[UU] Heracross | [BL] Heracross-Mega
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[UU] Heracross | [BL] Heracross-Mega
#214 | Heracross
Bug | Fighting
Tier: UU
Abilities:
Guts: Ataque é aumentado em 50% quando o Pokémon é afetado por um Status fixo (Burn, Poison, Paralyze, Sleep, Badly Poison).Swarm: Ataques do Tipo Bug têm sua força aumentada em 50% quando o Pokémon tem 1/3 ou menos de vida.
Moxie (HA): Aumenta a estatística de Ataque em um estágio caso o Pokémon manejador dessa Ability tiver dado um KO em um Pokémon.
Base Stats
HP: 80
Attack: 125
Defense: 75
Special Attack: 40
Special Defense: 95
Speed: 85
HP: 80
Attack: 125
Defense: 75
Special Attack: 40
Special Defense: 95
Speed: 85
Overview:
Bom, para começar, analisar as Stats e as Abilities é uma boa, não? OK, Suas stats são ótimas, com um ataque muito bom, uma Speed considerável, além é claro de seu Bulk de 80/75/95 o torna um Pokémon bem versátil nesta Tier, mas, considerando as roles (as funções) na Tier UU, Heracross compete diretamente com Toxicroak em questões de ser um Setup Sweeper do Fighting-Type que pode usar Swords Dance em Bulky Waters (a Tier possui 13 Water-Types, e a maioria é Bulky), mas os dois se diferem um pouco. Toxicroak tem uma coverage natural para Fairy-Types (Gunk Shot) e Sucker Punch/Knock Off, moves essenciais, além de só poder ser tocado por Water-Types mais ofensivos, mas Heracross possui uma coverage natural para Psychic-Types (Megahorn) além é claro dos diversos coverage moves secundários, que podem ser Knock Off, Earthquake, Stone Edge e entre outros, mas o grande diferencial é que: Heracross tira proveito do Burn de Scald para atacar, já Toxicroak restaura vida, mas é muito frágil a Swampert, um dos Pokémon mais usados na Tier. Em questões das Abilities de Heracross, bom, Guts é obviamente a melhor, pois numa tier onde existem mais de 14 Water-Types circulando livres (Alomomola é muito usada, para quem não sabe), Guts é sempre muito bom para entrar em Scald, além de Will-O-Wisp de Sableye. Swarm é 100% INÚTIL, Moxie não é tão bom assim com Gyarados e Salamence.
Sets:
Shot me down (Swords Dance + Guts)
Heracross @ Leftovers
Ability: Guts
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly / Adamant Nature
- Swords Dance
- Megahorn
- Stone Edge / Earthquake / Knock Off
- Close Combat
Heracross @ Leftovers
Ability: Guts
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly / Adamant Nature
- Swords Dance
- Megahorn
- Stone Edge / Earthquake / Knock Off
- Close Combat
Principal set de Heracross atualmente, e eu explicarei o motivo. Heracross consegue derrotar a maioria das Physical Walls no Metagame atualmente, com Swords Dance + Guts, somente um Revenge Killer ou um bom predict pode parar Heracross, considerando que ele não pode ser parado com Burn, isso é um monstro, afinal, quando você está parado num Swampert/Suicune, seu oponente pensa prontamente que você está tentando fugir de um Burn e está sacando um Pokémon que seria um peso morto, pois por muito tempo o set mais comum de Heracross era o Choice Scarf, e Swords Dance faz com que você pegue o Momentum, deixando seu oponente desesperado, tentando trocar várias e várias vezes por nada, resumindo, Heracross consegue quebrar Stall com muita facilidade, darei o exemplo com o melhor Stall de ORAS UU de todos os tempos, este aqui, ele foi feito originalmente por Pokemonisfun, com quem já fiz umas batalhas na ladder, e ele é um tremendo de um filha da mãe que só haxeia, mas tudo bem, não é isso que vem ao caso. O Salamence na versão de dodmen tem 192 EVs em Speed, o que é insuficiente para dar outspeed em Heracross considerando é claro que Heracross consegue OHKOar Salamence com um +1 Stone Edge. Resumindo, Heracross além de ser um dos melhores Wallbreakers na Tier, ele ainda consegue ser um puta Stallbreaker. Tirando o exemplo do Stall, pegarei outro exemplo, um HO (Hyper Offense), chamado Fortune Favors the Brave, feito pelo grande teal6, e como podemos perceber, o único Pokémon que pode realmente perder para Heracross no 1v1 é Mamoswine e talvez Cobalion e Sharpedo, isto mostra que o Matchup de Heracross vs. Hyper Offense é meio ruim... Por fim, pegaremos um Balance e uma Bulky Offense, o Balance, feito por Christo the Gr8, se chama Aerolyn, e os únicos Pokémon que podem OHKOar Heracross com 100% são Aerodactyl-Mega e Florges, já na Bulky Offense de omfuga, chamada Porygon2 Offense, Heracross pode tirar proveito de todos os Pokémon, resumindo, os Matchups de Heracross contra Bulky Builds são sempre muitos bons, mas contra Builds muito ofensivos, os matchups são sempre muito ruins... Bom, voltando ao assunto principal, o set: Megahorn e Close Combat são STABs muito fortes, e combinadas a Swords Dance, estas STABs conseguem levar vários Pokémon. Já a coverage, você decide, eu prefiro Stone Edge para atingir Zapdos, Salamence e Gyarados, mas Knock Off pode ser usado para atingir Doublade e Gligar, e Earthquake para atingir Poison-Types como Nidoqueen, Tentacruel, o concorrente direto: Toxicroak e o incomum Nidoking. Jolly Nature é o preferencial, afinal, assim você pode dar outspeed tranquilamente em Pokémon como Stallbreaker Chandelure, Mamoswine, Specs Gardevoir e Gyarados, mas você pode usar uma Adamant Nature para ter mais chance de dar OHKO em certos Pokémon, como em Suicune +2 com Burn, o que você não consegue naturalmente com a Jolly Nature. Por fim, os EVs são distribuídos de forma que a Speed e o Ataque de Heracross se maximizem. Os melhores parceiros para este set são Poison-Types, como Tentacruel e Nidoqueen, Revenge Killers e Pursuit Trappers, como Alakazam, Hydreigon e Pursuit Trapper Aerodactyl/Beedrill, bons Crerics, como Umbreon e Diancie, além dos Water-Types, principalmente Gyarados, Suicune, Feraligatr e Crawdaunt, que geralmente têm problema contra outros Bulky Waters. Leftovers é o Item de Heracross justamente para amenizar os danos de Status.
Choice Band Nuke
Heracross @ Choice Band
Ability: Guts
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly / Adamant Nature
- Knock Off
- Megahorn
- Stone Edge
- Close Combat
Heracross @ Choice Band
Ability: Guts
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly / Adamant Nature
- Knock Off
- Megahorn
- Stone Edge
- Close Combat
Bom, como o próprio nome do set diz, ele é uma Nuke, e por ser uma Nuke, ele não tem basicamente nenhum switch seguro, mas, este set é pior comparado ao anterior, pois caso Heracross fique lockado em Megahorn (exemplo) e um Cobalion entrar, Heracross pode perder completamente o momentum, além de arriscar a partida inteira, mas, ele é um Stallbreaker muito bom também, tendo os mesmos matchups do Set anterior. Bom, este set não tem muita explicação, Megahorn e Close Combat chutando as bundas de tudo, sem Earthquake e Swords Dance, pois você tem Choice Band e nenhum Poison entra em Knock Off/Close Combat seguro, e Stone Edge é usado para acabar com Salamence / Zapdos / Gyarados. A Ability faz com que Heracross destrua Status Abusers do mesmo jeito, o Item faz com que Heracross fique ainda mais perigoso (mas lockado), e o EV Spread, os parceiros de equipe e a Nature são a mesma coisa do set acima.
Checks and Counters:
Fire-Types: Entei e Infernape podem matar Heracross com facilidade
Revenge Killers & Fast Attackers: Azelf, Alakazam, Hydreigon e Crobat podem acabar com Heracross
Fairy-Types: Florges e Whimsicott podem OHKOar Heracross com Moonblast sem tomarem um OHKO de volta
Flying-Types: Aerodactyl-Mega e Salamence podem dar OHKO em Heracross com Wing Attack/Aerial Ace e Fire Blast (respectivamente), sem tomar dano em troca pois são mais rápidos, mesmo assim, são facilmente derrubados por Stone Edge e Stealth Rock
Weezing: Weezing é o Counter supreme de Heracross, podendo usar Fire Blast + Clear Smog para deixar Heracross no chão, além de usá-lo como Setup Fodder para Toxic Spikes.
Outras Opções:
Um Choice Scarf Set com Moxie pode ser usado, mas ele é completamente inútil comparado a Choice Scarf Salamence e Choice Scarf Mienshao. Um Assault Vest Set também pode ser usado, mas ele geralmente perde sua posição para Machamp que não pode usufruir de um bom Setup Move. Um set com Rest + Sleep Talk com Guts e outro com Endure + Salac Berry com Reversal são opções que podem ser usadas, mas são bem arriscadas.
Teammates
Pursuit Trappers: Aerodactyl-Mega, Beedrill-Mega e Krookodile ajudam Heracross a derrotar Psychic- e Ghost-Types.
Hazard Support: Pokémon que tiram e colocam Hazards, como Nidoqueen e Tentacruel sempre são ótimo parceiros.
Bulky Waters: Essencial em todo time, não tem nenhuma novidade em colocar como um teammate.
Psychic-Types: Alakazam ajuda Heracross a deter outros Fighting-Types.
#214 | Heracross-Mega
Bug | Fighting
Tier: BL
Abilities:
Skill Link: Movimentos Multi-Hit sempre vão atingir o máximo de hits o possível.- Movimentos Multi-hit (Em Bold movimentos que Heracross aprende):
- Arm Thrust
Barrage
Bone Rush
Bullet Seed
Comet Punch
Double Slap
Fury Attack
Fury Swipes
Icicle Spear
Pin Missle
Rock Blast
Spike Cannon
Tail Slap
Water Shuriken
Base Stats
HP: 80 (+0)
Attack: 185 (+80)
Defense: 115 (+40)
Special Attack: 40 (+0)
Special Defense: 105 (+105)
Speed: 75 (-10)
HP: 80 (+0)
Attack: 185 (+80)
Defense: 115 (+40)
Special Attack: 40 (+0)
Special Defense: 105 (+105)
Speed: 75 (-10)
Overview:
Heracross-Mega é um Pokémon com uma estatística de ataque absurda, com um Bulk muito bom, mas com uma Speed muito baixa, o que o torna mais fácil de sofrer uma Revenge Kill do que sua forma normal. Sua nova Ability, Skill Link, faz com que Bullet Seed, Pin Missile e Rock Blast se tornem moves >aparentemente muito spammáveis e difíceis de segurar, na verdade, dois dos mais usados Pokémon conseguem segurar ele, Tank Garchomp e Landorus-Therian, e isso faz com que Heracross sofra, principalmente com sua velocidade que pode ser chamada de lixo. Sendo derrotado por Landorus-Therian, Lati@s (na maioria das vezes), LO Starmie, Alakazam e outros Pokémon rápidos que dão OHKO como Talonflame e até mesmo Aerodactyl-Mega, Heracross se tornou muito inviável, com dois sets que possam ser usados, pois é muito "nicho".
Sets:
Bulky 3 Attacks
Heracross-Mega @ Heracronite
Ability: Guts
EVs: 240 HP / 136 Atk / 132 Spe
Adamant Nature
- Pin Missile
- Close Combat
- Substitute / Swords Dance
- Bullet Seed / Rock Blast
- +2 96+ Atk Mega Heracross Close Combat vs. 248 HP / 16+ Def Mega Scizor: 346-408 (100.8 - 118.9%) -- guaranteed OHKO
Mas, caso seu team seja fraco a Rotom-Wash e a Sableye-Mega, use Substitute:
- 136+ Atk Mega Heracross Bullet Seed (5 hits) vs. 252 HP / 252+ Def Rotom-W: 260-310 (85.5 - 101.9%) -- approx. 93.8% chance to OHKO after Stealth Rock
- 136+ Atk Mega Heracross Pin Missile (5 hits) vs. 252 HP / 112 Def Mega Sableye: 210-255 (69 - 83.8%) -- guaranteed 2HKO after Stealth Rock
OK, o Coverage Move também é muito importante, neste slot, existem duas opções: Bullet Seed e Rock Blast. Geralmente, Bullet Seed é melhor pois consegue dar OHKO em Azumarill e tem 87.5% de chance de dar OHKO em Rotom-Wash, como pode se ver no cálculo anterior. Mas, Rock Blast consegue atingir Flying-Types de forma mais efetiva, não é mesmo Talonflame? Enfim, depende do seu team, novamente, mas penso que não há necessidade de cálculos. Bem, sobre essa "mistureba" de EV's... Os EVs em Speed são necessários para dar outspeed em Rotom Wash com 8 EVs em Speed e Landorus-Therian com 8 EVs também, 136 EVs em Attack lhe fazem dar mais dano do que um Jolly 252, além de lhe fazer dar 2HKO quase garantido em Clefable:
- 252 Atk Mega Heracross Rock Blast (5 hits) vs. 252 HP / 172 Def Clefable: 190-225 (48.2 - 57.1%) -- approx. 21.5% chance to 2HKO after Leftovers recovery
- 136+ Atk Mega Heracross Rock Blast (5 hits) vs. 252 HP / 172 Def Clefable: 195-235 (49.4 - 59.6%) -- approx. 87.5% chance to 2HKO after Leftovers recovery
Os EVs em Defense e em HP fazem o seu Bulk aumentar muito, além de fazer uma coisa incrível, segurar um Psyhock de Latios!
- 252 SpA Life Orb Latios Psyshock vs. 240 HP / 0 Def Mega Heracross: 304-359 (84.2 - 99.4%) -- guaranteed 2HKO
Isso é basicamente tudo sobre o set, mas sobre os parceiros... Bom, existem ótimos cores que podem ser usados envolvendo Heracross-Mega, como Hera + Weavile, Kyurem-B + Hera + Scarf Ttar e outros mais.
264 > 262 (Fast Attacker)
Heracross-Mega @ Heracronite
Ability: Guts
EVs: 40 HP / 252 Atk / 216 Spe
Jolly Nature
- Pin Missile
- Bullet Seed / Rock Blast
- Close Combat
- Swords Dance / Substitute
Este set é mais rápido do que o anterior, e ele só não utiliza 252 EVs em Speed pois eles não são necessários, pois sua Speed com 216 EVs é 264, e a Speed de Volcanion, Bisharp e Breloom com uma Nature que favoreça a Speed é de 262 com 252 EVs em Speed, logo os outros EVs são distribuídos com a intenção de maximizar sua estatística de Ataque e amenizar o dano de várias coisas, como o dano de Dragon Tail Garchomp para tirar seu Subs (caso Garchomp não tenha Fire Blast, o que é bem raro). Swords Dance é preferível nesse set, já que ele é bem mais rápido e consegue dar outspeed em coisas meio rapidinhas, como Defensive Landorus-Therian. Rock Blast, como sempre, é uma opção secundária. Os parceiros são exatamente os mesmos, o que muda mesmo é o EV Spread deste set além da Nature.Heracross-Mega @ Heracronite
Ability: Guts
EVs: 40 HP / 252 Atk / 216 Spe
Jolly Nature
- Pin Missile
- Bullet Seed / Rock Blast
- Close Combat
- Swords Dance / Substitute
Checks and Counters:
Psychic-Types: Latios, Alakazam (Mega ou não), e outros conseguem fazer de Heracross um peso morto, por isso é sempre recomendado usar Pursuit Trappers num team com Heracross-Mega. Penso eu que não é necessário citar Revenge Killers, já que a maioria dos Pokémon citados aqui são Revenge Killers, pois Walls para Heracross praticamente não existem.
Fire-Types: Fire-Types sempre outspeedam e matam Heracross-Mega, mas nenhum deles gosta de entrar em um Rock Blast.
Fairy-Types: Fairy-Types resistem às STABs, além de matarem Heracross com OHKO
Ghost-Types: Gengar com Will-o-Hex pode derrotar Heracross com muita facilidade, além de quase não sofrer dano com suas STABs e Bullet Seed, lembre-se, sempre use Pursuit Trappers. Doublade também resiste Heracross muito bem, além de poder usá-lo de Setup Fodder.
Flying-Types: Sua maior fraqueza só é cobrida com Rock Blast.
Outras Opções
Um Set utilizando Flame Orb + Guts pode ser utilizado, mas é muito fraco. Knock Off e Earthquake podem ser utilizados também, mas os dois perdem o lugar para Pin Missile e Rock Blast, respectivamente
Teammates
Pursuit Trappers: Como já citei um milhão de vezes, Pursuit Trappers são obrigatórios para acertar Ghost- e Psychic-Types, logo sempre use Bisharp, Weavile ou Tyranitar.
Hazard Support: Rocky Helmet Landorus-Therian e Tank Garchomp podem ser usados para absorver Brave Birds e providenciar hazards.
Bulky Waters: Suicune e outros Water-Types como Defensive Starmie conseguem lidar com Fire-Types com certa facilidade.
Depois edito com as palavras finais, acho que já tá bom, btw, se você clicar nas Tiers você será redirecionado diretamente a Tier na Smogon, e clique nos RMTs em Bold para vê-los.
QC:
freitasof- Membro
- Idade : 21
Alerta :
Data de inscrição : 03/12/2013
Frase pessoal : Impedido de entrar na ABP por um comentário. WOHOO
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