Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

+19
Alekyz
Ayakashi
mrdeid
Raviel
Psych0
Gaspar18
Laikai
pietrosaggioro
DeserT
Såh
Renegade Hero
Pikachuzinha
~Wind
-Ice
Sylveon
Lord Monokuma
Water
Joeh
elazul
23 participantes

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por fini Ter 17 Set 2013 - 13:49

[¨] Milky
[¨] Såh
[¨] Renegade Hero
[¨] ~Desert
[¨] Athena
[¨] Ayakashi
[¨] Allekyz
[¨] KnightOMetal
[¨] Pidgeot Boy
[¨] Muffin
fini
fini
Moderador
Moderador

Feminino Idade : 26
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/01/2012


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por elazul Qui 19 Set 2013 - 9:22

Bem, estou vendo que isso aqui está parado, então esperarei até sábado.
elazul
elazul
Fan Art Mod
Fan Art Mod

Masculino Idade : 22
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/02/2013

Frase pessoal : ELAZULLLLLLLLLLLLLLLLL


https://www.deviantart.com/elazulmax/gallery/

Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por elazul Dom 22 Set 2013 - 13:28

Pikachuzinha - Art.5 - Não sei porque, mas goste bastante dela, acho que você soube destacar a render, eu gostei.

Bom, como eu vi que mais ninguém comentou aqui, ficou meio difícil pra saber o que fazer com os sprites, mas, eu tive uma idéia até legal. Insinarei como criar um bg-kawaii-style, e, como usar png's.

Splatter Sprite escreveu:Splatter Sprite é um estilo criado por mim, tive essa idéia quando estava usando sprites nas art's :9

Ex:
 School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 7d60

Bem, acho que deu pra ter uma ideia, então, vamos começar!
Primeiramente, escolhemos o sprite do Pokémon. 
Eu escolhi o Minccino. Você pode fazer vários tipos de manchas, qualquer forma, desde que, as cores fiquem bem mescladas, e em seus tons certos.

Como disse acima, as cores tem de estar em seus tons certos.
Certo:
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 3jw7

Errado:
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Uvrm

(Dê zoom para melhor visualização.)
Enfim, você pode criar as manchas brincando!

Quando você terminar as 'manchas', você pode fazer umas gotinhas! Afinal, é tinta, então a tinta pode cair! 
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 21pk
E assim, teremos nosso splattermon!
Para terem uma melhor idéia de manchas, aqui vai uns exemplos!
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 919d

BG/Uso de Png's escreveu:BG é uma sigla para Background, fundo, etc. Eles normalmente são texturas, mas, o melhor background, é o feito por você. Fazer um bg é difícil, mas, se você tiver confiança consegue. Png's normalmente são usados para a composição do bg, ou até mesmo para ficar mesclado com a render. 

Hoje aprenderemos sobre um exemplo de bg, que, eu gostei bastante.
Requisitos:
-Arquivo vertical
-Render de boa qualidade
-BG de anime
-Formas geométricas
-Boas tipografias
-Pattern
-Textura de riscos

Primeiramente, abra um arquivo vertical. uns 300x500.
Consiga uma boa render de qualidade, nada serrilhado nem tratado.
Pegue o pattern, e jogue por cima do arquivo, se quiser, trate.
Eu usarei esse pattern: http://th06.deviantart.net/fs15/PRE/i/2007/044/9/5/Art_Nouveau_Pattern_Texture_by_Enchantedgal_Stock.jpg
Depois do pattern colocado e tratado, adicionamos, diminuimos, e, posicionamos a render.
Eu usei esta: http://th05.deviantart.net/fs70/PRE/f/2011/073/d/c/anime_render_2_by_anon_r-d3bnndd.png
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Gt0g
Pegue o background de anime, e, corte em um círculo. Eu usei essa stock: http://cdn.wallwuzz.com/uploads/world-anime-desktop-background-wallpaper-wallpapers-other-wallwuzz-hd-wallpaper-12937.jpg
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 A5s2
Agora pegue a forma geométrica, e ponha por baixo da render, eu inverti as cores da minha forma, dupliquei, e pus em divisão. Eu usei esta: http://fc08.deviantart.net/fs71/f/2013/264/7/6/geometric_texture_by_elazulmax-d6n7w26.png
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 2r8w
Peguei outro stock de anime, coloquei em multiplicar, e apaguei algumas partes.
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Cveh
Adicionei tipografia
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 34uv
A fonte em que está escrito 'My Dream', se chama Cheese Cake. As outras duas são padrão.
Agora está na hora de adicionar a textura 'grundge', você acha elas normalmente no D.A.
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Ighb
Usei este: http://fc06.deviantart.net/fs49/i/2009/202/0/3/texture_070_by_laflaneuse.jpg

E pronto! Se quiserem tratar, tratem, eu não tratei porque ia ficar muito rosa, mas isso vai de cada um!



Png's, são imagens sem fundos, onde, normalmente usamos para criar um bg/composição. 
Usando png's~

Bem, normalmente, é bom usar png's variados, mas, vou apenas dar um exemplo.
https://i.imgur.com/3wwrXLA.png
http://fc04.deviantart.net/fs70/f/2013/250/3/f/star_png_s_by_elazulmax-d6lddtp.png
http://fc06.deviantart.net/fs71/f/2013/243/a/8/stars_brush_by_elazulmax-d6kgqvn.png
http://fc07.deviantart.net/fs70/f/2013/243/1/6/star_brushe_by_elazulmax-d6kgqbt.png

Todos tem que usar png's, nunca use esses 'pngs random', quase nunca combinam com a arte, os que valem apena, são estrelas, corações, 'aspas', e outros desse tipo. Esse é um ótimo pack:
http://fc04.deviantart.net/fs71/i/2010/274/4/e/png_pack_o6_by_perfectglamour-d2zw5q5.jpg

Enfim, vamos usá-los!
Irei usar os rabiscos de fundo, umas estrelas, as aspas, e só.
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 J5qn
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 48yz
Prestem atenção que, as estrelas contornam a render, esse efeito ajuda bastante para deixar a render mais bonita.
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 M6qw
Dei uns ajustes, e, voaláouseilácomoqueseescreveessaporcaria!
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 61q8

Lição escreveu:Fazer um splatter sprite(obrigatório)
Fazer uma arte com png(opcional)
Fazer uma arte seguindo o tutorial do bg(opcional)
Dizer o que achou sobre a aula e o que quer que eu ensine(obrigatório)
elazul
elazul
Fan Art Mod
Fan Art Mod

Masculino Idade : 22
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/02/2013

Frase pessoal : ELAZULLLLLLLLLLLLLLLLL


https://www.deviantart.com/elazulmax/gallery/

Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por Pikachuzinha Dom 22 Set 2013 - 16:51

Splatter Sprite

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Apq4aWQ

Fan Art (BG)

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 EXibreO

Fan Art (PNGs)

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 YOHkOAN



Aqui:
Pikachuzinha
Pikachuzinha
Membro
Membro

Feminino Idade : 23
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 21/07/2012


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por KnightOMetal Dom 22 Set 2013 - 17:42

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 LfU1bZ0

Ta aew!

Sobre a aula:

Oque quero que ensine:

Ah é...

Toma aew oque pediu:


Última edição por KnightOMetal em Seg 23 Set 2013 - 22:00, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Regras: Respeite as regras, desative a sua assinatura! >>> Urg, denovo, sorry. óó)
KnightOMetal
KnightOMetal
Membro
Membro

Masculino Idade : 23
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 07/06/2011

Frase pessoal : k then


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por fini Seg 23 Set 2013 - 16:47

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Stfq

Sobre a aula:
fini
fini
Moderador
Moderador

Feminino Idade : 26
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/01/2012


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por Alekyz Ter 24 Set 2013 - 18:13

Sweeeeto o /
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Sdwr

    Bem, eu gostei muito de fazer o Splatter Sprite(fiz mais de um até fazer algum que ficasse razoável e.e).
    O que quero que tu ensine:Não tenho a mínima ideia '-'

                                               
                                        Bem,bem,bem Tchau :3


Última edição por Lion em Ter 24 Set 2013 - 18:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Regras: Respeite as regras, desabilite a assinatura!)
Alekyz
Alekyz
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 25/05/2013

Frase pessoal : Fuck you pop music, this is ARTPOP!


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por Cervo Cósmico Qua 25 Set 2013 - 20:55

[¨] Milky
[¨] Såh
[¨] Renegade Hero
[¨] ~Desert
[¨] Athena
[¨] Ayakashi
[¨] Allekyz
[¨] KnightOMetal
[¨] Pidgeot Boy
[¨] Muffin
[¨] REzao


Última edição por Lion em Qua 25 Set 2013 - 21:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Regras: Respeite as regras, desabilite a sua assinatura!)
Cervo Cósmico
Cervo Cósmico
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 22/09/2013

Frase pessoal : O Sonic é meu amigo, o Sonic é meu herói!


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por DeserT Sáb 28 Set 2013 - 9:03

Estou sem Net em Casa , Creio que não dará pra fazer a tempo tal Lição , mas acredito que talvez a Net volte ao ser Paga . Vlw 5BjFlw -q


Última edição por Lion em Sáb 28 Set 2013 - 9:07, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Regras: Respeite as regras, desabilite a sua assinatura!)
DeserT
DeserT
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 23/12/2012

Frase pessoal : Testing All Team's ... Please Wait .


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por elazul Dom 29 Set 2013 - 12:57

Pikachuzinha - Art.4,5 - PngArt.4 - Sprite.5 - Bem, eu gostei, acho que um trat mais claro teria ficado melhor, e, não gostei do fundo de anime. Do sprite eu gostei bastante, parabéns. Chuzi, você pode fazer mais, sério, eu não gostei do bg que você desfocou.
KnightOMetal - Sprite.5 - Gosei bastante, ficou bem feito.
Muffin - Sprite.5 - Gostei, as cores combinaram com o pokémon, ficou colorido, e, vivo.
Alekyz - Sprite.4 - Bem, acho que você teria que sombrear, coisa que não o fez, então, não gostei muito.

Bem, bem, bem, hoje aprenderemos algo que já deviamos ter aprendido, por um erro meu. Os retypes. Como o nome diz, ele é um 'muda de tipo'. Retypes são basicamente kimeras mais aprofundados. E, percebi que muitos não tem uma certa 'segurança' na hora da tipografia.
Retype escreveu:Primeiramente, escolha o sprite que vai retypear. Eu escolhi Oshawott, que vai virar tipo normal. Primeiramente, faça um recolor das cores do tipo, isso é fácil, nossa primeira aula foi sobre recolors.
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 8yxz
Retirei a cauda e concha. Agora usaremos o site do sprite resouce: http://www.spriters-resource.com/ds/pokemonblackwhite/
Para retirar algumas partes de pokémon já recortadas, nas nossas primeiras aulas falamos sobre esse site. Eu usarei a cauda de um pokémon normal, posicione-as partes bem.
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Sjcj
Recolori ele novamente, para melhores cores.
Bem, que tal dificultarmos um pouco? Vamos fazer um Normal/Dark!
Eu utilizarei a técnica do recolor avançado para fazer alguns detalhes. Geralmente, precisamos de um pokémon-base para usar detalhes, se basear... etc. 
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 3h07
Usei um contorno no olho, farei o mesmo no outro. E, usarei uns detalhes de outros pokémons. 
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 J7p9

E pruento, teremos nosso sprite! (O sprite em tamanho real foi excluido sem querer pelo lindo do seu professor).
Tipografia escreveu:Bem, tipografia é algo muito enrolado para se ensinar, hoje, eu darei apenas uns exemplos.
Normalmente, é sempre bom ter várias tipografias, de diversas formas e variedades. O png tipography é um dos melhores, é onde se usa png's junto com tipografia. Exemplo:
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Zxmo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Bxv1

Bem, primeiramente, temos que saber o tema da assinatura, vamos supor que é uma sign romântica.
Romantico... hm... corações? Exato! Mas, antes, escolheremos o estilo da fonte, sinceramente, o melhor estilo é o estilo com sombra plana, como está no png text 2. Usarei a fonte Wintermelon por que ela é cute ecombina com o tema. Escolha cores fortes e claras.  Duplique o layer, e, dê um click em escala cinzenta, aquele icon que fica lá em cima ao lado de outro quadrado marrom, e outro dourado.
Agora, clique em corrigir gama(T+), e, mova um pouco para o lado. 
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 R4m7
Faremos o 'é' com a fonte Charles Script.
E o 'Você' com a fonte Pacifico.
Dupliquei o "você", coloquei em um tom mais escuro, apertando corrigir gama(T-), e o movimentando para o lado.
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 U155
Agora adicionaremos o sal para deixar o texto mais vivo. Eu usarei uns corações. Então dupliquei o coração e o coloquei em diagonal, apertando o botão direito e mudando o angulo. 
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 488t

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 8fms
Adicionei mais alguns detalhes, e, pronto! Nosso png text está pronto!

Lição escreveu:Dizer o que achou sobre a aula(Obrigatório)
Fazer um retype(Obrigatório)
Fazer um png text(Opcional)
Aproveitando o post e dando att na lista de alunos.
[¨] Mr.Kennedy
[¨] Pikachuzinha
[¨] Muffin
[¨] KnightOMetal
[¨] Ayakashi
[¨] Alekyz
[¨] REzao
[¨] Lion
elazul
elazul
Fan Art Mod
Fan Art Mod

Masculino Idade : 22
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/02/2013

Frase pessoal : ELAZULLLLLLLLLLLLLLLLL


https://www.deviantart.com/elazulmax/gallery/

Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por KnightOMetal Dom 29 Set 2013 - 18:39

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 9NATAGD

Sobre a aula:

aqui seu doce:
KnightOMetal
KnightOMetal
Membro
Membro

Masculino Idade : 23
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 07/06/2011

Frase pessoal : k then


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por Cervo Cósmico Dom 29 Set 2013 - 21:01

Retype:
Tipografia =^.^=:
O que achei da aula:
Cervo Cósmico
Cervo Cósmico
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 22/09/2013

Frase pessoal : O Sonic é meu amigo, o Sonic é meu herói!


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por fini Seg 30 Set 2013 - 0:12

Retype:
Tipografia:
Opinião sobre a aula:
Seu doce:
fini
fini
Moderador
Moderador

Feminino Idade : 26
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/01/2012


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por DeserT Qui 3 Out 2013 - 14:59

Bem , Ainda estou sem Minha Internet , Infelismente . Porém , Estou em uma Lan House somente para Concluir esta Lição e me ''Atualizar'' com o fórum novamente ... Só fiz o retype , pq é claro que eu não iria baixar o PF ( Photo Filtre ) no Pc da Lan House ... N ways , Eis a Lição :

Retype:

Sobre a Aula:
DeserT
DeserT
Membro
Membro

Masculino Idade : 29
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 23/12/2012

Frase pessoal : Testing All Team's ... Please Wait .


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por Alekyz Sáb 5 Out 2013 - 13:00

Heroll!
Retype:

Sobre a Aula:

É isso e o retype...bem tire suas proprias conclusões e.e'
Alekyz
Alekyz
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Left_bar_bleue0 / 100 / 10School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Right_bar_bleue

Data de inscrição : 25/05/2013

Frase pessoal : Fuck you pop music, this is ARTPOP!


Ir para o topo Ir para baixo

School Sweet - Ponto Doce de Estudar! - Página 8 Empty Re: School Sweet - Ponto Doce de Estudar!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos