Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desconstruindo preconceitos

+13
-Ice
elazul
Cap'n Cook'
Kurosaki Lucas
Jp.
Joeh
GodFire
Gaudério
DaftDriv3r
Yoshihime
andergiehl
Klesh
Mag
17 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por elazul Sex 24 maio 2013 - 18:50

Ia dizer a mesma coisa, vai deixar de existir quando for esquecido.

________________
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Z01Hv90
bio:
elazul
elazul
Fan Art Mod
Fan Art Mod

Masculino Idade : 23
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/02/2013

Frase pessoal : ELAZULLLLLLLLLLLLLLLLL


https://www.deviantart.com/elazulmax/gallery/

Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por -Ice Sex 24 maio 2013 - 19:11

Um carinha postou o negócio do Funk, mas isso não é preconceito, os Rockeiros e os Funkeiros têm uma rivalidade, os Rockeiros zoam dizendo que Funk é coisa de [palavra censurada] e os Funkeiros dizem que Rock é coisa do capeta.

Eu ouço Rock sim, mas mesmo assim o que eu falo dos Funkeiros é zoação por causa da rivalidade entre os dois estilos musicais.
-Ice
-Ice
Fanfic Mod
Fanfic Mod

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/02/2010

Frase pessoal : </∆>


Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Black~ Sex 24 maio 2013 - 19:13

-Ice escreveu:Um carinha postou o negócio do Funk, mas isso não é preconceito, os Rockeiros e os Funkeiros têm uma rivalidade, os Rockeiros zoam dizendo que Funk é coisa de [palavra censurada] e os Funkeiros dizem que Rock é coisa do capeta.

Eu ouço Rock sim, mas mesmo assim o que eu falo dos Funkeiros é zoação por causa da rivalidade entre os dois estilos musicais.

Não, é preconceito mesmo, os "rosqueiros" julgam que o rock é o gênero superior a todos, e nenhum outro presta.

Agora quanto aos outros assuntos. O preconceito existe, porque a sociedade o impõe, e os tais "inferiores" aceitam, vou tomar dois exemplos bem simples. Cotas, pqp, esse é o maior preconceito do mundo, da história, sei lá, é muito ridículo, é como se os negros e pobres não tivessem capacidade de entrar numa universidade, ai os "beneficiam", todo mundo acha que ta legal e por ai vai. Outro é essa tal da homofobia, hoje praticamente tudo é homofobia (certo exagero, mas ok), mas tipo, julgam como que os gays não sejam capazes de se defender, ou que eles sejam uma "raça diferente", pois eles podem, digamos, aprontar com você, mas se você elevar um pouco seu tom de voz, é crime, apodrece na cadeia, etc. por favor né. O que fazem, é mascarar o preconceito.


Última edição por Black~ em Sex 24 maio 2013 - 19:20, editado 2 vez(es)

________________
The Adventures of a Gym Leader - Capítulo 48
Dreams come true

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Hcmv7Xt
Bar daora do clã dos Yu-Gi-Oh -q
Black~
Black~
Fanfic Mod
Fanfic Mod

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 27/02/2011

Frase pessoal : The winter has come


http://pokemonblackrpgforum.forumeiros.com./

Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por -Ice Sex 24 maio 2013 - 19:17

Black~ escreveu:
-Ice escreveu:Um carinha postou o negócio do Funk, mas isso não é preconceito, os Rockeiros e os Funkeiros têm uma rivalidade, os Rockeiros zoam dizendo que Funk é coisa de [palavra censurada] e os Funkeiros dizem que Rock é coisa do capeta.

Eu ouço Rock sim, mas mesmo assim o que eu falo dos Funkeiros é zoação por causa da rivalidade entre os dois estilos musicais.

Não, é preconceito mesmo, os "rosqueiros" julgam que o rock é o gênero superior a todos, e nenhum outro presta.

Eu não acho isso e até curto outros gêneros musicais, e não acho legal ser chamado de "rosqueiro" quando eu não ofendo ninguém.
-Ice
-Ice
Fanfic Mod
Fanfic Mod

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/02/2010

Frase pessoal : </∆>


Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Mag Sáb 25 maio 2013 - 1:07

Concordo com o Kuro, vivemos num mundo de diferenças e que não é estático, preconceito é inevitável, e acrescento: ignorá-lo não é solução.

E Fusca, você quer dizer que homofobia não existe? Que os assassinatos de homossexuais são alarde midiático e ninguém realmente mata pessoas por elas serem gay?

-Jp escreveu:Acho que me expressei mal/lol
Falo de pessoas que acham que tudo que é piada de brancos pra negros/índios/whatheaver é racismo. Se a gente ver todos como pessoas iguais, ou seja, falar com um da mesma maneira que se fala com outro, mas sem sentir receio do que falou. Aí sim o racismo não vai existir >:
Só minha fraca opinião, btw >:
Aí melhorou. A quebra do preconceito implica exatamente na aceitação da diferença e no tratamento igualitário (e isso inclui zoação entre amigos) independente das 'características' que o diferem. Mas isso não é esquecer o preconceito. Se pararmos mesmo de chamar as 'ações preconceituosas' por este nome, inferiorizar e ofender o outro por sua diferença será normal.

Elazul escreveu:Ia dizer a mesma coisa, vai deixar de existir quando for esquecido.
Por favor, me expliquem essa teoria. Desde quando esquecer uma coisa é solução pra ela? É tipo, as mulheres tem que esquecer as inferiorizações que sofrem e fingir que merecem isso, dessa forma a inferiorização da mulher nunca seria considerado preconceito, e tudo fica trinks. Ou o negro devia suportar a escravidão e não reagir a ela, dessa forma tratar negros como inferiores nunca seria um preconceito. Ou seja, se ninguém levantar a voz dizendo que o tratamento que recebe da sociedade é injusto, essas injustiças serão sempre consideradas normais, e pronto, não existirá preconceito. É isso que você quer dizer?



Parece que ninguém leu meu post sobre o homem de saia... Espero o tópico voltar para o que eu propus: O que é 'normal' hoje e será preconceito no futuro?

________________
God has a voice,
She speaks through me
Mag
Mag
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 15/07/2009

Frase pessoal : Big Mac em Tebas


http://instintodeler.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Kurosaki Lucas Sáb 25 maio 2013 - 9:56

Acho que pessoas com seus valores morais são exemplos que estão na marginalidade do 'normal' quase pulando para o que é diferente e poderá se tornar motivo de preconceitos.
Ter e praticar os valores morais, hoje em dia, é motivo de chacota. O certinho, o careta, o chato, o viadinho, a indesejada... Esses são os frequentes apelidados dado àqueles que tentam, em sua minoria, praticar aquilo que seus avós e pais (mais tradicionais) ensinaram. Eu sou assim por exemplo, sou educado demais. Isso, a 60 anos atrás, era o modelo exemplar e perfeito de homem. Hoje em dia, está caminhando para a anormalidade. Homem hoje em dia deve ser grosseiro, rude, e todas essas características que meu pai não me passou e eu não serei. Então, dentro da minha própria família, sou chamado de viadinho (o que não deixa de ser meia verdade Laughing), mas ainda assim, me incomoda. Isso não deveria ser motivo de chacota. A minha opção sexual em nada interfere o meu caráter.
Então, não sei, acho que tudo que for relacionado aos valores morais de hoje, se perderão Mag. A sociedade parece viver um ciclo rápido, onde alguma coisa é rapidamente substituída por outra e assim vai. Talvez por isso não consigo ter muito bem essa percepção.

Pra vocês terem ideia do quão ser educado / simpático te discrimina da sociedade. Um jovem de 18 anos nunca ter namorado é praticamente um absurdo em um mundo onde garotas de 13 anos já estão pensando se compram um enxoval azul ou rosa. E eu sou esse jovem de 18 anos e essa menina de 13 anos realmente existe e eu inclusive já fui amigo dela. Hoje ela tem 17 anos... E por Deus ainda não engravidou novamente. :/

________________
*essa vadia sumiu por motivos de flexibilização da quarentena e por possivelmente ter pego covid
mas felizmente eu sigo bem, desculpem o sumiço amores*
by: @elazul
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Sp3b0Xd
Desconstruindo preconceitos - Página 2 120px-Pokemon_FireRed_Logo_JPDesconstruindo preconceitos - Página 2 006Desconstruindo preconceitos - Página 2 018Desconstruindo preconceitos - Página 2 031Desconstruindo preconceitos - Página 2 135Desconstruindo preconceitos - Página 2 117
Kurosaki Lucas
Kurosaki Lucas
Admin
Admin

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 16/09/2010

Frase pessoal : KURO


Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por GodFire Sáb 25 maio 2013 - 13:25

Kurosaki Lucas escreveu:Homem hoje em dia deve ser grosseiro, rude, e todas essas características que meu pai não me passou e eu não serei. Então, dentro da minha própria família, sou chamado de viadinho (o que não deixa de ser meia verdade Laughing), mas ainda assim, me incomoda.
Meodeos, se me falassem isso eu tacava um tamanco na cara. Mas quem fala isso pra você são seus primos da sua idade ou menores né? Pq se for tios e tias mais velhos eu corto laços. Se for os próprios pais saio de casa.

________________
Convidado continue mantendo contato comigo pelas redes sociais ao lado!
GodFire
GodFire
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 30/11/2011

Frase pessoal : Nada melhor pra fazer do que não fazer nada


http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Water the HOisteper Sáb 25 maio 2013 - 13:42

Mais fácil tentar respeitar o próximo, do que apagar algo que sempre existiu em nossos pequenos pensamentos sórdidos e obscuros. Como saber se a pessoa é um predador ou como saber se aquela fêmea vai querer acasalar? É claro que dando a cara tapa você descobre, mas no mundo selvagem um simples erro pode custar o extermínio de sua espécie.

________________

heavy"!!
/フフ         ム`ヽ
/ ノ)   ∧∧     ) ヽ
/ |  (´・ω・`)ノ⌒(ゝ._,ノ
/ ノ⌒7⌒ヽーく  \ /
丶_ ノ 。   ノ、  。|/
   `ヽ `ー-‘_人`ーノ
    丶  ̄ _人’彡ノ
   /`ヽ _/ 十∨
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Tagjuviah2onatal
Spoiler:
Water the HOisteper
Water the HOisteper
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue3 / 103 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 01/08/2010

Frase pessoal : cuz all you people are vampires


Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Mag Sáb 25 maio 2013 - 18:07

É verdade, Kuro, pessoas "certinhas" hoje em dia já são bem "discriminadas" mesmo. Por causa da família em que fui criado - completamente cristã -, também cresci com essa moralidade enfincada na minha mente. Nos últimos meses, no entanto, quando eu paro pra pensar, não é difícil reparar que essa moral que nos influencia é em grande parte vinda do cristianismo. Mas o mais interessante é pensar que moral em si não existe. São apenas leis que nós atribuímos e impomos a nós mesmo, até para que haja um convívio em sociedade.

Estou louco para desvincular toda minha vida de "certinho" e casto, até porque a visão da promiscuidade ser algo ruim ou errado é puramente cristã também. Se pensar bem, você pode ser um cara que aproveite o máximo possível de uma vida sexual super ativa, até poligâmica, e ter um caráter exemplar. Aí você lançou apenas um olhar sobre os 'pegadores' atuais. Pode acontecer de muitos serem hostis, mas ser o cara que pega todas não quer dizer necessariamente que é um cara hostil.

E na minha opinião atual - mutável com sou - a moralidade cristã impregnada na nossa sociedade só tem a utilidade de criar preconceitos e consequentemente discriminação, porque ela não analisa a vida das pessoas. Ela chega e julga autoritariamente. É homo, tá errado. É puta, tá errado. É promíscuo, tá errado. E na realidade isso não quer dizer nada sobre o caráter de uma pessoa.

Lindo demais, Walter. Veja amanhã, no Globo Repórter.

________________
God has a voice,
She speaks through me
Mag
Mag
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 15/07/2009

Frase pessoal : Big Mac em Tebas


http://instintodeler.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Jp. Sáb 25 maio 2013 - 18:19

Mag escreveu:
E na minha opinião atual - mutável com sou - a moralidade cristã impregnada na nossa sociedade só tem a utilidade de criar preconceitos e consequentemente discriminação, porque ela não analisa a vida das pessoas. Ela chega e julga autoritariamente. É homo, tá errado. É puta, tá errado. É promíscuo, tá errado. E na realidade isso não quer dizer nada sobre o caráter de uma pessoa.
Melhor post do tópico /\
Jp.
Jp.
Membro
Membro

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 01/01/2012

Frase pessoal : :/


Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Yoshihime Sáb 25 maio 2013 - 18:44

a culpa não vem só do cristianismo, mas de algumas outras coisas, a nossa história de século XVIII pra cá é a história do homem branco cristão e burguês, dai surgem preconceitos de sexo, etnia, religião, classe, etc.

________________
Desconstruindo preconceitos - Página 2 HsZT0JD
assinatura por Slip
Yoshihime
Yoshihime
Membro
Membro

Feminino Idade : 29
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/09/2009

Frase pessoal : -


Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Black~ Sáb 25 maio 2013 - 18:44

Nossa Mag, a parte que o Jp citou foi a maior realidade dita aqui, e era o que eu ia falar. O preconceito religioso é absurdo, é impressionante. Os cristãos (sou adepto à essa religião, mas isso não vem a caso) julgam tudo como errado, se não ta na bíblia, tá errado, ou dizem que apenas a religião cristã é a que presta. Ou seja, ou você é cristão, ou ta condenado. É ateu? Jesus, tire esse cara de perto mim! É sério, isso é ridículo, em pleno século XXI, a igreja cristã quer ditar as regras ainda, e quem não segue é errado. Ao meu ver, errado é quem quer impor a doutrina.

________________
The Adventures of a Gym Leader - Capítulo 48
Dreams come true

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Hcmv7Xt
Bar daora do clã dos Yu-Gi-Oh -q
Black~
Black~
Fanfic Mod
Fanfic Mod

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 27/02/2011

Frase pessoal : The winter has come


http://pokemonblackrpgforum.forumeiros.com./

Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por andergiehl Sáb 25 maio 2013 - 20:53

Guillerjo escreveu:Mag, o preconceito não vai deixar de existir, penso eu.

Walter Benjamin mostra em suas teses sobre o conceito de história que toda história humana é uma coleção de catástrofes, sendo essas uma única coisa: a repetição. As coisas continuam as mesmas esse é problema.

Sempre haverá vencedores que vão oprimir os perdedores, dessa opressão surgem os preconceitos.

Isso demonstra que esse modelo de vitória e opressão é uma construção que deve ser de alguma forma quebrada, e aas formas de descobrir isso é revirar a história e descobrir a história dos vencidos. Revirar as ruínas dessa grande catástrofe.

Continuando nos preconceitos, eles são internos do humano, pela dificuldade de aceitarmos o diferente, queremos sempre moldar os outros para que sejam como nós, por isso relacionamentos, amizades, dão errado. Um bom exemplo disso está em O Guarani, quando Peri pede para que tornem ele branco, para que moldem ele como são para enfim aceitarem ele. Alencar é genial nessa colocação.

O preconceito linguístico está totalmente ligado ao preconceito de classe diretamente, aquele só acaba quando esse acabar. Mas como Walter Benjamin evidencia isso é difícil, a menos que se descubra, revirando as ruínas, formas de viver sem opressão, na história dos vencidos.

Caso o contrário, vamos continuar na catástrofe da repetição e no distanciamento das coisas essenciais.

Sugiro aqui a leitura de Sobre o conceito de história de Walter Benjamin.

Guillerjo escreveu:a culpa não vem só do cristianismo, mas de algumas outras coisas, a nossa história de século XVIII pra cá é a história do homem branco cristão e burguês, dai surgem preconceitos de sexo, etnia, religião, classe, etc.

________________
Desconstruindo preconceitos - Página 2 RlOyMQC

◠‿◠
andergiehl
andergiehl
Membro
Membro

Masculino Idade : 28
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 27/11/2010

Frase pessoal : Quem vem com tudo não cansa.


Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Mag Seg 3 Jun 2013 - 1:11

quoter Guillerjo detected

Eu também acho que me exalto às vezes quanto à religião. Acho que não podemos culpá-la por tudo de ruim com relação aos preconceitos e discriminações. Mas ela tem lá sua influencia majoritária no assunto.

Vamos lá, pessoal.

E se eu me casasse usando um longo vestido branco, um véu e carregando um buquê, e minha esposa trajando um terno negro engravatado? O que achariam? E se eu andasse pela rua com uma saia de piriguete e um tomara-que-caia, e não fosse transexual nem [palavra censurada]?

Pensem em coisas zoadas desse tipo.
Mag
Mag
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 15/07/2009

Frase pessoal : Big Mac em Tebas


http://instintodeler.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Yoshihime Seg 3 Jun 2013 - 8:14

Mag escreveu:quoter Guillerjo detected

Eu também acho que me exalto às vezes quanto à religião. Acho que não podemos culpá-la por tudo de ruim com relação aos preconceitos e discriminações. Mas ela tem lá sua influencia majoritária no assunto.

Vamos lá, pessoal.

E se eu me casasse usando um longo vestido branco, um véu e carregando um buquê, e minha esposa trajando um terno negro engravatado? O que achariam? E se eu andasse pela rua com uma saia de piriguete e um tomara-que-caia, e não fosse transexual nem [palavra censurada]?

Pensem em coisas zoadas desse tipo.

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-dia-em-que-fui-de-saia-ao-trabalho


________________
Desconstruindo preconceitos - Página 2 HsZT0JD
assinatura por Slip
Yoshihime
Yoshihime
Membro
Membro

Feminino Idade : 29
Alerta Alerta :
Desconstruindo preconceitos - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10Desconstruindo preconceitos - Página 2 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/09/2009

Frase pessoal : -


Ir para o topo Ir para baixo

Desconstruindo preconceitos - Página 2 Empty Re: Desconstruindo preconceitos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos