crescem e se alastram rápido como fogo (por isso tem esse nome xD). E é melhor que o valor do alerta seja fixo, já que queremos padronizar. Claro, o moderador pode trancar o tópico e respirar um pouco antes de dar os alertas, afinal tem que separar quem realmente foi responsável e quem foi vítima. Se der tempo de postar o caso na SdR para que alguém mais veja, é bom... mas também não se pode esperar muito tempo.

Tentando resumir para não ficar confuso... em casos de flame, o tópico é trancado, e para decidir quem alertar, ele mesmo toma um tempo para analisar os posts (caso não veja outro mod online), ou ele posta o caso na SdR para pedir ajuda.

No caso de conteúdo ilegal/adulto, acho que valeria abrir o leque:
-
Postar conteúdo erótico, nudez ou pornografia em geral (incluindo
hentai) seria 50 alertas (auto-ban). Quotar cairia na mesma categoria,
pois o quote faz parte do post. Comentar sobre o conteúdo seria punido
também por incitação, porém com punição mais branda (algo entre 10 e 20
alertas).
A punição por postar porns seria bastante severa, mas ao
meu ver, o cara que vai postar isso, posta com o objetivo de trazer
porns para o forum. E com isso, ele não vai se incomodar com 20 alertas e
1 semana de ban. Em 1 semana, estará de volta. 50 alertas não só tem um
efeito psicológico de "não faça isso", como também serve para mostrar
que porns aqui não serão admitidos. Vale lembrar que ninguém vai postar
porns "inocentemente".
- Fazer alusões explícitas a conteúdo
pornográfico (algo que ocorreu em alguns diários de bordo) receberia
algo entre 5 e 10 alertas.
Pyong aproves Uma Ideia - Página 2 332478
Mas vamos padronizar. Nada de "entre 5 e 10 alertas"... Serão 5 alertas e pronto. Fim de discussão.

- SPAM. Aqui abro em 3 tipos.
1) SPAM no intuito de fazer propaganda de produtos, outros sites, outros forums. Algo do tipo 5 a 10 alertas
2)
SPAM no intuito de promover tópicos pessoais ou de amigos (diferente de
postar um link relacionado ao assunto). Seria o "SPAM interno". 1
alerta seria mais do que suficiente. Válido tanto em tópicos abertos,
quanto por MP.
Explicitando: enviar MPs a alguém pedindo para ver um
tópico X quando não solicitado. (não se aplica a denuncias para
moderadores)
3) Excesso no envio de MP (em geral repetidas). É muito
mais flood do que spam, mas considerando que spam consiste em mensagens
indesejáveis. 1 alerta também.

Pyong aproves Uma Ideia - Página 2 332478, tirando o mesmo de antes.
E, não entendi a parte que não se aplica denúncias '-'

Outras coisas depois disso estão muito complexas pra mim comentar agora. -q

No caso do usuário pedir desbanimento, eu sugeri 20 alertas. O motivo é
que a maioria dos banimentos são pedidos de cabeça quente. Neste caso,
os alertas não teriam o objetivo de punição e sim uma motivação para o
membro pensar se realmente quer banir sua conta. Além disso, um
"ex-banido" pode estar propenso a causar confusão, então seria como se
ele tivesse sua barra de alertas diminuáda. Seria um caso "especial" de
alerta.
Legal, mas isso automaticamente criaria um caso também especial: se o membro com o tempo pedisse mais de uma vez para ser banido, seria uma reincidência. Com isso, ele ganharia não 20, mas 40 alertas.

No caso da reincidência, acho que tolerância de 3 meses seria mais
adequado para uma questão de controle. A função exponencial cresce MUITO
depressa e embora eu concorde que a pessoa que aprendeu a lição não vai
infringir a regra novamente, a matemática não vai trabalhar ao nosso
favor se a reincidência não expirar. Em alguns meses o que começou com
1, 2, 4 alertas chega em 60, 130, 250. Seria um verdadeiro festival de
ban por double post >.<.
Apesar do post já estar grande, acho
que é válida a velha historinha do xadrez (não sei se é verídica), mas
dizem que o inventor do xadrez ao vender seu brinquedo pediu ao comprado
que colocasse 1 centavo (fazendo equivalência nos dias atuais) na
primeira casa. E então, para cada casa seguinte, ele colocaria o dobro
do que colocou na casa anterior, ou seja, 2 centavos para a segunda, 4
para a terceira e assim por diante. O comprador achou que estava fazendo
um negócio da China, gargalhou e concordou. No final das contas, o
inventor do tabuleiro ficou com toda a fortuna do comprador, pois a
última casa custava nada menos que 1 bilhão de bilhão. Isto ilustra o
caso matemático: não subestime funçõe exponenciais.
Mas enfim, ao
invés de estipular uma tolerância de 3 meses, que tal a reincidência se
aplicar ao dobro do último alerta ativo correspondente. Na prática
seriam 3 meses lol.
Meu cérebro já está fervendo nesse ponto do texto, maldito Spin X_X

Eu ainda acho que não deveria haver um tempo limite para tolerar reincidências, seria um convite para o membro fazer o que quiser novamente depois de 3 meses e-e

To raciocinando mais nada. Até amanhã -q

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Mensagem por Spin Dom 5 Ago 2012 - 20:38

Talvez eu não tenha deixado isso claro, mas no caso dos alertas "variáveis", é que eu não soube definir mesmo. É para ser um valor fixo, mas por exemplo "de 5 a 10" eu não sabia se 5 era pouco ou se 10 era muito por exemplo. Mas sim, seria X alertas e pronto (exceto em flame, que sugerir deixar variável). Então, nestes casos, sugestões?

No caso de pornografia, pela minha sugestão, o usuário receberia banimento na prática. O banimento não seria diretamente pela pornografica, mas sim por ter 50 alertas na barra.

Vale lembrar que no caso de flame, a tabela mostra apenas a punição para flame e não a recomendação para moderação de como agir frente a flames. Trancar um post não é exatamente uma punição e sim um procedimento de moderação. Acho que no caso do flame, precisaria abrir um tópico só para pensar em como agir diante de flames. E como flame seria um caso especial, avaliado pela staff, os alertas poderiam ser variáveis dependendo da análise. Sabemos que alguns membros procuram causar flame proposital, enquanto que outros simplesmente caem na pilha. Acho que qualquer um que participar do flame merece ser alertado, mas acho que em alguns casos, há "gradações" de flame. A ideia de padronizar é que todos os moderadores tenham o mesmo critério (pelo menos na teoria), mas se cada caso for analisado, não há necessidade de um padrão.
Talvez algo que poderia se pensar seria uma barra auxiliar. Os mods dariam um "pré-alerta", sendo que após análise eles poderiam ser confirmados ou não. De qualquer forma, acho que o assunto flame ainda vai dar muito pano pra manga.

No caso da reincidência, acho que é mais fácil colocar uma tabela:
1ª vez - 1 alerta
2ª vez - 2 alertas
3ª vez - 4 alertas
4ª vez - 8 alertas
5ª vez - 16 alertas
6ª vez - 32 alertas
7ª vez - 64 alertas (ban por 44 dias se não tiver nenhum outro alerta)
8ª vez - 128 alertas (ban por 108 dias se não tiver nenhum outro alerta
9ª vez - 256 alertas (ban por cerca de 8 meses)
10ª vez - 512 alertas (ban por mais de 1 ano e meio lol)
E neste caso, estou considerando uma infração simples, como double post por exemplo. Ok, um usuário que cometer double post 10 vezes talvez não seja um bom membro, mas... vamos supor que o cara teve 6 double posts em 3 anos. É justo ele tomar ban de 44 dias na 7ª vez por causa de um simples double-post? Ou então tomar ban de mais de 1 ano por um double-post?
Agora, um cara que posta um double-post por mês tomaria mais cuidado, pois enquanto ele não ficasse 3 meses sem postar double-post, a bola de neve aumentaria.

E no caso "não se aplica a denuncias" seria mais uma ressalva. Se enviar MP para alguém verificar um tópico seria considerado SPAM, então pedir para um moderador ir verificar um tópico com flame, tecnicamente seria SPAM. Claro, que não iriamos dar avisos/alertas neste caso, mas considerando que uma denuncia já é um assunto delicado e então uma má interpretação de regra poderia tornar o caso ainda mais delicado.

Não sei se esqueci algo. Amanhã vejo com mais calma.

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Mensagem por Spin Ter 7 Ago 2012 - 13:56

Se me permitem, eu gostaria de começar a escrever o texto das regras (acho' melhor começar do zero do que tentar tapar os buracos do atual) para começar a dar forma às regras. Ao invés de jogar a boa conduta" para o fim, acho que fazer um índice ficaria mais apropriado.


Regras Gerais deste Forum

Índice
A boa conduta do forum
O sistema de alertas
Banimento
Infrações, avisos e alertas
O efeito cumulativo
Detalhamento das regras


Infrações, avisos e alertas
A tabela abaixo mostra de forma resumida as regras deste forum e quantos alertas um usuário irá receber ao infringí-las. Esta tabela serve apenas para referência, sendo que o detalhamento de cada regra deve ser conferido na seção "Detalhamento das regras". Além disso, esta tabela prevê apenas avisos, alertas e banimentos. Outros procedimentos tais como tópicos/avatares/assinaturas apagados, fundidos, editados, etc. (quaisquer procedimentos que não envolvam o sistema de alertas) não estão previstos nesta tabela, mas serão aplicados conforme detalhamento da seção "Detalhamento das regras"
Infração   1ª ocorrência      2ª ocorrência      3ª ocorrência   
Reviver tópicos desnecessariamenteAviso1 AlertaEfeito Cumulativo
Citar tópico revivido1 Alerta2 AlertasEfeito Cumulativo
Título inteiro em CAPS LOCKAviso1 AlertaEfeito Cumulativo
Postagens múltiplasAviso1 AlertaEfeito Cumulativo
Criação de cross-topicAviso5 AlertasEfeito Cumulativo
Participação em flamewars5-10 Alertas10-20 Alertas35 Alertas
Assinatura ativada em local indevíduoAviso1 AlertaEfeito Cumulativo
Assinatura/Avatar acima do limiteAviso5 Alertas10 alertas
Postagem de mídia com conteúdo adulto50 AlertasBan permanente-
Comentário referente à mídia com conteúdo adulto15 Alertas35Ban permanente
Postagem de textos fazendo alusão à conteúdo adulto5 Alertas15 AlertasEfeito Cumulativo
Postagem de hackrooms1 Alerta7 AlertasEfeito Cumulativo
Conteúdo ilegal50 AlertasBan permanente-
Postagem de propaganda (SPAM)4 Alertas8 AlertasEfeito Cumulativo
Postagem massiva propaganda (SPAM)Ban permanente--
Flood massivoBan permanente--
SPAM por MP1 Alerta4 AlertasEfeito Cumulativo
Citação de regraAviso4 AlertasEfeito Cumulativo
Postagem sem conteúdoAviso4 alertasEfeito Cumulativo
Múltiplas contas15 Alertas* + 5 Alertas por conta extra* + Ban Permanente**
Prejudicar o nome da Pokémon Mythology8 Alertas14 AlertasEfeito Cumulativo
* aplicados à conta principal
** aplicados a cada conta extra
obs: code do html da tabela pra ficar mais fácil editar depois
Código:
<table border=1 align=center><tr align=center><td>Infração</td><td>   1ª ocorrência   </td><td>   2ª ocorrência   </td><td>   3ª ocorrência   </td></tr>
<tr align=center><td><a href="#1">Reviver tópicos desnecessariamente</a></td><td>Aviso</td><td>1 Alerta</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#2">Citar tópico revivido</a></td><td>1 Alerta</td><td>2 Alertas</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#3">Título inteiro em CAPS LOCK</a></td><td>Aviso</td><td>1 Alerta</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#4">Postagens múltiplas</a></td><td>Aviso</td><td>1 Alerta</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#5">Criação de cross-topic</a></td><td>Aviso</td><td>5 Alertas</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#6">Participação em flamewars</a></td><td>5-10 Alertas</td><td>10-20 Alertas</td><td>35 Alertas</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#7">Assinatura ativada em local indevíduo</a></td><td>Aviso</td><td>1 Alerta</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#8">Assinatura/Avatar acima do limite</a></td><td>Aviso</td><td>5 Alertas</td><td>10 alertas</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#9">Postagem de mídia com conteúdo adulto</a></td><td>50 Alertas</td><td>Ban permanente</td><td>-</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#10">Comentário referente à mídia com conteúdo adulto</a></td><td>15 Alertas</td><td>35</td><td>Ban permanente</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#11">Postagem de textos fazendo alusão à conteúdo adulto</a></td><td>5 Alertas</td><td>15 Alertas</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#12">Postagem de hackrooms</a></td><td>1 Alerta</td><td>7 Alertas</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#13">Conteúdo ilegal</a></td><td>50 Alertas</td><td>Ban permanente</td><td>-</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#14">Postagem de propaganda (SPAM)</a></td><td>4 Alertas</td><td>8 Alertas</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#15">Postagem massiva propaganda (SPAM)</a></td><td>Ban permanente</td><td>-</td><td>-</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#16">Flood massivo</a></td><td>Ban permanente</td><td>-</td><td>-</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#17">SPAM por MP</a></td><td>1 Alerta</td><td>4 Alertas</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#18">Citação de regra</a></td><td>Aviso</td><td>4 Alertas</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#19">Postagem sem conteúdo</a></td><td>Aviso</td><td>4 alertas</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#20">Múltiplas contas</a></td><td colspan=3>15 Alertas* + 5 Alertas por conta extra* + Ban Permanente**</td></tr>
<tr align=center><td><a href="#21">Prejudicar o nome da Pokémon Mythology</a></td><td>8 Alertas</td><td>14 Alertas</td><td>Efeito Cumulativo</td></tr>
<tr><td colspan=4>[size=9]* aplicados à conta principal<br> ** aplicados a cada conta extra[/size]</td></tr></table>


O efeito cumulativo (placeholder)
é o sistema que o empoleon sugeriu


Detalhamento das regras (esqueleto)
a) Reviver tópicos desnecessariamente.
É recomendado não reviver tópicos que estão parados a cerca de 1 mês ou mais , ou que não esteja mais na primeira página de certa área. Comente-o apenas se for acrescentar algo de valor ou caso caso haja alguma novidade (por exemplo um anúncio da Nintendo). Reviver um tópico só por reviver, para simplesmente concordar com um comentário sem acrescentar nada de novo e concreto ao tópico estará sujeito a receber 1 alerta após ser avisado. Em caso de reincidência, se aplica o efeito cumulativo. Além disso, os posts que reviverem um tópico desnecessariamente serão apagados ("enterrando" o tópico novamente).
Preste atenção, que reviver tópicos é permitido. O que não é permitido é reviver tópicos denecessariamente. Em caso de dúvida, não poste em um tópico antigo ou consulte um moderador antes de postar. Esta regra não se aplica para tópicos fixos.

b) Citar tópico revivido
Se reviver tópicos pode atrapalhar o andamento do forum, bancar o Mr. Obvious e ir até o tópico para postar que ele foi revivido é ainda pior. Portanto, em hipótese alguma, comente que o tópico foi revivido (nem se fizer outro comentário), pois você poderá receber um alerta "de graça". Todo mundo sabe quando um tópico é revivido e existem casos em que tópicos podem ser revividos (e neste caso seu "aviso" não passará de um flood). Um esclarecimento final, é infração comentar que em um tópico revivido, porém não é infração comentar em um tópico revivido.
Usuários que comentarem que um tópico foi revivido receberão 1 (um) alerta na primeira vez que fizer isso, 2 (dois) alertas na segunda ocasião e a partir deste ponto, entra o efeito cumulativo para cada reincidência. Assim como posts revivendo tópicos, postagens comentando que o mesmo foi revivido serão apagadas. Você não comete uma infração por comentar em um tópico revivido, mas seu post pode ser apagado pela moderação dependendo do caso.

c) Titúlo em CAPS LOCK
re-li o comentário do Mud. Não há necessidade para isso. Melhor transformar em recomendação mesmo.

d) Postagens múltiplas (também conhecida como double-post)
Não é permitido "flood", ou seja, postar duas ou mais mensagens consecutivas. Essas mensagens serão apagadas ou fundidas pela moderação, e quem faz isso receberá um aviso na primeira vez, recebendo alertas que se incrementam gradativamente devido ao efeito cumulativo. Esta regra não se aplica após um período de 24 horas desde a sua última postagem no tópico e desde que a nova mensagem acrescente um novo comentário; quando utilizado para efeito de organização em guias e tutoriais ou em situações especiais expressamente autorizadas pela moderação.
Dica: se você esqueceu de escrever algo quando postou uma mensagem, use o botão de Editar (Uma Ideia - Página 2 GxrbP) para alterar a sua última mensagem, ao invés de criar outra.

e) Criação de cross-topic
Não é permitido a criação de vários tópicos iguais na mesma área ou em diferentes áreas. Também será considerado cross-topic postar links para tópicos que não tem nada a ver com o assunto tratado. A única exceção é para tópicos de regras de áreas específicas criadas pela moderação. Membros que cometerem cross-topic serão avisados. Em caso de reincidência, receberá 5 alertas, seguido de efeito cumulativo em caso de insistência. Além disso, cross-topics poderão ser trancados ou fundidos.

f) Participação em flamewars
vai dar trabalho...

g) Assinatura ativada em local indevíduo
Em alguns tópicos e algumas áreas do forum (principalmente na Fan Arts), os tópicos podem conter um elevado número de imagens, tornando a página carregada. Assinaturas ativadas potencializam este efeito. Por este motivo, em algumas áreas do forum é obrigatório desabilitar sua assinatura (mesmo que ela não tenha imagens). Será tolerado casos em que tópicos forem originários de áreas em que não é necessário desabilitar a assinatura sejam movidos para áreas em que é necessário desabilitar; ou caso o tópico ou área adote a regra de desabilitar a assinatura após criação do post/tópico com assinatura ativada.
Usuários com assinatura ativada em local indevíduo serão avisados e em caso de reincidência receberão 1 alerta. Caso o usuário insista em manter a assinatura ativada, aplica-se o efeito cumulativo. Além disso, sua assinatura será desativada no post correspondente.
Dica: para desabilitar sua assinatura não utilize o recurso de resposta rápida. Clique na opção Uma Ideia - Página 2 4vYTY e desabilite a opção "Anexar a sua assinatura" nas opções abaixo do espaço para digitar o texto.

h) Assinatura/Avatar irregular (normalmente, acima do limite de KB)
Você pode adicionar imagens e links na sua assinatura, inclusive links para sites fora da Pokémon Mythology, desde que as imagens somadas não ultrapassem 350 KB (350000 bytes), mesmo que estejam dentro de spoilers. sendo proibido também inserir vídeos ou conteúdos Flash. Os avatares podem ter dimensões máximas de 150px de largura e 350px de altura, não podendo ultrapassar o tamanho de 150 KB. O motivo de haver esta regra é que cada imagem das assinaturas sobrecarregam a página, prejudicando o desempenho de quem tem internet lenta (ou até mesmo internet rápida). Imagens em spoiler apesar de não serem mostradas são carregadas normalmente pelo navegador.
Além disso, é probido colocar vídeos e/ou conteúdos Flash. Também é terminantemente proibido colocar conteúdo ilegal, hackrooms e/ou adulto na assinatura, ou provocar e desrespeitar outros membros por meio da assinatura. Links externos são permitidos (desde que não contenham conteúdo ilegal, adulto, etc.). Assinaturas contendo textos e imagens com altura muito grande poderão ser consideradas irregulares também.
Os avatares não podem apresentar conteúdo adulto, sensual, nudez, ecchi ou hentai.
O usuário com assinatura e/ou avatar irregular será avisado e terá 48h para alterar, caso contrário receberá 5 alertas e terá sua assinatura/avatar removida(o). Em caso de insistência, o usuário receberá 10 alertas por reincidência e novamente assinatura/avatar removida(o). Avise a um moderador ou admin caso encontre uma assinatura ou avatar irregular.
Dica: você pode ver o tamanho (KB) e dimensões das imagens do seu avatar ou da sua assinatura clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção "propriedades".

i) Postagem de mídia com conteúdo adulto
Quotes fazem parte do post
Não importa se é tópico, post, assinatura, avatar ou perfil
Procedimento: conteúdo excluído


j) Comentário referente à mídia com conteúdo adulto
Esta regra é para quem comentar, mas não postar diretamente
Procedimento: comentário apagado


k) Postagem de textos fazendo alusão à conteúdo adulto
Esta regra vai dar problema, mas é necessária.
Postar textos, mas não imagens, vídeos, etc.
Procedimento: comentário apagado


l) Postagem de hackrooms
Regra imposta pelo forumeiros. Apenas repassada.

m) Conteúdo ilegal

n) Postagem de propaganda (SPAM)
Mensagens com o objetivo de fazer propaganda, seja lá do que for. Válido para MPs também.
Links para guias, tutoriais, etc. não são considerados SPAM quando utilizados para auxiliar o comentário.
Ressalva: assinatura
Procedimento: editar links redirecionando para o site da mythology ^^


o) Postagem massiva propaganda (SPAM)
Criar uma conta apenas para postar propaganda.

p) Flood massivo (obs: não é a regra de 50 posts em 3 dias)
Criar tópicos ou posts sem conteúdo em curto espaço de tempo (ex clássico: guillerjo)

q) Auto-promoção (SPAM)
Fundida com cross topic
Postar links para tópicos que não tem nada a ver com o assunto tratado de modo a promover determinados tópicos.


r) SPAM por MP
Envio de MP pedindo para um membro (incluindo moderação) verificar e comentar em um tópico. Esta regra não se aplica caso a mensagem seja para denunciar alguma irregularidade no tópico em questão.

s) Citação de regra
Ao ver alguém comentendo alguma infração, alguns membros costumam postar para avisar que uma regra foi quebrada. Isto é considerado citação de regras e embora em algumas situações isto seja permitido, não é encorajado. Se você ver alguém comentendo uma infração, a recomendação é enviar uma mensagem privada a um moderador da área (de preferência um que esteja online) com um link do tópico. Caso ainda ninguém tenha citado regra no tópico, a citação de regra é permitida. Isto se aplica tanto às regras gerais do forum, como para regras e recomendações específicas. Importante: citar que um tópico foi revivdo é uma exceção. Não é permtido citar tópico revivido nem se ninguém tenha citado! Por fazer parte da função, moderadores podem citar regras.
Caso um usuário cite regras após esta ação já ter sido feita no tópico, o mesmo receberá um aviso. No caso do aviso não ser suficiente e o usuário citar regras novamente, ele será advertido com 2 alertas, aplicando-se o efeito cumulativo para cada reincidência.
Dica: ao invés de citar regras, envie uma MP a um moderador (de preferência um que esteja online)

t) Postagem sem conteúdo
Em algumas situações, usuários quotam comentários, mas não escrevem nada e deixam um post que apenas ocupam espaço no tópico. Se você concorda com algum comentário, expresse sua ideia, mas por favor, não quote mensagens sem postar nada (ou com mensagens sem sentido). Isto será considerado flood, você receberá um aviso. Na segunda ocorrência, você receberá 5 alertas caso ignore o aviso, aplicando-se o efeito cumulativo para cada reincidência.

u) Múltiplas contas
Por motivos de segurança é terminantemente proibido ter mais de uma conta registrada no nosso fórum! Os usuários que usem mais de uma conta serão avisados assim que essas contas forem detectadas e poderão receber alertas de acordo com o número de contas múltiplas. Contas múltiplas detectadas receberão 15 alertas, mais um adicional de 5 alertas para cada conta extras. Ex: se tiver 2 contas, serão 20 alertas (15 + 5). Se forem 4 contas, serão 30 alertas (15 + 5x3). As pessoas na Staff de moderação reservam-se o direito de banir qualquer membro com contas múltiplas. Para efeito prático, será considerada como conta 'principal' a que tiver data de criação mais antiga. As demais contas múltiplas serão consideradas contas 'extras'.

v) Prejudicar o nome da Pokémon Mythology
Embora as regras deste forum se aplicam apenas a este forum, caso um membro pratique alguma ação, mesmo que ocorra fora do forum, que prejudicar a imagem da Pokémon Mythology, este membro será alertado. Por se tratar de uma regra especial, os alertas referentes à esta regra só serão dados por um administrador ou com a autorização expressa de um.



Reuni as informações obtidas até agora e sugeri algumas também. Nada do que eu defini acima é definitivo. Também reduzi alguns alertas e aumentei outros. Destaque para comentar sobre porns. Ao meu ver, "escapar" da primeira sem ban é aceitável, mas comentar pela segunda vez em algo que já se sabe que é altamente repudiado merece os 50 alertas (ban) por incitação. A soma dos alertas da primeira e segunda ocorrência serão ajustados para somar 50. Reduzi os alertas de SPAM (interno) para aviso como o Mud sugeriu, porém aumentei o número de alertas para a segunda ocorrência. No caso de SPAM por MP, simplesmente dobrei a punição. Alertas em vermelho, eu não soube definir.


Ah... outro comentário, é possível sim manter alertas ativos em vermelho e inativos em formatação normal (vejam o teste no meu perfil). É só usar as tags (yep, bem simples):
Alerta ativo
Alerta vencido
Código:
[color=red][b]Alerta ativo[/b][/color]
Alerta vencido


Última edição por Spin em Dom 12 Ago 2012 - 19:55, editado 18 vez(es)

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Mensagem por Spin Sáb 11 Ago 2012 - 15:43

Sem comentários aqui? Uma ajudinha ia bem...

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Mensagem por ticokico Sáb 11 Ago 2012 - 16:12

hm gostei da tabela do Spin pelo jeito vai facilitar muito e deixou a relação causa X punição mais simples tambem...

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Mensagem por Kurosaki Mud Sáb 11 Ago 2012 - 17:21

Eu só não comentei por que tá tudo certo xD.
Bem, não tenho o que reclamar Spinoso, tá ótimo

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Mensagem por Sketdan Sáb 11 Ago 2012 - 17:56

Não tô tendo muito tempo para olhar atentamente essa sua reformulação nas regras, Spin. Mas agora que eu tô vendo, eu não achei nenhum tipo de erro, tudo está muito bom.

Poderíamos acrescentar aí uma questão que já vem sendo discutida, o Mega Quote. Mas não impedindo de criar Mega Quotes, apenas recomendando colocá-lo em Spoiler quando o próprio chegar a 4 ou 5 Quotes (não vou explicar mais, vou deixar para detalhar bem no tópico específico para a questão), ou seja, colocar na parte de Recomendações (aka, A boa conduta neste fórum).

Mas, embora eu ache que o texto das Regras que você criou ter sido muito bom, eu discordo de você em uma coisa: seria melhor sim tentarmos corrigir alguns erros e falhas nas Regras atuais.

Veja bem, não são TODAS AS REGRAS que estão ruins/mal detalhadas/falhas, muito pelo contrário, são apenas algumas. Podemos corrigir essas regras. Como eu disse antes, nós podemos colocar pontos como preze pelo português, crie títulos objetivos, postar na área correta e até a recomendação do Mega Quote na parte destinada as recomendações (A boa conduta neste fórum). Ok, essa é a primeira alteração.

Segunda alteração, incluir a parte de detalhamento das regras. Terceira alteração, no local das Regras, adicionar, de forma objetiva, as punições no descumprimento de tais, mas sem tabela. Eu acho que a tabela está muito "complicada", digamos. Eu não tive dificuldade para entendê-la, mas membros novatos podem ter. Até membros olds podem demorar para entendê-la. Se desse para deixá-la um pouco maior, daria certo, mas não sei se daria para fazer... Por isso eu prefiro sem uma tabela, nós poderíamos apresentar as punições em um texto mesmo.

Essa é minha opinião.

EDIT: Acrescentando... Quanto a punição para postagem de Hackroms, no sistema novo de 50 alertas, poderíamos punir o membro com 10 alertas e, em reincidência, punir com 20 e por aí vai...


Última edição por Sir. Aggron em Sáb 11 Ago 2012 - 18:06, editado 2 vez(es)

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