Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

(Review) Final Fantasy IV DS Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

(Review) Final Fantasy IV DS Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Review) Final Fantasy IV DS

3 participantes

Ir para baixo

(Review) Final Fantasy IV DS Empty (Review) Final Fantasy IV DS

Mensagem por Ness_64 Qui 25 Fev 2010 - 16:47

Yo.
Hoje estou trazendo a vocês meu terceiro review, que pelo título já devem saber qual é.
Note que até agora só fiz reviews de "remakes" de jogos, pois é mais fácil compará-los com o original. Mas verei o que faço a partir do meu próximo review.
A pedido do blzck, a partir deste review eu adicionarei uma imagem da capa da versão americana do jogo. As informações logo após a mesma (e a própria imagem) foram retiradas de Wikis que irei dizer a cada review (Nesse caso, Final Fantasy Wiki), ou (quase sempre a imagem) do site DowNDS. Sempre informarei antes de começar o review de qual site usei a fonte (neste review foi a Final Fantasy Wiki).
Também tentarei refazer a formatação de reviews anteriores para que fiquem em uma melhor visualização, e isso também significa que só farei um review de certo jogo após o seu lançamento na América do Norte.
Em outras palavras, se ninguém entendeu, não irei fazer um review de Pokémon Heart Gold / Soul Silver até depois de 14 de Março (Sim, eu contarei a data OFICIAL do lançamento, já que as ROMs SEMPRE chegam antes).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Jogo: Final Fantasy IV DS
Data de Lançamento:
Japão: 20 / 12 / 2007
América do Norte: 22 / 07 / 2008
Europa: 05 / 09 / 2008


Comentários de Abertura

A série Final Fantasy é um dos RPGs mais conhecidos que existem (quem nunca jogou pelo menos já deve ter ouvido falar), e uma das séries mais longas que conheço até hoje, se contarmos a série principal E os spin-offs.
Vários jogos da série de destacam pelo seu sistema de batalhas, o ATB (Active Time Battle), em que consiste de uma barra ao lado dos status do personagem que ao ser cheia deixa ele realizar suas ações, dando uma certa ação às batalhas de turno (para mim monótonas) vindas dos RPGs clássicos.
Mas o que começou tudo isso? A resposta está em 23 de Novembro de 1991, quando saiu o Final Fantasy II na América do Norte. Apesar do nome, foi um engano feito pela Square Soft (atual Square Enix), pois esse jogo era na verdade Final Fantasy IV no Japão.
A história era bem diferente dos RPGs da época - um cavaleiro negro como "herói da história"? Opor-se ao próprio reino onde ele foi criado devido às ações do rei? - mas se explicava com o tempo de uma maneira bem interessante.
Ele é considerado até hoje um dos melhores FFs da série por vários fãs (enquanto outros consideram o VI o melhor). Eu não sou uma exceção, mas não acho esse O melhor jogo da série (fico em conflito entre este e o VI).
Em 2008, recebemos um remake para o DS, que teve várias coisas novas, mas não acho que tem o mesmo brilho da versão Advance que jogo.

Gráficos

Pela primeira vez, as batalhas de Final Fantasy IV são em 3D (com direito a um ângulo de câmera diferente em lutas contra chefes), mas não me impressionei nem um pouco com a qualidade gráfica.
Não se engane com a abertura, por mais "realista" que seja. Os gráficos do jogo estão longe de chegar a este ponto. Sinceramente, achei que estava jogando um jogo de Nintendo 64 ao jogar esse jogo, pois se você prestar atenção, os personagens são cheios de polígonos.
As texturas até são boas, já que deixam os personagens mais bem coloridos, mas isso não salvou o jogo na parte gráfica, pois diferente dos jogos 3D que já joguei, dá para ver muito claramente que essas texturas são em 2D.
Outros detalhes de personagens e cenário também não contribuem para isso. Por exemplo, corra com o Cecil (o personagem principal) como Paladin e veja se a capa dele se move de modo "livre".
A única coisa que achei boa nesse jogo são as animações. Apesar de algumas parecerem forçadas, elas estão bem melhores do que as clássicas. Quer provas? Use o Kick do Yang na versão original e depois no DS. Ou faça o mesmo com o Jump do Kain. Ou melhor, veja um Critical Hit com certo personagem no original e depois veja um com o mesmo personagem no DS.
A ATB também é outra coisa boa para se notar. Agora ela enche de dois modos: a barra branca (que quando cheia muda para amarela e deixa você usar o personagem) e a barra vermelha (que enche em cima da amarela mostrando o tempo que leva para o personagen usar ataques especiais e/ou magias). Os status também aparecem logo abaixo do nome do personagem, e alguns tem ícones bem similares aos das magias que os causam (Veja a magia Bio e o status Sap).
A propósito, finalmente espere por animações de batalha diferentes. Mas não espere as melhores animações da série ali (eu ainda me pergunto se o Edward estava "se benzendo" ou limpando a roupa ao vencer as lutas).
Para terminar, as cutscenes são bem legais, já que são dubladas e mostram melhor a ação do que nos jogos originais, mas há certos momentos que poderiam encaixar uma cutscene e elas têm a mesma qualidade dos gráficos do jogo, então não espere nada bom demais.

Nota: 7,8 / 10,0


Áudio

As músicas de Final Fantasy IV eram memoráveis, mas algumas eram usadas em momentos "errados" (como a da luta contra chefes no Lunar Subterrane, que era a mesma dos 4 Elemental Archfiends) e outras eram repetitivas por serem curtas (Veja o tema da airship).
Infelizmente, isso se manteve no DS, mas não acho que isso é uma coisa que atrapalhe a qualidade dos sons. Os remixes das músicas estão ótimos (pessoalmente gostei muito da música da luta contra chefes), e dão ao mesmo tempo um ar de algo nostálgico e algo novo.
Os Sound Effects foram mudados para se encaixar nas novas animações, e posso garantir que vários são melhores que os do original. Mas eles também ficam repetitivos depois de um certo tempo - fique usando a magia Haste ou o item Hermes Sandals várias vezes e veja do que estou falando.
Por fim, a maioria das vozes dos personagens para mim estão perfeitas - a do Cecil estava até diferente do que eu esperava (mas bem melhor) e a da Rosa estava do jeito que eu imaginava - mas ainda há as vozes "esquisitas", como a do Golbez, que adicionaram um efeito de eco, ou a dos gêmeos Palom e Porom, que apesar de ter uma notável diferença, são muito parecidas. Sem falar que outras vozes nem parecem se encaixar completamente no personagem (se acham que estou falando do Kain, acertaram na mosca).
Enfim, a qualidade sonora do jogo está ótima, mas não é a melhor que já vi (ou melhor, ouvi).

Nota: 9,1 / 10,0


Jogabilidade

Acredite, aqui eu me decepcionei, e você já saberá porque.
Vamos começar com a inovação do original - o ATB. Embora seja um bom sistema de batalhas, não espere quase nada novo ou diferente. A única novidade que vi foi o fato de você poder trocar os personagens que podem atacar para escolher suas ações primeiro (apertando o Y do DS), mas fora isso, é praticamente a mesma coisa.
Uma coisa menor a se notar é a mudança do nome de alguns itens para se encaixar nos jogos mais novos. O Hermes's Shoes se tornou Hermes Sandals, o Bacchus's Cider se tornou Bacchus's Wine...
Os nomes não são o problema, mas a confusão que pode ocorrer é. Vou colocar em um caso que ocorreu comigo - quando eu discutia sobre o jogo com o Condemner4000 no MSN, vivia dizendo o nome dos itens originais (por jogar a versão Advance), e acabava me corrigindo depois. Nada que atrapalhe, mas errar isso várias vezes pode até frustrar um pouco.
Os fatores que realmente me decepcionaram foi o sistema de mapa e o Fat Chocobo. O mapa para mim não é ruim, mas facilitou MUITO a exploração pelas dungeons do jogo (enquanto eu levei 10 minutos para completar a Mist Cave no Advance, no DS eu levei apenas 3~4), mesmo para quem jogou esse primeiro. Já o Fat Chocobo pode te oferecer minigames que melhoram stats da nova Summon de Rydia (o seu Eidolon, Whyt) e extras do jogo (cutscenes, músicas, bestiário, etc), mas em troca disso ele perdeu a sua função mais útil: Guardar os itens em excesso do jogador.
Algo que me confundiu também foi o novo sistema de Augments. Funciona assim: Ao obter um Augment, você pode ensiná-lo para um personagem permanentemente (que nem os HMs dos jogos Pokémon), mas para poder usá-los você deve primeiro "equipá-lo" no menu de comandos daquele personagem (que está limitado a 5 comandos). Isso limita os personagens se usado do jeito errado, e como não há como apagá-los, isso pode ser um problema.
Eu só estou satisfeito com o fato de que eles não mudaram tanto a jogabilidade clássica, mas algumas coisas onde inovaram para mim foi quase um fracasso (ironicamente enquanto outras precisavam de algumas boas inovações).
[/justify]

Nota: 8,1 / 10,0


Diversão

Não cheguei a jogar os minigames do jogo, então não posso dizer se são realmente divertidos.
E normalmente, apesar de gostar de RPGs, eu não acho que batalhar incansavelmente para ganhar meros pontos de experiência (e consequentemente níveis) seja algo divertido.
Mas há alguns momentos do jogo que eu cheguei a rir um pouco - como aquela "Dancer" em Fabul (eu ri da cara do Cecil depois de descobrir que ela era um Monk) ou os momentos do Edge "flertando" com a Rydia e o Cid puxando ele de volta pro trabalho - ou a gostar de ter que passar por tal momento (como a prova do Mt. Ordeals).
Não há muitas coisas divertidas fora das batalhas (isso se você acha as batalhas divertidas), mas eu posso dizer que são momentos interessantes.
E eu ainda sinto falta do sprite de vitória do Edge "mandando dedo-do-meio"! Aquilo sim era motivo para rir!

Nota: 6,9 / 10,0


Fator Replay

OK, nisso Final Fantasy pecou definitivamente para mim. Não há quase nenhum replay no jogo, apenas o New Game+, algo dos RPGs mais clássicos.
Se não sabe o que é isso, eu explico (ou essa seção seria curta demais). O New Game+ é algo que você habilita após fechar o jogo pela primeira vez, que te permite (adivinha?) começar um novo jogo, mas com tudo que você conseguiu na jogatina anterior.
Diferente da versão Advance, não é possível jogar de novo com os personagens que deixaram o grupo (Edward, Cid, Palom e Porom...), por isso os Augments. Mas eu acho bem melhor isso do que o novo sistema de Augments.
Por fim, os únicos motivos para você querer jogar tudo de novo são os poucos chefes extras que são destravados ao roubar o item Dark Matter de Zeromus (o último chefe), os minigames e os Augments que você não pegou (já que você consegue eles de novo no New Game+).
Se não gostou disso, nem precisa mais jogar o jogo de novo...

Nota: 7,0 / 10,0

Comentários Finais

Final Fantasy IV DS é um clássico que merece ser jogado se você jogou o jogo original, mas as inovações que ele incluiu não salvou esse jogo da nota que dei a ele.
Sem falar que como todos os RPGs clássicos, não há tantas coisas a fazer depois que você fecha o jogo.
Mas se gostou do jogo original, eu recomendo jogar este aqui, só digo que não espere um milagre com esse jogo.

Nota Final: 8,3 / 10,0
Nota Média: 7,78 / 10,0


Review Anterior:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Próximo Review:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por Ness_64 em Dom 25 Jul 2010 - 18:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Botar o link do review de Spirit Tracks.)
Ness_64
Ness_64
Membro
Membro

Masculino Idade : 28
Alerta Alerta :
(Review) Final Fantasy IV DS Left_bar_bleue0 / 100 / 10(Review) Final Fantasy IV DS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 19/07/2009


Ir para o topo Ir para baixo

(Review) Final Fantasy IV DS Empty Re: (Review) Final Fantasy IV DS

Mensagem por Bakujirou Sex 26 Fev 2010 - 1:07

/hmm...

Gostei do Review, foi mais rápido que o outro do Platinum que eu li... Bem, lembro-me muito pouco do game original, o FF II americano (FF IV japonês). Dificilmente eu consigo zerar algum Final Fantasy, sem ter o nível beirando a 80 ou 90... Eu não tenho muitos problemas com batalhas e tudo o mais, me acostumei com as batalhas aleatórias da maior parte dos RPGs... Boa sorte Ness_64 com o seu próximo Review!

________________


Heir of Life

Confira:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] / Fic / One-Shots / indico uma fic que resgatei / indico Fic de meu amigo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
set by ~elazul

Spoiler:
Bakujirou
Bakujirou
Moderador
Moderador

Masculino Idade : 35
Alerta Alerta :
(Review) Final Fantasy IV DS Left_bar_bleue0 / 100 / 10(Review) Final Fantasy IV DS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 12/02/2009

Frase pessoal : ~"You are my lucky charm"


http://bit.ly/docrJs

Ir para o topo Ir para baixo

(Review) Final Fantasy IV DS Empty Re: (Review) Final Fantasy IV DS

Mensagem por Lolzer Sáb 27 Fev 2010 - 11:08

Já falei o que queria falar @ MSN.

Esqueci de uma coisa... uma sugestão, na verdade: porque não coloca screens? Eu acharia legal colocar uma screen de um momento que (você) disse que é curioso no jogo.

Bem, com ou sem screens, estou adorando os Reviews. Boa sorte com o de Zelda (well, eu que não gosto de Zelda, achei o jogo interessante, mas joguei apenas um pouco. Also, os gráficos são impecáveis para o Nintendo DS - lol, não tem como comparar 2 consoles).

No aguardo de outro Review. d;


Editado Por André3: Trancado.
Lolzer
Lolzer
Membro
Membro

Masculino Idade : 28
Alerta Alerta :
(Review) Final Fantasy IV DS Left_bar_bleue0 / 100 / 10(Review) Final Fantasy IV DS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 16/07/2009

Frase pessoal : Mods are asleep, let's post ponies!


Ir para o topo Ir para baixo

(Review) Final Fantasy IV DS Empty Re: (Review) Final Fantasy IV DS

Mensagem por Bakujirou Dom 25 Jul 2010 - 18:17

Lolzer escreveu:Editado Por André3: Trancado.

HEI, MAS QUE É ISSO? Este Review EU MESMO destranquei, porque me pediram, OK... André3, eu nem sequer lhe dei explicações do que deves fazer e já anda a editar estes tópicos que eu destranquei?

... Depois eu volto a falar nisso... UP!

________________


Heir of Life

Confira:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] / Fic / One-Shots / indico uma fic que resgatei / indico Fic de meu amigo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
set by ~elazul

Spoiler:
Bakujirou
Bakujirou
Moderador
Moderador

Masculino Idade : 35
Alerta Alerta :
(Review) Final Fantasy IV DS Left_bar_bleue0 / 100 / 10(Review) Final Fantasy IV DS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 12/02/2009

Frase pessoal : ~"You are my lucky charm"


http://bit.ly/docrJs

Ir para o topo Ir para baixo

(Review) Final Fantasy IV DS Empty Re: (Review) Final Fantasy IV DS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos