(Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
+28
kagamia
pidiotto
João Liberalino
CokeColla
curinga13
thiago dan
Feniix
Pedrohcruz
yulgner
gugs10
Agnaz
Sky Warrior 96
10tructor
Daruko Suneko
Caracaca
alberto1997
Lukas S.
Black Pearl
gui_red
clovisonn
xandechu
!!xD!!
Nicosagaz
xmc
enzo pikachu
brendow x
Dewloren
DaniloT_DS
32 participantes
Pokémon Mythology :: Jogos :: Emuladores
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
(Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
Esta dica eu já dei em alguns tópicos, mas como sempre estava aparecendo alguém perguntando a mesma coisa (xD), fiz este tópico especial.
Se por exemplo você tem um jogo de GBA já começado no VisualBoyAdvance, ou um de NDS no DeSmuME, é possível continuá-lo no No$gba, segundo as dicas deste tutorial. O contrário também é possível (passar saves começados no No$gba para outros emuladores).
Primeiro de tudo, vamos explicar o básico:
Onde cada emulador grava/procura os saves, e com que nome?
No$gba (todas as versões): na pasta BATTERY, com a extenção "SAV" no final.
DeSmuME 0.9.5: na mesma pasta do emulador, com a extenção "DSV" no final.
DeSmuME 0.9.6 (betas): na pasta onde está a rom, com a extenção "DSV" no final.
iDeaS (todas as versões): na pasta onde está a rom, com a extenção "SAV" no final.
VisualBoyAdvance: na pasta onde está a rom, com a extenção "SAV" no final.
VBA Link: na pasta onde está a rom, com a extenção "SA1" no final (ou "SA2", "SA3", e "SA4", no caso de jogos gravados nas janelas 2, 3, e 4, respectivamente)
Obs: Os saves sempre tem o mesmo nome da rom, mudando apenas a extenção "gba" ou "nds" no final, pelas extenções acima.
Mãos à Obra: Configurando o No$gba
Olhe na pasta do No$gba e verá um arquivo chamado "NO$GBA.INF" (o ".INF" pode não aparecer em alguns PCs, mas é um arquivo de texto com uma engrenagem no ícone):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Neste arquivo, procure uma linha onde está escrito "SAV/SNA File Format == Compressed". Altere esta linha para:
SAV/SNA File Format == Raw
Salve e feche o arquivo. Cuidado para não alterar outras linhas.
O que isso muda?
Por padrão, o No$gba compacta os saves na hora que você manda gravar um jogo. Isso porém deixa o save incompatível com outros emuladores. Alterando a linha acima, os saves são gravados "puros", e outros emuladores são capazes de utilizá-lo sem problemas.
Mudei a opção, e agora?
Não importa se é um jogo de GBA ou de NDS, se você quer passar o o save dele do No$gba para outro emulador, mude a opção conforme mostrado acima. Depois, abra o seu jogo normalmente no No$gba e salve seu jogo uma vez. Isto é para que o save seja atualizado.
Depois disso, basta você pegar o save na pasta BATTERY e copiá-lo para onde o outro emulador guarda os saves, conforme explicado no início do tutorial. Exemplo: se for passar o save para o DeSmuME 0.9.5, você deve colocar o save na mesma pasta do emulador, e deve renomear a extenção "SAV" para "DSV".
Se você entendeu o processo, não é dificil descobrir como fazer o contrário: passar saves de outros emuladores para o No$gba. Você apenas vai precisar encontrar os saves usados pelo outro emulador, e copiá-los para a pasta BATTERY do No$gba, renomeando para "SAV". Não é preciso alterar o arquivo no$gba.inf para voltar como era antes.
E entre o DeSmuME e o iDeaS?
Esses emuladores já usam por padrão o formato RAW para gravar os saves, por isso, eles já são compatíveis entre si. Você precisa apenas copiar os saves de um lugar para o outro, e renomear conforme mostrado no início. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Dicas relacionadas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - Este tutorial mostra como usar um save de Ruby na versão Sapphire, ou FireRed na versão LeafGreen, ou Diamond na versão Pearl, ou HeartGold na versão SoulSilver, e vice-versa, sendo possível capturar pokémons dos dois jogos com o mesmo save!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - Dica de como transferir pokémons de jogos da 3ª geração para a 4ª geração.
Alguns detalhes referentes a onde os emuladores gravam os saves podem estar desatualizadas ou erradas neste tutorial. O DeSmuME por exemplo tem variado o lugar onde ele grava os saves, dependendo da versão dele. Se tiver informações mais atualizadas, por favor diga nos comentários para que eu corrija ou acrescente no tutorial.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se por exemplo você tem um jogo de GBA já começado no VisualBoyAdvance, ou um de NDS no DeSmuME, é possível continuá-lo no No$gba, segundo as dicas deste tutorial. O contrário também é possível (passar saves começados no No$gba para outros emuladores).
Primeiro de tudo, vamos explicar o básico:
Onde cada emulador grava/procura os saves, e com que nome?
No$gba (todas as versões): na pasta BATTERY, com a extenção "SAV" no final.
DeSmuME 0.9.5: na mesma pasta do emulador, com a extenção "DSV" no final.
DeSmuME 0.9.6 (betas): na pasta onde está a rom, com a extenção "DSV" no final.
iDeaS (todas as versões): na pasta onde está a rom, com a extenção "SAV" no final.
VisualBoyAdvance: na pasta onde está a rom, com a extenção "SAV" no final.
VBA Link: na pasta onde está a rom, com a extenção "SA1" no final (ou "SA2", "SA3", e "SA4", no caso de jogos gravados nas janelas 2, 3, e 4, respectivamente)
Obs: Os saves sempre tem o mesmo nome da rom, mudando apenas a extenção "gba" ou "nds" no final, pelas extenções acima.
Mãos à Obra: Configurando o No$gba
Olhe na pasta do No$gba e verá um arquivo chamado "NO$GBA.INF" (o ".INF" pode não aparecer em alguns PCs, mas é um arquivo de texto com uma engrenagem no ícone):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Neste arquivo, procure uma linha onde está escrito "SAV/SNA File Format == Compressed". Altere esta linha para:
SAV/SNA File Format == Raw
Salve e feche o arquivo. Cuidado para não alterar outras linhas.
O que isso muda?
Por padrão, o No$gba compacta os saves na hora que você manda gravar um jogo. Isso porém deixa o save incompatível com outros emuladores. Alterando a linha acima, os saves são gravados "puros", e outros emuladores são capazes de utilizá-lo sem problemas.
Mudei a opção, e agora?
Não importa se é um jogo de GBA ou de NDS, se você quer passar o o save dele do No$gba para outro emulador, mude a opção conforme mostrado acima. Depois, abra o seu jogo normalmente no No$gba e salve seu jogo uma vez. Isto é para que o save seja atualizado.
Depois disso, basta você pegar o save na pasta BATTERY e copiá-lo para onde o outro emulador guarda os saves, conforme explicado no início do tutorial. Exemplo: se for passar o save para o DeSmuME 0.9.5, você deve colocar o save na mesma pasta do emulador, e deve renomear a extenção "SAV" para "DSV".
Se você entendeu o processo, não é dificil descobrir como fazer o contrário: passar saves de outros emuladores para o No$gba. Você apenas vai precisar encontrar os saves usados pelo outro emulador, e copiá-los para a pasta BATTERY do No$gba, renomeando para "SAV". Não é preciso alterar o arquivo no$gba.inf para voltar como era antes.
E entre o DeSmuME e o iDeaS?
Esses emuladores já usam por padrão o formato RAW para gravar os saves, por isso, eles já são compatíveis entre si. Você precisa apenas copiar os saves de um lugar para o outro, e renomear conforme mostrado no início. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Dicas relacionadas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - Este tutorial mostra como usar um save de Ruby na versão Sapphire, ou FireRed na versão LeafGreen, ou Diamond na versão Pearl, ou HeartGold na versão SoulSilver, e vice-versa, sendo possível capturar pokémons dos dois jogos com o mesmo save!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - Dica de como transferir pokémons de jogos da 3ª geração para a 4ª geração.
ATENÇÃO
Alguns detalhes referentes a onde os emuladores gravam os saves podem estar desatualizadas ou erradas neste tutorial. O DeSmuME por exemplo tem variado o lugar onde ele grava os saves, dependendo da versão dele. Se tiver informações mais atualizadas, por favor diga nos comentários para que eu corrija ou acrescente no tutorial.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
________________
“Primeiramente, nós não criamos Pokémon para crianças. Criamos jogos de Pokémon para todo mundo. Todo mundo pode jogar Pokémon, então nós tentamos deixar o jogo bem acessível... No final, até crianças podem jogar Pokémon.” ~ Junichi Masuda
LordiveL gosta desta mensagem
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
DanT_DS ajuda mais uma vez o povão da PM!
Belo tutorial Dan! Não vi nenhum erro nele, quanto aos emuladores, a conversão e talz.
Muito bom!
Adios!
Belo tutorial Dan! Não vi nenhum erro nele, quanto aos emuladores, a conversão e talz.
Muito bom!
Adios!
Dewloren- Membro
- Idade : 26
Alerta :
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
vlw wu queria fazer isso procurei em todos os si tes e blogs e n achei [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
brendow x- Membro
- Idade : 23
Alerta :
Data de inscrição : 01/03/2010
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
voce pode me ajudar a configurar meu nos$gba para fucionat save state porque toda ves eu coloco load save state carrega a o aparece rom is crashed
enzo pikachu- Membro
- Idade : 23
Alerta :
Data de inscrição : 16/03/2010
Frase pessoal : it burns frase do ganon no legend of zelda cd-i
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
Excelente tutorial Danilo!!!
Save State não funciona no No$Gba.
enzo pikachu escreveu:voce pode me ajudar a configurar meu nos$gba para fucionat save state porque toda ves eu coloco load save state carrega a o aparece rom is crashed
Save State não funciona no No$Gba.
________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Atualizei o meu tópico sobre roms de 3DS. Clique no link abaixo para ver ou rever.
:thoughtful:
[ATUALIZADO]Dá para rodar roms de 3DS em emulador/flashcard?
[Explicação]Como rodar roms de GBA nos DS?
[ATUALIZADO]Dá para rodar roms de 3DS em emulador/flashcard?
[Explicação]Como rodar roms de GBA nos DS?
xmc- Membro
- Idade : 26
Alerta :
Data de inscrição : 15/06/2009
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
e no desmume nao carrega o load state carrega e o nao inicia de onde parei
enzo pikachu- Membro
- Idade : 23
Alerta :
Data de inscrição : 16/03/2010
Frase pessoal : it burns frase do ganon no legend of zelda cd-i
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
tipo
tem como fazer isso no save state do VBA?
tipo,eu tenho um arkivo .sna que e o save state do pokemon blue
e o vba n le
so sgm
alguem sabe?
tem como fazer isso no save state do VBA?
tipo,eu tenho um arkivo .sna que e o save state do pokemon blue
e o vba n le
so sgm
alguem sabe?
Nicosagaz- Membro
- Idade : 28
Alerta :
Data de inscrição : 02/05/2010
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
alguem sabe como rodar leaf green no vba?
!!xD!!- Membro
- Idade : 25
Alerta :
Data de inscrição : 04/07/2010
nosgba
como converter saves do desmemu pro nosgba
xandechu- Membro
- Idade : 26
Alerta :
Data de inscrição : 02/05/2010
Frase pessoal : "Hahaha! Você chama isso de ataque?"
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
Siga este tutorial (método 1, passos 1 e 2):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Depois de fazer esses passos, copie o save do DeSmuME e cole na pasta Battery do No$gba. Se precisar, renomeie o save de ".dsv" para ".sav", e tenha certeza que a rom e o save continuam com o mesmo nome. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Depois de fazer esses passos, copie o save do DeSmuME e cole na pasta Battery do No$gba. Se precisar, renomeie o save de ".dsv" para ".sav", e tenha certeza que a rom e o save continuam com o mesmo nome. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
________________
“Primeiramente, nós não criamos Pokémon para crianças. Criamos jogos de Pokémon para todo mundo. Todo mundo pode jogar Pokémon, então nós tentamos deixar o jogo bem acessível... No final, até crianças podem jogar Pokémon.” ~ Junichi Masuda
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
Eu fiz todo o processo para a conversão dos meus jogos do NO$GBA pra o Desmune.
Bom, depois de converter o .SAV para .DSV, só alguns games funcionaram (Mario Kart, por exemplo). Outros, como Lego Batman, simplesmente encontraram um erro no arquivo e não rodaram!
COMAND7: Unhandled Backup Memory command: 01 FROM 03803A80
COMAND7: Unhandled Backup Memory command: F0 FROM 03803A80
O que eu faço?
Bom, depois de converter o .SAV para .DSV, só alguns games funcionaram (Mario Kart, por exemplo). Outros, como Lego Batman, simplesmente encontraram um erro no arquivo e não rodaram!
COMAND7: Unhandled Backup Memory command: 01 FROM 03803A80
COMAND7: Unhandled Backup Memory command: F0 FROM 03803A80
O que eu faço?
clovisonn- Membro
- Idade : 36
Alerta :
Data de inscrição : 10/09/2010
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
Descreva melhor os passos que você fez, e qual versão do DeSmuME está usando. Pode ser que você tenha pulado ou errado algum passo...clovisonn escreveu:Eu fiz todo o processo para a conversão dos meus jogos do NO$GBA pra o Desmune.
Bom, depois de converter o .SAV para .DSV, só alguns games funcionaram (Mario Kart, por exemplo). Outros, como Lego Batman, simplesmente encontraram um erro no arquivo e não rodaram!
COMAND7: Unhandled Backup Memory command: 01 FROM 03803A80
COMAND7: Unhandled Backup Memory command: F0 FROM 03803A80
O que eu faço?
________________
“Primeiramente, nós não criamos Pokémon para crianças. Criamos jogos de Pokémon para todo mundo. Todo mundo pode jogar Pokémon, então nós tentamos deixar o jogo bem acessível... No final, até crianças podem jogar Pokémon.” ~ Junichi Masuda
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
DaniloT_DS escreveu:Descreva melhor os passos que você fez, e qual versão do DeSmuME está usando. Pode ser que você tenha pulado ou errado algum passo...clovisonn escreveu:Eu fiz todo o processo para a conversão dos meus jogos do NO$GBA pra o Desmune.
Bom, depois de converter o .SAV para .DSV, só alguns games funcionaram (Mario Kart, por exemplo). Outros, como Lego Batman, simplesmente encontraram um erro no arquivo e não rodaram!
COMAND7: Unhandled Backup Memory command: 01 FROM 03803A80
COMAND7: Unhandled Backup Memory command: F0 FROM 03803A80
O que eu faço?
Eu segui passo a passo o tutorial aqui do site. Modifiquei o modo de salvamento no NO$GBA para "Raw", e fui jogando os jogos que eu tenho, e salvando normalmente. Todos os saves dos games que joguei ficaram com tamanho de 512 Kb, os demais não.
Então eu baixei a versão a versão 0.9.6 svn3768 do DeSmuME, vi a pasta "Battery" e copiei todos os meus saves da pasta "Battery" do NO$GBA para a pasta "Battery" do DeSmuME. Depois, fui trocando os .SAV por .DSV, como eu disse antes. Em alguns games funcionou, em outros não...
Ou seja, eu fiz tudo certo, até onde sei. O que faltou então?
clovisonn- Membro
- Idade : 36
Alerta :
Data de inscrição : 10/09/2010
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
Tente então carregar a rom no DeSmuME, e em seguida ir no menu File / Import Backup Memory. Em seguida escolha o arquivo do save que você queira carregar.
Se isso não der, outra coisa que pode tentar é salvar o jogo no No$gba usando a opção Compressed mesmo, e copiar o save para a pasta raíz do DeSmuME (ou na pasta Battery), e tentar carregar a rom. O DeSmuME vai tentar abrir o save nativo do No$gba dessa forma.
Se isso não resolver, pode ser que o emulador não esteja reconhecendo o tipo correto do save, e será preciso usar uma versão mais antiga (a atual não mostra mais as opções de tipo de save, pois ele usa "Auto" por padrão)...
Se isso não der, outra coisa que pode tentar é salvar o jogo no No$gba usando a opção Compressed mesmo, e copiar o save para a pasta raíz do DeSmuME (ou na pasta Battery), e tentar carregar a rom. O DeSmuME vai tentar abrir o save nativo do No$gba dessa forma.
Se isso não resolver, pode ser que o emulador não esteja reconhecendo o tipo correto do save, e será preciso usar uma versão mais antiga (a atual não mostra mais as opções de tipo de save, pois ele usa "Auto" por padrão)...
________________
“Primeiramente, nós não criamos Pokémon para crianças. Criamos jogos de Pokémon para todo mundo. Todo mundo pode jogar Pokémon, então nós tentamos deixar o jogo bem acessível... No final, até crianças podem jogar Pokémon.” ~ Junichi Masuda
Re: (Tutorial) Usando saves do No$gba em outros emuladores, e vice-versa
cara eu segui os passos um por um salvei o jogo e fui tentar abrir ele no ideas e apareceu umas letras em japones e naum funciono o jogo no ideas vc poderia me ajudar por favor
gui_red- Membro
- Idade : 33
Alerta :
Data de inscrição : 29/07/2010
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» [Guia] Como Transferir Saves de Flashcard para Fitas Originais e Vice-Versa!!
» Tem como passar Pokémons do Soul Silver para Pearl e vice-versa?
» [Dúvida] Usando saves de pokemon em outro emulador.
» Usando arquivos.SAV de emuladores em flashcards
» [Discussão] O No$gba em comparação aos outros emuladores
» Tem como passar Pokémons do Soul Silver para Pearl e vice-versa?
» [Dúvida] Usando saves de pokemon em outro emulador.
» Usando arquivos.SAV de emuladores em flashcards
» [Discussão] O No$gba em comparação aos outros emuladores
Pokémon Mythology :: Jogos :: Emuladores
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|