[Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
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Dewloren
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[Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
Olá pessoal!
Novamente eu criei esse tutorial com o intuito de fazer com que os Players se interessem pelo estilo de jogo com diversas estratégias, tanto as conhecidas como as desconhecidas. Além de, aqueles que se interessam tenham uma base de como montar seu time. Isso vale tanto para as Doubles In game quanto aquelas de NB/Shoddy/PO.
Chega de conversa e vamos lá!
_______________________________________________________________________________________________
Os Leaders
No metagame atual (Single Battle), um leader pode ter váriadas funções, como ser anti-leader, Sleep inducer, Sweeper, Hazard leader, e outros (via *este tutorial). Nas Doubles Battles, essa realidade não é diferente. Os leaders podem tanto participar em sincronia (um auxilia o outro) como separadamente (cada um por si). Ao contrario do que muitos pensam, não é difícil escolher os leaders para uma Double Battle, porém é mais complexo, pois são centenas de táticas diferentes (literalmente). Basta ao player saber qual delas escolher.
Tipos de leader
Como disse antes, são diversas opções para escolher os leaders. Basicamente, eles são classificados em:
Synchronized
Como o próprio nome diz, os leaders se auxiliam. Caso não tenha entendido, vou explicar melhor, com um exemplo:
Dunsparce @Item: Choice Scarf
EVs: 252 Atk e Spe, 4 HP
Nature: Jolly
Trait: Serene Grace
Moveset
-Rock Slide
-Headbutt
-Body Slam
-Dig/???
E
Cloyster @Item: Leftovers
EVs: 252 Def e HP, 4 Atk
Nature: Impish
Trait: Skill Link
Moveset
-Spikes
-Rock Blast
-Ice Shard
-Reflect
Tática: Moveset básico, que dá certo em UU, mas ainda pode se dar bem em OU. Dunsparce usa Rock Slide e com sua trait pode facilmente Flinchar ambos os pokemons oponentes, enquanto isso Cloyster "mina" o campo do oponente com Spikes. Reflect dá suporte ao resto do time, Ice Shard é priority move e Rock blast pode acertar as 5 vezes com a trait Skill Link. Porém a tática falha se o oponente tiver a trait Inner Focus.
Entenderam? Os leaders sincronizados se auxiliam, protegendo um ao outro, ou até mesmo Sweepeando ao mesmo tempo. Um exemplo dessa última opção é o uso de Scarf Rachi com Scarf Togekiss.
Individual Lead
Essa é facil. Individual Leaders são aqueles que trabalham cada um por si, por exemplo, um Minando o campo adversário e o outro se protegendo/recuperando. Esse é o tipo de leader mais fácil de se criar, porém falha com facilidade se o player não tiver Habilidade.
Exemplos:
Jirachi @Item: Choice Scarf
EVs: 252 Spe e Atk, 4 Def.
Nature: Jolly
Trait: Serene Grace
Moveset
-Iron Head
-Fire punch
-Thunderpunch
-Zen Headbutt/U-turn
Aerodactyl @Item: Focus sash
EVs: 252 Spe e Atk, 4HP
Nature: Jolly
Trait: Pressure
Moveset
-Stealth rock
-Rock Slide
-Aerial ace
-Taunt
Tática: Esses movesets se baseiam em velocidade, portanto falha se o adversário conseguir usar Trick Room. Jirachi flincha os adversários, enquanto isso Aerodactyl setupa as pedrinhas. Eles atacam sempre que podem, atacando com força bruta. Apesar que eu disse que eles atacam separadamente, Jirachi auxilia (em parte) flinchando os oponentes enquanto o Aero coloca a SR.
Esse é o conceito básico de leader para DB (Double Battle).
Outros exemplos de leaders
Synchronizeds:
e
Tática: Abomasnow invoca a Hail permantentemente, aumentando a evasion da Frosty, que por sua vez coloca Spikes no campo do oponente. Abomasnow ainda pode vir equipado com Choice Scarf, e ainda dá um Slot livre para Frosty já que retira a necessidade de ambos possuirem o move Blizzard.
e
Tática: Mesmo esquema do moveset anterior, com a diferença que Hippowdon tem moves de suporte.
e
Tática: Dessa vez, Hippowdon setupa as pedrinhas no jogo enquanto Rampardos bate fortemente nos seus oponentes. Mas essa estratégia priva Hippowdon de possuir o move Earthquake.
Individual leaders:
e
Tática: Ambos colocam Hazards no campo inimigo, ou seja, Roserade setupa os Spikes e Tentacruel os TS.
e
Tática: ScarfDash e Thyplo. Thyplosion usa Eruption a vontade, já que vai aumentar o poder ofensivo do Dash (via lá trait Flash Fire) e Rapidash Acaba com os oponentes usando seus moves ofensivos, porém basta um Quagsire para acabar com a festa de ambos.
Viram? Basta um pouco de criatividade e experiência e você consegue uma boa combinação de Leaders.
Os Sweepers
Em double battles, os Sweepers podem fazer coisas que jamais fariam em Single, por exemplo, a combinação RotVire, pois não é necessário predict para a Motor Drive funcionar, e ambos pokemons adversários são afetados (a combinação SkarmBlica falha diante desse moveset), ou a combinação HeatNine (Heatran +Aracanine). Como citei antes, é necessário que o Player saiba "de có" as traits dos pokemons, e pelomenos, saiba o Learnlist de vários pokemons, e antes de tudo, tenha criatividade para criar as combinações. Nesse tutorial eu darei dicas de Sweepers eficientes, que trabalham em dupla ou individualmente.
Moves que afetam todos na arena
Você conhece aqueles moves que acertam todos na arena? Se não se lembra te darei alguns exemplos: Earthquake (todos); Surf (todos); Discharge (todos); Rock Slide (apenas os pokes oponentes)...
Lembrou? Pois você pode tirar um grande proveito desses moves, como um exemplo o famoso JoltVire, que afeta todos os pokes oponentes e ainda dá suporte aos seus pocémons.
Traits úteis
Uma lista básica com traits que podem, e vão ser úteis em Double battles:
*Flash Fire (ótimo se o outro pokemon possuir Eruption);
*Volt Absorb (recupera o pokemon com essa trait e afeta ambos os oponentes);
*Water Absorb (combina com o move Surf);
*Levitate (Imune a Earthquake, ótimo se o parceiro possuir Earthquake);
*Snow Warning (se seu parceiro possuir a trait Snow cloack, é uma mão na roda);
*Sand Stream (se seu parceiro possui a trait Sand veil, perfeito);
*Motor Drive (Combina se o parceiro possuir Discharge);
Tem várias outras traits que não me recordo, caso eu me lembre atualizo aqui.
Wheater Sweepers
Bem, você se recorda dos moves que alteram o clima? Eu aposto que sim mas, vamos recordar...
*Sunny Day (coloca o Sunny durante 5 turnos);
*Rain dance (ativa a Rain por 5 turnos);
*Hail (inútil, pois existe a Snow Warning);
*Sandstorm (inútil, pois existe a Sand stream).
Agora que você se recordou dos moves que afetam o clima, lembraremos também das pedras místicas que prolongam a quantidade de turnos com o clima alterado de 5 turnos para 8 turnos:
*Heat rock (prolonga o sunny);
*Damp rock (prolonga a Rain);
*Smooth rock (inútil);
*Icy rock (inútil).
Ok, já se recordamos dos moves que alteram o clima e as pedras que afetam a quantidade de turnos com rain, mas, estamos se esquecendo de algo bem importante. Se você for inteligente sabe que eu estou falando das Traits que se aproveitam do clima!
*Swift Swim (dobra a Speed durante a rain);
*Rain dish (recupera 1/8 do HP a cada turno com chuva);
*Hydratation (previne que o pokemon que possua essa trait fique com status Poisoned/Paralyze/Sleep durante a rain);
*Chlorophyll (Dobra a speed durante o sunny);
*Solar power (o pokemon que possui essa trait perde1/8 do HP por turno durante o Sunny, mais o S. atk aumenta em 1/5);
*Leaf guard (previne Poisoned/Paralyze/Sleep durante o Sunny);
*Snow cloack (aumenta a evasion em 20% durante a Hailstorm);
*Ice body (recupera 1/8 do HP durante a Hail);
*Sand veil (aumenta a evasion em 20% durante a Sandstorm).
Ok, você agora sabe o básico para criar um Wheater sweeper, mas ai você fala "o que é um Wheater sweeper?", mas eu irei te responder caro membro iniciante na área de batalhas pocémon. Wheater sweeper é aquele poke que se aproveita do clima de alguma maneira, seja para se recuperar ou bater violentamente no seu adversário. Em seguida você me fala "Mas o que isso tem a ver com as Doubles battles?". Isso que eu ia dizer agora mesmo, em doubles, ao mesmo tempo que um pokemon ativa o clima o outro automaticamente aproveita isso de alguma forma.
Tutorial útil para se criar um Wheater team
Uma dica de Wheater sweepers:
Rain
Ludicolo @Item: Damp rock
EVs: 252 HP e S. atk, 4 S. def
Nature: Modest
Trait: Swift swim/Rain Dish
Moveset
-Rain dance
-Surf
-Ice beam
-Giga drain
Jolteon @Item: Life orb
EVs: 252 Spe e S. atk, 4 HP
Nature: Timid
Trait: Volt Absorb
Moveset
-Thunder
-Shadow Ball
-Hidden Power [Water/Bug]
-Signal Beam/Charge beam
Tática: Ludicolo ativa a Rain, que com a Damp rock, a quantidade de turnos com rain é prolongada. Os moves tipo fire perdem seu poder, o que é muito bom. Jolteon aproveita bastante da rain, pois os moves do tipo eletric terão 100% de acc. Thunder é seu move ofensivo principal, Shadow Ball contra Ghosts, HP water serve para Grounds. Signal beam acaba com Bugs e Charge beam aumenta seu poder ofensivo.
Existem uma grande quantidade de táticas que dependem do clima para funcionar, geralmente elas se aproveitam para usar um Solarbeam sem perder um turno, ou dar um boost nos moves dos tipos fire e water, dar precisão perfeita a um move e etc.
Mixed Sweepers
Os sweepers que geralmente são escolhidos pelos jogadores de NB são a combinação de um Physical + Special sweeper, pois, além de muito efetivo, previne que o oponente use a SkarmBlica. Como disse antes, ha moves que acertem todos na arena, e com certas traits você aproveita para, por exemplo, dar um boost em certos pokemons e etc, mas isso é outro assunto. Mas, se você escolher os sweepers errados, você pode ser derrubado facilmente, como por exemplo se você usar Electivire + Heatran, que basta um Earthquake e ambos são derrotados. Nessa parte eu ensinarei como você pode criar um moveset Mixed.
Criando P-sweepers
Criar Physical sweepers é fácilimo, porém você tem que prestar atenção em certos pontos, como, ele pode ter uma trait útil (Water Absorb é um exemplo) para que ele seja beneficiado com um move do companheiro dele, um ataque no mínimo razoável (óbvio) e uma Speed mediana (opcional), mas ele deve ter uma defesa boa para resistir a moves adversários.
Abaixo segue a lista de ótimos pokes Sweepers...
Exemplos de P-sweepers
Pokemons que pertencem a OU:
Defesa boa, péssima Speed, mas um Ataque bem razoável. Resistente a vários tipo de moves, imunidade a um tipo, possui um bom movepool, com acesso a Ice punch, Waterfall, Earthquake, Curse, Hammer arm, Stone edge e mais uma penca de moves tanto ofensivos como de suporte.
Duas palavras, Bulky Gyarados. Possui Dragon Dance, um ótimo move de stab (Waterfall), Ice fang que pode causar Freeze. Utilizado em combinação com Swampert, pode ganhar um Slot livre, pois não há necessidade de ambos possuirem o move Earthquake e trait que acaba com qualquer P-sweeper adversário.
Defesa boa, suporte ao move Agillity, resistente a diversos tipos e imune a um. Moveset variado, mas, de tanto utilizado pode ser um pouco previsível.
Apesar de possuir uma defesa medíocre, também é um ótimo Wall breaker, pode ser tanto um Physical quanto Special Sweeper. Um move que dá boosts para ambos os lados ofensivos, um moveset enorme, suporte a Grass Knot, mas tem desvantagem aos moves mais utilizados em doubles (Surf e Earthquake).
Um ataque mediano, moveset físico razoavel e uma speed enorme. Muitos treinadores, ao ver um Azelf trocam logo para uma Blissey, achando que vai receber um move especial, mas é surpreendido ao receber um move físico. Zen headbutt é 2HKO em Blica (3HKO em uma com EVs em defense). Apesar de ser muito utilizado como Special Sweeper, Azelf Physical pode surpreender...
Pokemons que pertencem ao UU:
Apesar de frágil, possui alta speed e um ataque bom. Possui Fake out, porquê flinchar é sempre bom. Return tem Stab, Shadow Claw e U-turn complementam seu moveset.
Swords Dance+Aqua Jet é devastador, debaixo da chuva ele realmente consegue derrubar praticamente o UU metagame inteiro em até 2HKO. Defesa razoável, moveset físico razoável... Equipado com Life orb, o oponente deve se preocupar bastante, pois um erro dele e o jogo já era.
O pokemon Louva-deus é bem mais rápido que a sua evolução mas, toma 50% de dano da Stealth rock. Um ataque alto, ótimo moveset físico, com suporte a Quick atack, X-scizor, Bug bite, Aerial ace (com a trait Technician esse move fica com 120 de base power), Swords dance... E quando estiver perto de desmaiar, ainda pode passar os boosts para outro pokemon com Baton Pass.
Defesa altissima, ataque razoável, mas nada que um Life orb não resolva, Speed boa, moveset físico pobre, se resumindo aos moves Leaf Blade, Dig, X-scizor, Swords dance, Baton Pass, Aerial Ace, Last Resort e Secret Power. Mesmo com o pequeno Learn List, esse eeveevolution pode causar estragos.
Defesas boas, um ataque bom, que, com suporte a DD, que o torna destruidor. Outrage é seu move de Stab, mas também possui outros moves como Earthquake. Bons moves de suporte, como Safeguard, Sing (apesar da baixa acc). E diversos moves de stab, como Pluck, que acaba com Lum Berrys.
Exemplos de pokemons que pertencem ao NU metagame:
Sim, esse pokemon ignorado por todos se dá muito bem no NU metagame, ainda mais em dupla com Electrode. Sua Trait Simple faz com que você ganhe 3 free turns (que seriam gastos com Curse), depois de usar Curse umas 3 vezes, este aqui sente um Close combat de Hitmonchan como se fosse um soco fraco e em seguida o derrubar com Waterfall. Sua trait secundária não fica atrás, Unaware ignora os boosts do oponente, fazendo com que, os turnos gastos para o adversário setupar o ataque fossem gastos para nada, assim, o pokemon secundário acaba com esse que levantou os Boosts. Chega de falar do Bibarel.
Charizard só se dá bem caso o oponente não tenha setupado a SR ou seu poke tenha dado um Rapid Spin. O pokemon ao lado de Charizard usa um Follow Me, enquanto isso o Zard setupa um Substitute, em seguida um Belly Drum. Por fim basta você trocar seu poke por um que possua Levitate e o Zard acaba com todos os oponentes com apenas um Quake.
O outro pokemon pode usar surf a vontade, Quagsire agradece muito graças a sua trait. Apesar de ser um Pseudo Swampert, Quagsire pode fazer mais, possui Yawn, o que faz o oponente trocar. Earthquake e Waterfall são seus moves de Stab (no caso de Earthquake, tome cuidado com o poke que faz dupla, vai que você o detona ._.), Ice punch acaba com grass types (seus counters).
Tutorial incompleto, próxima parte, final da parte de Sweepers.
Novamente eu criei esse tutorial com o intuito de fazer com que os Players se interessem pelo estilo de jogo com diversas estratégias, tanto as conhecidas como as desconhecidas. Além de, aqueles que se interessam tenham uma base de como montar seu time. Isso vale tanto para as Doubles In game quanto aquelas de NB/Shoddy/PO.
Chega de conversa e vamos lá!
_______________________________________________________________________________________________
Na teoria...
Os Leaders
No metagame atual (Single Battle), um leader pode ter váriadas funções, como ser anti-leader, Sleep inducer, Sweeper, Hazard leader, e outros (via *este tutorial). Nas Doubles Battles, essa realidade não é diferente. Os leaders podem tanto participar em sincronia (um auxilia o outro) como separadamente (cada um por si). Ao contrario do que muitos pensam, não é difícil escolher os leaders para uma Double Battle, porém é mais complexo, pois são centenas de táticas diferentes (literalmente). Basta ao player saber qual delas escolher.
Tipos de leader
Como disse antes, são diversas opções para escolher os leaders. Basicamente, eles são classificados em:
Synchronized
Como o próprio nome diz, os leaders se auxiliam. Caso não tenha entendido, vou explicar melhor, com um exemplo:
Dunsparce @Item: Choice Scarf
EVs: 252 Atk e Spe, 4 HP
Nature: Jolly
Trait: Serene Grace
Moveset
-Rock Slide
-Headbutt
-Body Slam
-Dig/???
E
Cloyster @Item: Leftovers
EVs: 252 Def e HP, 4 Atk
Nature: Impish
Trait: Skill Link
Moveset
-Spikes
-Rock Blast
-Ice Shard
-Reflect
Tática: Moveset básico, que dá certo em UU, mas ainda pode se dar bem em OU. Dunsparce usa Rock Slide e com sua trait pode facilmente Flinchar ambos os pokemons oponentes, enquanto isso Cloyster "mina" o campo do oponente com Spikes. Reflect dá suporte ao resto do time, Ice Shard é priority move e Rock blast pode acertar as 5 vezes com a trait Skill Link. Porém a tática falha se o oponente tiver a trait Inner Focus.
Entenderam? Os leaders sincronizados se auxiliam, protegendo um ao outro, ou até mesmo Sweepeando ao mesmo tempo. Um exemplo dessa última opção é o uso de Scarf Rachi com Scarf Togekiss.
Individual Lead
Essa é facil. Individual Leaders são aqueles que trabalham cada um por si, por exemplo, um Minando o campo adversário e o outro se protegendo/recuperando. Esse é o tipo de leader mais fácil de se criar, porém falha com facilidade se o player não tiver Habilidade.
Exemplos:
Jirachi @Item: Choice Scarf
EVs: 252 Spe e Atk, 4 Def.
Nature: Jolly
Trait: Serene Grace
Moveset
-Iron Head
-Fire punch
-Thunderpunch
-Zen Headbutt/U-turn
Aerodactyl @Item: Focus sash
EVs: 252 Spe e Atk, 4HP
Nature: Jolly
Trait: Pressure
Moveset
-Stealth rock
-Rock Slide
-Aerial ace
-Taunt
Tática: Esses movesets se baseiam em velocidade, portanto falha se o adversário conseguir usar Trick Room. Jirachi flincha os adversários, enquanto isso Aerodactyl setupa as pedrinhas. Eles atacam sempre que podem, atacando com força bruta. Apesar que eu disse que eles atacam separadamente, Jirachi auxilia (em parte) flinchando os oponentes enquanto o Aero coloca a SR.
Esse é o conceito básico de leader para DB (Double Battle).
Outros exemplos de leaders
Synchronizeds:
e
Tática: Abomasnow invoca a Hail permantentemente, aumentando a evasion da Frosty, que por sua vez coloca Spikes no campo do oponente. Abomasnow ainda pode vir equipado com Choice Scarf, e ainda dá um Slot livre para Frosty já que retira a necessidade de ambos possuirem o move Blizzard.
e
Tática: Mesmo esquema do moveset anterior, com a diferença que Hippowdon tem moves de suporte.
e
Tática: Dessa vez, Hippowdon setupa as pedrinhas no jogo enquanto Rampardos bate fortemente nos seus oponentes. Mas essa estratégia priva Hippowdon de possuir o move Earthquake.
Individual leaders:
e
Tática: Ambos colocam Hazards no campo inimigo, ou seja, Roserade setupa os Spikes e Tentacruel os TS.
e
Tática: ScarfDash e Thyplo. Thyplosion usa Eruption a vontade, já que vai aumentar o poder ofensivo do Dash (via lá trait Flash Fire) e Rapidash Acaba com os oponentes usando seus moves ofensivos, porém basta um Quagsire para acabar com a festa de ambos.
Viram? Basta um pouco de criatividade e experiência e você consegue uma boa combinação de Leaders.
Os Sweepers
Em double battles, os Sweepers podem fazer coisas que jamais fariam em Single, por exemplo, a combinação RotVire, pois não é necessário predict para a Motor Drive funcionar, e ambos pokemons adversários são afetados (a combinação SkarmBlica falha diante desse moveset), ou a combinação HeatNine (Heatran +Aracanine). Como citei antes, é necessário que o Player saiba "de có" as traits dos pokemons, e pelomenos, saiba o Learnlist de vários pokemons, e antes de tudo, tenha criatividade para criar as combinações. Nesse tutorial eu darei dicas de Sweepers eficientes, que trabalham em dupla ou individualmente.
Moves que afetam todos na arena
Você conhece aqueles moves que acertam todos na arena? Se não se lembra te darei alguns exemplos: Earthquake (todos); Surf (todos); Discharge (todos); Rock Slide (apenas os pokes oponentes)...
Lembrou? Pois você pode tirar um grande proveito desses moves, como um exemplo o famoso JoltVire, que afeta todos os pokes oponentes e ainda dá suporte aos seus pocémons.
Traits úteis
Uma lista básica com traits que podem, e vão ser úteis em Double battles:
*Flash Fire (ótimo se o outro pokemon possuir Eruption);
*Volt Absorb (recupera o pokemon com essa trait e afeta ambos os oponentes);
*Water Absorb (combina com o move Surf);
*Levitate (Imune a Earthquake, ótimo se o parceiro possuir Earthquake);
*Snow Warning (se seu parceiro possuir a trait Snow cloack, é uma mão na roda);
*Sand Stream (se seu parceiro possui a trait Sand veil, perfeito);
*Motor Drive (Combina se o parceiro possuir Discharge);
Tem várias outras traits que não me recordo, caso eu me lembre atualizo aqui.
Wheater Sweepers
Bem, você se recorda dos moves que alteram o clima? Eu aposto que sim mas, vamos recordar...
*Sunny Day (coloca o Sunny durante 5 turnos);
*Rain dance (ativa a Rain por 5 turnos);
*Hail (inútil, pois existe a Snow Warning);
*Sandstorm (inútil, pois existe a Sand stream).
Agora que você se recordou dos moves que afetam o clima, lembraremos também das pedras místicas que prolongam a quantidade de turnos com o clima alterado de 5 turnos para 8 turnos:
*Heat rock (prolonga o sunny);
*Damp rock (prolonga a Rain);
*Smooth rock (inútil);
*Icy rock (inútil).
Ok, já se recordamos dos moves que alteram o clima e as pedras que afetam a quantidade de turnos com rain, mas, estamos se esquecendo de algo bem importante. Se você for inteligente sabe que eu estou falando das Traits que se aproveitam do clima!
*Swift Swim (dobra a Speed durante a rain);
*Rain dish (recupera 1/8 do HP a cada turno com chuva);
*Hydratation (previne que o pokemon que possua essa trait fique com status Poisoned/Paralyze/Sleep durante a rain);
*Chlorophyll (Dobra a speed durante o sunny);
*Solar power (o pokemon que possui essa trait perde1/8 do HP por turno durante o Sunny, mais o S. atk aumenta em 1/5);
*Leaf guard (previne Poisoned/Paralyze/Sleep durante o Sunny);
*Snow cloack (aumenta a evasion em 20% durante a Hailstorm);
*Ice body (recupera 1/8 do HP durante a Hail);
*Sand veil (aumenta a evasion em 20% durante a Sandstorm).
Ok, você agora sabe o básico para criar um Wheater sweeper, mas ai você fala "o que é um Wheater sweeper?", mas eu irei te responder caro membro iniciante na área de batalhas pocémon. Wheater sweeper é aquele poke que se aproveita do clima de alguma maneira, seja para se recuperar ou bater violentamente no seu adversário. Em seguida você me fala "Mas o que isso tem a ver com as Doubles battles?". Isso que eu ia dizer agora mesmo, em doubles, ao mesmo tempo que um pokemon ativa o clima o outro automaticamente aproveita isso de alguma forma.
Tutorial útil para se criar um Wheater team
Uma dica de Wheater sweepers:
Rain
Ludicolo @Item: Damp rock
EVs: 252 HP e S. atk, 4 S. def
Nature: Modest
Trait: Swift swim/Rain Dish
Moveset
-Rain dance
-Surf
-Ice beam
-Giga drain
Jolteon @Item: Life orb
EVs: 252 Spe e S. atk, 4 HP
Nature: Timid
Trait: Volt Absorb
Moveset
-Thunder
-Shadow Ball
-Hidden Power [Water/Bug]
-Signal Beam/Charge beam
Tática: Ludicolo ativa a Rain, que com a Damp rock, a quantidade de turnos com rain é prolongada. Os moves tipo fire perdem seu poder, o que é muito bom. Jolteon aproveita bastante da rain, pois os moves do tipo eletric terão 100% de acc. Thunder é seu move ofensivo principal, Shadow Ball contra Ghosts, HP water serve para Grounds. Signal beam acaba com Bugs e Charge beam aumenta seu poder ofensivo.
Existem uma grande quantidade de táticas que dependem do clima para funcionar, geralmente elas se aproveitam para usar um Solarbeam sem perder um turno, ou dar um boost nos moves dos tipos fire e water, dar precisão perfeita a um move e etc.
Mixed Sweepers
Os sweepers que geralmente são escolhidos pelos jogadores de NB são a combinação de um Physical + Special sweeper, pois, além de muito efetivo, previne que o oponente use a SkarmBlica. Como disse antes, ha moves que acertem todos na arena, e com certas traits você aproveita para, por exemplo, dar um boost em certos pokemons e etc, mas isso é outro assunto. Mas, se você escolher os sweepers errados, você pode ser derrubado facilmente, como por exemplo se você usar Electivire + Heatran, que basta um Earthquake e ambos são derrotados. Nessa parte eu ensinarei como você pode criar um moveset Mixed.
Criando P-sweepers
Criar Physical sweepers é fácilimo, porém você tem que prestar atenção em certos pontos, como, ele pode ter uma trait útil (Water Absorb é um exemplo) para que ele seja beneficiado com um move do companheiro dele, um ataque no mínimo razoável (óbvio) e uma Speed mediana (opcional), mas ele deve ter uma defesa boa para resistir a moves adversários.
Abaixo segue a lista de ótimos pokes Sweepers...
Exemplos de P-sweepers
Pokemons que pertencem a OU:
Defesa boa, péssima Speed, mas um Ataque bem razoável. Resistente a vários tipo de moves, imunidade a um tipo, possui um bom movepool, com acesso a Ice punch, Waterfall, Earthquake, Curse, Hammer arm, Stone edge e mais uma penca de moves tanto ofensivos como de suporte.
Duas palavras, Bulky Gyarados. Possui Dragon Dance, um ótimo move de stab (Waterfall), Ice fang que pode causar Freeze. Utilizado em combinação com Swampert, pode ganhar um Slot livre, pois não há necessidade de ambos possuirem o move Earthquake e trait que acaba com qualquer P-sweeper adversário.
Defesa boa, suporte ao move Agillity, resistente a diversos tipos e imune a um. Moveset variado, mas, de tanto utilizado pode ser um pouco previsível.
Apesar de possuir uma defesa medíocre, também é um ótimo Wall breaker, pode ser tanto um Physical quanto Special Sweeper. Um move que dá boosts para ambos os lados ofensivos, um moveset enorme, suporte a Grass Knot, mas tem desvantagem aos moves mais utilizados em doubles (Surf e Earthquake).
Um ataque mediano, moveset físico razoavel e uma speed enorme. Muitos treinadores, ao ver um Azelf trocam logo para uma Blissey, achando que vai receber um move especial, mas é surpreendido ao receber um move físico. Zen headbutt é 2HKO em Blica (3HKO em uma com EVs em defense). Apesar de ser muito utilizado como Special Sweeper, Azelf Physical pode surpreender...
Pokemons que pertencem ao UU:
Apesar de frágil, possui alta speed e um ataque bom. Possui Fake out, porquê flinchar é sempre bom. Return tem Stab, Shadow Claw e U-turn complementam seu moveset.
Swords Dance+Aqua Jet é devastador, debaixo da chuva ele realmente consegue derrubar praticamente o UU metagame inteiro em até 2HKO. Defesa razoável, moveset físico razoável... Equipado com Life orb, o oponente deve se preocupar bastante, pois um erro dele e o jogo já era.
O pokemon Louva-deus é bem mais rápido que a sua evolução mas, toma 50% de dano da Stealth rock. Um ataque alto, ótimo moveset físico, com suporte a Quick atack, X-scizor, Bug bite, Aerial ace (com a trait Technician esse move fica com 120 de base power), Swords dance... E quando estiver perto de desmaiar, ainda pode passar os boosts para outro pokemon com Baton Pass.
Defesa altissima, ataque razoável, mas nada que um Life orb não resolva, Speed boa, moveset físico pobre, se resumindo aos moves Leaf Blade, Dig, X-scizor, Swords dance, Baton Pass, Aerial Ace, Last Resort e Secret Power. Mesmo com o pequeno Learn List, esse eeveevolution pode causar estragos.
Defesas boas, um ataque bom, que, com suporte a DD, que o torna destruidor. Outrage é seu move de Stab, mas também possui outros moves como Earthquake. Bons moves de suporte, como Safeguard, Sing (apesar da baixa acc). E diversos moves de stab, como Pluck, que acaba com Lum Berrys.
Exemplos de pokemons que pertencem ao NU metagame:
Sim, esse pokemon ignorado por todos se dá muito bem no NU metagame, ainda mais em dupla com Electrode. Sua Trait Simple faz com que você ganhe 3 free turns (que seriam gastos com Curse), depois de usar Curse umas 3 vezes, este aqui sente um Close combat de Hitmonchan como se fosse um soco fraco e em seguida o derrubar com Waterfall. Sua trait secundária não fica atrás, Unaware ignora os boosts do oponente, fazendo com que, os turnos gastos para o adversário setupar o ataque fossem gastos para nada, assim, o pokemon secundário acaba com esse que levantou os Boosts. Chega de falar do Bibarel.
Charizard só se dá bem caso o oponente não tenha setupado a SR ou seu poke tenha dado um Rapid Spin. O pokemon ao lado de Charizard usa um Follow Me, enquanto isso o Zard setupa um Substitute, em seguida um Belly Drum. Por fim basta você trocar seu poke por um que possua Levitate e o Zard acaba com todos os oponentes com apenas um Quake.
O outro pokemon pode usar surf a vontade, Quagsire agradece muito graças a sua trait. Apesar de ser um Pseudo Swampert, Quagsire pode fazer mais, possui Yawn, o que faz o oponente trocar. Earthquake e Waterfall são seus moves de Stab (no caso de Earthquake, tome cuidado com o poke que faz dupla, vai que você o detona ._.), Ice punch acaba com grass types (seus counters).
Tutorial incompleto, próxima parte, final da parte de Sweepers.
Última edição por Leo_Kun em Qui 5 Ago 2010 - 15:18, editado 2 vez(es)
Dewloren- Membro
- Idade : 27
Alerta :
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: [Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
UOW! gostei bastante desse tuto, apesar dele não estar completo...
eu vou tentar o rapidash + thyplo, porém vou usar de outra forma...
Rapidash (Focus sash/ item que esqueci o nome, porém que aumenta o sunny day de 5 para 8 ) : Sunny Day, Solarbeam, Fire Blast, Protect
Thyploseon (Focus sash): Solarbeam, Eruption, Lava Plume, Earthquake
Bom, Rapidash (timid) usa o sunny day, que aumenta os ataques de tipo fogo, e como ele é muito rapido, tenho quase certeza que ele conseguiria usar primeiro...
bom, thyploseon já usaria o erpution, aumentando ainda mais o tipo fogo do rapidash.
Bom, se aparecer um swampert com focus sash seria o fim para os dois...
bom, não é bem assim
com sunny day ativado, o solarbeam do rapidash concerteza deixaria swampert com 1 de hp, e o do thyploseon mataria =D
lava plume é só usado quando o Thyplo está com 1 de HP (Focus sash)
um earthquake não derrubaria nenhum dos dois.
mais um heatran acabaria facil facil...
por isso o earthquake, mais o protect do rapidash, bye heatran.
Fire blast com 100% de acerto é bom.
concerteza essa dupla é muito boa, ela bateria em muitos pokes =D
eu vou tentar o rapidash + thyplo, porém vou usar de outra forma...
Rapidash (Focus sash/ item que esqueci o nome, porém que aumenta o sunny day de 5 para 8 ) : Sunny Day, Solarbeam, Fire Blast, Protect
Thyploseon (Focus sash): Solarbeam, Eruption, Lava Plume, Earthquake
Bom, Rapidash (timid) usa o sunny day, que aumenta os ataques de tipo fogo, e como ele é muito rapido, tenho quase certeza que ele conseguiria usar primeiro...
bom, thyploseon já usaria o erpution, aumentando ainda mais o tipo fogo do rapidash.
Bom, se aparecer um swampert com focus sash seria o fim para os dois...
bom, não é bem assim
com sunny day ativado, o solarbeam do rapidash concerteza deixaria swampert com 1 de hp, e o do thyploseon mataria =D
lava plume é só usado quando o Thyplo está com 1 de HP (Focus sash)
um earthquake não derrubaria nenhum dos dois.
mais um heatran acabaria facil facil...
por isso o earthquake, mais o protect do rapidash, bye heatran.
Fire blast com 100% de acerto é bom.
concerteza essa dupla é muito boa, ela bateria em muitos pokes =D
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Estou de volta, miguxos. :3
♥
♥
A3- Membro
- Idade : 27
Alerta :
Data de inscrição : 15/10/2009
Re: [Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
Achei interessante(Mesmo não gostando de double battles.)
Em especial essa do Frosty e o Abomasnow, ambos iriam conseguir derrotar os Malditos Roserades que usam TS. Mas, um Heatran levava os dois :/. Vai ajudar muitas pessoas que não tem experencia em Double battles.
Em especial essa do Frosty e o Abomasnow, ambos iriam conseguir derrotar os Malditos Roserades que usam TS. Mas, um Heatran levava os dois :/. Vai ajudar muitas pessoas que não tem experencia em Double battles.
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123
Monferno master- Membro
- Idade : 24
Alerta :
Data de inscrição : 02/04/2010
Re: [Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
Bom post, tem bastante leaders interessantes... Mas são apenas estes? Tem alguns exemplos de leaders de Uber também... Tipo o Kyogre e Darkrai, que são uma praga pra tirar do campo... Kyogre levanta Rain, Darkrai deixa um poké com sleep e noutro turno, entra em campo o Celebi com Leech Seed, seguro de que golpes de fogo não sejam um problema contra ele...
Este "trio" me deixou imobilizado diversas vezes usando pokés de outras tiers...
Este "trio" me deixou imobilizado diversas vezes usando pokés de outras tiers...
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Heir of Life
Confira:
Concurso participem! / Fic / One-Shots / indico uma fic que resgatei / indico Fic de meu amigo
set by ~elazul
- Spoiler:
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Um novo challenge breve
CONFIRA!
Veja meus outros perfis!
Re: [Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
Jolteon e Electivire?
São uma Praga, Jolteon usa Magnet Rise no primeiro turno, Electivire Discharge, depois Jolteon usa Discharge e Electivire usa EQ Tranquilamente.
São uma Praga, Jolteon usa Magnet Rise no primeiro turno, Electivire Discharge, depois Jolteon usa Discharge e Electivire usa EQ Tranquilamente.
Beer- Membro
- Alerta :
Data de inscrição : 22/10/2008
Re: [Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
Sir Bakujirou S. escreveu:Bom post, tem bastante
leaders interessantes... Mas são apenas estes? Tem alguns exemplos de
leaders de Uber também... Tipo o Kyogre e Darkrai, que são uma praga pra
tirar do campo... Kyogre levanta Rain, Darkrai deixa um poké com sleep e
noutro turno, entra em campo o Celebi com Leech Seed, seguro de que
golpes de fogo não sejam um problema contra ele...
Este "trio" me deixou imobilizado diversas vezes usando pokés de outras tiers...
Eu apenas não citei a parte dos Ubers porque praticamente ngm aqui do fórum usa/gosta de utilizar esse Metagame, mas existe uma grande quantidade de Leaders para o Uber Metagame...
Outro exemplo seria Rhyperior (Lightening rod)+ Kyogre.
blzck escreveu:Jolteon e Electivire?
São uma Praga, Jolteon usa
Magnet Rise no primeiro turno, Electivire Discharge, depois Jolteon usa
Discharge e Electivire usa EQ Tranquilamente.
Realmente, eu acho eles uma praga (exceto quando trabalham pra mim ;-]). Mas ainda acho Rotom-Heat + Electivire melhor, pois dá um Free turn graças a Levitate.
Segunda parte do tutorial colocado...
Dewloren- Membro
- Idade : 27
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Data de inscrição : 05/08/2009
Re: [Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
Leo_Kun escreveu:Realmente, eu acho eles uma praga (exceto quando trabalham pra mim ;-]). Mas ainda acho Rotom-Heat + Electivire melhor, pois dá um Free turn graças a Levitate.
Segunda parte do tutorial colocado...
Ainda prefiro Rotom e Gliscor Leads melhor..
Eartquake e Discharge fazem um estrago e Com o Electvire escondido Ele pode entrar em qual quer momento para salvar o Gliscor de um ice Beam e Ainda recebr o boost do Discharge..
________________
Obrigado pelo Avatar Royce da 5'9, pela bar Ander<3, pela sign Google.
Blizzard knight- Membro
- Idade : 34
Alerta :
Data de inscrição : 14/05/2009
Frase pessoal : tentado aprender RNG em breeding no B/W pela ducen
Re: [Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
Vale lembrar que em double Battle fazer um troca pode lhe custar caro, pois o inimigo vai tentar a medida do possível manter dois sweppers, um especial, e outro físico, ou seja, um time de stall não dura tanto tempo.
Ataques relevantes em double Battle:
Blizzard: Em Hail é uma boa opção, pois a chançe de algum inimigo sair congelado é de 20%(40 com Serene Grace). Pode Quebrar protect, comum neste metagame.
Magical Leaf: Acerta sempre e ataca o inimigo, acerta os dois oponentes.
Protect: Ótimo para abrir um troca segura. Ajuda em e contra explosion.
Surf: Acerta em todos no campo, maior usagem devido ao uso maior de pokémons fire e ground.
Earthquake: Acerta em todos no campo, porém, cuidado para não prejudicar eu parceiro.
Discharge: Relativamente melhor do que thunderbolt, acerta em todos no campo e possuí maior chance de paralizar(pode paralizar seu parceiro).
Tetter Dance: Opção para stallear com mais segurança.
Pschy Up: Copia a alteração de stats de um parceiro booster
Follow Me: Bom para ter free turns.
Heat Have: Acerta todos em campo.
Lava Plume: Vide Discharge, porém causa status Burn.
Skill Swap/Role Play: ótimo para stall, já pensou um Heatran com Levitate, ou Gyarados com Volt Absorb/Motor Drive. Mixed Swappers com speed boster.
Guard Swap: Blissey com Stats defensivos de Schuckinha? Ou Alakazan, good Swepper com ótimos stats defensivos.
Explosion: Ajuda Levar o inimigo ao Mid/Late game rapido.
Pershi Song: Bom com Magnet Pull ou arena Trap.
Helping Hand: Força e priorty para seus moves(bom com explosion).
Rock Slide: Pode substituir Stone Edge, tem maior acc e pode causar flinch, isto sem contar que acerta os dois inimigos.
Power Swap: Passe seu ótimo ataque para o inimigo. LOL
Trick Room. É Muito mais facil usa-lo com alguem com fake out.
Ataques relevantes em double Battle:
Blizzard: Em Hail é uma boa opção, pois a chançe de algum inimigo sair congelado é de 20%(40 com Serene Grace). Pode Quebrar protect, comum neste metagame.
Magical Leaf: Acerta sempre e ataca o inimigo, acerta os dois oponentes.
Protect: Ótimo para abrir um troca segura. Ajuda em e contra explosion.
Surf: Acerta em todos no campo, maior usagem devido ao uso maior de pokémons fire e ground.
Earthquake: Acerta em todos no campo, porém, cuidado para não prejudicar eu parceiro.
Discharge: Relativamente melhor do que thunderbolt, acerta em todos no campo e possuí maior chance de paralizar(pode paralizar seu parceiro).
Tetter Dance: Opção para stallear com mais segurança.
Pschy Up: Copia a alteração de stats de um parceiro booster
Follow Me: Bom para ter free turns.
Heat Have: Acerta todos em campo.
Lava Plume: Vide Discharge, porém causa status Burn.
Skill Swap/Role Play: ótimo para stall, já pensou um Heatran com Levitate, ou Gyarados com Volt Absorb/Motor Drive. Mixed Swappers com speed boster.
Guard Swap: Blissey com Stats defensivos de Schuckinha? Ou Alakazan, good Swepper com ótimos stats defensivos.
Explosion: Ajuda Levar o inimigo ao Mid/Late game rapido.
Pershi Song: Bom com Magnet Pull ou arena Trap.
Helping Hand: Força e priorty para seus moves(bom com explosion).
Rock Slide: Pode substituir Stone Edge, tem maior acc e pode causar flinch, isto sem contar que acerta os dois inimigos.
Power Swap: Passe seu ótimo ataque para o inimigo. LOL
Trick Room. É Muito mais facil usa-lo com alguem com fake out.
Beer- Membro
- Alerta :
Data de inscrição : 22/10/2008
Re: [Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
blzck escreveu:Vale lembrar que em double Battle fazer um troca pode lhe
custar caro, pois o inimigo vai tentar a medida do possível manter dois
sweppers, um especial, e outro físico, ou seja, um time de stall não
dura tanto tempo.
Ataques relevantes em double Battle:
Blizzard:
Em Hail é uma boa opção, pois a chançe de algum inimigo sair congelado é
de 20%(40 com Serene Grace). Pode Quebrar protect, comum neste
metagame.
Magical Leaf: Acerta sempre e ataca o inimigo, acerta os dois oponentes.
Protect: Ótimo para abrir um troca segura. Ajuda em e contra explosion.
Surf: Acerta em todos no campo, maior usagem devido ao uso maior de pokémons fire e ground.
Earthquake: Acerta em todos no campo, porém, cuidado para não prejudicar eu parceiro.
Discharge:
Relativamente melhor do que thunderbolt, acerta em todos no campo e
possuí maior chance de paralizar(pode paralizar seu parceiro).
Tetter Dance: Opção para stallear com mais segurança.
Pschy Up: Copia a alteração de stats de um parceiro booster
Follow Me: Bom para ter free turns.
Heat Have: Acerta todos em campo.
Lava Plume: Vide Discharge, porém causa status Burn.
Skill
Swap/Role Play: ótimo para stall, já pensou um Heatran com Levitate, ou
Gyarados com Volt Absorb/Motor Drive. Mixed Swappers com speed
boster.
Guard Swap: Blissey com Stats defensivos de Schuckinha? Ou Alakazan, good Swepper com ótimos stats defensivos.
Explosion: Ajuda Levar o inimigo ao Mid/Late game rapido.
Pershi Song: Bom com Magnet Pull ou arena Trap.
Helping Hand: Força e priorty para seus moves(bom com explosion).
Rock Slide: Pode substituir Stone Edge, tem maior acc e pode causar flinch, isto sem contar que acerta os dois inimigos.
Power Swap: Passe seu ótimo ataque para o inimigo. LOL
Trick Room. É Muito mais facil usa-lo com alguem com fake out.
Obrigado pela força BLZCK, ajudou muito já que me lembrou de outros ataques que acertam todos na arena.
Mas tem alguns problemas/fails ai...
Magical leaf, pelo que eu saiba afeta apenas um oponente, Guard swap/Power swap está bugado (maldito bug do NB). Gostei de algumas combinações ai, vou colocar junto ao tutorial.
Daqui a pouco edito lá colocando a segunda parte dos Sweepers.
Dewloren- Membro
- Idade : 27
Alerta :
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: [Tutorial] Criando times de Double battle (Incompleto)
Magical Leaf acerta em Todos sim, Razor Leaf Tambem.
Existem outros, como Icy Wind, Silver Wind, O-Wind, enfim, mas não são tão relevantes, porém ajudam com status, principalmente Icy Wind.
Muddy Watter é semelhante a surf, ajuda mais em um set anoyer.
Pergunta, vai citar stall m double também.
Existem outros, como Icy Wind, Silver Wind, O-Wind, enfim, mas não são tão relevantes, porém ajudam com status, principalmente Icy Wind.
Muddy Watter é semelhante a surf, ajuda mais em um set anoyer.
Pergunta, vai citar stall m double também.
Beer- Membro
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Data de inscrição : 22/10/2008
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