[Escola] 16 Bits School
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Re: [Escola] 16 Bits School
arthurdizoi escreveu:Ufa, que sorte
Não entendi a parte 2Em panico, Tynipic fora do ar, arrisquei o i.imgur
- Spoiler:
como tinypic fora do ar? minhas paletas estão hospedadas lá
~Delta- Membro
- Idade : 24
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Data de inscrição : 13/03/2012
Frase pessoal : Ba dum tsss
Re: [Escola] 16 Bits School
- Tarefa:
Klesh- Membro
- Idade : 24
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Data de inscrição : 24/03/2012
Frase pessoal : bom eh isto,.
Re: [Escola] 16 Bits School
NOTAS:
LeoB: 10. Fez da forma que foi escrita no tutorial, parabéns.
Shadow: 10. Fez exatamente como "dito" também.
romuloo: 10. Fez como LeoB e Shadow.
DeltaK: 10. Nem preciso dizer porque, né?!
Löwen: 10. As paletas ficaram um pouco pequenas, mas nada que atrapalhe (estou avaliando se aprenderam a fazer o que foi escrito no tutorial, apenas).
Wes: 10. Fez corretamente. Não há muito o que dizer.
Hypno: 02. Além de não ter usado um sprite, nem sei dizer se extraiu as paletas, pois ficaram cobertas pelos pokémons.
arthurdizoi: 06.5. Você fez bem ao extrair as paletas, mas não posso te dar a mesma nota dos que fizeram o segundo dever. Deveria ter perguntado via MP. Isso não é motivo de vergonha (até porque você não era o único que não havia entendido, a diferença é que perguntaram).
pietrosaggioro: 09.7. Algumas cores ficaram fora de ordem (como as do Heracross). Pode parecer besteira, mas já foi dito que isto pode atrapalhar quando chegarmos em Inverts.
Sir. Typlo: 10. Fez tudo corretamente.
~Black Knight: 09.4. Esqueceu de por uma cor da Wailord na paleta. Ah, e não precisa me chamar de professor .
OBSERVAÇÕES:
Os usuários que não estão na lista não entregaram o dever, por tanto receberam um zero. Receberão uma advertência.
Uma regra foi alterada por ter perdido o sentido após o anuncio do mínimo de 48 horas de prazo da entrega de deveres. Esta foi reformulada e agora está assim:
- Caso não entregue o dever, ganhará uma advertência.
O próximo tutorial será postado amanhã.
Respondendo ao post abaixo:
Acalme-se, estamos apenas começando. Um exercício como esse é o mais básico que há.
Última edição por PauloPM em Seg 7 maio 2012 - 20:32, editado 1 vez(es)
Water- Membro
- Idade : 27
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Data de inscrição : 03/10/2010
Frase pessoal : We'll bang, okay?
Re: [Escola] 16 Bits School
Sinceramente, eu achei que iria tirar uma nota menor pelo fato das ' notas 4 ' serem uma ' coisa normal ' que foi citada no Main Post D:
ㅤShadow- Membro
- Idade : 25
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Data de inscrição : 16/04/2012
Re: [Escola] 16 Bits School
Peço desculpas por não ter apresentado o dever, realmente não tive como entrar no computador para ver a tarefa. Não entendi a parte do truque da borracha e nem a diminuição da luminosidade do dever, ah, peço desculpas também pela paleta que está não está muito alinhada corretamente(Acho que as dúvidas devem ser postadas no tópico pois assim, outros membros que acompanharem a escola poderão tirar suas dúvidas, caso tenham as mesmas dos alunos participante.
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DestinyHero52- Membro
- Idade : 26
Alerta :
Data de inscrição : 27/06/2011
Re: [Escola] 16 Bits School
DestinyHero52 escreveu:Peço desculpas por não ter apresentado o dever, realmente não tive como entrar no computador para ver a tarefa. Não entendi a parte do truque da borracha e nem a diminuição da luminosidade do dever, ah, peço desculpas também pela paleta que está não está muito alinhada corretamente(Acho que as dúvidas devem ser postadas no tópico pois assim, outros membros que acompanharem a escola poderão tirar suas dúvidas, caso tenham as mesmas dos alunos participante.
[
Bom, agora postarei sua nota (por ter entregado após os outros, sua nota será diminuida, assim não ficará injusto). Mas lembre-se: como foi no primeiro tutorial, estou permitindo a entrega atrasada, mas a partir de recolor não poderão entregar os deveres após a postagem das notas ao menos que seja válida a razão (coisas como "não pude entrar no computador" ou "esqueci" são inválidas).
Você disse que está em dúvidas em relação ao truque da borracha. Use as MPs para perguntar, não me importo em responder. Se não entendeu, não se envergonhe, isso faz parte do aprendizado.
Não serei tão bonzinho a partir de recolor. Já disse a razão pela qual peguei leve, mas isso não se repetirá. Ah, só avisando que aqueles que não souberem extrair paletas não chegarão muito longe nesta escola, por tanto tirem suas dúvidas agora!
DestinyHero52: 05.5. Você extraiu as paletas corretamente, mas como não entregou o segundo dever e o primeiro foi atrasado, sua nota foi reduzida. Pegue sprites de melhor qualidade (isto não reduziu sua nota pois o assunto é extração de paletas, mas em outros assuntos como kimeras ou inverts, poderei considerar os erros básicos, como falta de linhas ou pixels brancos no meio da imagem).
Water- Membro
- Idade : 27
Alerta :
Data de inscrição : 03/10/2010
Frase pessoal : We'll bang, okay?
Re: [Escola] 16 Bits School
Death Angel Hitmonkip saiu da escola. Aviso novamente: não há lista de espera.
Hoje não tem bem um tutorial, é mais uma "aula" preparatória para o que vem a seguir. Falarei sobre os erros mais comuns que as pessoas cometem e que podem comprometer um sprite. De pixels brancos em lugares indevidos à sombreamento falho. Bom, vamos lá!
PIXELS FORA DO LUGAR:
Algumas vezes deixamos passar certos pixels com cores erradas, como um pixel branco no meio de um Squirtle, por exemplo (não adianta dizer que é buraco de bala). Um exemplo disso:
Como resolver: Copie com o Conta Gotas a cor que estiver próxima a tal pixel e pinte-o. Assim ele se unirá aos demais e "desapareçerá".
CONTORNO PARCIALMENTE AUSENTE
O contorno de um pokémon é parte essencial do mesmo, pois dá forma ao pokémon e delimita onde o acaba e começa o background. O problema é que às vezes, certas partes dos pokémons estão sem as linhas de contorno, causando uma sensaçaõ estranha de que o sprite está imperfeito. Aqui um exemplo:
Como resolver: O contorno geralmente é mais escuro que o resto da imagem, basta reparar. O que você tem que fazer é pegar, com o Conta Gotas, uma cor do contorno já existente e pintar a parte que falta (podem existir contornos dentro do sprite, não só ao redor). Lembrem-se que as sombras e lugares mais claros também afetam o contorno, por tanto sair pintando de preto tudo o que falta está errado (use as cores adjacentes para saber se a região é clara, escura etc), por isso que o contorno geralmente possui várias cores, mesmo que parecidas.
SOMBREAMENTO INAPROPRIADO:
Quando você vai fazer uma kimera, por exemplo, não deve simplesmente colar o membro ao pokémon, pois a iluminação pode estar diferente. É necessário editar o membro para se adequar ao lugar em que se encaixará no pokémon. Exemplo:
Como resolver: Para resolver este problema, é necessário um pouco de habilidade. Primeiro, você terá que analizar onde deveria estar a parte clara e a escura. Após ter feito isso, basta editar o membro. Para achar a cor certa, terá que procurar na paleta qual se adapta ao membro e prestar atenção nas sombras e partes claras já existentes no pokémon, isso pode te ajudar a ter uma base para começar.
IMAGENS SEM QUALIDADE:
Não há muito o que dizer, apenas que evite aquelas imagens que, ao pintar o fundo de branco, parte do contorno suma.
Um bom site para pegar os sprites:
http://www.spriters-resource.com
Este dever será um pouco diferente. Abaixo estão pokémons com alguns dos defeitos citados acima. Vocês vão corrijir tais erros e me entregar o sprite via MP. Quem entregar no tópico receberá uma advertência.
Aqui os pokémons:
Prazo: 48 horas
Erros frequentes:
Hoje não tem bem um tutorial, é mais uma "aula" preparatória para o que vem a seguir. Falarei sobre os erros mais comuns que as pessoas cometem e que podem comprometer um sprite. De pixels brancos em lugares indevidos à sombreamento falho. Bom, vamos lá!
PIXELS FORA DO LUGAR:
Algumas vezes deixamos passar certos pixels com cores erradas, como um pixel branco no meio de um Squirtle, por exemplo (não adianta dizer que é buraco de bala). Um exemplo disso:
- Spoiler:
Como resolver: Copie com o Conta Gotas a cor que estiver próxima a tal pixel e pinte-o. Assim ele se unirá aos demais e "desapareçerá".
CONTORNO PARCIALMENTE AUSENTE
O contorno de um pokémon é parte essencial do mesmo, pois dá forma ao pokémon e delimita onde o acaba e começa o background. O problema é que às vezes, certas partes dos pokémons estão sem as linhas de contorno, causando uma sensaçaõ estranha de que o sprite está imperfeito. Aqui um exemplo:
- Spoiler:
Como resolver: O contorno geralmente é mais escuro que o resto da imagem, basta reparar. O que você tem que fazer é pegar, com o Conta Gotas, uma cor do contorno já existente e pintar a parte que falta (podem existir contornos dentro do sprite, não só ao redor). Lembrem-se que as sombras e lugares mais claros também afetam o contorno, por tanto sair pintando de preto tudo o que falta está errado (use as cores adjacentes para saber se a região é clara, escura etc), por isso que o contorno geralmente possui várias cores, mesmo que parecidas.
SOMBREAMENTO INAPROPRIADO:
Quando você vai fazer uma kimera, por exemplo, não deve simplesmente colar o membro ao pokémon, pois a iluminação pode estar diferente. É necessário editar o membro para se adequar ao lugar em que se encaixará no pokémon. Exemplo:
- Spoiler:
Como resolver: Para resolver este problema, é necessário um pouco de habilidade. Primeiro, você terá que analizar onde deveria estar a parte clara e a escura. Após ter feito isso, basta editar o membro. Para achar a cor certa, terá que procurar na paleta qual se adapta ao membro e prestar atenção nas sombras e partes claras já existentes no pokémon, isso pode te ajudar a ter uma base para começar.
IMAGENS SEM QUALIDADE:
Não há muito o que dizer, apenas que evite aquelas imagens que, ao pintar o fundo de branco, parte do contorno suma.
Um bom site para pegar os sprites:
http://www.spriters-resource.com
Dever
Este dever será um pouco diferente. Abaixo estão pokémons com alguns dos defeitos citados acima. Vocês vão corrijir tais erros e me entregar o sprite via MP. Quem entregar no tópico receberá uma advertência.
Aqui os pokémons:
- Spoiler:
Prazo: 48 horas
Water- Membro
- Idade : 27
Alerta :
Data de inscrição : 03/10/2010
Frase pessoal : We'll bang, okay?
Re: [Escola] 16 Bits School
Notas:
Não pus comentários pois a forma de avaliar este dever foi diferente, estando sujeita a erros. É provável que esta forma de avaliar não seja usada em outros tutoriais, mas quando for, avisarei
Wes: 4.7
LeoB: 7.1
Shadow: 4.7
Löwen: 7.1
Black Night: 5.7
arthurdizoi: 6.2
DestinyHero52: 8.6
pietrosaggioro: 7.1
Caracaca: 3.5
DeltaK: 8.6
Vou logo avisando que melhorar o sprite não aumenta a nota, o que vale é sobre o conteúdo dado.
Lembre-se que é provável que eu tenha errado em uma correção ou outra, então, para ter certeza, olhe por si mesmo como obter a nota:
Aqui estão os sprites com os erros em vermelho e sem os erros:
- Spoiler:
Para entender como fazer, aqui um exemplo:
Cicrano fez seus sprites e percebeu que havia esquecido de corrigir 8 erros. Para saber sua nota, ele fez o seguinte procedimento:
- Subtraiu o número total de erros pelo número de erros restantes em seus sprites (21 - 8 = 13), e obteve o número de acertos (13).
- Cicrano então multiplicou o número de acertos (13) por 10 e dividiu o resultado por 21 ( [13x10]/21 )
- O garoto obteve um número bem grande (6,19047619047619), então ele pega as duas primeiras casas decimais após a vírgula (6.19). Se o segundo número após a vírgula (6.19) for maior que 5, você aumenta em uma unidade o valor da primeira casa ( 9>5, então o resultado seria 6.2). Mas se o número fosse menor que 5, a primeira casa seria inalterada (se as últimas casas fossem 6.13, a nota seria 6.1).
- João obteve sua nota com êxito.
Recolor:
Agora que já sabem como extrair paletas e sobre os erros que não devem tomar em um sprite, vamos aprender sobre recolor. Recolor é, basicamente, o ato de aplicar uma cor diferente a um pokémon. Agora, vamos aprender detalhadamente como fazer um sprite recolor.
Fazer um recolor geralmente é bem simples, tudo o que terá que usar será o truque da borracha e a extração de paletas (isto para fazer um recolor bem básico). Primeiro, você deverá escolher os 2 (ou mais) pokémons que quer. Eu chamo de pokémon base é aquele que será pintado e doadores de paleta aqueles que você usará a paleta para pintar o primeiro dito, mas pode chamar como quiser.
Cores equivalentes são as cores que serão substituidas uma pela outra durante o processo. Se você fosse substituir a cor mais clara da paleta de um pokémon por alguma cor da paleta do doador de paletas, qual seria? Sim, a mais clara. Não há muito o que pensar para fazer isso, apenas usar a lógica para saber que você não trocaria por uma escura. "mas e quando uma paleta tiver mais cores que outra?", ai você terá que descobrir qual cor não é equivalente à nenhuma da outra paleta e pegar a cor que mais se aproxima dela e editá-la.
Para fazer um recolor simples, este é o procedimento: use as cores equivalentes para pintar o pokémon base com as cores da paleta do doador de paletas usando o truque da borracha. Simples, não? Bom, aqui vai um tutorial em imagem que peguei de um tópico meu bem antigo:
- Spoiler:
Agora se quiser fazer um recolor mais detalhado, o processo muda um pouco de figura. Para começar, você terá que pintar o pokémon base como foi dito acima. Depois, você terá que descobrir quais são as características consideradas marcantes do doador de paletas e tentará reproduzí-las no pokémon base. Lembre-se que num recolor você não deve modificar o contorno do pokémon, então apenas algumas características do doador de paletas serão realmente colocadas no pokémon base. Aqui está um exemplo de recolor mais avançado:
- Spoiler:
Peço desculpas pela baixa quantidade de imagens. Fiz este tutorial com um pouco de pressa para postar na hora.
Dever
O dever será o seguinte:
- Fazer 3 recolors comuns.
- Fazer 1 recolor avançado.
Deverão identificar quem foi o doador de paletas e a base. Sim, podem escolher pokémons de qualquer região.
Prazo: 48 horas
EDIT
Desculpe, foi descuido meu.DeltaK escreveu:ou pq não postou minha nota?
se não recebeu a minha mp tá aqui o dever
- Spoiler:
Última edição por PauloPM em Qui 10 maio 2012 - 19:58, editado 1 vez(es)
Water- Membro
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Frase pessoal : We'll bang, okay?
Re: [Escola] 16 Bits School
ou pq não postou minha nota?
se não recebeu a minha mp tá aqui o dever
se não recebeu a minha mp tá aqui o dever
- Spoiler:
________________
~Delta- Membro
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Frase pessoal : Ba dum tsss
Re: [Escola] 16 Bits School
Skarmory = Kakuna e Blastoise
Milotic = Golem e Arbok
Beartic = Ursaring
Exeggcute = Electrode
Última edição por LeoB em Sex 11 maio 2012 - 23:07, editado 1 vez(es)
~Delta- Membro
- Idade : 24
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Data de inscrição : 13/03/2012
Frase pessoal : Ba dum tsss
Re: [Escola] 16 Bits School
Cleffary=Meowth
Espeon=Umbreon
Tepig=Spoink
Manectric=Luxray
Última edição por Wes em Sáb 12 maio 2012 - 10:15, editado 1 vez(es)
Wes- Membro
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Data de inscrição : 21/03/2010
Re: [Escola] 16 Bits School
- Spoiler:
Edit:
Os Pokémons usados:
1º/2º-Eu alterei os 2 Gastrodon, deixei o o Oeste com as cores de Leste e vice-versa
3°/4°-Eu troquei a cor do Koromori pela do Zubat e vice-versa
5°-Eu apenas colori o Staraptor como se ele fosse um Pidgeot
Última edição por arthurdizoi em Sex 11 maio 2012 - 22:42, editado 1 vez(es)
Re: [Escola] 16 Bits School
Obs.: As bases e as paletas são os pokémons pares, ex.: Pidgeotto -> Arbok e Arbok -> Pidgeotto
Obs².: Mudei as cores brancas para cinza por que iam ficar transparentes.
Klesh- Membro
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Data de inscrição : 24/03/2012
Frase pessoal : bom eh isto,.
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