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National Dex: 689
Coastal Kalos: 022
Tipo(s):
Rock/
WaterBase Stats:
- Spoiler:
HP: 72
Atk: 105
Def: 115
Sp.Atk: 54
Sp. Def: 86
Spe: 68
Habilidade(s):
- Sniper:
- Spoiler:
Danos críticos causam x2 de dano ao invés de x1.5.
- Tough Claws:
- Spoiler:
Aumenta os danos de moves de contato direto.
- [HA] Pickpocket:
- Spoiler:
Se o pokémon usar um movimento de contato, o item do oponente é roubado. A habilidade falha se o usuário estiver segurando um item ou se o oponente estiver sobre os efeitos de substitute.
Localização: Binacle pode ser encontrado nas Rotas 8 e 12, Ambrette Town e Cyllage City quebrando pedras com Rock smash. Ele evolui para Barbaracle no Lvl. 39.
Visão Geral
Sabe aqueles pokémons que você já vai apontando dizendo que é ruim só pelo fato de ter um design feio? Bem, Barbaracle se enquadra muito bem nesse quesito, mas ele é incrível considerando sua força e habilidade. Com stats ótimos, uma defesa mutante, acesso a Shell Smash e a habilidade Tough Claws definem Barbaracle como um pokémon bem poderoso causando danos incríveis até mesmo seus maiores inimigos! Isso o torna superior até ao seu colega de type Carracosta, só perdendo por não ter um move de priority. Porém, nem tudo são flores para o pokémon com 5 mãos: suas fraquezas importantes (com destaque aos x4 de dano ao tipo Grass), velocidade incrivelmente baixa e a falta de Waterfall no movelist (QUÊ!?) o causam muito prejuízo, mas ainda sim é uma grande aquisição ao time.
Queda de Braço MentalAbility: Tough claws
Nature: Adamant/ Jolly
EV's.: 252 Atk./252 Spe./4 HP
Item: Focus Sash/White Herb/Life Orb
Moveset:
- Shell Smash
- Stone Edge/ Rock Slide
- Dual Chop/ Poison Jab
- Razor Shell/ Poison Jab/ Earthquake
Provavelmente o set mais comum de Barbaracle, já que Shell Smash é o que o define. Para o item, voc~e pode escolher de acordo com sua estratégia de time: Focus Sash é para ter certeza que Shell Smash será usado; White Herb é para manter as grandes defesas que possui; e Life Orb é para causar mais dano e funciona bem com Tough Claws. Shell Smash é o boost mais importante que possui e consegue bater até a velocidade de Talonflame sem boosts. O próximo move é o maior peso de um trainer: Força ou Precisão. Stone Edge é muito potente e tem chance de causar um Critical Hit que com STAB + Tough Claws + Life Orb não mantém quase nada em campo, já Rock Slide tem uma precisão um pouco maior e tem chances de causar flinch caso ele seja mais rápido que certos oponentes após Shell Smash como Mega Pinsir ou Skarmory. Dual Chop acerta tudo que resista tudo que aguentar seus STAB's como Gastrodon ou Quagsire; já Poison Jab é para os pokémons grass genéricos como o perigoso Serperior com Contrary. Razor Shell é o segundo STAB com a falta de Waterfall (de novo, QUÊ!?) mas com a vantagem de diminuir a defesa do oponente, porém com menos precisão; já Poison Jab é se você sentir muito medo dos pokémons Grass, em especial Rotom-M que tem 2 STAB's poderosos para acabar com Barbaracle; e Earthquake funciona bem em sandstorm teams, além de que causa dano neutro aos seus inimigos naturais Grass/Poison.
Counters: Mesmo tendo uma grande defesa, ele sofre por ter muitos inimigos fáceis de se aparecer. Toxicroak pode ser um problema caso não tenha Razor Shell ou Earthquake a disposição, e ainda pode set upar com Swords Dance ou Nasty Plot. Dual types Grass/Poison que resistam a Earthquake são um problema a parte, em especial ao Venusaur com Chlorophyl que em sun climate não o faz durar. Charizard Y também é um inferno caso tenha Solarbeam, mas sofre caso Barbaracle esteja segurando um Focus Sash. Quer um pokémon de tiers mais baixas? O já citado Rotom-M tem um dual que segura tudo que ele possui (com excessão de Poison Jab) e ainda pode escolher usar ou um move do tipo Grass ou o tipo Electric para finalizar com tudo, e Torterra não tem medo de praticamente nada e ainda o destrói com Earthquake com STAB.
Conclusão: É bem verdade que o tipo Rock não adiciona muito a sua permanência em campo, mas com Shell Smash e Tough Claws ele pode fazer um estrago fenomenal em muitos pokémons que estão brilhando por aí como Noivern e Talonflame. Claro que ele não sofre muito com isso por ter moves adequados a várias situações e se usado bem ele e suas outras 4 mãos pensantes (por isso o trocadilho com cérebro e agressão) o único prejuízo que você terá é a visão estética que possui, mas em um grupo onde Conkeldurr está em tiers altas, por que mais um "feinho" não pode estar lá? Não pense duas vezes, 5 mãos causam mais dano que 2.