Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

+4
pietrosaggioro
Isr
-Ice
Sketdan
8 participantes

Ir para baixo

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Empty [Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

Mensagem por Sketdan Qui 5 Abr 2012 - 18:44

O 3DS já está entre nós... rumores começam a surgir sobre quando finalmente serão divulgadas notícias sobre o sucessor do Wii. Com uma nova e revolucionária geração de console portátil sobre nós e as expectativas por mais novidades, nossa atenção está voltada para o futuro. Mas pode ser que todas estas novas tecnologias também nos façam pensar no passado... em pequenas (ou não tão pequenas) coisas que foram sofrendo alterações ou até mesmo sendo deixadas com o passar do tempo e a evolução dos videogames. Com isto em mente, fiz uma viagem pelas minhas lembranças desde um pequeno gamer e consultando as lembranças e experiências do meu irmão mais velho adaptamos o texto original visto na Nintendo Blast, reunindo as dez memórias mais nostálgicas.

Antes de começar a ler, entenda que não ordenei a lista pelas “melhores” nem as “piores” lembranças, mas sim pelas mais nostálgicas.

10. Multiplayer? Chama a galera!

A primeira “lembrança” da lista na verdade não é assim tão nostálgica. Na verdade é algo que ainda continua nos dias de hoje, mas que certamente passou por uma séria mudança: o fator multiplayer. Ahhh, lembram-se do tempo em que “multiplayer” significava apenas dois jogadores? Assim era no tempo do NES e SNES quando muitas vezes o segundo jogador era até mesmo obrigado a esperar que o primeiro perdesse uma vida para poder ter uma chance de jogar (como era em Super Mario World., por exemplo). Quando o Nintendo 64 permitiu aumentar a turma para até quatro jogadores, aí a coisa realmente ficou divertida. Jogadores daquela época sem dúvidas tem memórias muito boas de quando isto era uma novidade, com jogos como Mario Kart 64, Super Smash Bros., Goldeneye, Mario Party e vários outros (foi quando surgiu também o infame trocadilho “jogar de quatro”... fazer o quê, assim é a mente humana).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Então veio a conexão com a internet e esculhambou com tudo. Não me entendam mal, eu acho que o fato de games poderem se conectar à internet é fantástico, não só porque podemos nos conectar com outras pessoas, mas também por podermos fazer downloads de jogos e outros conteúdos. Mas todos sabemos que não é o mesmo dar risada da cara de alguém quando ganhamos a partida do que quando o fazemos a distância... mesmo usando headsets e coisas do tipo. Simplesmente não é a mesma coisa. E tem mais. Quando jogamos com os amigos, sempre tem aquele jogo que você sabe que você é o melhor e dificilmente alguém ganhará de você e você dá até uma risada esnobe quando alguém sugere colocar tal jogo. Mas no mundo online a coisa não é bem assim... você pode até achar que é muito bom em um determinado jogo, mas você em seguida descobre algum indivíduo de terras estranhas e desconhecidas que te rebaixa ao nível de um garotinho de três anos que nunca encostou em um joystick na vida. A mesma coisa com os high-scores: estando limitado a apenas você e seu círculo de amigos, você consegue lutar por aquele primeiro lugar, gerando até umas disputas bem acirradas e divertidas. Mas não se atreva a entrar no ranking online! Depois de passar horas e horas suando a camisa para chegar a uma pontuação que você considera perfeita, você a compartilha com o resto do mundo... apenas para descobrir que há só 243458 pessoas que já fizeram mais pontos que você. E então você joga o controle pela janela, furioso por ter desperdiçado tanto tempo e nunca mais põe aquele jogo. A não ser quando vem aquele seu amigo de quem você tem certeza que irá ganhar.

Enfim... o mundo online tornou-se, sim, algo essencial para os games. Mas não dá para negar que de vez em quando bate uma saudade de uma competição mais simples e cara-a-cara. Ainda bem que a Nintendo sempre valorizou muito a socialização entre pessoas e nunca deixou de disponibilizar excelentes oportunidades para isto, muitas vezes colocando o fator online em um segundo plano.

9. Cuidado com o fio!

Isto também é algo que só começou a ser deixado para trás há pouco tempo. Mas, ao contrário do anterior, é uma coisa que dificilmente nos fará sentir saudades: controles com fio. Nos consoles da geração atual os controles são todos wireless, permitindo que você se posicione até bem longe do console e sem que transeuntes tenham que se preocupar com tropeçar em algum fio. Ah, mas todos nos lembramos de quando não era assim. Quantas vezes já tivemos que abaixar o controle para alguém poder passar por cima do fio, ou então dar pause no jogo para que a mãe pudesse varrer o chão entre nós e a TV? E é claro que muitas vezes, apesar de todos os gritos e abaixamentos de controles, acontecia de um infeliz ter a capacidade de tropeçar no fio. Com sorte, apenas o controle era jogado violentamente ao chão... mas muitos se lembrarão de trágicas ocasiões em que o derrubado era o precioso console, causando momentos de intensa angústia.

Felizmente agora já não precisamos nos preocupar com isso. Mesmo assim, ainda existem engraçadinhos que, mesmo usando controles sem fio, teimam em gritar “cuidado com o fio!” quando alguém está passando, com a intenção de fazer graça. Ha-há, isso foi engraçado nas duas primeiras vezes. Agora chega.

E havia também a clássica cena de quando os fios dos controles se enroscavam uns nos outros, impossibilitando saber qual era o do primeiro jogador. Agora só falta inventarem uma forma para que todas as conexões do console (com a TV, fonte de energia, etc.) sejam também sem fio, assim podemos nos livrar daquele emaranhado monstruoso e empoeirado atrás da TV.

8. Cima, Baixo, Start, Esquerda, A, B, Direita...

Já notaram que o uso de códigos para ativar “trapaças” tem se tornado algo cada vez menos comum? Opções como invencibilidade, itens infinitos, poder aumentado... elas ainda existem, mas hoje em dia é mais comum vê-los como conteúdos que são desbloqueados conforme se avança no jogo e não mais por aquela combinação absurda de botões na tela do título. Mas será que faz tanta diferença? Na prática, talvez não... mas vocês não acham que o “estilo antigo” é mais divertido, porque dá uma maior sensação de realmente estar descobrindo um segredo bem secreto? Ainda mais quando o código é uma seqüência realmente complicada, porque quando você finalmente consegue executá-la, vem aquela sensação de orgulho e usar aquela trapaça dá uma satisfação bem maior.

Mais uma vez, não é algo que foi completamente extinto... mas que certamente sofreu com o passar do tempo. Ah sim, e não posso deixar de fazer uma menção honrosa ao famoso código da Konami... todo mundo junto agora: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A, Start!

7. Assopra que funciona!

Esta é dos tempos do cartucho. Depois de que o console passava de certa idade, era comum ele começar a ter certa dificuldade em ler os jogos. Você colocava o cartucho lá, ligava o console e... nada, só tela preta. Soluções para isto variavam entre o uso de força bruta, enfiando e socando o cartucho até funcionar, colocar um papelzinho amassado pra segurar o cartucho e o clássico “assopra que funciona”. Este último era o mais obviamente inútil, mas era a que utilizávamos com mais freqüência... e nunca deixamos de duvidar dos poderes mágicos de tal técnica. Consistia em, simplesmente, assoprar a parte de baixo do cartucho, onde o chip fica exposto. Para melhores resultados, era sempre bom dar uma limpadinha com a camiseta também. Atualmente, mesmo com o uso de discos, há pessoas (não eu, pessoas que eu conheço, claro) que, quando o console dá algum erro de leitura do jogo, ainda são impulsionados pelo velho hábito, tiram o disco e dão uma assopradinha pra dar sorte.

Mas uma coisa que esta lembrança nos faz recordar também é uma época em que os consoles eram menos “frescos”. Podíamos enfiar os cartuchos violentamente, tirá-los sem usar o botão eject, e até derrubar o console (talvez graças a um daqueles desastrados que citei acima) que dificilmente o aparelho estragava. Hoje, entretanto, os consoles parecem ser muito mais sensíveis, principalmente com leitores de discos que são doidos para sujarem e estragarem.

6. Rá! Meu videogame tem mais bits que o seu!

Antigamente, havia um fator que pesava mais do que qualquer outra coisa: o número de bits. Você podia falar dos jogos exclusivos que fossem, mas se o seu amigo dizia que o videogame dele tinha mais bits que o seu... era difícil contra-argumentar. O número de bits era tão importante, aliás, que alguns videogames eram nomeados de acordo com isso, como o Nintendo 64 (64 bits) e o Sega 32X (acessório para o Mega Drive que elevava o poder do console para 32 bits). Pouco tempo depois, isto provou não significar tanta coisa assim, já que o Sega 32X foi um fracasso e o N64 acabou perdendo para o PlayStation, mesmo tendo o dobro de bits.

5. Game Over. De verdade.

As palavras “Game Over” ainda são vistas com bastante freqüência hoje em dia quando o personagem de um jogo perde todas as suas vidas ou coisa do tipo, mas elas tem um peso muito menor do que antigamente. Quando essa expressão surgiu, elas queriam literalmente dizer que o jogo estava acabado. Nada de saves, checkpoints e nem sequer passwords. Pois é, era uma realidade dura, meus amigos! Acabaram as vidas e os continues? Então fim de jogo, começa tudo de novo. Hoje, a tela do “Game Over” não quer dizer muita coisa. No máximo significa que você perdeu algum pequeno progresso feito desde a última vez que salvou. Mas antes, a vontade era de enfiar a mão na TV toda vez que a mensagem aparecia. Por outro lado, poucos momentos triunfantes se comparam a conseguir terminar um jogo destes. Não estou dizendo que sou a favor do retorno de jogos nos quais não era possível salvar e era necessário terminar o jogo em uma jogada só... até porque os jogos atuais são muito extensos e isso seria totalmente inviável. Mas vale para lembrar que um bom desafio é sempre bem vindo. Está aí o Donkey Kong Country Returns para provar isso.

4. Isto é uma letra “o” ou é um zero?

Realmente, jogos onde não era possível salvar dificultavam a nossa vida... mas, mesmo sem poder salvar, havia uma outra alternativa, presente em vários jogos: os passwords! Sim, senhoras e senhores, a maravilhosa invenção de poder retomar um jogo simplesmente entrando com uma determinada seqüência de caracteres ou símbolos. Ah, mas se a vida fosse tão simples, não é mesmo? Pois é, a coisa geralmente era bem mais complicada do que deveria ser. Raros eram os jogos em que a seqüência continha poucos caracteres. Pelo contrário, muitos passwords eram compostos por um número absurdo de símbolos e letras, como, por exemplo, o jogo Rambo, para NES, que usava senhas de 32 caracteres.

E acontecia então que, depois de um grande esforço para passar de uma parte particularmente difícil, o precioso password aparecia na tela, tal qual oásis em um deserto. Percebíamos então que não tínhamos papel e caneta à mão e corríamos em disparada em busca dos tão importantes materiais. Não que houvesse pouco tempo para anotar a senha, mas o desespero de perder algo tão valioso gritava mais alto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

3. Será que este jogo é bom?

Hoje, antes de comprar um jogo, o que você normalmente faz? Lê análises dele na internet, vê fotos e vídeos, podendo chegar a uma boa conclusão de se vale à pena ou não investir a grana naquele jogo. Mas e quando não existia a internet (ou quando não era tão fácil ter acesso à ela)? A coisa era bem mais arriscada. Sim, havia revistas de games que tinham mais ou menos o mesmo propósito, mas é claro que o espaço limitado de uma revista mensal não era o suficiente para cobrir todos os jogos que eram lançados e era comum nos depararmos com um jogo cuja caixa nos deixava na dúvida: será que era bom? A capa era muitas vezes bastante enganadora, o texto não servia de muita coisa para quem não sabia inglês... restando apenas uns quatro pequenos screenshots na parte de trás da caixa para dizer tudo sobre aquele jogo.

2. Cadê o meu save?!?

Já falei sobre jogos nos quais não dava para salvar o progresso e jogos que usavam passwords. Agora resta falar sobre o outro tipo de “salvamento” antes da maravilhosa invenção dos cartões de memória: cartuchos com bateria interna. Sim, aqueles cartuchos mágicos que tinham memória interna e permitiam salvar o jogo... muitas vezes com espaço para três ou quatro jogos. E olha que isto é uma tecnologia que já existe a bastante tempo, pois o primeiro jogo da série The Legend of Zelda, lançado nos Estados Unidos em 1987, para o NES, já utilizava a tal bateria interna. Nada de se preocupar em anotar senhas monstruosas nem ficar com medo de morrer e perder todo o progresso... que maravilha!

Uma verdadeira revolução no mundo dos games, não é mesmo? Mas, como nem tudo é perfeito, um novo problema veio acompanhado. Tudo bem, se o jogo era seu, não havia muito com o que se preocupar. No máximo você tinha que ter cuidado para um irmão ou amigo descuidado apagar “acidentalmente” o seu save. O verdadeiro pesadelo estava nos jogos alugados. Muitos de nós já nos encontramos na situação de alugar o mesmo jogo repetidas vezes para poder terminá-lo. E, se por acaso este jogo usava memória interna do cartucho, isso significava ficar com o coração na mão toda vez que íamos para alugar o jogo novamente. Será que o save ainda estaria lá??? Afinal, quantas pessoas poderiam ter alugado o jogo desde a última vez que ele esteve com você? E estas pessoas poderiam muito bem ter apagado todo o seu precioso progresso.

1. O poder da revista de games em suas mãos

Assim como os livros e os próprios jornais vem sendo cada vez mais substituídos pelas suas versões digitais, assim também as revistas impressas de games tem perdido espaço para os sites e revistas online. Não é algo ruim necessariamente, até porque como já disse antes, o conteúdo encontrado na internet pode ser atualizado com muito mais rapidez. Mas tenho certeza de que quem tinha o costume de comprar revistas sente uma grande nostalgia disso. Afinal, até um tempo atrás, elas eram a melhor fonte de informação do mundo dos games a que tínhamos acesso! Não só para saber sobre jogos novos, como já disse, mas também para descobrir truques e códigos de certos jogos, ou então nos ajudar a passar daquela parte de um jogo onde tínhamos ficado travados, sem saber o que fazer. Hoje em dia, basta abrir um GameFAQs da vida e encontrar a resposta em menos de cinco minutos. Mas antes dependíamos das revistas...não é a toa que a revista oficial da Nintendo se chama Nintendo Power. Quando ela surgiu, ter uma revista dessas era ter o poder, bem literalmente falando. Muitos se lembrarão, por exemplo, dos guias completos da série Gamers Book. Guias desse tipo são algo difícil de ser ver nos dias de hoje... o que é justificável, já que, pela internet, temos acesso a muito mais conteúdo, muito mais rapidamente.

Pode ser que muitos dos que estão lendo isto estejam agora pensando em um guia de estratégias em particular, que o ajudou a passar de algum jogo que ficou marcado na memória, ou então alguma edição onde saiu alguma notícia especial... enfim, alguma revista que provavelmente ficou com as folhas amassadas e desbotadas de tanto folhear, mas que ficou guardada com carinho. E é por isso que as revistas de games levam o primeiro lugar neste Top 10.

E assim chegamos ao fim deste Top 10.
E você? Que lembranças você tem das antigas gerações de consoles? See Ya.





Última edição por Sir. Aggron em Ter 10 Abr 2012 - 20:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : editado.)

________________

~Perfil~
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sketdan
Sketdan
Membro
Membro

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Right_bar_bleue

Data de inscrição : 11/05/2011

Frase pessoal : Toda alpaca é meio lhama.


Ir para o topo Ir para baixo

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Empty Re: [Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

Mensagem por -Ice Qui 5 Abr 2012 - 19:06

Olha o que devia estar em pelo menos terceiro lugar:

É só trocar!

O que sempre aconteceu com os cartuchos de locadora de Mega Drive e SNES, alugar um jogo muito dahora e querer ficar com ele, mas não poder, o que fazer?
Simples, os mais espertos pegavam o de um jogo chato largado na cômoda cartucho e simplesmente trocavam o chip, o que aconteceria de mal afinal?
Isso é só até alugar um jogo muito legal como Sonic & Knuckles e quando colocar no seu console... o que aparecia era um jogo totalmente chato de um espertinho que fez o truque da troca de chips.
-Ice
-Ice
Fanfic Mod
Fanfic Mod

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/02/2010

Frase pessoal : </∆>


Ir para o topo Ir para baixo

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Empty Re: [Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

Mensagem por Isr Qui 5 Abr 2012 - 21:38

"Assopra que funciona!" > Tudo. xD

________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Isr
Isr
Membro
Membro

Masculino Idade : 33
Alerta Alerta :
[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Right_bar_bleue

Data de inscrição : 20/06/2011

Frase pessoal : farewell...


Ir para o topo Ir para baixo

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Empty Re: [Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

Mensagem por pietrosaggioro Sex 6 Abr 2012 - 15:25

Muito bom o tópico, apesar da grande evolução dos videogames e tudo mas, antigamente era tudo mais legal, não sei parace que agora eu enjoo mais facilmente dos títulos que jogo, claro com algumas exceções, mas o lance dos passwords, gameover de verdade, hoje em dia não tem mais isso.

________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
pietrosaggioro
pietrosaggioro
Membro
Membro

Masculino Idade : 28
Alerta Alerta :
[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Right_bar_bleue

Data de inscrição : 15/10/2009


Ir para o topo Ir para baixo

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Empty Re: [Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

Mensagem por Pink Dark Boy Sex 6 Abr 2012 - 17:28

Assopra que funciona, meu DS ainda pede isso, mas as revistas de games não perderam sua força! Senão fosse, não teria terminado o Super Mario 3D Land.

________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pink Dark Boy
Pink Dark Boy
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/08/2011

Frase pessoal : eu sou gay


http://cooldrink.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Empty Re: [Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

Mensagem por heart Sáb 7 Abr 2012 - 1:47

Aaassopra que funciona.....XD......paça alcool pra funcionar.......funcionava sim no lixo...
e quando o game dava interferencia na TV do visinho(nes atari e outros), pleno campeonato de futebol.......
Essa de game over, ficava puto quando era no chefão da ultima fase.....boas lembraças Ganbare Goemonnnnn.....super robots em jp.....e mesmo assim era o bixo.....
bom topico........lembrou do passado quando jogava.....

________________
Dark tipo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Somente quando for cortada a ultima arvore,Poluido o ultimo rio, Pescado o ultimo peixe, e que o homen vai perceber que não pode comer dinheiro!Jam Yuri
Cuide da naturesa como fosse sua casa...
heart
heart
Membro
Membro

Masculino Idade : 37
Alerta Alerta :
[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Right_bar_bleue

Data de inscrição : 20/10/2011


Ir para o topo Ir para baixo

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Empty Re: [Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

Mensagem por Gallade 101 Sáb 7 Abr 2012 - 8:47

Mesmo eu n sendo das "antigas", a maioria ja funcionou comigo, pra n ter q voar no jogo crash warped do ps1, tive que pedir emprestado o memory card de um amigo, no proximo dia, peguei d novo emprestado pra fazer os bonus, e........CADE MEU SAVE?


________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]sign by: uchiha, vlw ae
Gallade 101
Gallade 101
Membro
Membro

Masculino Idade : 22
Alerta Alerta :
[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Right_bar_bleue

Data de inscrição : 01/08/2011

Frase pessoal : trollar é uma arte, minecraft faiz parte!


Ir para o topo Ir para baixo

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Empty Re: [Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

Mensagem por Water Ter 10 Abr 2012 - 20:45

Essa de assoprar me frustrava demais. Colocar Banjo Kazooie e ficar tentando por uns 10 min, dava a sensação que o jogo tinha quebrado.

Podia ter colocado a fonte. Esta matéria foi feita por Daniel Moisés, do Nintendo Blast.
Water
Water
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/10/2010

Frase pessoal : We'll bang, okay?


Ir para o topo Ir para baixo

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Empty Re: [Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

Mensagem por Sketdan Ter 10 Abr 2012 - 20:47

PauloPM escreveu:Essa de assoprar me frustrava demais. Colocar Banjo Kazooie e ficar tentando por uns 10 min, dava a sensação que o jogo tinha quebrado.

Podia ter colocado a fonte. Esta matéria foi feita por Daniel Moisés, do Nintendo Blast.

É. Dei uma boa adaptada mas vou colocar a fonte sim. É sempre bom colocar o nome do autor original.

________________

~Perfil~
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sketdan
Sketdan
Membro
Membro

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Right_bar_bleue

Data de inscrição : 11/05/2011

Frase pessoal : Toda alpaca é meio lhama.


Ir para o topo Ir para baixo

[Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames. Empty Re: [Top-10]Lembranças das antigas gerações de videogames.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos