Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor

2 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor Empty [Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor

Mensagem por -Ice Dom 10 maio 2020 - 23:37

Bem, o título é meio auto explicativo, nos jogos de Alola há uma técnica que facilita e muito a sua shiny hunting na região, e tudo gira ao redor desse simpático pokémon de 10 metros chamado Exeggutor. Eu sou péssimo em introduções, então só vamos logo haha
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
1. As SOS Battles
Quando os jogos Pokémon Sun e Pokémon Moon foram lançados em 2016, apresentando pela primeira vez a região de Alola, uma nova mecânica foi introduzida: as SOS Battles, onde, em uma batalha selvagem normal, há uma chance de que o pokémon selvagem com o qual você está batalhando chame um companheiro para ajudá-lo na luta contra você. Tudo isso depende de fatores como a vida do selvagem, as alterações de stats na batalha, um item que você pode usar (que falaremos sobre mais pra frente) além de, é claro, as chances individuais que cada pokémon tem de chamar ajuda. Inicialmente, as batalhas SOS são exclusivas dos chefões dos jogos, os Pokémon Totem, mas depois de derrotar o primeiro Totem, a maioria dos selvagens já pode usar essa técnica (sim, não são todos os selvagens que podem chamar ajuda, o que pode limitar sua escolha, mas ainda assim a lista é bem extensa).

1.1 O que isso tem haver com shinies?

Bom, imagine a seguinte situação: você quer capturar um Caterpie, e pra isso usa um False Swipe e deixa o bicho com 01 de HP, mas no turno onde você ia lançar a pokébola, esse Caterpie chama um outro Caterpie, e você não pode capturar nenhum dos dois enquanto ambos estiverem em campo ao mesmo tempo, então você derruba o Caterpie que foi chamado, mas no mesmo turno aquele primeiro Caterpie chama um outro, e isso se repete diversas vezes. Imaginou? Então, isso que está acontecendo é uma corrente, ou uma SOS Chain, onde um pokémon continua chamando aliados. Isso pode ser benéfico ao seu jogo, já que há um contador de quantos aliados já foram chamados, e depois de uma certa quantidade, o jogo pode forçar certas características ao aliado que foi chamado, como IVs perfeitas, Hidden Ability e, o que importa para nós hoje: chances aumentadas de vir um shiny.

Desde a sexta geração, as chances de aparecer um pokémon shiny é de 1/4096 naturalmente, sem nenhum modificador externo como shiny charm. Agora, se você estiver fazendo uma corrente de SOS, depois de 70 pokémon aliados chamados, a chance de vir um shiny vai aumentar para 1/1024, ou seja, o jogo força três chances extras. Em Sun/Moon, a corrente vai reiniciar depois de 255 aliados chamados, o que significa que vai voltar para 1/4096 até que mais 70 aliados sejam chamados. Nas versões Ultra, isso não acontece.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]2. O problema do Struggle

Para começar uma cadeia, você vai precisar primeiramente encontrar o pokémon selvagem desejado que vai começar a cadeia. Lembre-se sempre de certificar se o pokémon pode chamar aliados, isso é de extrema importância, clicando aqui você vai achar uma lista de quais são os pokémon que não chamam ajuda nas batalhas. Se o pokémon desejado não estiver na lista, pode começar. Se o pokémon desejado estiver na lista, sugiro que dê uma olhada nas suas pré-evoluções. Lucario, por exemplo, não pode chamar um aliado, mas Riolu pode.

A primeira coisa que você vai fazer é usar uma Adrenaline Orb ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]) no selvagem. O item custa apenas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]300 e eu sugiro que você compre em grande quantidade. As chances de que o selvagem chame um aliado vai aumentar após o item ser consumido.

Depois disso, você vai diminuir a vida do pokémon selvagem o máximo que conseguir. A melhor maneira de fazer isso é usando o já citado False Swipe, que é obtido ainda na primeira ilha e nunca vai nocautear o pokémon alvo, sempre deixando-o com pelo menos 1 de HP. Somando o Adrenaline Orb ao HP baixo do pokémon, as chances de que o selvagem chame ajuda vai aumentar bastante. Se o seu pokémon tiver as abilitys Intimidate, Pressure ou Unnerve, a chance vai aumentar ainda mais, o que é sempre bom.

No final de cada turno, o pokémon pode ou não chamar ajuda (depende também da chance de cada pokémon, alguns são mais fáceis até sem Adrenaline Orb, alguns podem ser difíceis mesmo com 1 de HP e a Orb). Assim que o primeiro aliado aparecer, o contador vai subir para 1. Derrote-o. O pokémon vai continuar chamando ajuda e o contador vai subindo (sugiro que você vá anotando para saber onde está da cadeia), depois de 70 aliados, as chances de vir um shiny aumentarão. Se nenhum aliado for chamado, não ataque, use uma Adrenaline Orb novamente, ela não será consumida por já ter sido usada e o turno vai acabar mesmo assim. Uma observação importante: nem sempre o aliado vai ser da mesma espécie que o primeiro pokémon da cadeia, por exemplo: o Pichu pode chamar Pichus, Pikachus ou Happinys. A corrente não vai quebrar se isso acontecer, o contador vai aumentar mesmo que tenha aparecido um pokémon de espécie diferente, mas você deve lembrar sempre de derrotar o aliado. Ainda no exemplo do Pichu, se aparecer uma Happiny e você derrotar o Pichu, a corrente vai quebrar. Se aparecer outro Pichu, você pode derrotar qualquer um dos dois e a corrente não quebrará, mas é sempre recomendável que você mantenha o primeiro pokémon em campo, ou vai ter que reduzir o HP do outro também.

Como o pokémon só vai estar com 1 de HP, você deve tomar cuidado com golpes que tenham Recoil, que pode fazer o pokémon se matar e acabar com a corrente. Uma boa maneira de evitar isso é vendo se o pokémon aprende algum desses movimentos e tentar encontrá-lo em um nível em que ele ainda não tenha aprendido.

Agora, vamos ao principal problema ao fazer uma chain, que é o Struggle. Esse golpe aparece para todos os pokémon que não tem mais movimentos disponíveis, ou seja, se acabarem todos os PPs de todos os golpes. Struggle é um movimento com recoil, o que vai matar o pokémon que usar se ele estiver com o HP já reduzido, que é o caso. Como as correntes se estendem por diversos turnos (pelo menos 70 se a sorte estiver MUITO ao seu favor), eventualmente o pokémon selvagem vai acabar ficando sem PPs e você vai perdê-lo para o Struggle. Mas tem como contornar isso? Sim, e é aí que chegamos ao nosso querido pokémon.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]3. Como contornar o problema

Muitas pessoas vêem quantos PPs tem cada ataque que o selvagem está usando e vão contando os turnos. Quando o pokémon estiver próximo de acabar com os PPs, é só derrotá-lo e deixar que um aliado da mesma espécie continue a corrente. Funciona e é bem simples, mas qualquer deslize pode ser fatal e acabar com uma corrente comprida, então esse método não é recomendado, pois temos uma outra solução, e é aí que entra o Exeggutor.

Para fazer isso funcionar, você vai precisar de um Exeggutor (de Alola ou não) que tenha a Hidden Ability Harvest, que saiba os movimentos Skill Swap, Bestow e esteja segurando uma [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Leppa Berry. Então vamos por partes:

3.1 Harvest

Harvest é a Hidden Ability de Exeggcute e Exeggutor, que é imprescindível. A única maneira de conseguir esse pokémon com essa habilidade é ironicamente fazendo uma corrente SOS. Vá à Exeggutor Island em Poni Island, ache um Exeggcute selvagem e faça literalmente o que foi ensinado no item dois, como se você fosse caçar um shiny. Depois de 30 aliados chamados, você vai ter uma chance de 30% de que o próximo venha com uma Hidden Ability. Depois dos 30 aliados, comece a checar cada um deles até achar um com Harvest. A melhor maneira de fazer isso é usando um Kadabra com Role Play (movimento que faz com que seu pokémon copie a habilidade do oponente), que é facilmente acessível no jogo.

Uma outra maneira é capturar um Exeggcute em RBY ou GSC no Virtual Console e transferir ele para a sétima geração por meio do Bank, o pokémon vai ter Hidden Ability com 100% de chance. Se você tiver algum jogo de virtual console e assinatura no bank, é o método mais fácil, se não vai ter que ser pelo SOS mesmo. Pode dar um pouco de trabalho, mas essa deve ser a parte mais chatinha, então continuemos.

3.2 Skill Swap

Se você joga as versões Ultra, vai ser relativamente fácil agora. Na recepção da Battle Tree, há um Move Tutor que vai ensinar Skill Swap para seu Exeggcute com Harvest por 8BP, e é isso. Consiga alguns BPs batalhando no Battle Royale (mesmo perdendo você tem pelo menos 1BP garantido, diferente da Battle Tree) até ter BPs o suficiente. Se você já tiver um Exeggcute ou Exeggutor com Skill Swap mas sem Harvest, cruze ele com o que tenha. Skill Swap é um Egg Move e Hidden Ability passa por meio do breeding, então serve. Se ambos forem do mesmo sexo, cruze os dois com o Ditto até conseguir um macho com Skill Swap (Phantump/Trevenant também serve) e uma fêmea com Harvest, então você terá seu Exeggcute com Harvest e Skill Swap. (Lembrando que a Battle Tree só é acessível depois de derrotar a Elite 4.

Se você joga Sun ou Moon, infelizmente vai precisar das versões Ultra pra conseguir o Skill Swap. Tente achar alguém que jogue essas versões e possa quebrar esse galho por você ou alguém que já tenha o Exeggcute com Skill Swap pra te passar (eu tenho se interessar a alguém).

3.3 Bestow e Leppa Berry

Começando pelo Bestow, vai ser um pouco trabalhoso, mas não difícil: você vai precisar pegar seu Exeggcute com Harvest e Skill Swap e treiná-lo até o lvl50 sem evoluí-lo e ele aprenderá Bestow, depois disso é só evoluir.

Para subir de nível mais rapidamente, aumente a afeição dele com alguns pokébeans no Pokémon Refresh e dê um Lucky Egg para ele segurar. Se o pokémon for trocado, também ajuda a ganhar experiência mais rapidamente. Um bom lugar para treinar é perto da Battle Tree, onde têm alguns selvagens de níveis bem elevador. Deixe o Exp. Share ligado e vá derrotando selvagens com o seu pokémon mais forte.

Já a Leppa Berry você vai encontrar procurando nas pilhas de berrys que tem perto daquelas árvores onde você encontra Crabrawler. Nas árvores das rotas 02, 03, 17, Secluded Shore (SM) e Ula'Ula Beach (USUM) você tem uma chance de encontrar essa berry, boa sorte, pois é a última coisa que vai precisar. Após achá-la, dê para seu Exeggutor segurar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]4. Colocando em prática

Com o Exeggutor no primeiro slot da sua parte, procure o selvagem desejado. A batalha vai começar com seu Exeggutor, comece usando Skill Swap. Esse movimento faz com que os dois pokémon troquem de habilidade. O Exeggutor vai aprender a habilidade do selvagem e o selvagem aprenderá Harvest.

Em seguida, use Bestow, que é um golpe que faz com que o seu pokémon dê um item para o oponente segurar, então o Exeggutor vai dar a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Leppa Berry para o selvagem. Depois, você pode trocar para seu False Swiper e use o Adrenaline Orb. A partir desse momento, prossiga a corrente normalmente.

Quando o pokémon selvagem ficar sem PPs, ele vai consumir a Leppa Berry, que vai recuperar 10 de PP desse movimento. A ability Harvest vai fazer com que o selvagem ache outra Leppa Berry, que será consumida novamente quando o PP acabar novamente. Dessa maneira, o pokémon vai ficar infinitamente reciclando os PPs de seus ataques e você pode continuar a chain normalmente, sem se preocupar com os turnos ou em perder o pokémon para o Struggle.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]5. Considerações finais

-Harvest tem 50% de chances de reciclar a Leppa Berry, o que significa que exite uma chance ridícula de pequena de você ainda assim perder o pokémon para o Struggle, mas essa chance é tão ínfima que seria mais fácil achar 2 shinies seguidos do que isso acontecer, portanto esse ainda é o melhor método;
-Os PPs do seu pokémon também podem acabar. O que eu recomendo é que você dê uma Leppa Berry a um pokémon que saiba usar Recycle (Smeargle é uma boa opção) ou a um outro Exeggutor com Harvest (não pode ser o mesmo pois esse já vai ter passado a havilidade para o selvagem);
-Assim que você tiver uma Leppa Berry, plante-a no poképelago até ter pelo menos umas 30, e mesmo assim continue plantando, a não ser que você vá fazer só uma caçada;
-Quando a chain tiver atingido 70 pokémon, as chances de vir um shiny vai ser de 1/1024 pra qualquer espécie. Seguindo o exemplo que eu dei antes, um Pichu pode chamar um Happiny. Depois que o contador tiver passado os 70 aliados, a chance de vir uma Happiny Shiny é a mesma de vir um Pichu Shiny, então a corrente não se aplica apenas a pokémon da mesma espécie;
-Se você tiver um Shiny Charm, as chances vão aumentar de 1/1024 para 1/683;
-Você vai estar limitado aos pokémon que podem aparecer a um chamado de SOS, mas, como eu disse antes, a lista é extensa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bommm, por enquanto eu acredito que seja só isso, se necessário eu edito o tópico. Espero que ajude os Shiny Hunters que não conheciam a técnica ou que ao menos interesse alguém. Se gostou do tutorial, mesmo que não seja útil pra você, e quiser dar um feedback, ele será muito bem vindo, já que eu precisei de uma pesquisa imensa para reunir todas essas informações.

Um abraço a todos e fiquem em casa!
-Ice
-Ice
Fanfic Mod
Fanfic Mod

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
[Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/02/2010

Frase pessoal : </∆>


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor Empty Re: [Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor

Mensagem por Habib Qua 27 maio 2020 - 10:04

-Ice, tá de parabéns pelo tópico. Tudo muito bem explicado, uma ajuda e tanto. Eu tenho umas opções que você pode adicionar ao seu tópico, como:


3. - Uma opção a Skill Swap é Worry Seed, que muda a ability do Poké alvo para Insomnia. Acabou sendo uma boa estratégia com Decidueye, que é Grass/Ghost (imune a Fighting e Normal), tem acesso a Worry Seed e False Swipe, além de ter base stat de Atk alta (opcionalmente pode usar Swords Dance pra ter melhor efeito do False Swipe, que só tem 40 de base).


3.3. - Pra subir level basta ir em Poni Grove à noite (SM) ou Poni Plains a qualquer horário (USM) e fazer chain pelo SOS. Se for no USM ainda há 20% de chances de vir Blissey. Lucky Egg no leader e Exp. Share ativado já ajuda bastante a subir level.


Em todo caso, a ideia do Exeggutor é muito boa. Uma alternativa de Poké que use False Swiper seria Pangoro com a hidden ability Scrappy (que torna o False Swipe eficiente mesmo em Pokés Ghost).

________________
Friend Safari: Ground [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Jogando Pokémon X
National Dex: 719


Avatar por Micro
Habib
Habib
Membro
Membro

Masculino Idade : 42
Alerta Alerta :
[Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Facilitando suas caçadas shiny com um Exeggutor Right_bar_bleue

Data de inscrição : 20/02/2012

Frase pessoal : Hoje é um dia a menos... que venha o Grande Dia!


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos