Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Oficial] Tipos - Página 7 Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Oficial] Tipos - Página 7 Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Oficial] Tipos

+59
RAFAEL23Z
Latius
Moonblast
Lilligant
Dalims-chan
Hiro-Kun
Wulf
~Leaf
BruninhaS2
samurorott
[E]merson
Matyllgc
DougMalta
okuraio
Nayuto
Rush
Br1Japa
Zetsuk Ghost
Haex
Såh
licangmf1tdb
Vilendil
Sylveon
Ditto Puta
Gantoor2
DEATHanatos
SkY_br
elazul
Psych0
Pokémon Gamer
arthur trainer of celebi
Swamker
Mitzblik
zekrombox
Pedro H
Jessica-chan
Kadu TWK
Kamikaze
DragonKnightV
DanHe
MateusRP
Pikachu_pachirisu_emolga
kazekill
Yami
samsquirtle
Lix
Cheekin123
Yoshihime
Bubble Water
Renegade Hero
Water the HOisteper
Hess
Kurosaki Lucas
Shaolin
DarkGS
Earthquake
lordefael
BrunoP
63 participantes

Página 7 de 23 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 15 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por Earthquake Qua 1 maio 2013 - 18:47

Pokémon Gamer escreveu:Quanto à questão dos tipos, eu sou aberto a novos tipos, mas que façam sentido.
Para mim faz muito sentido mudar o tipo de Pokémon antigos, mas nunca fazer isso nos remakes, para manter a originalidade.
Remakes são atualizados com todas as alterações em moves e Pokemons, portanto se algum Pokemon tiver o tipo alterado, isso acontecerá no remake. A prova foi Magnemite e Magneon em FR/LG e em HG/SS.
Earthquake
Earthquake
Membro
Membro

Masculino Idade : 32
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 23/01/2013

Frase pessoal : hapiness = 255


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por Psych0 Qui 2 maio 2013 - 22:16

Shaolin escreveu:Eu estava ouvindo o It's Super Effective hoje, e o Liam Pomfret (webmaster da Bulbagarden) deu uma explicação bem legal sobre o porquê de provavelmente nunca vermos um light-type.

Segundo ele, a idéia do Dark-type não é o de trevas elementais, mas sim o de lutar sujo, trapacear, agir com maldade (o tipo em japonês seria algo em torno de "villain type"). Essa mudança para o inglês deu uma idéia diferente da que deveria ser utilizada, parecendo que já que há um tipo "Trevas", deve haver um tipo "Luz" para ser seu oposto direto.
Segundo ele, o oposto direto já existe, sendo o Fighting-type, já que os que lutam com técnica e paixão vencem os que lutam sujo. Fighting type é isso: treino, garra, disciplina, e para eles remete aos samurais. Isso leva direto ao bushido, honra, nobreza, retidão de caráter.

A idéia do Dark type, segundo ele, era de obviamente "counterar" o tipo Psychic e o tipo Ghost, que ficaram OP demais na primeira geração. Aqui o conceito é de que a maldade corrompe a mente e o espírito. E Psychic (mente) é o que controla o corpo (fighting) para batalhar.

Portanto, segundo ele, não teremos um tipo Light porque JÁ TEMOS um. Só o chamamos de Fighting Smile

Ouvi falar que o Dark-type seria o Medo e o Fighting-type seria a coragem, por isso já temos os rivais diretos, porém, não há uma estabilidade nos tipos sendo "praticamente" necessário impor tipos que priorizem os que estão muito efetivos. Além de que o tipo grama está muito desfavorecido sendo um dos tipos que menos me impressiona, por ser MUITO defensivo em alguns casos.

________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
~Set de minha autoria. ;D

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Clique para nos fazer feliz, e fazer ele progredir! =)
Psych0
Psych0
Membro
Membro

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 22/07/2012

Frase pessoal : Nothing is impossible, you just believe.


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por samsquirtle Qui 2 maio 2013 - 22:54

Tipo Grama é o que mais sofre, espero que isso seja corrigido.
Fight só opõe Dark em apenas UM dos muitos sentidos que podem ser abordados como tema para fazer um pokémon desse tipo. Então, não, Fight ainda não é a oposição perfeita de Dark, tanto é que Espeon é Psychic.
samsquirtle
samsquirtle
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 26/02/2010

Frase pessoal : Honedge Justiceiro, dê-me a visão além do alcance!


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por MateusRP Sex 3 maio 2013 - 8:27

Fighing > Dark > Psychic > Fighing
É um ciclo, não há oposição direta. Como Fire, Grass e Water. Ou pedra, papel e tesoura.

Se querem uma analogia quanto ao significado, que tal Legend of Zelda?
Fighing = Link
Dark = Ganondorf
Psychic = Zelda
Ganondorf sequestra Zelda, Zelda seduz Link, Link dá uma surra em Ganondorf.
MateusRP
MateusRP
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 09/04/2010


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por Earthquake Sex 3 maio 2013 - 9:16

MateusRP escreveu:Fighing > Dark > Psychic > Fighing
É um ciclo, não há oposição direta. Como Fire, Grass e Water. Ou pedra, papel e tesoura.

Se querem uma analogia quanto ao significado, que tal Legend of Zelda?
Fighing = Link
Dark = Ganondorf
Psychic = Zelda
Ganondorf sequestra Zelda, Zelda seduz Link, Link dá uma surra em Ganondorf.
A analogia está legal, mas Zelda está mais para Fairy do que Psychic.

Zelda usa poderes mágicos, e os Psychic Pokemon usam poderes associados a mente. Por isso.
Earthquake
Earthquake
Membro
Membro

Masculino Idade : 32
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 23/01/2013

Frase pessoal : hapiness = 255


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por Mitzblik Sex 3 maio 2013 - 10:05

Hidden Power escreveu:
MateusRP escreveu:Fighing > Dark > Psychic > Fighing
É um ciclo, não há oposição direta. Como Fire, Grass e Water. Ou pedra, papel e tesoura.

Se querem uma analogia quanto ao significado, que tal Legend of Zelda?
Fighing = Link
Dark = Ganondorf
Psychic = Zelda
Ganondorf sequestra Zelda, Zelda seduz Link, Link dá uma surra em Ganondorf.
A analogia está legal, mas Zelda está mais para Fairy do que Psychic.

Zelda usa poderes mágicos, e os Psychic Pokemon usam poderes associados a mente. Por isso.

Corrigindo, a Navi é a Fairy de Zelda e não a Zelda Smile

________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Meu FC é: 0361-6648-0169
Meu Friend Safari é:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mitzblik
Mitzblik
Membro
Membro

Masculino Idade : 34
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 08/04/2013


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por MateusRP Sex 3 maio 2013 - 10:35

Hidden Power escreveu:
MateusRP escreveu:Fighing > Dark > Psychic > Fighing
É um ciclo, não há oposição direta. Como Fire, Grass e Water. Ou pedra, papel e tesoura.

Se querem uma analogia quanto ao significado, que tal Legend of Zelda?
Fighing = Link
Dark = Ganondorf
Psychic = Zelda
Ganondorf sequestra Zelda, Zelda seduz Link, Link dá uma surra em Ganondorf.
A analogia está legal, mas Zelda está mais para Fairy do que Psychic.

Zelda usa poderes mágicos, e os Psychic Pokemon usam poderes associados a mente. Por isso.

Zelda usa a inteligência (Triforce da Sabedoria), a mente. Por isso associar com o tipo Psychic.
MateusRP
MateusRP
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 09/04/2010


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por Earthquake Sex 3 maio 2013 - 11:24

Os golpes que a Zelda usa na série Smash Bros., por exemplo, são todos oriundos das fadas das fontes. Ela não usa nada do tipo "confusão" ou "psychic".

Os psychics usam poderes vindos da mente, ela usa poderes mágicos/místicos, portanto os moves dela estão mais próximos de uma Fada, embora ela não seja uma Fada. Olha esses ataques da Zelda no spoiler, e perceba que o nome de cada um deles representa o nome da fada que deu a ela o poder mágico.

Spoiler:

Mitzblik escreveu:
Hidden Power escreveu:
MateusRP escreveu:Fighing > Dark > Psychic > Fighing
É um ciclo, não há oposição direta. Como Fire, Grass e Water. Ou pedra, papel e tesoura.

Se querem uma analogia quanto ao significado, que tal Legend of Zelda?
Fighing = Link
Dark = Ganondorf
Psychic = Zelda
Ganondorf sequestra Zelda, Zelda seduz Link, Link dá uma surra em Ganondorf.
A analogia está legal, mas Zelda está mais para Fairy do que Psychic.

Zelda usa poderes mágicos, e os Psychic Pokemon usam poderes associados a mente. Por isso.

Corrigindo, a Navi é a Fairy de Zelda e não a Zelda Smile
Estou falando sobre poderes, não aparência.

MateusRP escreveu:
Hidden Power escreveu:
MateusRP escreveu:Fighing > Dark > Psychic > Fighing
É um ciclo, não há oposição direta. Como Fire, Grass e Water. Ou pedra, papel e tesoura.

Se querem uma analogia quanto ao significado, que tal Legend of Zelda?
Fighing = Link
Dark = Ganondorf
Psychic = Zelda
Ganondorf sequestra Zelda, Zelda seduz Link, Link dá uma surra em Ganondorf.
A analogia está legal, mas Zelda está mais para Fairy do que Psychic.

Zelda usa poderes mágicos, e os Psychic Pokemon usam poderes associados a mente. Por isso.

Zelda usa a inteligência (Triforce da Sabedoria), a mente. Por isso associar com o tipo Psychic.

Não, MateusRP, a Zelda usa poderes mágicos. Veja só:

Zelda (ゼルダ, Zeruda) is a character for Super Smash Bros. Brawl. She looks nearly identical to her appearance in The Legend of Zelda: Twilight Princess but her hair is slightly darker. From The Legend of Zelda universe, Zelda reappears in Brawl as a graceful character utilizing strong magical attacks.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Earthquake
Earthquake
Membro
Membro

Masculino Idade : 32
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 23/01/2013

Frase pessoal : hapiness = 255


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por samsquirtle Sex 3 maio 2013 - 12:52

Psychic puxa Dark do lado mental, Fight puxa Dark do lado físico. Mas e o lado sentimental? O real significado de EVIL?
samsquirtle
samsquirtle
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 26/02/2010

Frase pessoal : Honedge Justiceiro, dê-me a visão além do alcance!


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por Hess Sex 3 maio 2013 - 20:51

samsquirtle escreveu:Psychic puxa Dark do lado mental, Fight puxa Dark do lado físico. Mas e o lado sentimental? O real significado de EVIL?

Um tipo Fairy provavelmente abordará muitas espécies e golpes baseados em benevolência, em pureza, e isso acabaria se opondo à característica maléfica de Dark.

Fighting também acaba tendo relação com Dark, no sentido de que cada um desses tipos tem sua forma de lutar... representando a justiça, Fighting vence a característica de "lutar sujo" dos Dark.

Elementos de iluminação, embora essa característica não esteja tão bem definida nos jogos, podem ser observados nos tipos Electric, Psychic, Fire e Grass, o que entra em conflito com a escuridão e os hábitos noturnos verificados no tipo Dark.

Agora... um tipo Light possivelmente não teria nada de exclusivo, se pararmos para analisar... então, caso o tipo Fairy seja confirmado, penso que nunca teremos Light. E se criarem um tipo para representar o Sagrado (em paralelo, colocariam aspectos demoníacos em muitas espécies Dark), que ainda não é abordado, um nome mais convincente seria Holy ou Saint. Mesmo assim, creio que a maioria dos jogadores seria contra a criação do tipo. Vocês gostariam que criassem espécies parecidas com estas?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Imagino que um tipo Holy em Pokémon seguiria essa linha. Não penso que criariam muitas formas humanóides. Não é exatamente minha ideia para um tipo Light, mas consigo imaginar a Game Freak recorrer a isso, se estiver se esgotando de ideias para a oitava, nona geração... só espero que não façam nada como criar tipos absurdos como Elf ou Knight.

Um tipo Cosmic se torna improvável, uma vez que a família de Clefairy, que vem do espaço, deverá passar para o tipo Fairy.

Sound ainda é possível, mas, apesar de ser coerentemente abordado nos ataques, esbarra no fato de ser difícil representar a estrutura física de um Sound type. Mesmo que criem um Pokémon baseado em uma flauta, é mais do que certo que seu tipo não será Pure Sound, mas sim Sound e o material que lhe deu origem. Se for de madeira (lembrar de Torterra), seria Sound/Grass. Um sound puro teria de ser algo como uma nota musical, o que poderia não se encaixar muito bem.
Hess
Hess
Membro
Membro

Masculino Idade : 30
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 22/12/2011


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por MateusRP Sex 3 maio 2013 - 22:30

Eu tava tentando falar um pouco mais conceitualmente, mas parece que a comparação com Zelda não foi tão boa, então deixa pra lá.

Ainda sim, um tipo Light feito exclusivamente para se opor a Dark é quase impossível, já que Pokémon trabalha mais com ciclos que dualidades (Dragão consigo mesmo não conta).

Ainda tem o que o Hess falou, mesmo sendo substituído por um tipo Saint, o design seria muito limitado, além de poder causar problemas com religiões do mundo real. Se censuram uma cruz num prédio durante a localização, imagina o que fariam com pokémons baseados em anjos, ou algum elemento religioso? Imagina a quantidade de pessoas que iriam ficar indignadas ou se sentir ofendidas?
MateusRP
MateusRP
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 09/04/2010


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por Pokémon Gamer Sáb 4 maio 2013 - 7:47

~Psycho escreveu:
Shaolin escreveu:Eu estava ouvindo o It's Super Effective hoje, e o Liam Pomfret (webmaster da Bulbagarden) deu uma explicação bem legal sobre o porquê de provavelmente nunca vermos um light-type.

Segundo ele, a idéia do Dark-type não é o de trevas elementais, mas sim o de lutar sujo, trapacear, agir com maldade (o tipo em japonês seria algo em torno de "villain type"). Essa mudança para o inglês deu uma idéia diferente da que deveria ser utilizada, parecendo que já que há um tipo "Trevas", deve haver um tipo "Luz" para ser seu oposto direto.
Segundo ele, o oposto direto já existe, sendo o Fighting-type, já que os que lutam com técnica e paixão vencem os que lutam sujo. Fighting type é isso: treino, garra, disciplina, e para eles remete aos samurais. Isso leva direto ao bushido, honra, nobreza, retidão de caráter.

A idéia do Dark type, segundo ele, era de obviamente "counterar" o tipo Psychic e o tipo Ghost, que ficaram OP demais na primeira geração. Aqui o conceito é de que a maldade corrompe a mente e o espírito. E Psychic (mente) é o que controla o corpo (fighting) para batalhar.

Portanto, segundo ele, não teremos um tipo Light porque JÁ TEMOS um. Só o chamamos de Fighting Smile

Ouvi falar que o Dark-type seria o Medo e o Fighting-type seria a coragem, por isso já temos os rivais diretos, porém, não há uma estabilidade nos tipos sendo "praticamente" necessário impor tipos que priorizem os que estão muito efetivos. Além de que o tipo grama está muito desfavorecido sendo um dos tipos que menos me impressiona, por ser MUITO defensivo em alguns casos.



Esses dark tipe covardes...

Eu não acho que o tipo grama seja ruim, melhor prevenir do que remediar. O que eu não gosto mesmo é do tipo fire, ele tem ataque muito alto e defesa muito baixa(isso é nos iniciais que eu já peguei desse tipo, como Chimchar e Charmeleon), deveriam colocar pelo menos mais velocidade, como no Ponyta e Rapidash. Não gosto dessa filosofia de "a melhor defesa é o ataque".
Pokémon Gamer
Pokémon Gamer
Membro
Membro

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 17/04/2013


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por samsquirtle Sáb 4 maio 2013 - 15:35

Fairy é uma boa oposição para Dark, ainda que indiretamente. Meloetta e a família de Exploud podem ser pure Sound sem problema, eu acho. Seria bem dificil mesmo fazer pokémon Sound, mas se eles viessem, seriam bem legais (se os designers não desistissem no meio do caminho e inventassem de fazer pokémon radinho de pilha).
samsquirtle
samsquirtle
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 26/02/2010

Frase pessoal : Honedge Justiceiro, dê-me a visão além do alcance!


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por elazul Sáb 4 maio 2013 - 16:46

Bem, sound type para mim já era para ter existido, poderiam criar "Pokemons Notas"
para competir com o's Unown's, se criarem o fairy type para mim não vai ter muita diferença não... já que existe tipo lutador porque não fada...

________________
bio:
elazul
elazul
Fan Art Mod
Fan Art Mod

Masculino Idade : 22
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/02/2013

Frase pessoal : ELAZULLLLLLLLLLLLLLLLL


https://www.deviantart.com/elazulmax/gallery/

Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por Hess Sáb 4 maio 2013 - 17:11

samsquirtle escreveu:Fairy é uma boa oposição para Dark, ainda que indiretamente. Meloetta e a família de Exploud podem ser pure Sound sem problema, eu acho. Seria bem dificil mesmo fazer pokémon Sound, mas se eles viessem, seriam bem legais (se os designers não desistissem no meio do caminho e inventassem de fazer pokémon radinho de pilha).

Penso que Sound está relacionado a Flying no sentido das espécies pertencentes a esse tipo não terem estrutura física bem definida, daí quase todos os Flying serem dual type, mas vamos aguardar...

Você deu uma boa ideia. Se criassem um tipo Sound, provavelmente existiria um Rotom rádio. :<

Elazul escreveu:Bem, sound type para mim já era para ter existido, poderiam criar "Pokemons Notas"
para competir com o's Unown's, se criarem o fairy type para mim não vai ter muita diferença não... já que existe tipo lutador porque não fada...

Aí que está... um Pokémon nota não seria muito abstrato? Como você o imaginaria?
Hess
Hess
Membro
Membro

Masculino Idade : 30
Alerta Alerta :
[Oficial] Tipos - Página 7 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Oficial] Tipos - Página 7 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 22/12/2011


Ir para o topo Ir para baixo

[Oficial] Tipos - Página 7 Empty Re: [Oficial] Tipos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 23 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 15 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos