Criando uma Região
+2
Black~
DarkZoroark
6 participantes
Página 1 de 1
Criando uma Região
Muitas vezes, ao tentar criar uma Fanfic, sobretudo de Pokémon, o autor acaba escolhendo uma das regiões oficiais e faz com que a trama desenrole-se ao redor dela. Isto acaba restringindo um pouco as opções de enredo que possam ser feitas sem que a mesma se passe em um futuro distante ou séculos antes. A opção de criar uma região completamente do zero pode ser trabalhosa, mas acaba também por ser divertida e deixa a história muito mais original. Vejamos alguns pontos fundamentais que são necessários para inventar uma:
Claro, este exemplo está bem fraco. Existe uma infinidade de possibilidades. Lembrem-se sempre de que, quanto mais detalhado for, maior será a variedade de biomas que existem e, consequentemente, a variedade de Pokémons que possam ser inseridos.
Outra categoria que merece destaque e que exerce muita importância sobre a próxima é o clima. Vamos ver o exemplo:
E este não é lá dos melhores. Pode ser feito mais detalhadamente, detalhando cada área e estação do ano. É, com toda a certeza, um dos pontos onde há maior liberdade para soltar a imaginação.
Algo importante e, como dito antes, que é influenciado pelo clima. Da mesma maneira que é impossível de existir um cactos em uma geleira, não vai haver um pinheiro em um deserto. O mesmo se aplica aos climas; não dá para ter plantas africanas em regiões muito frias ou russas em locais quentes.
Está certo que foi um exemplo bem ruim, mas deu para ter uma ideia. Tem também os ginásios, que podem ser moldados de acordo com a vontade do escritor. É um pouco difícil pensar em todas de uma vez, então é melhor ir concebendo-as durante o passar da Fanfic.
Existe também outros pontos que valem a pena ressaltar, como mitologia, história, insígnias, pontos interessantes... O trabalho pode ser árduo, mas o resultado certamente compensa.
Inspiração
Esta é meio óbvia, mas vital para que consiga ser feito com grande riqueza nos detalhes. Assim como feito pelos criadores da própria série de jogos, uma boa maneira de começar a planejar a região é usar algum(s) local(s) no mundo como base, de preferência que você goste. Por exemplo, no caso da minha própria Fanfic, eu resolvi ter base em florestas tropicais e temperadas. Acho que isto não será um grande problema, dado o número de ambientes contrastantes em nosso planeta. Fica aí a dica.Relevo
Um ponto importante; como é a geografia da nova região? Possuí vulcões? Montanhas? Planícies? Lagos? Geleiras? É um ponto decisivo, já que uma vez decidido não há volta. Vamos fazer um exemplo aqui.Grehyu é um local caracterizado como montanhoso, escarpado e com pouquíssimas depressões. Não é fácil de encontrar plantações por aqui, e os Pokémons são todos adaptados para viverem em altitudes. Há três vulcões na porção sul da ilha, dois inativos e um que pode entrar em erupção a qualquer momento. Exceto a costa, o único lugar em que se encontram planícies é o coração da ilhota.
Claro, este exemplo está bem fraco. Existe uma infinidade de possibilidades. Lembrem-se sempre de que, quanto mais detalhado for, maior será a variedade de biomas que existem e, consequentemente, a variedade de Pokémons que possam ser inseridos.
Clima
Outra categoria que merece destaque e que exerce muita importância sobre a próxima é o clima. Vamos ver o exemplo:
O clima de Hyuan é quente a maior parte do ano, com temperaturas que chegam facilmente aos 30ºC em boa parte de seu território. A chuva cai em abundância e inunda as cidades se as mesmas não abrirem suas represas. Durante o inverno as temperaturas são agradáveis, variando entre 18ºC e 23ºC.
E este não é lá dos melhores. Pode ser feito mais detalhadamente, detalhando cada área e estação do ano. É, com toda a certeza, um dos pontos onde há maior liberdade para soltar a imaginação.
Vegetação
Algo importante e, como dito antes, que é influenciado pelo clima. Da mesma maneira que é impossível de existir um cactos em uma geleira, não vai haver um pinheiro em um deserto. O mesmo se aplica aos climas; não dá para ter plantas africanas em regiões muito frias ou russas em locais quentes.
Biodiversidade
Um dos pontos que eu considero mais divertidos de ser montado; não é nada mais nada menos do que escolher quais Pokémons irão aparecer livres na natureza e em que área. É sem dúvida um dos momentos principais para despontar das regiões já conhecidas e dar um ar de mistério para ela.Cidades
Outro ponto em que a criatividade corre solta. Criar novas cidades é algo legal, pois pode moldar seus prédios e suas casas da maneira que quiser. Por exemplo:Após dias de viagens os jovens finalmente chegavam ao povoado de Mairull. Suas casas eram de estilo barroco, com paredes arredondadas e janelas circulares. A cor predominante era um prateado com detalhes vermelhos e azuis. A esmagadora maioria possuía uma ou outra árvore crescendo à sua frente.
Está certo que foi um exemplo bem ruim, mas deu para ter uma ideia. Tem também os ginásios, que podem ser moldados de acordo com a vontade do escritor. É um pouco difícil pensar em todas de uma vez, então é melhor ir concebendo-as durante o passar da Fanfic.
Existe também outros pontos que valem a pena ressaltar, como mitologia, história, insígnias, pontos interessantes... O trabalho pode ser árduo, mas o resultado certamente compensa.
Bom pessoal, eu sei que ficou ruim, mas não tinha muitas ideias sobre o que mais inserir. Foi a primeira vez que tentei fazer algo do gênero, então desculpem-me se não agradou-lhes muito. Caso alguém saiba de outro ponto que seja importante, sinta-se a vontade para comentar e auxiliar. Ah, e obrigado por terem lido-o até este ponto.
Última edição por DarkZoroark em Ter 21 maio 2013 - 20:27, editado 1 vez(es)
Alerta :
Frase pessoal : Let's Play!
Re: Criando uma Região
Bom, eu já criei várias regiões também, é bem legal, você faz as coisas da maneira como você quer, e tudo. E concordo que pra querer fazer modificações num continente, você tem que pegar uma história no passado ou no futuro. Tipo, o que eu fiz com uma fanfic minha que estou planejando, a história é em Kanto, porém é tudo bem diferente (bom, isso não vem ao caso -q), mas enfim, boa dica, espero que sejam bem aproveitadas.
Só uma dúvida, isso não devia estar na área de tutoriais? e.e
Mas enfim, eu gostei do tutorial, você explicou direito o necessário para criar uma região, já que alguns simplesmente criam algumas cidades e colocam oito ginásios e uma liga e acham que está perfeito, se esquecendo da mitologia, geografia e as outras coisas que você citou.
Atualmente eu estou planejando uma região (o Hijut sabe disso) para uma futura fanfic, mas ainda está bem beta e demorará um pouco mais para ficar pronta, talvez eu até crie alguns fakes.
Como eu disse, o tutorial está bom, mas acho que você podia ter organizado um pouquinho mais visualmente, deixar os temas como "Inspiração, Geografia, Vegetação, Clima..." centralizados e em vermelho, tirando isso tá dez.
Eu queria comentar logo que li o comentário, mas estava no celular e não deu =/.
Mas enfim, eu gostei do tutorial, você explicou direito o necessário para criar uma região, já que alguns simplesmente criam algumas cidades e colocam oito ginásios e uma liga e acham que está perfeito, se esquecendo da mitologia, geografia e as outras coisas que você citou.
Atualmente eu estou planejando uma região (o Hijut sabe disso) para uma futura fanfic, mas ainda está bem beta e demorará um pouco mais para ficar pronta, talvez eu até crie alguns fakes.
Como eu disse, o tutorial está bom, mas acho que você podia ter organizado um pouquinho mais visualmente, deixar os temas como "Inspiração, Geografia, Vegetação, Clima..." centralizados e em vermelho, tirando isso tá dez.
Eu queria comentar logo que li o comentário, mas estava no celular e não deu =/.
-Ice- Fanfic Mod
Alerta :
Frase pessoal : </∆>
Fazendo um adendo, um bom tutorial para criar mapas:
http://forums.mundorpgmaker.com.br/index.php?topic=98813.0;prev_next=prev#new
Alerta :
Pokaabu escreveu:Fazendo um adendo, um bom tutorial para criar mapas:
É bem útil realmente esse tutorial, eu já utilizei uma vez pra tentar criar uma região. O tutorial é bom, mas é bem trabalhoso fazer a região e tals -q.
Ótimo tópico.
Eu já criei a minha fanfic, ela é baseada em futura Unova. Talvez eu até mude um pouco da área da região, me sinto mais seguro com as suas dicas.
Quem quiser ler minha fanfiction, pode ir até a área de fanfics e ver Aventuras Em Unova.
Eu já criei a minha fanfic, ela é baseada em futura Unova. Talvez eu até mude um pouco da área da região, me sinto mais seguro com as suas dicas.
Quem quiser ler minha fanfiction, pode ir até a área de fanfics e ver Aventuras Em Unova.
A vida é como um prato com uma comida de vários sabores.Entre os sabores temos os amargos,azedos.Mas também temos os doces, gostosos.Só nos resta aproveitar essa mistura de sabores,antes que você engula tudo e a comida acabe.
-Inspirado em Cilan
HarryOptiling- Membro
Alerta :
Frase pessoal : "A vida é como comida de vários sabores...
o meu problema realmente é criar a imagem do mapa :/ n faço mta ideia de como é que se faz, alguém poderia me mandar um link de um tutorial ou algo do tipo?
Shiota- Fanfic Mod
Alerta :